Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Cartuchos dos 100 metros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 909

MensagemAssunto: Cartuchos dos cem metros   Sex Abr 16, 2010 1:11 pm

À já alguns anos comprei um livro chamado ''Noções de balística (tiro a chumbo),infelizmente emprestei-o,não me recordo a quem e nunca mais o vi.Também apresentava fotos do comportamento da chumbada à saída do cano e mais à frente.Tudo aquilo que li nesse livro (Pareceu-me verídico),e ainda hoje quase que afirmava que as coisas se processavam daquela forma.
Só que ao ver a foto que o Hélio aqui meteu acabo por ficar na dúvida .Na versão do livro que li alguns bagos de chumbo adiantam-se um pouco da bucha ainda dentro do cano,(daí o facto de vermos os canos riscados pelo chumbo se espreitarmos lá para dentro)outros pelo facto de baterem uns nos outros ou por roçarem as paredes do cano deixam de ser totalmente esféricos e serão esses que vão ficar para trás ao perder velocidade e direcção.A chumbada percorre o ar em forma de cone que pode até chegar a alguns metros de alongamento se o alvo estiver longe.Outra situação esta os nossos ouvidos podem-no comprovar,ao atirar contra um alvo (chapa) a uma distância considerável ,podemos comprovar que a chumbada não chega lá ao mesmo tempo,mas sim os últimos com alguns metros de atraso em relação aos primeiros.(dá para ouvir o bater do chumbo),também dá para ver na água ou no chão seco o risco que o chumbo faz,o bater antes do alvo (parte de baixo da chumbada em cone)no alvo, o vértice do cone,e até alguns metros depois do alvo(parte de cima da chumbada em cone).Se a chumbada percorre-se a atmosfera, aberta mas da forma que vemos ao analisarmos um alvo que se apresenta todo cravejado numa circunferência com mais de um metro de diâmetro.(Isto é :tudo em simultâneo)Se assim fosse acho que não errávamos nada.
Daí o facto ao poder comprovar que se processa desta forma,de eu também aceitar a teoria de que o chumbo também se afasta da bucha ainda no interior do cano.Agora segundo as fotos que o Hélio apresentou acho que vou por essa teoria de parte ,também me parece que temos de aceitar o que quer que nos mostrem porque não temos outra maneira de o provar.
Hélio será que consegues algumas fotos para além da saída do cano,(um pouco mais longe) para ver se aquilo que li e que mencionei aqui tem alguma veracidade.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Abr 16, 2010 3:04 pm

Não sei se consigo agora achar mais fotos mas sei que já as vi, inclusive videos, basta alargar as pesquisas em italiano, francês e espanhol certamente aparecerão mais.

Amigo Júlio isso que diz do bagos de chumbo se adientarem até pode ser correcto mas para isso é preciso que algo trave a bucha dentro do cano numa proporção maior que à força exercida pelos gases, de modo que a bucha se atrase em relação aos bagos de chumbo. Para lhe ser sincero não creio que isso aconteça, excepto quando rebentam os canos! Presumo eu! :bomba: ******

O riscar dos canos é fácil perceber é chumbo que não está protegido pelo copo da bucha e ao friccionar ao longo do cano deixa a sua marca. Olhe o exemplo dos dispersores só com cruzeta. Só não riscam mais porque o chumbo é mole para evitar ricochete.

Mesmo os tiros de embalar há-os com diferentes características. Se pretender um tiro com um pouco mais de aba é meter-lhe uma bucha de copo menor. Fica ali uma camada ou duas de chumbo fora que serão os primeiros a desviarem-se da direcção central, preenchendo mais as abas e empobrecendo o centro.

O cone é perfeitamente visível e por norma maior densidade de chumbo na frente.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Abr 16, 2010 3:58 pm

Penso que a imagem vale por mil palavras, por sinal bastante elucidativa.
Diogoo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 11

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Mar 04, 2011 4:17 pm

brunoferraz escreveu:
Esses tiros resultam, do resultado da colocaçao da bucha, ou seja, é colocada ao contrario fazendo com que o chumbo nao se consiga dispersar.
Foi o que me explicaram.
Cumprimentos Bruno Ferraz.

eu vou explicar como se coloca a bucha ao contrariu :) agora percebi o sentido da bucha ao contariu mas atençao isso é um argumento errado nao se uza a bucha ao contrariu , ao que se referem da parte ao contrariu . Vamos fazer assim . a Bucha TEm 3 partes a Parte de baixo que Acalca a polvora, a 2 Parte e a parte do meio , a terceira parte vamos chamar-lhe de copo, imaginem , o copo onde leva o chumbo, o copo esta aberto por cima agora imaginem a parte do copo ao contrario , o chumbo completamente fechado ;)
Diogoo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Mar 04, 2011 4:34 pm

Estavao a falar dos cartuchos se aparecer algum porco , eu tenho 4 cartuchos, chumbo 1 americano, que sao constituidos pelo mesmo tamanho do chumbo que é feito os nossos e tao apreciados Ze Galotes , podem uzar e a Gnr nao embirra
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Mar 04, 2011 9:12 pm

Hélio escreveu:
Custou-me um pouco a achar. Inicialmente não acreditei muito nisto mas passado uns anos e após experimentar algumas coisas começa a fazer algum sentido este artigo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Está em inglês o que é mais complicado para alguns mas copiando o texto e colando num tradutor conseguem perceber.

Posso fazer um resumo breve para os "preguiçosos" lol!

O artigo diz que quanto maior for a carga de chumbo num cartucho maior é o esmagamento dos bagos por conseguinte perca de esfericidade logo diminuição de aerodinâmica resultando num abrandamento mais rápido do tiro.

Se diminui velocidade mais rapidamente menos perfuração e menos alcance. ;)

agora é que eu ficei mesmo confundido. sempre ouvi dizer que tiros de 34
36 gramas servem para tiros longos, e cargas menores para tiros mais
curtos devido ha densidade da chumbada. Alem disso segundo me parece, um
cartucho com por exemplo 32 gramas de chumbo 8, tem muito mais bagos
de chumbo do que outro com 36 gramas de chumbo 6. logo o de 32 gramas
vai dispersar mais do que o de 36 (neste caso). isto é o que penso e que para mim é mais logico.. mas os mentores deste artigo sabem concerteza mais de cartuchos do que eu...
Diogoo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Mar 04, 2011 9:16 pm

tiago escreveu:
Hélio escreveu:
Custou-me um pouco a achar. Inicialmente não acreditei muito nisto mas passado uns anos e após experimentar algumas coisas começa a fazer algum sentido este artigo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Está em inglês o que é mais complicado para alguns mas copiando o texto e colando num tradutor conseguem perceber.

Posso fazer um resumo breve para os "preguiçosos" lol!

O artigo diz que quanto maior for a carga de chumbo num cartucho maior é o esmagamento dos bagos por conseguinte perca de esfericidade logo diminuição de aerodinâmica resultando num abrandamento mais rápido do tiro.

Se diminui velocidade mais rapidamente menos perfuração e menos alcance. ;)

agora é que eu ficei mesmo confundido. sempre ouvi dizer que tiros de 34
36 gramas servem para tiros longos, e cargas menores para tiros mais
curtos devido ha densidade da chumbada. Alem disso segundo me parece, um
cartucho com por exemplo 32 gramas de chumbo 8, tem muito mais bagos
de chumbo do que outro com 36 gramas de chumbo 6. logo o de 32 gramas
vai dispersar mais do que o de 36 (neste caso). isto é o que penso e que para mim é mais logico.. mas os mentores deste artigo sabem concerteza mais de cartuchos do que eu...

Concordo plenamente mas temos que ter em conta o tipo de chumbo , se o chumbo for rigo , essa logica aplica-se fiavelmente mas se o chumbo for mole nao se aplica porque quanto mais mole e o chumbo mais quente e mais tempo aguenta quente o chumbo :)
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Mar 04, 2011 9:30 pm

Esse artigo tem a ver com a deformação do chumbo.

Resumidamente:

Quanto maior for a coluna de chumbo maior é a deformação, logo perdem aerodinâmica os bagos. Se perde aerodinâmica então o bago desacelerá mais rápido. Consequentemente menos eficaz a longas distâncias.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Mar 04, 2011 9:32 pm

Muito já se falou da temperatura do chumbo. Isso nada tem a ver com o facto de derrubar longe a caça.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Mar 04, 2011 9:38 pm

Hélio escreveu:
Esse artigo tem a ver com a deformação do chumbo.

Resumidamente:

Quanto maior for a coluna de chumbo maior é a deformação, logo perdem aerodinâmica os bagos. Se perde aerodinâmica então o bago desacelerá mais rápido. Consequentemente menos eficaz a longas distâncias.

mas isso deve ser diferente com o exemplo que mensionei...ou nao? alem de que o chumbo que esta no interior da bucha de um cartucho com carga elevada (que é a maior parte) não sofre deformação. so os que estao fora da bucha é poderao sofrer essa deformação.
isto digo eu que pouco percebo do assunto.
não querem ver que vou ter que começar a atirar as perdizes com 36 gramas no primeiro tiro e 28 gramas no segundo e terceiro para as ir buscar mais longe
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Mar 04, 2011 9:46 pm

Olha para a imagem que está no artigo para perceberes quais os bagos que deformam mais. ;)

Se o chumbo não for o suficientemente duro ele deforma e quanto maior for a coluna de chumbo maior a deformação. Não te preocupes muito com isto pois as pólvoras mandam muito. Quanto mais instantaneas forem mais deformam o chumbo e mais difícil de matar seco ao longe.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Cartuchos para a proxima época...   Qui Mar 10, 2011 5:47 pm

Boas tardes a todos, estou a pensar em adquirir os seguintes cartuchos para a proxima época:

CARTUCHOS: (500 Tiros)

4 - Caixas, Chumbo n.º 8 – 32g – Melior – Super GT 32, Pólvora Vithavuori. (5,85 Euros)

4 - Caixas, Chumbo n.º 7 ½ – 32g – Melior – Super GT 32, Pólvora Vithavuori. (5,85 Euros)

Caça miuda, tordo, estorninho, narceja, rola, etc.

1 - Caixas, Chumbo n.º 7 – 32g – Melior – Vit Dispersante 32, Pólvora CM32. (5,70 Euros)

1 - Caixas, Chumbo n.º 5 – 32g – Melior – Vit Dispersante 32, Pólvora CM32. (5,70 Euros)

Caça ao Coelho

4 - Caixas, Chumbo n.º 7 – 33g – Melior – Vit 33, Pólvora Vithavuori. (5,95 Euros)

Caça geral, Rola, Galinhola e Pombo.

3 - Caixas, Chumbo n.º 6 – 35g – Melior Especial Batida Plus, Pólvora Vithavuori. (6,35 Euros)

Caça à Galinhola e ao Pombo.

2 - Caixas, Chumbo n.º 5 – 35g – Melior Especial Batida Plus, Pólvora Vithavuori. (6,35 Euros)

Caça ao Pato.

1 - Caixas, Chumbo n.º 4 – 36g – Melior Especial Batida, Pólvora Vithavuori. (6,15 Euros)

Caça ao Pato.

Total: 119,90 Euros = 115,00 Euros.

O que acham, e o que acham dos preços, estou a ser roubado???

Gosto muito da polvora que carrega estes cartuchos, o que acham dela???

Diogoo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Mar 10, 2011 9:09 pm

Boas :) acho que nao estas a ser roubado , até porque o preço nao é muito elevado , caças a quanto tempo? É que eu comecei a caçar ah 2 anos e nao fasso nadaaaa como voces , gostos sao gostos eu so caço com 3 numeros diferentes numero 4 numero 6 e numero 8. numero 8 para tordos e coelhos cartuchos JLsimões carregados na sulbeja com polvora D20 numero 4 e numero 6 cartuchos da armusa pombos e rolas e perdizes
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Mar 10, 2011 9:15 pm

Diogoo escreveu:
Boas :) acho que nao estas a ser roubado , até porque o preço nao é muito elevado , caças a quanto tempo? É que eu comecei a caçar ah 2 anos e nao fasso nadaaaa como voces , gostos sao gostos eu so caço com 3 numeros diferentes numero 4 numero 6 e numero 8. numero 8 para tordos e coelhos cartuchos JLsimões carregados na sulbeja com polvora D20 numero 4 e numero 6 cartuchos da armusa pombos e rolas e perdizes

Caço à um ano, mas estou neste meio à uns bons, 10 anos, tenho carta de caçador à 5, mas só tenho arma à 1, olha o colega é de Lisboa, estou aqui destacado em serviço, pois sou da figueira da foz, podia-mos combinar umas caçadas para a próxima época, aqui por Lisboa, não tenho conhecimentos e nem tenho onde e como caçar....
Diogoo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Qui Mar 10, 2011 9:19 pm

poder podemos mas aqui em Lisboa esta tudo fechado, eu caço numa reserva acociativa , reserva de caça acociativa de igreja a nova , no conselho de mafra. podemos é combinar umas caçadas em castelo branco numa outra reserva a qual sou socio, mas esta ja é municipal , mas so caço aos tordos.
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sex Jun 17, 2011 10:29 pm

Boa noite caros amigos,
a minha opiniao sobre os cartuchos de 100metros,eu para mim nao os quero,porque 1º tem uma carga de polvora mais rija comparando com os outros cartuchos,e isso depois vai se reflentindo nos ombros e nos maxilares(para quem encosta bem),quanto a distâncias, não acredito que se consiga matar uma peça,ainda por mais se a peça for em deslocação.
Mas isto é a minha opinião.

cumprimentos,

Hugo Pinto
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 172

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sab Jun 18, 2011 6:14 am

Hugo Pinto escreveu:
Boa noite caros amigos,
a minha opiniao sobre os cartuchos de 100metros,eu para mim nao os quero,porque 1º tem uma carga de polvora mais rija comparando com os outros cartuchos,e isso depois vai se reflentindo nos ombros e nos maxilares(para quem encosta bem),quanto a distâncias, não acredito que se consiga matar uma peça,ainda por mais se a peça for em deslocação.
Mas isto é a minha opinião.

cumprimentos,

Hugo Pinto

Eu como sou um curioso de primeira ,o ano passado comprei uma caixa para experimentar, então vi um tordo num fio de alta tensão a distancia não tinha 100 metros de certeza ,o resultado foi que o tourdo levantou e foi-se embora acho com a mesma saude que tinha, por isso duvidei destes cartuchos e em conversa com o armeiro que me vendeu os cartuchos disse-me que esses cartuchos era bom para a raposa para uma distancia mais longa ! bem fiquei com duvidas sobre estes cartuchos mas pode ser que na raposa dê melhores resultados!

Em relação ao cartucho em si acho que o fecho do cartucho,esta mal feito pricipalmente estes que eu comprei!vejam entao o fecho do cartcho azul que falo na foto a baixo.
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sab Jun 18, 2011 11:09 am

fiasgardone escreveu:

vi um tordo num fio de alta tensão a distancia não tinha 100 metros de certeza ,o resultado foi que o tourdo levantou e foi-se embora acho com a mesma saude que tinha,

Amigo, um caçador não atira a aves paradas... e muito menos paradas em fios de alta tensão...
Há coisas que nunca deve-mos fazer... se por acaso fizer-mos, não deve-mos cair na tentação de dizer, sob pena de "manchar" ainda mais a ruputação de todos os caçadores...
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 172

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sab Jun 18, 2011 11:34 am

castilho escreveu:
fiasgardone escreveu:

vi um tordo num fio de alta tensão a distancia não tinha 100 metros de certeza ,o resultado foi que o tourdo levantou e foi-se embora acho com a mesma saude que tinha,

Amigo, um caçador não atira a aves paradas... e muito menos paradas em fios de alta tensão...
Há coisas que nunca deve-mos fazer... se por acaso fizer-mos, não deve-mos cair na tentação de dizer, sob pena de "manchar" ainda mais a ruputação de todos os caçadores...

Até concordo plenamente com o que disse,mas como foi um teste que queria fazer ,e pelo que sei sobre o cartucho ,ou melhor o que me disseram sobre o cartucho para fazer um teste seria melhor com o alvo parado!

O que digo tambem que ser caçador è só atirar a peças de caça em movimento è a primeira vez que estou a saber,(tambem não me considero um caçador proficional)pois para mim è preferivel atirar a uma peça de caça e saber que faz cobro a peça,do que atirar a ave em movimento e algumas peças de caça são feridas e vao morrer mais tarde e o proprio caçador naõ fazcobro a peça a que atirou!

Quanto a mim prefiro a senceriadade,mas fica mais bonito fazer como o nosso colega disse! fica o aviso.
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sab Jun 18, 2011 12:10 pm

Para testar o cartucho e poder ficar com uma ideia de como ele se comporta, terá de usar um alvo que lhe permita analisar posteriormente a chumbada..... o amigo ficou desgostoso com o cartucho só porque o tordo não caiu... até pode o comportamento do cartucho ser irrepreensível... a área de contacto de um tordo parado é bem menor que de asas esticadas... a chumbada pode ter envolvido plenamente o tordo mas este ter calhado precisamente nas clareiras de bagos... não passam de suposições.. mas...

Quanto a caça parada ou em movimento.. é uma questão de ética.. de respeito pela caça..
Quem caça pelo simples prazer de caçar, dá oportunidade à caça de fugir (deixa-a voar) com isso aumenta um pouco a dificuldade do tiro mas usufrui de um lance mais bonito.... (se tem dúvidas sobre se o cartucho atinge eficazmente a peça, é preferível nem atirar do que deixar caça ferida no monte..)
Matar a caça parada, é atirar à "falsa fé"... é atirar a uma peça que viva, vale muito pouco...
Isto que referi, é válido para cartuchos de chumbo... uma molhada de chumbos contra uma simples avezita parada, não oferece dificuldade nenhuma...
Mas pronto, isto era só um aparte.. cada um faz como quer ou como acha melhor.... Agreement
O prazer de uns é a beleza dos lances e de outros é o cinto cheio.. por isso...

Atirar para fios de alta tensão... isso é que nunca se deve fazer...
Também prefiro a sinceridade mas se não tivermos cuidado com o que dizemos, podemos estar a induzir outros a fazer igual.. e depois há os que não são caçadores e pegam no que lhes interessa para deitar abaixo..

Abraço
setter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 100

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sab Jun 18, 2011 8:35 pm

Matar um tordo com caçadeira a 100 metros dá direito a entrar no guiness.
Cumprimentos
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Sab Jun 18, 2011 8:52 pm

tintin escreveu:
Espero que isso ajude...

Cartuchos experimentados: Especial 100 metros da Sulbeja; e 100 Barreiras da Polvichumbo, ambos no calibre 12/70 com carga de chumbo endurecido nº5; 35g para o cartucho da Sulbeja e 32g para o da Polvichumbo.

Espingarda Utilizada: Beretta S 687 Silver Pigeon de canos sobrepostos com choke ** no cano inferior, o utilizado em todos os disparos.

Alvo: Dimensões de 65x50 cm, tem a zona vital a representar um coelho de dimensões reais.

Distâncias de tiro: Baseadas nas informações dos fabricantes dos cartuchos; a Sulbeja afirma que o cartucho atinge distâncias até 100 metros e a Polvichumbo indica que o cartucho abre a partir dos 120 metros. O alvo foi colocado então a 80 metros e a 100 metros.

Teste: Verificou-se que os tiros “batiam” um pouco abaixo do alvo, sendo necessário dar o respectivo desconto.

Resultados:
Especial 100 metros da Sulbeja: A 80 metros, este cartucho atingiu o alvo como uma bala, centrando-se numa mancha de 3x1 cm, notando-se apenas a dispersão de 4 projécteis que acertaram no alvo em pontos diverssos. O teste foi repetido e o resultado foi idêntico. Ao passar o alvo para 100 metros, os resultados não se alteraram muito, pois o cartucho voltou a não abrir, tornando-se difícil acertar no alvo, notando-se o impacto ora em cima, ora a baixo do alvo. A 130 metros os tiros continuavam a sair por cima ou por baixo do alvo sem qualquer dispersão, talvez necessitassem de mais espaço.

100 Barreiras da Polvichumbo: A 80 metros apenas 3 chumbos dispersos acertaram no alvo. Nos 100 metros, os resultados melhoraram apresentando uma maior dispersão de tiro com um impacto em zona vital.

Nota: O resultado de uma determinada munição varia com a arma, e com os chokes, e os resultados obtidos podem ser diferentes com diferentes armas e/ou chokes.

In: Calibre12 – Fevereiro 2005

A nossa conclusão: O uso ou não deste tipo de cartucho está dependente da consciência de cada um, mas todos podemos observar que podem representar um perigo para quem anda no campo. Relativamente aos resultados obtidos, também podemos observar que só com muita sorte se mata caça a estas distâncias.

Abraco a todos

Um teste a esses cartuchos postado em tempos no forum..
Diogoo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Dom Jun 19, 2011 7:09 pm

setter escreveu:
Matar um tordo com caçadeira a 100 metros dá direito a entrar no guiness.
Cumprimentos

100 metros é muito, mas 70 80 metros. És capaz de matar um assim ?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Hoje à(s) 11:56 pm

Cartuchos dos 100 metros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: