Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Qual a melhor raça para caçar coelhos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Celso Santos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Nov 04, 2009 11:39 pm

O BEAGLE

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O PODENGO

][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Não é por nada, mas tenho as duas raças, sei qual as aptidões de ambos, quais os defeitos e mais valias, mas gostaria de colocar esta questão para ver se concordam comigo.
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 403

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Nov 04, 2009 11:45 pm

caças onde?
Em que tipo de terreno?
Sozinho?
Em grupo?
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: os caes   Qua Nov 04, 2009 11:50 pm

depende do tipo de terreno que se caça matos grandes o beagle e util nas bordas e silvados mais o podengo---ou o atrvessado---ou mesmo o rafeiro que geralmente sao os melhores pelo menos na zona que eu caço
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Nov 04, 2009 11:56 pm

ai para baixo tambem há rafeiros???
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qui Nov 05, 2009 10:17 am

Boas como todos talvez ja saibam eu tenho so beagles, mas antes de lhe dizer qual as valias gostava de saber a sua maneira de cacar porque essas valias ou faltas depende muito mas mesmo muito da maneira que gostamos de cacar?
Celso Santos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qui Nov 05, 2009 3:22 pm

Bem...
Eu tenho duas formas de caçar, contudo é sempre em grupo.

1.º caço à lebre e á perdiz em espaços abertos, onde existe grande número de lebres;

2.º caço ao coelho em espaços de mato cerrado, por vezes disperso.

Tenho um cão arraçado de perdigueiro nacional com 10 anos, um beagle com 3 anos e um podengo com 4 meses.

Relativamente ao beagle:

Se o levar para os espaços abertos, apesar de ser um excelente caçador com um nariz nunca visto por mim, quando pega no rasto de lebre é para esquecer, atraso-me da linha mais de 30 minutos,

no entanto, no mato, é formidavel, já me deu coelhos feridos que foi buscar quando todos os outros caes já tinham desistido, é mais lento que os podengos e restantes caes e muito barulhento, contudo só late no rasto fresco.

Em casa é uma excelente companhia e um bom guarda (nunca pensei que o pudesse ser), refiro ainda que enquanto cachorro deixou um rasto de destruição total .

Junto com outros caes tem um temperamento excelente.

Com crianças nem se fala.

muita tendencia para engordar.

Quanto ao podengo, não posso dizer nada ainda, pois apenas tenho um cachorro, que em termos de temperamento não tem nada a ver. Quando o fui buscar tive 3 horas para o meter no carro e depois tive 3 dias para lhe conseguir fazer uma festa... imaginem agora para o agarrar... heheheheheheheh mas sou mais teimoso que ele. Não tem medo dos tiros e dá sinais de vir a ser um bom cão de caça (não pode ver gatos e outros animais), demonstra ser muito dominante e muito aguerrido nas brincadeiras que tem com os outros cães.

Quanto ao perdigueiro, o meu primeiro cão de caça, feito com os erros de caçador maçarico e inesperiente, contudo grande cão de perdizes, codornizes e lebres (a sua perdição e do dono) já está velhote, mas ainda tem muito para dar.

Caço no alentejo, em Alvito.

Iniciei esta discussão porque estou a pensar e juntar aos meus cães mais dois e estou indeciso entre podengos e beagles, estando convencido de que se juntar mais um beagle ao que já tenho, se tornem um pesadelo para a caça, contudo tenho receio de que peguem em rasto de lebre e que se percam naquele
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 393

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sex Nov 06, 2009 6:31 pm

Na minha opiniao em montes muito fechados e terreno um pouco acentuado o beagle e melhor
por ser um cao mais percistente e resistente agora numa matilha pode-se matilhar bem as duas raças e poder-se tirar proveito no que uma e melhor que a outra.
Por ex. este ano a minha equipa caça com 8 podengos 1 beagle pro ano tem mais um beagle
se correr bem. cheers
paulo fernandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: podengos   Sex Nov 06, 2009 6:54 pm

grandes amigos sem tirar merito ás outras raças para mim é apenas minha opinião somos portugueses não há melhor para os coelhos do que o nosso podengo
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sex Nov 06, 2009 10:07 pm

Amigo Celso,
Quando eu falo em maneiras de cacar eassim eu apreendi a cacar coelhos com pessoal que me enssinou o que era um bom beagle, e na definacao deles um bom beagle paegava no rasto e nao desistia ate trazer o coelho de voltacom lebres pode ser muito mais complicado.
antes desses meus professores eu cacava com podengos e era a caca suada e dura e muitos lances a correr aver se podia ver o coelho a frente do podengo, isto nao quer dizer que nao aja difirences varias como estas pode aver mais.

O beagle normalmente por min e outros como eu e utilizado de maneira que pegando no rasto esperamos para ele ou dois ou trez deles darem a volta com o coelho e depois entao lhe atiramos. e uma maneira de cacar para pessoal como eu ja com um pouco de idade e pernas cancadas que eu gosto muito.mas temos que ter muita paciencia especialmente quando os caes vem na nossa direccao a latir e nao nos podemos mexer se nao nunca vamos ver o orelhudo, mas bem esta maneira e especialmente utilizada em matos muito fechados.

Para fazer um bom beagle sera preciso treinalo 3 a 4 dias por semana e darlhe muito rasto para seguir,especialmente ate aos dois anos de idade.

Outra coisa dois beagles vagarosos aumentao na velocidade quando vao a seguir o rasto e se mete mais um aumenta ainda maisa competicao entre os beaglesa seguir o rasto da com que isto aconteca.

Atencao nao tenho nada para vender

Última edição por JoaoAntunes em Sab Nov 07, 2009 10:04 am, editado 1 vez(es)
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: os caes   Sex Nov 06, 2009 11:25 pm

a malta so fala em podengos e beagles eu por mim falo os melhores caes que tive foram os rafeiros alguns feios de orelhas caidas latiam que era uma maravilha fui atras dos podengos e da boniteza e lixei-me nao quer dizer que nao tenha podengos bons mas nao sao melhores do que os rafeiros
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sex Nov 06, 2009 11:31 pm

lol... essas orelhas so me fazem rir... Quase da para por no pão a servir de fiambre.
Tb tenho uns orelhudos que teem 1/4 dessas e para mim já são grandes. Ainda hoje quando cheguei ao canil de um pensei numa desgraça estava o canil cheio de sangue... Olho para o cão e tinha grandes postelas nas ditas ontem com a chuva não me apercebi daquele, so de uma porque é branca e estava toda vermelha.
Mas esses beagle são tricolores?
Augusto Moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 105

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sex Nov 06, 2009 11:44 pm

vitor76 escreveu:
Na minha opiniao em montes muito fechados e terreno um pouco acentuado o beagle e melhor
por ser um cao mais percistente e resistente agora numa matilha pode-se matilhar bem as duas raças e poder-se tirar proveito no que uma e melhor que a outra.
Por ex. este ano a minha equipa caça com 8 podengos 1 beagle pro ano tem mais um beagle
se correr bem. cheers

Eu estava um pouco indeciso se devia ou não intervir neste tópico. E, isto porquê? Porque eu sou um aficcionado desta raça "beagle". Concordo plenamente com o que diz, o beagle assim como o basset fauve da bretagne, são cães para caçar em terrenos fechados (silvados e mato denso), caso se opte por caçar com estas raças em terrenos mais abertos, bem, aí tem que ser uma equipa de dez caçadores e bem distantes uns dos outros, porque os cães vão no encalço do coelho até ele encovar ou ser abatido. É muito diferente caçar com beagles do que caçar com podengos, já tive estas duas experiências e posso dizer, é mais fácil matar um coelho furtado a um beagle do que a um podengo.
Mas atenção, eu conheço podengos muito bons e que em nada ficam atrás dos beagles.
Para quem não me conhece posso dizer-vos que a minha matilha de cães é formada por: 4 beagles, 3 basset fauve da bretagne, 1 cruzado beagle/podengo e 1 podengo médio.
Mas uma coisa tenho que dizer, haja paciência para educar um beagle, caso contrário eles conseguem ser mais teimosos que um burro.
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: os caes   Sex Nov 06, 2009 11:56 pm

um beagle sozinho pode estragar uma matilha de podengos e o contrario nao acontece ja tive um colega de grupo com um beagle teve que se desfazer dele estragava as caçadas todos os dias que o levava arrastava os outros com ele a latir serra cima depois cansavam e nao queriam caçar
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sab Nov 07, 2009 12:33 pm

Eu nao sei se estou a dizer alguma asneira, mas penso que caçar com um cao de rasto é uma caça mais parada, uma caça mais de espera. Sao caes demasiadamente teimosos, outra coisa que eu nao gosto.

Gosto de caminhar, acha ou nao acha. Se acha, levar o mais rapido possivel a cova ou a fogo.Nao gosto caes que estejam a dar em seco ou caes a latir e o coelho ir 30 metros a frente. O coelho andou para a frente? Cala-se e segue pela calada ate voltar a encontrar. Caso contrario se piar muito, vai este(o cao que pia muito) atrasado em relaçao ao coelho e nem deixa os outros procurar tambem.
Helder Marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 51

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Ter Nov 10, 2009 4:33 pm

Tens razão em algumas coisas que dizes amigo Bruno. Mas como tudo na vida há sempre vantagem e desvantagens eu pessoalmente não gosto de caçar com cães de rasto(mas sei que há bons) Mas gosto de cães a latir bem.
Os cães a latir bem ou pouco tambem temos de ter em conta o numero de armas que têm o nosso grupo de caça. A caçar com duas ou trêz armas matagais grandes e cães que latam pouco torna-se mais dificil apanhar os orelhudos.

Mas isto é meramente a minha a minha opinião.
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Nov 11, 2009 10:24 am

Na minha opinião um podengo a caçar bem é do melhor que ha, é quase completo.Mas um beagle bom ,tambem faz estragos.O melhor sera um cruzado de beagle com podengo.Na minha matilha tenho uma cruzada de beagle,uma cruzada de griffon e epanhol,uma griffon,um taliban,uma podenga média cerdosa,uma podenga média(vermelha) ,um podengo médio cerdoso e um podengo médio(Penafiel). Tem dado resultado, cada um com as suas caracteristicas mas resulta.

BOAS CAÇADAS
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Nov 11, 2009 12:37 pm

Helder Marques escreveu:
Tens razão em algumas coisas que dizes amigo Bruno. Mas como tudo na vida há sempre vantagem e desvantagens eu pessoalmente não gosto de caçar com cães de rasto(mas sei que há bons) Mas gosto de cães a latir bem.
Os cães a latir bem ou pouco tambem temos de ter em conta o numero de armas que têm o nosso grupo de caça. A caçar com duas ou trêz armas matagais grandes e cães que latam pouco torna-se mais dificil apanhar os orelhudos.

Mas isto é meramente a minha a minha opinião.

Cada um caça com os caes e da maneira como gosta. Eu ca gosto ter no grupo metade metade. Caes a piar muito e pouco. Tenho é que os conhecer bem. Quantas e quantas vezes os caes a piar bem vao a frente a piar no rasto e de um momento para o outro calam-se e la ouvi-mos os caes a piar pouco no sentido contrario? Piam menos, mas sao mais certos e quando esses piam, a que estar atentos a esses e deixar os que piam muito.
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Nov 11, 2009 1:40 pm

Aqui vai a minha opinião a melhor raça para mim para o coelho e o podengo médio .Acredito que há bons cães em todas a raças mas eu prefiro o nosso podengo o que e nacional é bom ..Agora a maior parte dos caçadores só vê os cães no dia de caça poucos treinos durante o ano e depois há muitos problemas .O sr. Antunes disse tudo que os beagles tinham de ser bem treinados ate os dois anos de idade 3 a 4 vezes por semana ,no meu ver não e só os beagles que se deve fazer isso esse treino tem de ser feito também com as outras raças se o fizerem com os podengos vocês bom ver que quando os cães tiverem 4 anos são cães muito bons e uns 4 ou 5 a trabalhar juntos fazem um trabalho 5 ************..O problema é que não há tempo e se o tem não querem perder o tempo nos treinos .Tudo depende do treino para mim um bom treino não e andar muito tempo a treinar mas sim andar uma hora no máximo hora e meia mas num sitio onde dei-a para eles verem coelhos e vocês bom ver que tem cães bons o fim de 2c épocas de caça.Volto a dizer que os primeiros meses do cachorro e muito importante para eles para mim os primeiros 6 meses são muito importantes O cachorro bem trabalhado ate os 6 meses é meio caminho andado ...Uma boa matilha tem de caçar juntos se assim forem treinados e a ligação deles com o caçador for boa não há melhor raça..
Atenção cada vez mas se procura podengos a latir no rasto e como muitos de vocês sabem os podengos não é uma raça de latir no rasto ..Eu prefiro podengos a latir depois de ver o coelho nunca antes depois de um latir e os outros acudirem bem em segundos os cães estão todos juntos por vezes amaram os coelhos outras vezes passam a nossa beira como valas .Mas é assim que goste de caçar por enquanto vou ficar com podengos médios quando não poder das pernas vou ter de mudar então para podengos pequenos ou mesmo os beagles ...boas caçadas cheers

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Nov 11, 2009 3:13 pm

Se essa pergunta foi para min Sim os beagles que tenho sao todos tricolores
rodline
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 19

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Nov 11, 2009 5:39 pm

Caro JoaoAntunes tenho uma cadela beagle que penso que mais mês menos mês está com o cio não têm por ai nenhum bom cão beagle que arrace bem, que possa dar uma rapidinha na minha cadela? Abraço
Tero Lero
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 112

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Nov 11, 2009 6:06 pm

O segredo não está na raça do cão, mas sim na alma e no treino que têm, e ter em conta os terrenos em que caçamos! Na minha zona caça-se com Podengos médios e/ou grandes e arraçados de ambos, se são usados desde o tempo dos nossos avós e bisavós é porque são os mais adaptados.
http://tempodoavesso.blogspot.com/
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: os caes   Qua Nov 11, 2009 6:21 pm

dentro de todas as raças de caça ao coelho ha bons e maus caes a malta esta-se a esquecer dos rafeiros feios de orelhas mas para latir e para silvados nao ha melhor e a caçar perto e bem mandados
podengos
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Nov 11, 2009 6:44 pm

zambujal escreveu:
dentro de todas as raças de caça ao coelho ha bons e maus caes a malta esta-se a esquecer dos rafeiros feios de orelhas mas para latir e para silvados nao ha melhor e a caçar perto e bem mandados

E bem verdade eram bons cães sim senhor o meu visa avo só tinha rafeiros e posso dizer que eram muito bons mas os tempos eram outros ele quando ia para o campo levava sempre um ou dois cães em casa os cães andavam sempre soltos ou quase sempre ,quando ele saia de manha pelas 6 horas para o campo la levava ele os cães se tivesse a trabalhar no campo la andavam eles por isso digo que hoje e muito mais diferente fazer terras agricultura já não há e andar com cães no campo soltos como antes já não se pode esta tudo mudado coelhos já não e o que era .por isso digo se os podengos ou qualquer raça levar treinos e veja caça bom dar bons cães mas para isso hoje em dia tem de se ter trabalho onde a alguns anos eles treinavam sozinhos enquanto o dono trabalhava nas terras . Sei de um senhor que ainda a pouco tempo fazia mais em cães a caçar do que nas próprias cabras que vendia agora teve de deixar há uns 4 ou 5 anos porque a zona ficou para zca ,posso dizer que tinha la uns cães que só visto e porque todo o dia no monte cães com um ano que eram como cães de 4 anos a caçar .abraço
:)

zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: os caes   Qua Nov 11, 2009 10:39 pm

e verdade o podengo e um cao mais bonito que da outro gozo ver caçar mas olhem que o rafeiro e mais eficas quando sao pequenos e a latir bem nao ha melhor e a minha opiniao porque ja os tive e sei a falta que me fazem actualmente tambem so tenho quase podengos para minha tristeza deixei quase acabar aquela raça de rafeiros
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Seg Nov 16, 2009 6:50 am

tambem há rafeiros bonitos de orelha direita
podengos
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Seg Nov 16, 2009 7:27 am

rafeirage escreveu:
tambem há rafeiros bonitos de orelha direita

Bem no meu ver todo o cão que não e registado com o lop. não passa de um rafeiro ,O menos era-me dito isso quando eu vendia cachorros sem lop. abraço .

zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: os caes   Seg Nov 16, 2009 11:28 pm

nao vale a pena começar a falar em lop porque se fala em podengos e rafeiros todos sabemos o quequeremos dizer nao vale a pena complicar
pelex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 12

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Ter Nov 17, 2009 2:46 am

pessoal alguem conhece a raça podengo valenciano (ou andaluz), acho que é assim que se diz o nome mas não tenho a certeza, se não for alguem que corrija por favor, o que acham da raça?? é diferente do podengo portugues?? em que?? é melhor ou pior??

Obrigado
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Ter Nov 17, 2009 7:06 am

Pois amigo Podengos ai chamam rafeiros a cães que têm muito sangue de podengo, muito parecidos mas não passam de rafeiros como já me debati com pessoal do "norte". Os chamados coelheiros.
Como a vossa base é notoriamente o podengo a maioria tem orelha direita.
Cá no centro as bases tem orelhas partida e "semi-partidas", em minha casa mais de metade é orelha direita e só tenho uma à 7ª geração de beagle o que existe de orelha partida sempre foi assim já há 30 anos que exite e ninguem sabe a base, eram rafeiros... e continuam
Celso Santos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sab Nov 28, 2009 11:04 pm

Pois...

Mas os podengos são uma raça nacional, pelo que antes de existir o LOP ou reconhecimento da raça, já existiam, o que significa que existem muitos podengos que não estão registados, fora as criações de caes registados cujos cachorros não foram registados.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Hoje à(s) 11:50 am

Qual a melhor raça para caçar coelhos?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: