Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 
 

 Dirofilariose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcodatsun
Moderador
Moderador


Número de Mensagens : 2586
Idade : 30
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

MensagemAssunto: Dirofilariose   Qui Set 10, 2009 4:48 pm

Dirofilariose

(Verme do coração)

A dilofilariose é uma doença que ataca cães e gatos, relativamente pouco conhecida e à qual nem sempre se dá a devida importância. Esta doença é provocada pela picada de certos mosquitos.
Sinais da doença
A dirofilariose provoca lesões muito graves antes do aparecimento dos sintomas visíveis. Na altura em que estes se tornam evidentes a doença já está de tal forma avançada que as lesões nos orgãos internos podem ser irreversíveis.
Um cão com dirofilariose em estado avançado pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:
Tosse, cansaço generalizado, falta de resistência a atividades físicas, apatia, dificuldade de respirar, perda da consciência, diarréia, vômito, falta de apetite, perda de peso, etc.
Causas
A infecção acontece da seguinte forma: Um mosquito ao picar um cão já contaminado com a dirofilária ingere os ovos deste verme juntamente com o sangue. Dentro do mosquito esses ovos vão desenvolver-se em larvas ainda em estado imaturo que, por sua vez, vão infectar um cão saudável quando este é picado pelo mosquito.
Estas larvas migram até ao coração e após a maturidade reproduzem-se lançando ovos na corrente sangüínea que serão ingeridos por mosquitos ao picarem esse animal. E assim sucessivamente. Pode dizer-se que o mosquito é o veículo, provocando a disseminação da doença dos cães infectados para os cães saudáveis.

Após a penetração das larvas, há vários desfechos possíveis. As larvas migram pelo corpo e acabam caindo na corrente circulatória estendendo-se desde as artérias pulmonares até ao coração. As dirofilárias causam lesão dos tecidos do organismo do animal e obstrução de vasos causando uma diminuição do fluxo sangüíneo em certos órgãos. Quando mortas, os fragmentos dessas dirofilárias causam uma grave obstrução e reação do organismo podendo inclusive causar um choque. Nesta ocasião a doença já se apresenta de forma grave e crónica, manifestando-se em tosse, cansaço e apatia.

Prevenção
A melhor forma de evitar a doença é preveni-la.
Se viver num local normalmente infestado de mosquitos é aconselhável efectuar análises ao sangue, mesmo antes de existirem sintomas da doença.
Esta medida é apesar de tudo mais barata e tem uma margem de segurança maior do que o tratamento que geralmente é cirurgico. Converse com o veterinário e discuta a necessidade de fazer um exame. O mais comum é o exame de sangue que pode inclusive avaliar o grau de infestação. Mas pode-se recorrer a exames complementares como radiografias, ultrassom cardíaco e ecocardiograma se os sintomas forem mais evidentes. Existem no mercado alguns medicamentos para prevenção da dirofilariose mas chamamos atenção que esses medicamentos não devem ser usados sem a prescrição e acompanhamento permanente de um médico veterinário. Sempre que levar o seu cão ao veterinário consulte-o sobre a dirofilariose. Há locais onde esta doença é menos disseminada e os cuidados de prevenção são por isso desprezados, não constando dos exames de rotina do veterinário. Mas mais vale prevenir do que remediar. A dirofilariose costuma ser "esquecida" e os exames preventivos nunca são feitos. Depois, na maioria das vezes, só quando o cão se queixa de tosse, cansaço e de outros sinais é que esta doença é lembrada.
Mas não se deve iniciar nenhum programa preventivo antes que o seu veterinário determine se o seu cão tem ou não vermes no coração.


______________________________________________
todos os caes são bons no café!......... e no mato??
Cumprimentos
Marco Marques
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dirofilariose
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Alimentação&saúde&Criação-
Ir para: