Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

apresentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
kanhonas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: apresentação   Sab Set 12, 2015 7:39 pm

Boas horas,
Chamo-me Alberto Afonso, sou natural de Caçarelhos, Vimioso, Bragança.
Vivo no concelho de Coruche, Santarém e caço em harmonia com a natureza desde que me lembro.

Sempre cacei interagindo com os animais bravios e o cão que me acompanhava, no início um qualquer cão da aldeia, que me acompanhasse. Depois com aqueles que criava e cuidava.

Na Minha Terra havia três tipos de cães, o cão do boieiro, que só caçava quando em deslocação, o cão do caçador com arma que caçava sempre, mesmo que o caçador não o fizesse e os cães de gado.

Não havia raças fixas, mas os cães segundo os seus atributos eram distinguidos por “barbascas” de seguir, os mais valiosos, “barbascas” de busca, perdigueiros e de gado, em termos de caça ou eram de busca ou de seguir, uns traziam há mão e outros não.

Como boieiro, comecei a acompanhar os caçadores, com cerca de cinco seis anos, antes de entrar para a escola, utilizando um sacho e executando um trabalho parecido com o de um batedor.

Quando apanhava um coelho sem intervenção do caçador, ia-me embora para a boiada comer a merenda, guiar as agueiras e tapar os boqueiros.

Isto no início dos anos sessenta, quando se caçava todo o ano e havia caçadores profissionais; de perdiz que só paravam no verão na altura das colheitas. Vendiam as perdizes para Miranda do Douro, pois não era rentável cozinhá-las, como complemento alimentar, só tinham valor os coelhos e as lebres.

Os Jovens até aos 14 anos, caçavam de tudo, todo o ano, e por todos os meios viáveis, desde os lousões, aos “alexós”, ás ratoeiras e aos laços, além de outras formas menos ortodoxas como em buracar os coelhos em pedreiras, tapá-las com a roupa do corpo e derramar (desbarrulhar) a pedreira ou a parede para apanhar um coelho.

Andava-se todo o dia atras de um coelho, ás vezes semanas e meses, já se lhe conheciam as voltas de cor, as “enceradeiras”, os caneiros etc.

Havia muita gente nos campos, cultivava-se tudo e a caça era abundante, coelhos, lebres, perdizes, raposas e lobos aos quais se faziam Montarias. Não havia javalis. Só dei por eles em 1980, já a caçar com arma.

Do Nordeste Transmontano, vim caçar para o Concelho de Lisboa, Cacém, Carregueira. Calhandriz e Bucelas.

Pelo convívio acompanhava outros ao Alentejo, a Mato Miranda Santarém etc.
Mas a ausência de alguma ética de caça empurrou-me nos anos de 1990, para as montarias ao Javali, principalmente na Redinha em Pombal, sempre bem organizadas com diretor de Montaria que motivava e prendia a atenção de toda a assembleia, Monteiros, Matilheiros e Assistentes (mirones que só pagavam o almoço)

Nesses anos tive a matilha mais pequena do País, mas eram três bons podengos grandes de pelo liso, roubaram-mos.
Posteriormente cheguei a ter duas matilhas de 25 cães e a participar em Montarias onde eram utilizadas 15 matilhas, como a do Couço, Coruche.

Cacei com diversas raças de cães, além das Nacionais, Azuis de Gasconha, Anglofranceses Brunojura Grifonvendaien, Pointers, Setters, Bretons, Grifonkortals, Dogueargentino, etc.

Mas o Podengo Português foi sempre o melhor. Dei para o Montijo o "Baldarac" que levantava lebres para todos os caçadores de uma grande área de diferentes grupos.

Os meus podengos iam longe, davam a volta à caça e levavam-na ao caçador.
Era preciso ser bom conhecedor do ambiente, das manhas da caça e do cão para acreditar que a primeira vez que a caça vinha a tiro, não se lhe atirava, para ter a oportunidade de apreciar a caça o cão e o desempenho do caçador, claro isto aonde não houvesse “arganeiros”.

Por último cacei em Associativas e Municipais como sócio e convidado, em Turísticas como dinamizador de caçadas, mas quase sempre a atividade cinegética se resumia ao convívio social, ficando a interação com o meio natural reduzido ao mínimo.
Muitos caçadores perderem a capacidade física de aguentar uma jornada cinegética, no terreno, do nascer ao por do sol, com pequenas pausas físicas.

Caçar, interagir mo meio ambiente sem transportar uma arma, tornou-se objeto de repulsa.

Todo o verdadeiro caçador, se pode deleitar e extasiar no percurso natural, sem o propósito de obter uma peça de caça, mas antes planear e imaginar jornadas de caça futura.

O campo de treino é um local por excelência adequado ao reconhecimento e início da “experienciação” cinegética. Nele o espaço cinegético pode ser rentabilizado e otimizado em várias vertentes inovadoras e mais aliciantes.

Estudar o campo de treino cinegético eis um bom motivo de caça.

Haja temas de caça!

apresentação
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Fórum :: APRESENTAÇÃO - OBRIGATÓRIO-
Ir para: