Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Qual a melhor raça para caçar coelhos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
ricky
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 19

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sex Dez 25, 2009 10:52 am

po coelho o podengo e o beagle...

pa lebre e o galgo e o que corre mais dos caes de caça.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Seg Mar 08, 2010 2:50 pm

E teckels?

Ninguem aqui tem teckels que possa partilhar a experiencia conosco?

E já agora alguem sabe de links de videos de teckels a caçar coelhos? Só encontro na net atrás de caça grossa...
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Seg Mar 08, 2010 2:54 pm

beretta302 escreveu:
E teckels?

E já agora alguem sabe de links de videos de teckels a caçar coelhos? Só encontro na net atrás de caça grossa...

na minha opinião estes cães são raça a evitar para caçar ao coelho, conflituosos,nem todos latem de rasto para não dizer poucos, quase todos tem a mania das covas, mas em contrapartida são animais dotados de bom nariz

podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Seg Mar 08, 2010 3:48 pm

Pra caçar nos 30metros e em mato super-fechado(silvas, lenhas, etc) são muito muito bons.
Pelo já referido pelo Marco requerem educação rígida pra evitar guerras e covas.
Não esquecer que são cães criados pra raposas e bicharada nas covas.

Última edição por podengos&coelhos em Seg Mar 08, 2010 4:19 pm, editado 1 vez(es)
BRAVO
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 76

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Seg Mar 08, 2010 3:56 pm

beretta302 escreveu:
E teckels?

viva amigo

em relação a raça teckel, sou um pouco suspeito a falar deste assunto, pois tenho 1 femea , e desde já lhe digo que de conflitosa não tem nada,mania das covas tambem não,segue mt bem o rasto, mais lenta que os podengos, mas em contrapartida quando eles perdem o rasto ela por regra dá novamente com ele!
em dias mais quentes e sem grande rasto é o motor de arranque da equipe, não posso dizer que com ela mato mts coelhos, mas posso falar que é normalmente a 1ª a dar com o rasto , e claro depois a podengada lá cai em cima,este ano que passou consegui criar 3 cachorros da ninhada , que por sinal já mostram ter 1 focinho de exclencia :)
mcumprimentos
paulo ferreira
jlopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 58

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Seg Mar 08, 2010 7:49 pm

Concordo que os teckel não são grande raça para caçar coelhos, é claro que há excepções, mas são muito independentes, e por vezes ficam se nas covas, tinha um amigo meu que tinha um belissimo a dar com coelhos, mas algumas vezes o vi a ter que voltar para trás com um pau para partir o silvado para chegar ao cão, que estava numa cova onde se tinha metido o coelho e nas próximas horas não sai de lá, tive um bom mas tantas vezes mordeu a um cachorro pointer que este quando cresceu acabou de vez com o assunto.
E não é por acaso que se virem quando o teckel é utilisado como cão de rasto vai sempre preso á trela.
Jlopes
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Seg Mar 08, 2010 9:24 pm

Boas. O que aqui foi sendo dito resume bastante dos Teckel. Eu apenas tive uma cruzada de podengo, muito linda. Era teckel autêntica mas com mais pata. Era bem boa, mas lá estava o gene de coveira. Muitas vezes ficava para trás.
Mas é um cruzamento muito bom, sem dúvida.
Ah, e também não latem à doida como outros cães de rasto. Mas acho que não ouvem muito bem.
tintin
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 76

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Seg Mar 08, 2010 11:43 pm

o unico que encontro e isso
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Pedrohunter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 96

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Ter Mar 09, 2010 1:35 am

Ora bem eu neste momento tenho uma Teckel pura que gosto bastante: topa bem, segue, e agarra muitos coelhos a dente e trás bem á mão.
É que este tipo de cães em lenhas e silvas são muito rápidos.(ao contrário do quea maioria pensa)
A minha não tem viçio das covas e está no canil junta com mais 8 cadelas e um cão, não tendo problemas. :sunny:

O ano passado resolvi cruza-la com um podengo pequeno cerdoso, fiquei com uma cadela e ofereci o resto da ninhada. A cachorra tem um nariz muito bom, tem um andamento bastante mais rápido.... por isso já cá tenho mais uma ninhada com 10 dias de vida! :bball:

Pela minha experiência(que é pouca) este tipo de cruzados "dispertam" para a caça mais tarde do que a maioria dos podengos, pelo que é preciso dar tempo aos cachorros e ser paciente! :scratch:

É o meu testemunho...............
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Ter Mar 09, 2010 11:36 am

jlopes escreveu:
E não é por acaso que se virem quando o teckel é utilisado como cão de rasto vai sempre preso á trela.
JLopes, todos os cães de rasto e sangue são utilizados à trela pra que o dono o consiga acompanhar. Quer seja Teckel ou outra raça qualquer.
jlopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 58

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Mar 10, 2010 8:41 pm

Amigo
Exatamente caro amigo podengos&coelhos, e porquê?
Porque qualquer cão de rasto que se preze, quando pegar no rasto nem sequer se lembra que tem dono.
Jlopes
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qui Mar 11, 2010 10:58 am

jlopes escreveu:
Amigo
Porque qualquer cão de rasto que se preze, quando pegar no rasto nem sequer se lembra que tem dono.
Jlopes
É isso tudo amigo e acrescento que quando se pista um animal ferido(caça maior) nunca se sabe o que se vai encontrar e é sempre bom ter o cão atrelado para evitar dissabores.
vitorlopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 91

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qui Mar 11, 2010 12:15 pm

jlopes escreveu:
Concordo que os teckel não são grande raça para caçar coelhos, é claro que há excepções, mas são muito independentes, e por vezes ficam se nas covas, tinha um amigo meu que tinha um belissimo a dar com coelhos, mas algumas vezes o vi a ter que voltar para trás com um pau para partir o silvado para chegar ao cão, que estava numa cova onde se tinha metido o coelho e nas próximas horas não sai de lá, tive um bom mas tantas vezes mordeu a um cachorro pointer que este quando cresceu acabou de vez com o assunto.
Jlopes
conpanheiro desculpe intervir mas o comp está enganado , os teckel vao á trela para evitar abalarem klm atras de um animal que esteja ferido .( PEÇO DESCULPA NAO TINHA LIDO OS POST TODOS)
falo por expriencia propria , costumo caçar com um amigo que tem 8 ou 9 teckel , para os coelhos nao desgosto , sao grandes makinas ,o problema é quando dao com uma lebre xauu , lá vam eles fica logo sem caes , outra coisa que nao gosto axo que nao sao muito orientados para voltar para traz , isto é a minha ideia.
vitorlopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 91

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qui Mar 11, 2010 12:23 pm

jlopes escreveu:
Amigo
Jlopes
Concordo plenamente.o que escrevi no 1 post foi sem ler o topico todo , nao vou apagar ´só queria deixar esta nota.
ricky
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 19

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sab Mar 20, 2010 1:12 pm

o meu tio tem 4 teckels e ele dis que eles apareceram varias vezes com coelhos na boca. Olhem tenho uma novidade tenho um braco alemao
kikiamc
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 55

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sab Mar 20, 2010 9:03 pm

Boa Noite

Caros Colegas
Vou transcrever para aqui o mesmo que escrevi em outro fórum
sobre os cães de coelhos esta é a minha opinião:

Pela experiência que tenho tanto na caça como na criação apesar
de um interregno durante uns anos

A minha opinião é a seguinte:Existem cães bons em todas as raças
mas existem aptidões inatas e mais vincadas em algumas raças que em outras.
Já cacei com Podengos pequenos ,médios,cruzados de raça indefinida os ditos
(rafeiros) os Teckel cerdosos Grifons etc.
Já cacei com algumas raças e em todos os tipos de terrenos.
Mas para mim existem duas que superam todas as outras de longe.
Os nossos podengos dos quais a ultima aquisição que fiz está no meu avatar
e veio das criações do nosso amigo Gabriel. (Canil Flôr d Esteva).
E que tem dado mostras que foi das melhores aquisições que fiz em termos de Podengos.
Portanto tenho Podengos por paixão á nossa raça e pelas suas qualidades sobejamente conhecidas por esse Mundo fora.
Mas á uma raça que para mim supera todas as outras de longe
Primeiro porque em relação á qualidade de faro ainda não encontrei igual, e segundo por sua paixão á caça e fundamentalmente por aquilo que muitos caçadores consideram um defeito e que para mim é talvez a razão do seu grande êxito em tudo o que fazem.
A Teimosia. Por essa teimosia nunca largam um rasto por essa teimosia nunca se dão por vencidos por essa teimosia vão buscar caça quando toda a gente já pensava perdida.
Apesar de por essa teimosia ás vezes nos fazer perder a paciência.
Mas isso é compensado pelos coelhos que nos fazem pendurar.
Por isso meus caros amigos Teckel o meu coelheiro de eleição e pondo os outros a alguma distancia pela sua perseverança paixão e a dita teimosia
de nunca dar por perdido o que persegue.
Mas o nosso Podengo é também um cão de eleição por isso o crio e vou fazer mais aquisições.
Da mesma forma que crio os Teckels.

Um Abraço
Henrique Óscar

Última edição por kikiamc em Ter Set 27, 2011 8:48 pm, editado 1 vez(es)
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sab Abr 10, 2010 3:53 pm

amigo penso que sera o nosso podengo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sab Abr 10, 2010 4:42 pm

Para mim, para coelhos serão sempre os podengos. Uns melhores, outros piores, mas no fundo são umas máquinas para sacar coelhos.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sab Abr 10, 2010 7:24 pm

Já experimentei alguma coisa de cães e digo que se os podengos forem bons e para a maioria do nosso terreno servem na perfeição.

Os cães de rasto são bons mas deixam em geral mais coelhos para trás que os podengos.
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Sab Maio 08, 2010 2:26 am

Já vi muito cão a caçar ao coelho e até hoje não encontrei nada melhor que o podengo português.
Nesta raça há qualidades genéticas que nas outras raças, por mais treino que tenham, nunca se consegue alcançar.

O Podengo é um cão de excelência. Super dócil. E que trabalha o dia todo até à exaustão, nem que após um dia de caça fique dias no canil sem se conseguir mexer.
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Dom Maio 09, 2010 3:39 pm

completamente de acordo amigo vitor nao por isperiencia mas por que acompanho o meu tio ja a alguns anos sempre com podengos e nao sao umas maquinas estam dentro do razuavel
http://podengos.portugueses@live.com.pt
oliveira2
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 136

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qui Maio 13, 2010 6:29 pm

Boas.
Honestamente o melhor cão para os coelhos é aquele que tem bom nariz, caça muito bem nas silvas e matos, late bem e não demasiado e acima de tudo com um latir certo, que sabe seguir o coelho e ser meiguinho. De uma forma geral, isto é o cão ideal para os coelhos ( com algumas nuances consoante a região do pais ).
Pegando neste pressuposto, os cães que eu já tive e que mais se aproximaram deste "ideal" foram os rafeiros.
Para mim é a excelência da caça aos coelhos. Bem sei que se tivermos uma linha boa de podengos , beagles, etc em cada 5 filhotes 3 ou 4 serão muito bons. já nos rafeiros em 20 10 não prestam , 5 caçam assim assim, 4 caçam bem mas depois aparece sempre 1 fora de série. Só lhe falta falar...
E foras de série só vi em rafeiros.
No entanto admito que se pudermos ter podengos muito bons a caçar e com uma muito boa linha é preferivel pois os pilhotes sairão quase todos bons!
Resumindo: excelência na caça aos coelhos é para os rafeiros, cães bons para caça aos coelhos são os nossos podengos e beagles quando integrados numa matilha de podengos.
Saudações Cinegéticas!
bruno cabo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 4

MensagemAssunto: eu queria saben o que voçes acha do braco alemão?   Qui Fev 21, 2013 1:35 am

João Paulo escreveu:
Para mim, para coelhos serão sempre os podengos. Uns melhores, outros piores, mas no fundo são umas máquinas para sacar coelhos.
[list=1]
[*]
bruno cabo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 4

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Seg Mar 18, 2013 2:10 am

eu tenho cão de raça não definida nas muito bom, Tão bom como os de raça .eu queria saber o que voses acha?
Didas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 117

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Ter Mar 19, 2013 7:37 pm

boas amigos, eu queria que me dessem a vossa opinião o que acham dos TECKEL???.... tenho uma matilha bem recheada de podengos, talibans e agora um teckel cruzado de podengo e que com 8 meses está a dar cartas a cães mais velhos dêem a vossa opinião obrigado
RC78
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 122

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Ter Mar 19, 2013 9:41 pm

amigo Didas,

sobre teckels ja muito foi falado neste Forum,agora sobre cruzados de teckel com podengo so mesmo quem os tem ou teve é que podera dar uma opiniao mais concreta,eu vou tentar dar uma opiniao que me parece justa,

vosse cruzou um excelente nariz(teckel) com bom andamento(podengo),agora o que vai sair dai so o tempo o dira,mas tem tudo para dar certo (ou errado),tanto pode ser um cao meigo e obediente como mau e nao ligar a ninguem e estragar as caçadas,

com o tempo vai vendo o comportamento do cao e tirar a sua propia opiniao e se poder e nao se importar va comunicando aqui no Forum o comportamento do canito,

cumprimentos
marcosousa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 33

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Ter Mar 19, 2013 10:13 pm

penso que cada raça tem as suas características, para mim e para 80% dos caçadores portugueses o podengo é o cão de eleição para caça ao coelho.
os números falam por si.
quanto aos tekel tenho ouvido maravilhas sobre esses cães, mas tenho duvidas quanto á qualidade nos terrenos mais acidentados com aquela fisionomia simplesmente não estou a ver...
eu tenho apenas 2 podengos estão no meu avatar
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Mar 20, 2013 12:16 am

Engraçado amigos;

Tanto caçador, tanta resposta dada:

E ninguem fala dos Fauves?
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Mar 20, 2013 9:31 am

Um cruzamento de duas raças tão distintas é sempre um tiro no escuro e ninguém consegue afiançar o que dali vai sair(nem em qualidade nem em aspecto).
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 801

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qua Mar 20, 2013 11:01 am

É verdade Rui, mesmo em raças idênticas muitas das vezes sai uma aberração que não se consegue saber que cruzamento foi aquele. Não interessa, desde que na caça seja bom.
Por exemplo o meu marquês. Um cruzamento de P. maneto/ P. médio cerdoso. Vê-se que é podengo mas o quê? Não se perdeu tudo mas possivelmente perdeu-se uma boa criação de manetos ou de médios.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Hoje à(s) 10:08 am

Qual a melhor raça para caçar coelhos?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: