Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Cartuchos dos 100 metros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 69

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sab Jan 30, 2010 10:13 pm

Esses cartuchos não estragam as armas, pois com um impacto tão grande...
tenho 3 ou 4 no saco mas ainda nunca usei por achar que podem danificar a arma.
Pedrohunter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 96

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sab Jan 30, 2010 10:17 pm

O tiro é exatamente normal, só a bucha é que é invertida( colocada ao contrário da sua posição normal)

Não precisa de ter medo, precisa é de apontar muito bem a peça de caça! :cat:

:sunny:
joca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 9

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Seg Abr 05, 2010 7:21 pm

antonio silva escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
São bons pros matoes grandes onde por vezes aparecem uns coelhos grandes e muito negros!

Mas para esse tipo de coelhos não é seguramente a 100 metros talvez a 10 metros e mesmo assim.

Boas amigos!!
Com respeito ao cartucho de 100 m, é sempre bom trazer alguns na cartuxeira, pois eu a um preto repaceio a uns 60 m, esse cartucho da carga que possui, so perde 10 por cento antes dos cem metros, uma autentica bala...
Fiquem bem.
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Ter Abr 06, 2010 6:16 pm

amigos a minha esperiencia e pouca mas por acaso nunca tinha ouvido falar desse tal cartucho mas estamos sempre aprender
http://podengos.portugueses@live.com.pt
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 2:48 pm

Eu pessoalmente tenho cerca de 30 tiros desses em casa... carregados por mim, e destinados aos pombos mega-altos.

Carreguei-os por graça, utilizando restos de chumbo de várias medidas, e buchas defeituosas, bem como polvora que caia da máquina.O carregamento, fi-lo utilizando duas buchas - uma normalmente e outra invertida e apenas com o copo, para fechar e segurar provisoriamente (supostamente até aos 50/60 mts) o chumbo.

Até 60 metros é uma bala (literalmente, tanto que ando sempre com 3 para o caso de avistar algum porco), e depois abre.

Já experimentei fazer alguns tiros a bandos de pombos (os tais mega-altos), mas até hoje nunca nenhum caiu... vá-se lá saber porquê...

Mas para o ano cá estou eu outra vez... e desde que nenhum me rebente o cano da espingarda (hipotese que não coloco de parte pois coloco 1,75grs de A2), os pombos pelo menos o barulho ouvem!!

PS: E inicialmente tentei efectuar os testes em arvores, mas como não consegui acertar em nenhuma a 50/60 metros, tive de consumar os testes num barraco abandonado...
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 3:12 pm

Com 1,75g de AS até você recua. Ah ah ah cuidado com isso! Só espero que não esteja a meter mais de 32g senão pode mesmo ter um desgosto um dia destes. :(
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 3:40 pm

Mas há lá cartuchos de chumbo miúdo ou de caça menor que matem a 100 metros?
Cartuchos Magnum acredito que matem até aos 80, mas nunca testei eu mesmo.
Como é isso? Essa das buchas pode manter o tiro junto muito tempo mas depois perde velocidade e deve dispersar por completo.
Ah, e cargas de pólvora reforçadas não só é perigoso como não mantém a chumbada mais junta. Quem o pensar está enganado. Penso eu de que
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 3:47 pm

Eu pessoalmente nunca consegui obter bons resultados com cargas magnum!

Tiros normais a 100 metros só em numeração de chumbo maior é que poderá ter alguma perfuração mesmo assim não é fácil.

Os tiros de 100 metros já mantêm mais a velocidade pois a carga vai junta mas penso que quando dispersa que já não leva força. Nunca experimentei mas é o que penso. No entanto todos sabemos para o que é que é bom estes tiros. Nem vale a pena comentar.

Para os bandos de pombos altos é canos grandes, tiros com boa velocidade e chumbo bem grosso. De vez em quando lá cai um pombo. Não esquecer que obriga a descontos malucos.

Ao meu pai já aconteceu atirar para o pombo da frente do bando e ir cair um dos últimos. lol!
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 3:51 pm

Pois, amigo Stick... as suas questões são as minhas próprias questões...

Nunca consegui matar nada com aqueles tiros... e se nem numa arvore acerto, quanto mais numa peça de caça...

Quanto à polvora reforçada (mais 0,10 grs que o normal), a mesma deve-se a dar mais força ao tiro por forma a que se eventualmente (na remota hipotese) acertar nalguma coisa, ela caia... quanto à questão de abrir o tiro, a bucha ao contrario faz com que o chumbo viaje dentro desta até cerca de 60 mts, por isso, a abertura do tiro não é problema... problema é mesmo acertar, e com força necessária para o abate...

Mas é como disse... nunca nada caiu, mas para o ano cá estou!!!
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 3:54 pm

beretta302 escreveu:
Eu pessoalmente tenho cerca de 30 tiros desses em casa... carregados por mim, e destinados aos pombos mega-altos.

Carreguei-os por graça, utilizando restos de chumbo de várias medidas, e buchas defeituosas, bem como polvora que caia da máquina.O carregamento, fi-lo utilizando duas buchas - uma normalmente e outra invertida e apenas com o copo, para fechar e segurar provisoriamente (supostamente até aos 50/60 mts) o chumbo.

Até 60 metros é uma bala (literalmente, tanto que ando sempre com 3 para o caso de avistar algum porco), e depois abre.

Já experimentei fazer alguns tiros a bandos de pombos (os tais mega-altos), mas até hoje nunca nenhum caiu... vá-se lá saber porquê...

Mas para o ano cá estou eu outra vez... e desde que nenhum me rebente o cano da espingarda (hipotese que não coloco de parte pois coloco 1,75grs de A2), os pombos pelo menos o barulho ouvem!!

PS: E inicialmente tentei efectuar os testes em arvores, mas como não consegui acertar em nenhuma a 50/60 metros, tive de consumar os testes num barraco abandonado...

Eis algo que não estava á espera de ler da parte de uma pessoa que demonstra alguns conhecimentos de carregamento de cartuchos, eis algo que não devem fazer em casa
Amigo beretta espero que deculpe a minha franqueza mas não devia ter divulgado essa aventura é quase tudo o que não se deve fazer.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 4:13 pm

Custou-me um pouco a achar. Inicialmente não acreditei muito nisto mas passado uns anos e após experimentar algumas coisas começa a fazer algum sentido este artigo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Está em inglês o que é mais complicado para alguns mas copiando o texto e colando num tradutor conseguem perceber.

Posso fazer um resumo breve para os "preguiçosos" lol!

O artigo diz que quanto maior for a carga de chumbo num cartucho maior é o esmagamento dos bagos por conseguinte perca de esfericidade logo diminuição de aerodinâmica resultando num abrandamento mais rápido do tiro.

Se diminui velocidade mais rapidamente menos perfuração e menos alcance. ;)
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 4:24 pm

Pelos meus poucos conhecimentos de balística para derrubar caça a 100 metros com as actuais munições não é possível.

Se pretendem um alcance um pouco mais além do que o habitual tem de enveredar por chumbo niquelado, choque mais fechados, pois à medida que se aperta o choque ganha-se uns metros por segundo e pólvoras mais progressivas. Consequentemente canos maiores. :arrow:

Eu já estou é como o outro se não acerto perto quanto mais longe. eh eh eh
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 4:27 pm

Certamente que o amigo António conhece bem a casa da JOL e por alguma razão sempre utilizaram chumbo mais duro nos carregamentos deles. ;)
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 5:52 pm

A questão da dureza do chumbo é um dos segredos muito bem guardados pelos fabricantes do mesmo e que só os que tem muita experiencia no ramo fazem com a dureza certa nem muito nem pouco, muito mais importante que a calibração do chumbo é a dureza certa,se for muito mole deforma-se no tiro mas se acertar na peça é morte certa se for muito rijo atravessa a peça de caça e ela vai continuar por varios metros embora vá ferida de morte vai cair longe situação que acontece com alguma frequencia e que já aconteceu seguramente a vários foristas sem saberem a razão pois alguns até cortam os cartuchos vem o material é todo bom testam na chapa e os resultados não aparecem.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 6:06 pm

Nunca compreendi muito bem isso do chumbo mole ou mais duro ter influência nas aves visto que a dureza da carne e alguns ossos não é suficiente para deformar o chumbo e aplicar-se o mesmo que se aplica às balas na caça maior.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 6:34 pm

Hélio escreveu:
Nunca compreendi muito bem isso do chumbo mole ou mais duro ter influência nas aves visto que a dureza da carne e alguns ossos não é suficiente para deformar o chumbo e aplicar-se o mesmo que se aplica às balas na caça maior.

Amigo hélio tem bastante infuencia já houve armeiros a mandar derreter muitos kilos de chumbo devido a essa situação, nem todos é claro.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 6:55 pm

Por ser rijo demais ou mole demais?
pinho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 205

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 7:02 pm

essa do segundo disparo aos 50 metros é treta, o segredo está na bucha que nao deixa o chumbo abrir antes dos 80 ou 100 metros.
eu cá ando sempre com 2 ou 3 no colete mas só os utilizo nos coelhos grandalhões como alguns colegas ja mencionaram.

abraços
Álvaro Pinho
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 7:15 pm

Hélio escreveu:
Por ser rijo demais ou mole demais?
pelas duas razões mas mais por ser muito rijo na giria (tordo vai varado) ou seja o caçador nota que acertou mas o tordo mão cai, ao contrário não se nota tanto.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 8:25 pm

Caro amigo António Silva...

Espero não o ter desiludido... mas tal com o disse, fiz aquelas cargas por graça, e para gastar sobras... e são tal ineficazes que nem num eucalipto acerto!!

Mas asseguro-lhe que aquela carga de polvora não é particularmente potente, como sabe, é apenas mais 0,30 que o aconselhado pela marca, por isso, os 1,75 de polvora A2 não causam estragos no cano (quando este devidamente limpo)... digo eu...

Mas de facto... isto que eu fiz parece um manual de comportamentos a evitar!

Quanto á questão do chumbo do amigo Hélio, repare que o segredo destes cartuchos é que o chumbo se mantem dentro da bucha muito tempo, e como há que contar que são duas buchas, não leva tanto chumbo (e consequentemente não é apertado em excesso) por isso não perde esferecidade, isto tambem porque está preso na bucha aquela distância toda.

Só quando o chumbo sai da bucha, lá para os 60/70 metros, é que o tiro abre (isto quando sai)...

Quanto à rijeza do chumbo, lembro que igualmente importante é o cano da arma, a qualidade do seu metal, e uma coisa que muita gente ignora, e que é das mais importantes: o grau de polimento do cano. Se o aço for bom, a fricção faz com que o chumbo atinja tal temperatura que ao bater na peça está quase liquido, causando um impacto muito maior...
Lembro que os antigos chamavam a algumas espingardas "raivosas", tal era a qualidade do aço e a porrada que davam nas peças...
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 8:50 pm

beretta302 escreveu:
...
Quanto à rijeza do chumbo, lembro que igualmente importante é o cano da arma, e a qualidade do seu metal. Se o aço for bom, o chumbo atinge tal temperatura que ao bater na peça está quase liquido, causando um impacto muito maior...
Lembro que os antigos chamavam a algumas espingardas "raivosas", tal era a qualidade do aço e a porrada que davam nas peças...

Amigo Beretta302 se há uma coisa que nunca acreditei foi que o chumbo aquecesse. Esta discussão nalgumas espingardarias já ia causando azias comigo. :lol:

Não encontro nada actualmente que faça aquecer o chumbo dessa maneira. O chumbo como metal que é nunca vai ao rubro derrete antes que mude de tonalidade. Com o aquecimento torna-se ligeiramente mais mole mas passa do estado sólido para o liquido rapidamente quando atinge a temperatura de fusão. Ora bem se o chumbo "amolece" um pouco com a temperatura ainda era pior pois deformava-se e não perfurava. O chumbo nos tiros de embalar vão protegidos pela bucha. Se a bucha é de plástico e nem há vestígios que derreteu por fricção como é que o chumbo aquece?

O facto de antes dizerem que o aço de uma espingarda era tal que os tiros derrubavam caça bastante longe para mim só se justifica com o facto das almas serem mais apertadas.

Sinceramente não acredito nisso mas respeito as opiniões de quem pensa o contrário está no seu direito. Até que me provem o contrário acredito no que penso e tenho visto.

Pensem numa coisa alguma vez viram no marketing das armas fazerem alusão à temperatura do chumbo? Eu nunca vi, só apenas à velocidade.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 9:45 pm

O chumbo aquece bastante mas não em fricção com o aço dos canos, mas devido á alta velocidade que atinge e eu tenho uma triste experiencia bateram-me alguns bagos de nº7 tanto os que prefuraram como os outros acredite amigo Hélio vinham a uma temperatura. Mas penso que o amigo beretta estava apenas a falar em termos comparativos.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 10:05 pm

E será que essa temperatura não é o resultado e resposta do organismo ao embate e eventual perfuração nos tecidos humanos, dando a sensação de quente? Quando uma pessoa se entala num dedo também fica a ferver.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 10:12 pm

Hélio escreveu:
E será que essa temperatura não é o resultado e resposta do organismo ao embate e eventual perfuração nos tecidos humanos, dando a sensação de quente? Quando uma pessoa se entala num dedo também fica a ferver.

Não amigo Helio os gajos vinham mesmo quentes issso deve-se á alta velocidade que saiem á boca do cano em contacto com o ar começam a atingir alguma temperatura mas nunca ao ponto de deformação nem perto disso.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Abr 08, 2010 10:17 pm

Só se for por esse atrito com o ar. Pois dentro do cano não encontro explicação. cheers

Vendo as coisas por essa perspectiva até já consigo perceber outras!

É como se fosse um meteorito a entrar na atmosfera. :bom:
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Abr 09, 2010 8:15 am

Hélio escreveu:
Só se for por esse atrito com o ar. Pois dentro do cano não encontro explicação. cheers

Vendo as coisas por essa perspectiva até já consigo perceber outras!

É como se fosse um meteorito a entrar na atmosfera. :bom:

Ora bem o principio é mesmo esse aquece devido ao atrito com o ar.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Abr 09, 2010 8:52 am

"O chumbo nos tiros de embalar vão protegidos pela bucha."

Presumo que o caro amigo esteja a referir que o chumho só sai da bucha após sair igualmente do cano.

Então assim, pensando dessa forma, todos os canos fariam tiros identicos, independentemente das almas, comprimentos e choques. sim, pois se o chumbo está sempre dentro da bucha, qual a função das várias medidas do cano se o chumbo nem sequer entra em contacto com o cano?

Aliás, o funcionamento do cano para mim só fará sentido, se ao chegar às almas, o chumbo já for separado da bucha.

Mas posso estar enganado...

Quanto à temperatura que o chumbo ganha no atrito com o ar, desconhecia tal fenómeno, mas assumo que faz sentido, até porque se assim não fosse, seria suposto que os bagos arrefecessem repentinamente. E o meteortio ajudou a formar o raciocinio. Mais comparei com a descida de aeronaves a entrar na orbita terrestre, que atingem igualmente temperaturas elevadissimas.

Mas quanto à dureza do chumbo, li algures que a mesma é efectuada através da junção de outros metais ao chumbo, conferindo-lhe uma maior resistência.

Quando atirava aos pratos, tive oportunidade de conhecer um Senhor, que solicitava carregamentos de chumbo mais macio (para tempo chuvoso) e com chumbo mais rijo para tempo seco. Em PM posso informar quem carregava os tiros para esse Senhor. Não sei se funcionava, mas eu pessoalmente tive dezenas de vezes a atirar á chuva, em que tinha a certeza que acertava no prato, e não o lascava...
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Abr 09, 2010 9:10 am

Este é um dos novos (já com alguns anos) tribore...

Basicamente, as suas características técnicas assentam na sua configuração interna, que se apresenta dividida em 3 zonas.

• A primeira, situada no final da câmara, apresenta um diâmetro interno (almas) sobre dimensionado de 18,8mm. Esta zona cilíndrica, permite diminuir substancialmente o retrocesso (pancada), sem prejudicar a velocidade da nuvem de chumbo.
  • A segunda inicia-se aproximadamente a meio do cano. Trata-se de um cone de estrangulamento, onde o diâmetro interno passa dos iniciais 18,8mm para 18,4mm. Esta "chokagem" prolongada, permite aumentar a velocidade da chumbada, sem alterar a esfericidade dos bagos.
  • A terceira zona, consiste na combinação única do choke tradicional, seguido de uma zona cilíndrica (com o diâmetro interno de saída do choke), que permite compor de uma forma uniforme, a distribuição da chumbada, que assim se mantém mesmo a longas distâncias.

Esta é informação veiculada pela FABARM no site oficial Português.

A boa performance deste cano assenta na viagem que o chumbo faz ao longo do cano, mediante os vários estrangulamentos que vai sofrendo.

A ir o chumbo no interior da bucha, como julgo que acima foi referido, para quê todo este dinamismo do cano?
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Abr 09, 2010 9:22 am

Amigos António silva e Hélio...

Se as minhas experiência com os tiros de 100 mts (que a meu ver não passam de tiros com 2 buchas) causaram tanto "frisson", esperem até ao dia em que eu relate as experiências que fiz a tentar "desenvolver" dispersores!!!!

E nunca consegui fazer um unico cartucho de jeito...

Mas ainda não desisti!!!!! Apenas aguardo conselhos vossos para a saga continuar!!!
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Abr 09, 2010 10:10 am

Amigo beretta relate essas experiencias se não forem muito perigosas, não vá alguem sem experiencia tentar fazer em casa.
Boa pesquisa quanto á caracteristica dos canos assim dá para preceber a função das almas e choques, funciona assim em todos os canos não só no da imagem.
Quanto á questão da bucha em todos os tiros á bagos de chumbos em contacto com o aço dos canos embora em mumero reduzido pois a maior parte continua dentro da bucha até á saida do cano e a própria bucha vai sofrendo alterações ao longo do cano até á saida ai sim os bagos abandonam a bucha.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Hoje à(s) 4:27 am

Cartuchos dos 100 metros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: