Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Seg Dez 13, 2010 9:04 pm

queres um concelho meu nao os treines a noite ----so se tiveres algum para viciar mais
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 403

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Seg Dez 13, 2010 9:06 pm

A questão é que se calhar caças em matos e não nas silvas é te indeferente um cão caçar a 30 mts ou a 50mts, pra mim já não é a ssim nas silvas têm de fazer uma busca np maximo 30mts mas na abalada ir mais longe. E como nos matos o coelho é mais mexido existe rasto e o cão mexe bem e o rasto dos rapados na alvorada começa a ser menor eles entram para dentro. Digo eu que não percebo nada disto...
Filipex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 133

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Seg Dez 13, 2010 9:16 pm

sim eu caço em mato!!! matagais melhor dizendo...

entao o que eu tiro conclusão e que treinar a noite para alguns e mesmo so para meter o vicio no animal, ne???

Última edição por Filipex em Seg Dez 13, 2010 9:24 pm, editado 1 vez(es)
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Seg Dez 13, 2010 9:18 pm

e isso mesmo so serve para isso e pouco mais ---so os estraga
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 403

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Seg Dez 13, 2010 9:45 pm

Eu diria maus vicios... quando vais à caça é de noite ou de dia???
No meu ver deves ser treinados nos diversos tipos de terreno mas mais em silvas e no calor.
No iniciar é que se pode dar umas voltas antes do anoitecer ou no amanhecer.
Mas se caças em matos não te faz diferença ate convem que se estiquem mais...
skoby1985
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 11

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Ter Dez 14, 2010 12:03 am

Tenho uma ma experiencia com o treino nocturno porque o cachorro passa automaticamente a procurar o coelho e a latir só quando o vê.
Latir em rasto fresco ou os pais eram assim ou vai ser muito difícil.

O que está a acontecer com o aparecimento das armas de fogo os cães deixaram de latir pois o coelho achado ou e morto pela arma ou vai para a cova, porem, antigamente dizia o meu avo não havia armas por isso o latir fazia com que os outros cães ajudassem na captura desse coelho.

A uma frase muito antiga que dizia (ou cova ou dentes)

Por muita pena minha cada vez mais os podengos latem menos

CUMP JB
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Ter Dez 14, 2010 7:53 am

skoby1985 escreveu:
Tenho uma ma experiencia com o treino nocturno porque o cachorro passa automaticamente a procurar o coelho e a latir só quando o vê.
Latir em rasto fresco ou os pais eram assim ou vai ser muito difícil.

O que está a acontecer com o aparecimento das armas de fogo os cães deixaram de latir pois o coelho achado ou e morto pela arma ou vai para a cova, porem, antigamente dizia o meu avo não havia armas por isso o latir fazia com que os outros cães ajudassem na captura desse coelho.

A uma frase muito antiga que dizia (ou cova ou dentes)

Por muita pena minha cada vez mais os podengos latem menos

CUMP JB

Amigos não nos podemos esquecer que o nosso podengo não é um cão de latir a toa o podengo não é um cão de rasto por isso a maioria só late o ver o coelho mas isso já faz parte da raça Nos caçadores é que andamos com manias de ter o melhor cão do mundo e ate já queremos que o podengo tenha um latir como raças de rasto ,eu sou da opinião que o latir não tem nada a ver com genética tem sim a ver com quem eles caçam se junto deles tem cães a latir mais tarde ou mais cedo bom latir todos ,digo isto porque tenho podengos a 15 anos no mínimo e sempre gostei deles a latir a vista por isso todos os cachorros que ficaram em casa esses cachorros nunca latiam no rasto latiam sim o ver o coelho é assim que eu gosto deles ,mas sou da opinião de muitos que uma matilha deve ter um cão a latir um pouco .Bem o longo destes anos vendi muitos cachorros alguns estão aqui nas mãos de alguns membros e pelo que sei todos os cachorros latem uns mais outros menos claro mas latem ,é por isso que não acredito que seja genético .mas isto é a minha opinião e vale o que vale .A respeito a treinos temos de conhecer bem os cães para não os estragar é preferível fazer o treino logo de manha o ser dia do que de noite mas cada cão é um cão cabe a nos sabermos o que é melhor para cada cão . não tenho duvidas que para meter vicio os cães novos de noite é muito bom mas só depois de eles encontrarem de dia alguns coelhos .
abraço

Ps. Amigos temos a mania de mudar os cães para melhor o agrado do caçador porque eu gosto assim o vizinho ja gosta de outra maneira etc. Nos temos é de nos adaptar a eles e tirar o maior proveito deles por exemplo eu tenho um macho que se for com um outro macho não faz nada só se encosta o outro por isso de manha vai um e de tarde outro e o problema esta resolvido ,se mudarmos um pouco o nosso caçar é muito melhor do que andar a inventar a fazer cruzamentos .Conheço caçadores já velhotes que tinham cães que nem a ver o coelho latiam ainda me lembro do meu viza avo dizer o coelho esta ai e vai sair para cima ele bastava ver os cães a trabalhar que dizia para onde o coelho ia claro eram outros tempos mas são estes pequenos pormenores que se vê onde esta um bom caçador .abraço

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Ter Dez 14, 2010 8:24 am

Filipex escreveu:
amigo Marcodatsun, eu tenho essa ideia,e podes dizer que nao mas para mim isso e verdade pois nao e o cao latir mais nem menos e mais o latir no rasto, pois o cao a noite usa mais o FARO, e isso faz com que ele ao minimo cheiro começa logo a maticar...

E a noite e quando os coelhos andam todos ca fora a comer e a brincar... e onde temos mais probabilidades de apanhar rastos frescos(no que a caes novo e o melhor para os ensinar...)

mas ja agora podias-me dizer "o treinar os cães á noite melhora varios aspectos e estraga outros".. assim fico com mais conhecimentos de outro caçador, pois e para isso que ca estou para aprender mais!!

; )

P.s eu nao estou aqui para te contrariar eu so disse o que penso(e e para isso que ca estamos e para descutir ideias sobre assuntos...)

zambujal escreveu:
os caes treinar a noite tem poucos pros e muitos contras ---------os pros sao----viciar mais o cao e com iniciados so ate começar a rastejar -----------contras sao muitos ------faz os caes ponteiros ---faz andar sempre por fora a rastejar e mato nem ve-lo ---tanto faz chamar ou nao ficam desobedientes ---e nao os obriga a procurar ---e outros ---------------levar caes a noite nao tem a ver com o latir ---isso esta ja no sangue deled e nos cruzamentos ----

Filipex escreveu:
obrigado pelas dicas.. e sim eu sei que o latir mais ao menos esta no sangue do animal, o que eu penso e que com estas saidas o fazemos realçar mais ..

e amigo eu levo alguns caes(enquanto sao novos) a noite e eles obedecem a mesma...

"faz andar sempre por fora a rastejar e mato nem ve-lo" tu com isto queres dizer que ele só procura fora do mato, ne??

se sim isso tb nao esta certo, pois como eu disse no outro tópico "os caes e para estar dentro do mato pois nos rapados estou eu", se assim fosse eu nao o permitiria...

filipe sobre aquilo que perguntas-te o amigo zambujal já te respondeu
tens as tuas ideias e o tempo vai te mostrar se estas certo ou não, abraço

zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Ter Dez 14, 2010 2:09 pm

eu pessoalmente gosto mais de caes a latir seguido de rasto mas perto do coelho nao em falso ---mas tambem tenho dos que latem a vista --e sao bons ---ve-se bem quando o cao esta com 1 coelho ----em matagais ja e diferente caes a latir bem e de rasto produzem mais ---e comforme onde se caça ------eu posso afirmar actualmente a minha matilha esta preparada para caçar em todo o lado foram feitos para isso ---custou a fazer ----mas ainda estou a tentar melhorar sempre---eu a quinta caço sozinho tenho de ter caes curtos ao domingo no grupo os mesmos caes caçam mais largo porque eu quero chamo-os veem logo tenho a matilha que ideelizeipara mim
Aldonio Paulino
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 158

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Qua Jan 15, 2014 9:55 pm

Boas pessoal já aqui se falou tanto em cães a latirem bem que é o que a malta gosta mais,queria que me dessem algumas sugestões para ver se consigo por uma cadela a latir nem que seja só á vista já nem falo em latir bem porque vir a latir bem penso que sera difícil,a cadela tem agora 1 ano e 8 meses com 5 meses começou a caçar e a latir bem começava já a latir antes do coelho lhe arrancar á frente o coelho saia disparado eu dava o tiro e ela ia sempre a latir ate chegar ao pé dele depois começou a apanhar uns coelhos a dente foi deixando de latir e agora só late na cova,em parte eu tive alguma culpa nisso e noutro aspecto que foi deixala á solta livre fora do canil ate aos 10 meses de idade porque ela ia caçar sozinha ate um dia cheguei a casa ela tinha la um coelho no chão que apanhou e trousse e na altura não havia doenças nos coelhos por ter ficado solta agora tenho o problema de ela caçar um pedaço largo em certos tipos de mato que tenham uns bons coelhos,tou disponível para conselhos ou opiniões para ver se consigo po-la a latir visto que ela quando era nova latia.
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 316

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Qua Jan 15, 2014 11:24 pm

ola aldonio, talvez não seja tarefa fácil voltar a pôr a cadela a latir, mas pode-se tentar alguns metódos para ver se consegue dar a volta a situação, eu espermentava o seguinte nunca o fiz, mas penso que pode dar resultado.. prender essa cadela a trela e levar outro cão para caçar o objectivo seria o outro cão achar o coelho e ele sair num sitio onde a cadela que esta presa o visse mas não lhe conseguisse tocar.. para recriar esta situação talvez tenha de colocar um coelho num sitio propicio a que se realize o que pretendemos, fazer isto 4 ou 5 vezes... a ver se ela percebe que o latir é essencial para que os outros cão tenham hipotese de apanhar o coelho.. é uma ideia de quem tem pouca experiencia, mas esta por ai malta com mais anos de ensino de cães que o podem ajudar melhor!
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Qui Jan 16, 2014 9:45 pm

Eu fazia o seguinte para experimentar;
Metia a cadela com trela, e punha um coelho dentro de uma gaiola de frente ao cão, obrigava o coelho a mexer-se, e a cadela com raiva acabava por começar a latir ou guinchar a tentar chegar ao coelho.
Não há nada como experimentar um método de um doido.
Cumprimentos
Aldonio Paulino
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Qui Jan 16, 2014 10:15 pm

master escreveu:
ola aldonio, talvez não seja tarefa fácil voltar a pôr a cadela a latir, mas pode-se tentar alguns metódos para ver se consegue dar a volta a situação, eu espermentava o seguinte nunca o fiz, mas penso que pode dar resultado.. prender essa cadela a trela e levar outro cão para caçar o objectivo seria o outro cão achar o coelho e ele sair num sitio onde a cadela que esta presa o visse mas não lhe conseguisse tocar.. para recriar esta situação talvez tenha de colocar um coelho num sitio propicio a que se realize o que pretendemos, fazer isto 4 ou 5 vezes... a ver se ela percebe que o latir é essencial para que os outros cão tenham hipotese de apanhar o coelho.. é uma ideia de quem tem pouca experiencia, mas esta por ai malta com mais anos de ensino de cães que o podem ajudar melhor!

batistuta escreveu:
Eu fazia o seguinte para experimentar;
Metia a cadela com trela, e punha um coelho dentro de uma gaiola de frente ao cão, obrigava o coelho a mexer-se, e a cadela com raiva acabava por começar a latir ou guinchar a tentar chegar ao coelho.
Não há nada como experimentar um método de um doido.
Cumprimentos
Boas  o que o amigo batistuta diz eu já fiz e ela late com o vicio de tentar chegar ao coelho que ta preso na gaiola mas depois no monte já não late vou tentar fazer o que o amigo master diz porque parece me ser uma boa ideia  o problema agora é mesmo arranjar um sitio com coelhos porque a doença limpou tudo,se alguém tiver mais sugestões é so dizerem se não for de uma maneira há de ser de outra mas tenho de conseguir  que ela volte a latir.Obrigado pelas dicas.
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Sab Jan 18, 2014 6:05 pm

Olá Aldonio,
caças com mais cães, teus ou de colegas?
Porque se a cadela caçar em matilha, pode ser que ao acudir aos outros cães (em coelhos levantados pelos outros) volte a latir.
Se conseguires ter uma cerca onde consigas soltar um coelho a meter a cadela atrás do coelho... também podia ser que resultasse
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 316

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Sab Jan 18, 2014 6:10 pm

Vitor21 escreveu:
Olá Aldonio,
caças com mais cães, teus ou de colegas?
Porque se a cadela caçar em matilha, pode ser que ao acudir aos outros cães (em coelhos levantados pelos outros) volte a latir.
Se conseguires ter uma cerca onde consigas soltar um coelho a meter a cadela atrás do coelho... também podia ser que resultasse

Não acho a ideia de pôr a cadela na cerca boa, pois assim só lhe vai aguçar mais o apetite para andar sem latir para apanhar o coelho... mas esta ideia pode resultar fazendo o metodo que descrevi anteriormente.
Aldonio Paulino
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Dom Jan 19, 2014 11:46 pm

Sim caço com mais cães tenho 2 rafeiros e 6 podengos costumo caçar sozinho,tenho um amigo que tem uma cerca pequena talvez resulte levando outro cão a latir bem e com esta á trela só que agora ele não tem la coelhos e por aqui morreu tudo com a mixomatose vai ser um ano complicado pa treinar os cães.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?   Hoje à(s) 10:11 am

Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: