Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 801

MensagemAssunto: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Sex Nov 06, 2009 3:31 pm

Uma vez que estamos praticamente a meio da época e uma vez que existe aqui alguns foristas a caçarem, tal como eu, em ZCM, gostaria de saber a vossa opinião se melhoraram ou não, em relação á época anterior, tanto em organização como em peças cinegéticas.

Na única que frequento e em relação ás espécies, houve um aumento significativo de coelhos, tanto que o limite de abate passou de 2 para 3 e nas 1ªs jornadas quase todos cobraram o limite. Em perdizes desconheço o nº de abates mas pelo que se via no terreno antes da abertura, havia também um aumento significativo em relação há época anterior. Lebres quase que desapareceram de um Ano para outro.

Quanto á organização poderia ser melhor. Digo que poderia ser melhor porque esta direcção já vai no 3º ou 4º mandato, o tempo suficiente para corrigir o que estava mal. Alguma coisa foi corrigida mas outra ficou na mesma por interesses próprios da direcção. Por exemplo, continuou a haver portas exclusivas para a direcção durante a caça ás rolas. Não sou caçador de rolas mas não está correcto. Houve sócios da associação que não tiveram direito a caçar lebres e perdizes porque não foi sorteado para uma jornada até 22 Out. ultimo dia para essas espécies e toda a direcção caçou mais que uma vez, quando quis. Há outras situações com as quais não concordo que no decorrer das opiniões serão divulgadas.

Por agora gostava de saber como é nas vossas ZCM?
BRAVO
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 76

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Sex Nov 06, 2009 4:01 pm

olá a todos

a minha opinião, quanto as zcm as que eu frequento , e como aqui alguns sabem é mais na região de tras-os-montes, cada vez é pior, mais caro , menos caça, e como isso já não fosse pouco, ainda temos que andar apedir favores ao pessoal da zona para nos tirar o di de caça, pois não estão abertos aos final de semana, quem quiser caçar ao domingo , tem que se sujeitar ou ir lá durante asemana levantar o dia, ou pedir a alguem, ou não caça... enfim, nem se mostram, indiferentes sabendo que para tal seria preciso fazer 100 etal klms para cada lado..
é com mt tristeza minha que digo isto, mas com este andamento, só temos 1 solucão tentar arranjar 1 boa associativa, na zona,ou mudar para ribatejo/alentejo...
este é o meu parecer..pode haver quem não concorde, mas pelo menos a mim e aminha equipe de caça, estamos a chegar a nosso limite no que diz respeito a caçar em tras-os montes , na geral
m.c
paulo ferreira
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: regime ordenado   Sex Nov 06, 2009 11:07 pm

nao ha melhor do que arranjar uma boa associativa
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Sab Nov 07, 2009 1:39 pm

ZCM, tem muito que se lhe diga.
O meu pai apenas esta associado a uma para poder treinar os caes todo o ano.
A dois ou tres anos atras, o grupo comprou um dia na ZCM de Almeida. Nao tinha dias, mas com uma cunha consegui-se comprar o tal dia em que se pagou nao sei ao certo, mas penso que 20 Euro mais 5 Euro de cracha cada um.

Ao precensiar aquela cena de so haver dias vagos com cunhas, mais o valor pedido por cada dia de caça, enojou-me logo. Para piorar, no dia de caça propriamente dito, poucos ou nenhuns coelhos apareceram, mesmo com o pessoal de la nos acompanhar de tarde.

Outra situaçao, foi em Viseu. A ZCM era longe para caraças e depois o pagamento da mesma:

50Euro de entrada mais 7.5Euro por cada dia de caça, ou seja, em 20 dias de caça dava 200Euro.
Sabendo isto, fomos dar uma volta pela mesma para ver as condiçoes. Espaço nao faltava, mas sinais de caça eram pouquinhos, mesmo dizendo um colega do meu pai que havia um grupo de la que matava cerca de 70 coelhos por epoca. Fazendo as contas, mais longe, mais cara e o numero de coelhos mortos seriam o mesmo, chega-mos a conclusao de nao ir.

Isto tudo para dizer que quem conseguir entrar numa ZCA, na minha opiniao é a melhor hipotese.
Sabendo que a anos que podem correr bem e outros anos menos bem,mas pelo menos paga-se a cota e nao se preocupa em marcar dias e comprar dias e se somos sorteados ou nao.

Agora quem quiser matar peças diferentes do habitual, ir para diferentes sitios, tem-se que sujeitar.
Ainda tenho a ideia que as ZCM funcionam bem para o pessoal da beira ou para quem tem alguem conhecido de confiança por la.Posso estar enganado.
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 187

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Seg Nov 09, 2009 8:13 pm

Boas a todos.
Eu caço numa municipal,que engloba quatro freguesias sou proprietário,natural e residente e o que tenho a adiantar é que para mim funciona como uma associativa tenho direito a todos os dias de caça ou seja meio dia que é o que está estipulado,pago 120 euros para caçar coelhos (3)e perdizes (3),por jornada(perdizes só no mes de outubro) coelhos de outubro até 20 de dezembro, mais 25 euros para caçar rolas e mais 25 euros para tordos,como só caço aos coelhos e perdizes custa-me 120euros.
A caça não é muita mas dá para divertir.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Seg Nov 09, 2009 8:34 pm

O funcionamento das municipais depende de quem está a gerir tal como todas as outras, sejam associativas ou turisticas.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Seg Nov 09, 2009 10:48 pm

Amigo Henrique, paga 120 Euro so aos coelhos e é proprietario. Quanto pagara uma pesoa de fora?

Eu para ja nao estou muito descontente da Associativa em que estou. Pago 100 Euros e posso caçar a tudo(tordos, rolas, pombos, perdizes, codornizes,raposas.), desde que haja. Agora tem um defeito, como todas as associativas de cotas baixas, muito caçador, muita confusao.
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Ter Nov 10, 2009 8:34 pm

brunoferraz escreveu:
Amigo Henrique, paga 120 Euro so aos coelhos e é proprietario. Quanto pagara uma pesoa de fora?.

Amigo isto é uma zcm,o pessoal de fora para cá caçar tem de inscrever-se na altura devida,para ter direito a ir a sorteio,penso eu,quanto ao valor das jornadas ,não faço ideia.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Ter Nov 10, 2009 11:55 pm

Henriques58 escreveu:
brunoferraz escreveu:
Amigo Henrique, paga 120 Euro so aos coelhos e é proprietario. Quanto pagara uma pesoa de fora?.

Amigo isto é uma zcm,o pessoal de fora para cá caçar tem de inscrever-se na altura devida,para ter direito a ir a sorteio,penso eu,quanto ao valor das jornadas ,não faço ideia.

Nao esqueçamos, que as ZCM foram pensadas e criadas a pensar no caçador mais desfavoravel.
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Qua Nov 11, 2009 7:34 pm

Na minha modesta opinião as zcm foram criadas pelas entidades competentes talvez com essa intenção,mas na prática algumas e aquela a que pretenço é uma delas(QUE JÁ FOI ZCA)foram criadas por causa da dificuldade que havia na altura e ainda há em renovar as associativas dai entre ficar em terreno livre ou em não caça as associações de caçadores entraram com o processo de zcm que era muito facil de fazer visto não necesitar das autorizações dos proprietários,que foi e será sempre o grande problema nas renovações ou criação de novas zca,,pelo menos aqui na minha zona ,onde há centenas e centenas de proprietários com pequenas parcelas de terreno,e ainda a dificuldade de alguns não estarem dispostos a assinar a concessão das suas areas,dai o mais facil ir para a zcm,o que na minha maneira de ver está mal,se para zca é preciso atorização porque é que para zcm não o é.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Qua Nov 11, 2009 8:47 pm

Henriques58 escreveu:
Na minha modesta opinião as zcm foram criadas pelas entidades competentes talvez com essa intenção,mas na prática algumas e aquela a que pretenço é uma delas(QUE JÁ FOI ZCA)foram criadas por causa da dificuldade que havia na altura e ainda há em renovar as associativas dai entre ficar em terreno livre ou em não caça as associações de caçadores entraram com o processo de zcm que era muito facil de fazer visto não necesitar das autorizações dos proprietários,que foi e será sempre o grande problema nas renovações ou criação de novas zca,,pelo menos aqui na minha zona ,onde há centenas e centenas de proprietários com pequenas parcelas de terreno,e ainda a dificuldade de alguns não estarem dispostos a assinar a concessão das suas areas,dai o mais facil ir para a zcm,o que na minha maneira de ver está mal,se para zca é preciso atorização porque é que para zcm não o é.
`
Ja somos dois. Mas la esta, deveria ser mais uma razao dos preços estarem mais baixos.

Ainda estou na minha, ter uma associativa baratita onde possa soltar os caes e dar uns tiritos, matar caça é secundario, mas gosto que haja caça para os caes achar. Depois ai sim, em vez de comprar um dia ou dois numa turistica, tenta-se comprar antes numa ZCM (para tentar matar peças diferentes e conhecer sitios diferentes), sempre é mais barato em relaçao a uma turistica.
russo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 17

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Qua Nov 11, 2009 11:06 pm

eu caço numa zcm em Mafra acho que pelo que vejo deve ser a que tem melhor organização das que eu ja li aqui
então é assim pago 30€ de quota por ano á associação de caçadores(sou socio da associação) que gere a zcm depois como sou residente pago 2,5€ por caçada,como pertenço a classe A que é 5€ pago 2,5€ porque os outros 2,5€ estao nas quotas.claro como vou a perdiz e coelho no mesmo dia pago 5€(2,5€ coelho;2,5€ perdiz).

quanto a caça vai aparecendo alguma mas a direcçao ja pensa no ano que vem ainda ontem fui levantar a credencial e ja falavam em parque de criaçao de coelho para repovoamento

sao altamente rigoroso em termos de sorteios estou bastante contete com eles e abdiquei de uma associativa mesmo ao lado onde vivi muitos anos
jb-alg
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 30

MensagemAssunto: Um tema quente em questão   Qui Nov 12, 2009 3:12 am

UM TEMA BEM QUENTE , AMIGOS....
Existem muitas boas e más depende dos terrenos e de quem gere as mesmas ...apesar de existirem «caçadores» que a palavra reserva signifique «a caça no prato a sua disposição».
Com algum esforço e teimosia umas tem evoluido , outras nem tanto.
Nesta que caço este ano tem coelho com alguma abundancia, perdizes para se dar uns tiros e uma notoria falta de lebres ( a doença prejudicou e muito este ano). Com um limite de abate de 2 coelhos , uma lebre e 1 perdiz é gerida por uma associação que tem á volta de 300 associados (que nem todos comparessem nas caçadas, não é que não tenham lugar) , distribuidos por 21 grupos que caçam em zonas sorteadas rotativamente sendo exclusivamente só possivel caçar ao domingo.
Existe um facto curioso , alguns clamam pela falta de caça , ao contrarios de outros ( o meu grupo por exemplo) que até tem resultados satisfatórios.
Mas atenção sem investimento não se pode exigir muito tambem ....semear, bebedouros sempre preparados a tempo e horas, cevadouros e campo de alimentação sempre com alimento e sementeiras para os animais , um guarda a tempo inteiro,carrinha , seguro, licenças, autorizações , reclamações , correção de predadores,repovoamento de zonas desfavorecidas,horas passadas em sorteios todas as sextas passando cardencias ,colocar e marcar portas , verificar documentos , cães ( alguns nem querem ouvir falar disso né , pois é mais facil irem á pala ) etc, etc , etc , etc..sendo este trabalho distribuido pelos membros da associação e guarda o ano todo.
Depois desse trabalho todo chega quem paga e vai usufruir do trabalho feito!!!!
Pois chega ao dia criticar é o mais facil quando corre mal , do que encontrar bom senso e verificar onde estão as falhas.... por aqui vai se corrigindo pois ninguem nasce ensinado, é que o tempo , as doenças e o maldito SORTEIO (rsrs) tambem conta nestas andanças , muito diferente do tal Regime livre que cada um ia por onde lhe dava na telha sem regras (sei pq adorava ele tambem).
UMA QUESTÃO pagar 200 euros residente + 30 € quoota de associação é caro depois deste trabalho e despesa toda ?
Uma jornada com a possibilidade de conseguir abater (atenção nem todos sabem o significado desta palavra CAÇAR) 2 coelhos , 1 lebre e 1 perdiz pagar por uma jornada de caça 35 € quem vem de fora é caro se só precisa não ser muito marteleiro ?
Em algumas prefiro pagar os mesmos pois só vou lá por acaso não tenho tempo para mais ) mas tenho o bom senso de verificar que sem trabalho dedicação e despesa nada existia por estas bandas já !!!
Desculpem não mencionei a ZCM , ZONA DE CAÇA MUNICIPAL DE ALGOZ ,ALCANTARILHA E PERA alem de existierm mais 4 alem desta no concelho de Silves.
Um abraço cinegético
JB-ALG
http://www.ctopinhal.com
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 143

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Sab Dez 05, 2009 5:18 pm

Boas amigos:
Já algum tempo era para escrever alguma coisa sobre este assunto.
Na verdade para mim nada mudou com a vinda das municipais, são a mesma coisa das associativas, o que muda é as pessoas que as gerem.
Na verdade quando larguei a associativa por ter subido o preço da cota anual encontrei municipais no qual que eram óptimas hoje essas municipais estão sem caça sem dignidade e sem amor pela caça.
Mais uma vez o problema monetário falou mais alto. As pessoas que as gerem olham para os números dos euros. Ninguém cumpre com a legislação, á municipais que levam uma quantia, outras levam outra. Liga-mos amigo andam aí os tordos? sim!!!! Está tudo cheio de tordos, chegamos pagamos bem pago e depois tordos nada foram embora os euros e os tordos as perdizes fugiram para a associativa ao lado historias, da coróchinha .
Depois onde estão os bebedouros para perdizes onde estão os refúgios para coelhos onde está a comida.
Vou dar um exemplo: um amigo está numa associativa perto de Almeida paga 425€ a caça de este ano foi como no ano passado foi zero! a não ser tordos e rolas. Fomos a municipal a pagar 18€ trocemos bastante caça. Será sorte? pode ser! Mas também pode ser que as pessoas tenham mais profissionalismo num local que outro. E essa é grande verdade! Como tenho vindo a dizer em outras intreveçoes a caça o ambiente os cães necessitam de outro olhar a não ser os nossos euros.
http://www.perdigueirodeovar.com
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Sab Dez 05, 2009 7:24 pm

Tal como referi anteriormente depende de quem está a gerir, á municipais ainda com muita caça posso assegurar que por exemplo na zcm de cano no ultimo dia de caça geral houve três caçadores com o limite 1 lebre 2 perdizes 2 coelhos e ainda nunca houve repovoamentos na zcm nem na zca só que tem que se tomar algumas medidas, que nem sempre são do agrado da maior parte dos sócios, no caso das zcas, no caso das zcm tem que se gerir a população existente e não olhar aos lucros até porque não foram formadas para dar lucro tem é que chegar para as despesas que são cada vez maiores.

Boas caçadas.
BRAVO
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 76

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Sab Dez 05, 2009 9:40 pm

olá pessoal..
como já referi anteriormente, as municipais onde caço, é simplesmente caça ao $$$.... dá para ir entretendo 1/2 coelhitos que se possa matar e estou afalar de 4 armas que é o meu caso... agora vamos lá ver 4x15=60 euros..que se mate 2 coelhitos lá esta sai a 30 euros o coelho... mas que fosse sempre assim a caçada, já não seria mau.... e não é por não ter cães , nada de maquinas mas se os houver eles tiram-nos..
e como referi já atras.. alem da caça ser mt escassa, ainda tem que se pedir o favor, pois é mesmo 1 favor a pessoal da zona para nós tirar o dia .. que no meu caso é para caçar ao domingo...
resumindo a minha opinião e contra mim falo... associativas, em tras os montes, ou douro já digo jeitosas, poderam se contar pelos dedos, e nessas, não se consegue entrar.. municipais..já 1 amigo de idade me diz mt vezes e acaba por ter razão( rapaz 1 municipal onde houver uns coelhos, aquilo é pior que 1 feira é malta a caçar até levar o saco ao fundo...NÃO HA QUEM META REGRAS)
faço aqui 1 proposta a todos os foristas., que divulguem as suas associativas, municipais , para amalta não andar sempre a ser enganada...
eu falo por mim e pela minha equipe, andamos a mais de 3 epocas atentar arranjar 1 cantinho para caçar...mas como sempre nada... não aparece nada!!! e como é obvio lá vamos para onde conhecemos..
vamos á pessoal, ajudar amalta ..falo por mim mas penso que não sou o unico caso neste forum
abraço
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: regime ordenado   Sab Dez 05, 2009 11:52 pm

amigo bravo aqui na minha zona perto de lisboa o que nao falta e associativas a meter pessoal e preciso e procurar todas a volta de 400 euros epoca desde as rolas ate aos tordos
marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 73

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Qua Jan 06, 2010 3:22 am

Em relação á zona de caça municipal da minha zona, tenho a dizer que pouco fazem para termos maior quantidade de espécies, limitam-se a fazer o minimo. Acho mal mas poucos pensam como eu. Espero que nas vossas zonas de caça municipais tudo seja diferente.
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 801

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Qua Jan 06, 2010 11:08 am

Pois! Há Municipais boas e más. Não há duvida que o funcionamento da ZC depende das pessoas que estão á frente mas é pena que a maioria das pessoas em vez de servirem a comunidade se sirvam dela.

Há muito que terminou a caça ao coelho na minha ZC. Não fui uma única vez porque caçava ao coelho em ZCT e optei por caçar algumas vezes ás codornizes.

Ouvindo o relato de outros sócios, parece-me que em termos de organização a coisa piorou. Piorou porque a direcção usa a ZC a seu belo prazer. Quando se sobrepôs a caça do coelho com tordos e pombos, houve dias que não havia elementos da direcção para colocar os caçadores nas zonas respectivas. No último dia de caça ao coelho estavam 8 elementos da direcção para a caça ao coelho e 0 para o tordo e pombo. Noutros dias colocavam os caçadores em determinada zona e depois deslocavam-se para outra. O Vice pediu demissão por não ter apoio dos outros elementos. Em termos de contas também se conta que não vai lá muito bem. Está entregue ao granel.

Não sei se é geral mas as condições de funcionamento tem vindo a piorar. Deveria ser ao contrário á medida que se adquiria experiência.

Nos próximos dias irei á associação para sondar e ver se ainda consigo ir 1 dia ou 2 ás galinholas.

Depois relato as últimas notícias. Até lá um bom Ano a todos e continuação de boas jornadas.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?   Hoje à(s) 9:20 pm

O que dizem do funcionamento das ZCMUNICIPAIS?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: