Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

quando sera que volta a ser tudo regime livre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
canil.da.regada
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 44

MensagemAssunto: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sex Jul 25, 2008 1:19 pm

se ra que volta o regime livre, porque isto das assosiativa e municipais e so para quem tem dinheiro, e um roubo que o governo faz aos caçadores, nao bastava a licença ainda temos de pagar para caçar no terreno ordenado para mts vezes essas zonas nao a ver pesas de caça,por isso e que os espanhois estao sempre a frente de nos, nao e verdade pessoal, na minha zona cada aldiola tem uma zona de caça assosiativa por isso a caça qualquer dia acaba para alguns infelismente
:(
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sex Jul 25, 2008 1:24 pm

isto está é tudo ao contario cada vez vai existir menos terreno não ordenado, tem vantagens e desvantagens mas não se pode ter tudo :sunny:
Vítor Estulano
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 8

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Qua Out 01, 2008 4:56 pm

Querem que vos diga uma coisa?
Isto cada vez há menos terreno livre para caçar!
E para a próxima época, já ouvi um zumzum que o terreno que não for ordenado, ou seja estiver livre, passa a ser proibido caçar.
adjumago
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 157

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Qui Out 02, 2008 5:04 pm

Vítor Estulano escreveu:
Querem que vos diga uma coisa?
Isto cada vez há menos terreno livre para caçar!
E para a próxima época, já ouvi um zumzum que o terreno que não for ordenado, ou seja estiver livre, passa a ser proibido caçar.

Não é "zumzum" caro Vitor, é mesmo a Lei
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 339

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Qui Out 02, 2008 7:01 pm

Sim, é verdade, a partir de 2009 acabou o terreno livre, terá tudo de ser ordenado e assim é que deve de ser.
Não sei se haverá quem deixe de caçar por causa disso, não acredito que um caçador não arranje dinheiro para a licença e para pagar uma quantia pequena mensal para poder caçar.
Quem deixa de caçar é aquele caçador, revoltado com o facto de ter de pagar nem que fosse 1 € por mês, porque mesmo as associativas cobram uma quantia muito pequena para os moradores, assim como as Municipais.
No meu entender quem deixa de caçar é quem não quer que lhes imponham regras.
Na minha zona há alguns anos que se luta para fazer uma associativa, chegámos a conseguir mas depois teve de abrir por causa da lei dos proprietarios e agora lutá-se pela Municipal e oxalá se consiga, pois de outra forma não teremos caça NUNCA MAIS.
Quando isto fechou para Associativa, eu bem via esse pessoal todo a infringir as regras porque é o que o caçador Portugues está habituado a fazer, não respeita nada nem ninguem.
Ficou decidido que não se mataria perdizes naquele ano, pois eles iam á mesma ás perdizes e depois escondiam-nas.
Ficou decidido que a jornada de caça terminava ás 17h de inverno, pois eles já com a noite a cair andavam aos tiros, enfim, uma vergonha cometida por quem não sabe ter regras, o que é preciso é denunciar essa gente, foi o que foi feito e eles apanhados e corridos da reserva.
Todos já assistimos a um dia de caça aos tordos ou patos, ainda de noite é um tiroteio que nem ninguem se entende, a Guarda já conhecedora destes habitos portugueses, lá está á caça deles, apanhando mais caçadores do que muitos apanham tordos.
Os "apitos" são proibidos, vejam-se quantos caçadores são apanhados por ano a cometer tal ilegalidade de chamar os tordos.
É vulgar os caçadores serem apanhados a caçar perto das casas, sabendo que estao ilegais mas só porque ali há 3 ou 4 coelhos.
Assistimos com frequencia a caçadores a caçar mesmo na beira da estrada, enfim, são exemplos de como o Português vive o dia a dia, está nos nossos genes infringir a lei e na caça não será uma excepção.
Sou a favor do regime ordenado mas tambem sou contra o pagamento de elevadas quantias mensais em zonas associativas onde não se mata um coelho, mas isso é diferente, uma coisa é o ordenamento do territorio, outro é uma provavel má gestão da zona, mas aí devem-se unir todos e não pagar, ou meterem mãos á obra e verem donde vem o problema, o que é mais dificil pois todos querem matar muito e não fazer nada.
Sou presidente do conselho fiscal da candidata a reserva Municipal da freguesia de Colares e bem sei do que estou a falar, por aqui quem vai deixar de caçar são aqueles caçadores que não foram capazes de contribuir com 15€ para limpeza de terrenos e compra dumas sacas de mistura para alimentar as perdizes e os bandos de pombos que por aqui passam diáriamente, mas depois no primeiro dia de caça souberam ir aos terrenos limpos e encher o saco de pombos.
A caça está cara? pois está e poucos se podem divertir, mas se não fosse o terreno ordenado, nenhuns se divertiam.
Muita gente do terreno livre vive ás custas dos terrenos ordenados, encostando-se a estes a ver o que de lá sai, pois cá fora não há nem a côr deles.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sex Out 03, 2008 10:24 am

Diário da República, 1.ª série — N.º 192 — 3 de Outubro de 2008
Portaria n.º 1119/2008
de 3 de Outubro
O Decreto -Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, com a redacção
que lhe foi conferida pelo Decreto -Lei n.º 201/2005,
de 24 de Novembro, estabelece que podem ser criadas áreas
de refúgio de caça, tendo em vista a conservação, fomento
e protecção de espécies cinegéticas.
Considerando que existem vários processos de renovação
de zonas de caça municipais que não ficaram
concluídos atempadamente, o que determina a respectiva
extinção;
Considerando, também, que existem vários processos
de ordenamento de terrenos excluídos de zonas de caça
municipais, que deveriam ter acompanhado os processos de
renovação das zonas de caça de onde foram retirados e que
não foram concluídos, em simultâneo, com os processos
de renovação dessas zonas de caça municipais;
Considerando que nas situações acima descritas não
podem ser imputadas responsabilidades aos requerentes;
Considerando que nas áreas em causa existe um importante
património cinegético que importa, entretanto,
preservar:
Assim:
Com fundamento no disposto no artigo 54.º do Decreto-
-Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, com as alterações
introduzidas pelo Decreto -Lei n.º 201/2005, de 24 de Novembro,
manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura,
do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o seguinte:
1.º São criadas áreas de refúgio de caça, até que venham
a ser estabelecidas outras figuras de ordenamento
cinegético, em todos os terrenos que integravam zonas
de caça municipais e cujos processos de renovação não
foram concluídos atempadamente, bem como nos terrenos
que não foram integrados nos processos de renovação de
zonas de caça municipais a que pertenciam, por terem sido
submetidos a outros modelos de ordenamento cinegético
e os respectivos processos não foram concluídos, em simultâneo,
com os processos de renovação dessas zonas
de caça municipais.
2.º Para efeitos de sinalização das áreas de refúgio criadas
considera -se equivalente e suficiente a sinalização
efectuada com os modelos utilizados para as zonas de
caça municipais.
Pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural
e das Pescas, Ascenso Luís Seixas Simões, Secretário
de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, em
30 de Setembro de 2008.
FALCÃOPEREGRINO
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: REGIME LIVRE   Ter Out 07, 2008 3:48 pm

Pois é Srs.
Todos nós nos lamentamos das Açossiativas e Monicipais por isto e por aquilo e bem, mas só por não haver caça e somos quase obrigados a caçar sempre no mesmo sitio.
mas quando tudo isto começou havia +- 400 mil caçadores com licença adequerida e fiseram-se convocatórias e manifestaçãoes para que os interessados comparecesse nos lucais e manifestarem-se para nada disto acontecer o serto foi não aparece-mos e aqui está os resoltados do nosso desinteresse por isso teremos de nos aguentar com aquilo que deixamos criar ou então DESISTIR mas por a parte que me toca isso nunca mas sim tentar fazer com que tudo venha a melhorar
Saudações sinegéticas
ATÉ SEMPRE
luis palmela
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Qua Out 08, 2008 9:36 pm

meus caros amigos , talvez ninguem seja contra as tais ditas reservas, se forem feitas com conta e medida. eu sou a favor dos terrenos serem ordenados mas a exploração é sempre dos donos das propriedades e só la caça quem ele quere ou a explora da maneira que entende, "pode vender ou até dar" não aos oportunistas. eu sou caçador livre, porque talvez os meninos que são a favor do regime ordenado não sabem o que é caçar,caçar não é só matar e tambem por aquele convivio pela camaradagem que era vivida na caça, como alguns se devem lembrar e com muitas saudades:( :( :(
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 339

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Qui Out 09, 2008 2:59 pm

Não posso estar em mais profundo desacordo com o que aqui leio, não sei se é por eu ser um dos meninos que são 100% a favor do regime ordenado e não é por isso que eu deixei de ter camaradagem na caça, nem é por isso que eu vou lá com a intenção de matar, matar e matar mais ainda, mesmo que fosse por isso, se eu tiver dinheiro para gastar e pague aquilo que mate, mesmo que duma forma de desbunda total, ninguem tem nada a ver com isso, eu chego lá e pago, mas duma coisa eu tenho a certeza, a camaradagem é total, porque a camaradagem não é matarmos muito ou pouco, isso depende de quem levamos connosco e seja no regime ordenado ou no desordenado.
No caso de a exploração pertencer aos donos das propriedades e serem eles a decidirem quem e quando lá se caça e por quanto se vende cada caça, devo dizer que mais uma vez sou a favor disso, no caso duma turistica, se eu tenho xis de hectares e gasto lá 10 toneladas de trigo para alimentar aquela bicharada toda e compro 3.000 coelhos para repovoamento, eu tenho o direito de mandar na caça que produzi e até de querer tirar lucros disso se for o caso, ora quem vai mandar na minha turistica sou eu, quem vai impor as leis vou ser eu nãos erá o estado concerteza.
O mesmo se aplica ás associativas ou ás municipais, se há direcções, se há equipas de trabalho, se há investimento, terão de ser essas pessoas que produzem, a mandar na casa deles, se entenderem depois dar a caça, é opção deles, mas aquilo é deles, ao contrário do regime livre, sem regras e cada um mata o que quer, mandam na caça que não é deles, reclamam que não há caça, mas produzem zero.
Eu vou uma vez por mês com um grupo de amigos a uma turistica, fazemos um total de 600kms, ida e vinda, e devo dizer que chagado o final da jornada, todos temos saudades de estar a acabar o dia tão bem passado entre amigos, a viagem para cá é feita ainda mais a rir do qeu foi para lá com o reviver de historias, portanto pelo que me toca estou servido de camaradagem seja no regime ordenado seja no desordenado, tudo tem a ver com quem temos ao nosso redor.
Todos temos saudades da camaradagem vivida na caça, mas não foi a camaradagem que acabou, o que acabou foi a caça.

meus caros amigos , talvez ninguem seja contra as tais ditas reservas, se forem feitas com conta e medida. eu sou a favor dos terrenos serem ordenados mas a exploração é sempre dos donos das propriedades e só la caça quem ele quere ou a explora da maneira que entende, "pode vender ou até dar" não aos oportunistas. eu sou caçador livre, porque talvez os meninos que são a favor do regime ordenado não sabem o que é caçar,caçar não é só matar e tambem por aquele convivio pela camaradagem que era vivida na caça, como alguns se devem lembrar e com muitas saudades
Rodrigues
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 40

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sab Out 25, 2008 9:38 pm

Duvido que algum dia se volte ao Livre, no entanto, restam as memórias das boas caçadas onde o dinheiro era o que menos importava e onde se proporcionava, o prazer do desporto que é a Caça, aos mais carenciados financeiramente.

cmps
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 636

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Qua Out 28, 2009 1:36 am

eu estou de acordo com o amigo Rodrigues regime livre so ficao as memorias porque o terreno ja era.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Qua Out 28, 2009 6:37 pm

Acho que todos os caçadores já se apreceberam que se não fosse o terreno ordenado, a caça estaria completamente exterminada a já alguns anos, é verdade que se faziam caçadas muito boas no terreno livre mas á muitos anos porque a continuar como estava acredito que nem um passaro se via no campo quanto mais uma perdiz.
Dando um exemplo quando comecei a caçar havia na minha freguesia cerca de 100 caçadores, com o melhoramento das estradas e dos automóveis e da propria qualidade de vida os caçadores aumentaram na freguesia e nos que vinham de fora, nem se fala, teve um aumento de mais de 300% na mesma area de caça, os terrenos não aumentaram o que acontecia se não se fizesse algo para corrigir? muito simples o exterminio.
Disse uma pessoa muito sábia da minha freguesia caçador profissional e avô da minha esposa a já alguns anos, muitos, a culpa do extreminio da caça vai ser a gasolina.
Paulo Morgado
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 38

MensagemAssunto: Regime Livre   Dom Dez 06, 2009 7:40 pm

Ola caros amigos e amantes deste belo desporto, pelo que tenho lido ha coisas em que estou de acordo e outras que nem por isso.
Por axaso sou sócio de uma ZCA em que pago as minhas cotas mensais e posso dizer que este ano apenas la fui caçar 2 vezes, não por não haver la caça mas sim porque o meu companheiro de caça não se pode fazer la socio e como nao é socio de nenhuma ZCA nao o abandonei.
Agora pergunto pagar as cotas mensais isso nao custa, mas pagar as joias que pedem para se ser socio duma ZCA e depois se cair em graça ainda pode ser que entre senao nao entra e espera ou entao paga essas joias de quantias avultadas tipo 2500 euros.
Acham isso normal?
O que vejo é que as pessoas com quem aprenderam a caçar os nossos avós porque nao entraram numa ZCA deixaram de fazer o que nos ensinaram.
Acham isso justo??
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Seg Dez 07, 2009 8:34 am

Boas amigos,
tenho que dizer que ha por aqui uns pontos de vista bem esclarecidos, e antes de dizer mais nada quero dizer que respeito as opnioes de todos e por isso vou dar a minha.
Uma coisas que eu acho e que nao ha difirenca nenhuma entre uma zona de caca turistica e uma zona de caca associativa ou quero dize quase nenhuma difirenca, uma ZCT vende caca e faz largadas para esse efeito, e pagamos para la cacar mas aqui uma grande difirenca que qualquer pessoa la pode ire pagar e cacar onde as ZCA em principio acolhem terreno que nao lhes pertence e se algun propietario nao quer aderir bem tambem la nao pode cacar. isso e justo?
eu acho que nao. Mas vamos vendo como as coisas vao, pagamos por uma licenca nacional para poder cacar no terretorio portugues mas so podemos cacar na realidade na nossa zona ou onde pagamos para ser socios de seja a associativa que for. Entao porque pagamos por uma licenca nacional?
so para dar mais dinheiro ao governo? qual sao as regalias que temos por pagar esta licenca? atencao que eu nao esto contra pagar uma licenca mas quero saber que esse dinheiro ou pelo menos uma percentagem vai para melhorar a caca.
Mas com as associativas ou o regime ordenado nunca vamos ver esses melhoramentos gerais.
Sim podemos ver uma associativa ou outra melhorar depedente da administracao da mesma mas em geral vai tudo piorar, na maioria dos administradores destas associativas mesmo que tenhao muita vontade nao tem a capacidade para desempenhar um trabalho como deve ser.
a nossa prova para llicenca talvez foce feita com boas intencoes mas nao acho que esta correcta porque se alguem vai aprova e tem que saber sobre tudas as especies cinigeticas do terretorio mas algumas nunca vai ter a possibelidade de cacar e conhecer qual e q rezao?
bem eu podia continuar mas acho que ja disse algumas coisas.
atencao que eu pertenco a uma associativa porque inflismente se nao pagasse as minhas cotas e joias nem no meu propio terreno podia cacar
marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 73

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Qua Jan 06, 2010 3:06 am

Primeiro antes de tudo acho que todos os caçadores deviam contrbuir para que tivessemos mais caça respeitando as regras que tem esse objectivo. Pois a união faz a força. Logo concordo com o terreno ordenado, mas não nos moldes que está. Há muitas municipais dentro do mesmo concelho. Nas associativas é complicado de se entrar ou se tem terrenos na zona ou então um padrinho. Porque não fazer-se um terreno ordenado ao nível do concelho, havendo uma só direcção com várias sub direcções? Acho que assim podia ir caçar com o amigo do lado e vice-versa sem estas rivalidades de municipal para municipal.
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sex Abr 09, 2010 5:23 pm

1-Zona de Caça Nacional
Voltem, que estão perdoadas
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 69

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Qui Jul 22, 2010 6:56 pm

Se não fosse o terreno ordenado já não havia nem uma pena, nem um cabelo.
Acreditem que é verdade.
No regime livre era o salve-se quem poder que aí vai chumbo.
Matya-se tudo o que mexe....
Aqui no alentejo já nem passaros havia.
Vale tudo, a fruta nas hortas era de todos..........simplesmente um abuso.
Tenreiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 143

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sex Jul 23, 2010 10:38 pm

JOTTA escreveu:
Se não fosse o terreno ordenado já não havia nem uma pena, nem um cabelo.
Acreditem que é verdade.
No regime livre era o salve-se quem poder que aí vai chumbo.
Matya-se tudo o que mexe....
Aqui no alentejo já nem passaros havia.
Vale tudo, a fruta nas hortas era de todos..........simplesmente um abuso.
Acredite que mesmo agora com o terreno ordenado passa-se exactamente o mesmo, talvez pior, em certas zonas. Agora não me venham dizer que o terreno ordenado vem ajudar a vida da caça e do caçador porque na minha opinião não veio. Depois à aqueles que dizem que cada vez há menos caçadores, também não acredito nessa, acredito é que cada vez haja menos caçadores legalizados, porque com todas estas exigências, os caçadores passam a caçar ilegais, e assim sim ao tal "salve-se quem poder" como disse o amigo JOTTA. Outra má consequência que as reservas vieram trazer foi a rivalidade entre caçadores e cada vez menos convívio.
Desculpe amigo "JOTTA" mas não concordo com o seu ponto de vista, e a minha opinião é que tudo isto tem que dar uma volta de 360º em todos os sentidos quer na caça , quer na economia....e voltar ao inicio.
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 307

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sab Jul 24, 2010 12:29 am

A minha opinião e que o terreno ordenado veio fazer bem por um lado mas mal por outro , senão vejamos na maioria das reservas nao ha controlo sobre documentos nem caça abatida , raramente existe um controle por parte das autoridades .
Conheço alguns que iam com os filhos de 15 e menos a caça para as suas reservas e todos caçavam sem problemas .
No exemplo dos pombos em certas reservas nao se matam 50 mata-se 500 e ta tudo bem ,o pessoal ate pagou um exagero pela portas deixa matar senao para o ano ja nao voltam. Existe muita gente que caça nas suas reservas e depois vao caçar nos outros dias no terreno livre , agora onde existe um terreno livre estão la X caçadores pois esses terrenos estão escassos e claro como a caça ate e pouca la tudo o que mexer morre .
No tempo do livre havia muito terreno e o pessoal ate de dividia agora nao , e verdade que se cometiam muitos infracçoes mas sera que agora nao se cometem ?????
Existem reservas que vieram trazer algo novo de bom a caça mas existem muitas que e mesmo tipo para acabar com tudo e falo com conhecimento de causa .
Reservas vendidas por 3 ou 4 anos e que no fim dos contractos e a varrer , que nao tem uma politica de manutençao nem de abates e o venha o € de resto nao a problema .
Mas para mim o mais importante a verdadeira camaradagem da caça esta-se a acabar , existem muitos que nao tem condiçoes para entrar nas reservas outros nao querem e os grupos de amigos que caçavam a muitos anos vão-se perdendo assim como o verdadeiro espirito da caça .
Ainda sou do tempo de ir aos tordos e as 10h ja ninguem do grupo caçar , irmos para onde tinhamos os carros onde o mais idoso ficava logo a fazer um lume e a tratar das carnes grelhadas tanto para a buxa da manha como para o almoço, o ir 2 dias para o alentejo , acampar , divertir tanto os mais velhos como a rapaziada, a espera da abertura aqueles almoços e jantares debaixo das azinheiras .
aquelas despedidas da caça no ultimo dia onde se juntavam 20 ou mais numa caçada ate ao meio dia e depois um almoço bem regado ate as tantas esse era o verdadeiro espirito , as bocas "erraste, marteleiro: grande bigode levaste : entao era pequena ,magra " ou respostas como ouvi ao arrancar e errar uma lebre que parecia um cabrito ":e cedo depois ja viram toda amnha carregado , mato ao chegar perto dos carros " e la passava a manha e va uma grade para casa mas claro a hora do almoço riso a montes com passagens dessas e outras ..
Posso dizer no meu caso que ate estou numa reserva onde esse espirito ainda impera , talvez devido a haver uma percentagem grande de pessoas com uma idade avançada , ainda nao chegou o ideial de ser garganeiro querer matar ate nao haver .
Mas acredito que se nao houvesse terreno ordenado havia zonas sem caça , mas talvez uma fiscalização mais apertada resolvesse o problema .
Mas esta e a minah opinião cada um tem a sua e acredito que existem muitas diferentes da minha .......
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1511

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sab Jul 24, 2010 10:01 am

AMIGO ISSO SIM ERA CAÇA AGORA JÁ A POUCO DISSO
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sab Jul 24, 2010 10:44 am

A partir do momento em que o estado virou as costas aos caçadores, se é que alguma vez se preocupou com eles, apenas se preocupando em meter ao bolso o dinheiro das licenças, e era muito pois já chegamos a ser perto de 500000, não se preocupando por exemplo, com a fiscalização, eu por exemplo caça activamente desde 1983 e só uma vez me pediram os documentos, o momento já á alguns anos a esta parte é de organização dos caçadores. Mas devia de ser para todos os que queiram colaborar e não só para o pessoal da terra. Eu, por exemplo moro em Almada e vou caçar para onde??? para o cristo rei ou para a praia da costa da caparica??? Organização mas com abertura para todos os que queiram participar nas actividades das reservas, na organização, na fiscalização no repovoamento, na limpeza dos campos etc.Nós que moramos, por exemplo em grandes centros urbanos, que não temos terreno para nos organizarmos ou associar-mos, não devemos ser os otários, que vão pagar para caçar, quandos os senhores da terra assim entenderem, nos dias que lhes convem. Organização, mas com direitos/obrigações iguais para todos. Esta é a minha opinião e claro que muitos discordam e outros concordam. Abraço para todos
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Jul 25, 2010 10:36 am

ja a muitas respostas concretas eu digo nunca mais
http://podengos.portugueses@live.com.pt
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Jul 25, 2010 1:41 pm

Há que ponderar o seguinte... antigamente havia regime livre, não só porque os caçadores não estavam devidamente "associados" ou "federados", chamem-lhe o que quizerem, mas porque os recursos cinegéticos ainda não eram encarados pelos proprietários como uma potencial receita.

Actualmente, "levantada que está a lebre", estando os proprietários inequivocamente conscientes da capacidade de receita que a caça pode gerar, e conjugando tal facto com os principios constitucionalmente previstos do direito à propriedade privada e da livre contratualidade, nunca, mas NUNCA mais será liberalizada qualquer parcela de terreno para a caça a "titulo gratuito".

Perante o acima exposto, há apenas que aceitar e conformar, que infelizmente, o regime livre acabou - para nunca mais voltar.
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Jul 25, 2010 6:21 pm

Até pode ser.....quando falo esqueco-me que nem todos são iguais... na minha reserva não caçam ilegais, matamos o limite e o legal, fiscalização fazemos nós e acreditem que não é a guarda florestal que a faz melhor, todos os dias de caça tomamos o pequeno almoço na sede, almoçamos e os ultimos a sair á noite é sempre por volta das 23:00 e não funciona como café, é só a nossa casa nos dias de caça.
Mas ok.. acredito que haja outras bem diferentes.

Há anos atrás andava lá um furtivo á noite e foi apanhado pelos sócios e entregue ás autoridades.
Por estas é que considero que por aqui o espirito ainda impera.
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Jul 25, 2010 6:33 pm

Isto que vou dizer a seguir sei que é muito polémico mas aqui vai

A caça é criada e alimentada pelo alimento produzido pelo proprietário do terreno.
Comparticipações para isso não há.
Se a caça lhe come as culturas perde ele ( o proprietário Agricultor) por vezes bastantes estragos faz.
Depois de estar bem gordinha vem o senhor " não sei de onde" pisa-lhe as culturas, corta-lhe os arames para passar sem levantar a perna, e pumba pumba..... aqui vai ele todo contente com a caça pendurada.
E contribuição para alimentação, repovoamento,estragos que deixa para trás das costas?
HÀÀ isso é para o dono do terreno.... na minha associativa estragos provocados por caçadores identifica-se o marmanjo e paga porque as coisas tem dono.
Porque é que o dono do terreno tem que se obrigado a deixar lá andar quem ele não quer, os terrenos são privados, não são publicos.
Qem não tem dinheiro não tem vicios, já agora também queriam jogar golf á borla. não?
Por isso a minha opinião é VIVA o terreno organizado.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Jul 25, 2010 7:16 pm

JOTTA escreveu:

A caça é criada e alimentada pelo alimento produzido pelo proprietário do terreno.
Se a caça lhe come as culturas perde ele ( o proprietário Agricultor) por vezes bastantes estragos faz.
Depois de estar bem gordinha vem o senhor " não sei de onde" pisa-lhe as culturas, corta-lhe os arames para passar sem levantar a perna, e pumba pumba..... aqui vai ele todo contente com a caça pendurada.
E contribuição para alimentação, repovoamento,estragos que deixa para trás das costas?
HÀÀ isso é para o dono do terreno.... na minha associativa estragos provocados por caçadores identifica-se o marmanjo e paga porque as coisas tem dono.
Porque é que o dono do terreno tem que se obrigado a deixar lá andar quem ele não quer, os terrenos são privados, não são publicos.
Qem não tem dinheiro não tem vicios, já agora também queriam jogar golf á borla. não?

Partilho totalmente desta opinião...apesar de ter caçado e muito no terreno livre...a situação era insustentável.

Quando se fala nas amizades, convivios do regime livre...eu também me lembro das invejas...da mataça nos dias da abertura em que ainda o sol não tinha nascido era um tiroteio pior que no Iraque.

Do terreno livre só tenho saudade da liberdade na escolha do sitio onde caçar...
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Jul 25, 2010 7:54 pm

patrick_lgs escreveu:
JOTTA escreveu:

Partilho totalmente desta opinião...apesar de ter caçado e muito no terreno livre...a situação era insustentável.

Quando se fala nas amizades, convivios do regime livre...eu também me lembro das invejas...da mataça nos dias da abertura em que ainda o sol não tinha nascido era um tiroteio pior que no Iraque.

Do terreno livre só tenho saudade da liberdade na escolha do sitio onde caçar...

Amigo Patrick_lgs, partilho da mesma saudade, se partilho...
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Seg Jul 26, 2010 9:46 pm

Pois a liberdade de escolha também tenho saudades, mas não se pode ter tudo e sempre se pode organizar um grupo e ir para aquela zona que nos apetece ( +-)
Turisticas claro....
Afinal fico contente por não estar sozinho no politicamente incorrecto de dizer.
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Seg Jul 26, 2010 10:41 pm

o que e certo e que quando era tudo livre havia muito mais caça ---e havia ja as doenças e mais abusos ---qual a explicaçao?
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Ter Jul 27, 2010 8:06 pm

Razão simples:

Havia mais campos cultivados..... logo mais alimentação.
Menos maquinaria agricola nos campos, o que destroi muito.
Alqueves e trabalhos agricolas feitos na epoca certa...agora faz-se em qualquer epoça.

Não matem tudo
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Hoje à(s) 10:08 am

quando sera que volta a ser tudo regime livre
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: