Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

quando sera que volta a ser tudo regime livre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
joca79
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 21

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sex Ago 05, 2011 11:25 am

Bom dia a todos será que não vivemos todos no mesmo país e todos temos os mesmos direitos?

Gostava que me dessem a vossa opinião sobre algumas questões que vou colocar aqui...

Ganho 550 euros por més,vivo no centro da cidade,pago o que qualquer caçador paga para andar legal na caça,porqué que não tenho o mesmo

direito de exercer um desporto comum a muitas pessoas?

Obrigado
raven
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 49

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Ter Ago 16, 2011 5:30 pm

Amigo Joca na realidade vivemos numa ditadura democratica, ou seja quem tem dinheiro tem direitos quem como o senhor nao tem tanto, bem ai tem direito a pagar impostos a pagar tudo e mais alguma coisa, e claro como uma boa ditadura democratica tem o direito a ficar com a sua opiniao a nao a revelar porque parece mal.

Se fossemos todos iguais estariamos no regime livre respeitavamos as regras, tinhamos bom senso e estava tudo bem.

Assim temos o regime ordenado que so caça quem as associaçoes querem, ate mesmo os incumpridores porque pagam ou acham mesmo que nunca cumpriu no livre vai cumprir agora...os senhores das associaçoes gestoras sao humanos...

Amigo eu gosto muito da caça e de familia mas e para ricos, ja deixou de ser desporto passou a negocio.
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 339

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Ter Ago 16, 2011 5:58 pm

Claro que pode caçar onde quiser, isso não tem a ver com ganhar 550 ou 5500€, desde que hajam vagas, pode escolher onde caçar de Norte a Sul do pais, tem é de ser no regime ordenado.
O Regime Ordenado custa dinheiro com repovoamentos, placas identificativas, gestão, etc, logo temos de pagar.
Uma Associativa ou Municipal que gasta por mês 80 sacos de aveia, trigo, milho, etc para criar e manter perdizes, rolas, coelhos, etc, que semeiam os terrenos e têm tractores e outras maquinas para manterem os terrenos, outrora agrícolas e depois os caçadores que vão lá, matam 10 coelhos por dia, por exemplo, isso não tem de ser pago?
É que de outra forma não havia lá caça nenhuma.

Veja-se os exemplos de reservas de caça que fecharam, por razões diversas e abriram no ano seguinte em Regime Livre, veja-se o tiroteio e a chacina que foi e veja-se hoje a caça que lá existe.
É a isto que queremos voltar?? Á anarquia?

Qualquer zona de caça que não tenha regras, acaba em pouco tempo.

O Regime Livre está vazio de caça, há coelhos resistentes junto a prisões, zonas militares, junto ás casas e mesmo assim muitos são mortos por "snipers" que por lá aparecem e gostam de levar caça para casa, quanto ao resto está vazio.

Os caçadores que eu oiço a pedirem para voltar a ser Regime Livre, são aqueles que estão ansiosos por entrar em determinadas zonas para dizimar tudo.

Sei que custa dinheiro, infelizmente, mas também infelizmente, hoje não temos outra hipótese pois o Regime Livre não semeia para depois colher, só quer colher e tudo de uma vez, se possível.
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Ter Ago 16, 2011 8:33 pm

Boas caçadas
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 81

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Ter Ago 16, 2011 9:37 pm

Um caçador que paga 100 numa ZCA e pode caçar 55 dias de caça por ano fica a 1.8 euros por dia isto é caro??
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Ter Ago 16, 2011 9:50 pm

Banzé escreveu:
Claro que pode caçar onde quiser, isso não tem a ver com ganhar 550 ou 5500€, desde que hajam vagas, pode escolher onde caçar de Norte a Sul do pais, tem é de ser no regime ordenado.
O Regime Ordenado custa dinheiro com repovoamentos, placas identificativas, gestão, etc, logo temos de pagar.
Uma Associativa ou Municipal que gasta por mês 80 sacos de aveia, trigo, milho, etc para criar e manter perdizes, rolas, coelhos, etc, que semeiam os terrenos e têm tractores e outras maquinas para manterem os terrenos, outrora agrícolas e depois os caçadores que vão lá, matam 10 coelhos por dia, por exemplo, isso não tem de ser pago?

Veja-se os exemplos de reservas de caça que fecharam, por razões diversas e abriram no ano seguinte em Regime Livre, veja-se o tiroteio e a chacina que foi e veja-se hoje a caça que lá existe.

O Regime Livre está vazio de caça, há coelhos resistentes junto a prisões, zonas militares, junto ás casas e mesmo assim muitos são mortos por "snipers" que por lá aparecem e gostam de levar caça para casa, quanto ao resto está vazio.

Os caçadores que eu oiço a pedirem para voltar a ser Regime Livre, são aqueles que estão ansiosos por entrar em determinadas zonas para dizimar tudo.

Sei que custa dinheiro, infelizmente, mas também infelizmente, hoje não temos outra hipótese pois o Regime Livre não semeia para depois colher, só quer colher e tudo de uma vez, se possível.

Amigo Banzé, coloquei a negrito pontos em que tenho pontos de vista diferentes..
Acho que pagamos impostos, licenças, taxas, etc, mais que suficientes para não ter de pagar mais nada e ter direito a caçar em regime livre... não digo caçar muito, mas caçar pelo menos alguma "coisita.."
Veja as "compras" que fazê-mos para o acto de caçar: armas, munições, combustível, vestuário, equipamentos diversos, licença de caça, seguros, reboques para cães, veículos, licenciamento de cães de caça, vacinas, desparasitantes, espécies cinegéticas, LUPA`s, etc, etc, etc.. muitos €€€ ganha o Estado para manter-mos o vício...
Porque não tê-mos o direito de caçar ou porque é que o Estado não nos garante Caça "só" com isto... ?
Nos meus tempos de mochileiro, o terreno era quase todo livre e existia caça... claro que à medida que se restringe esse terreno, a concentração de caçadores aumenta, logo a caça diminui ou até escasseia.. ou se quiser, fica vazio de caça...
Onde caço não fazem repovoamentos de coelhos e eles vão dando.. uns anos mais outros menos.. mas ninguém desiste de caçar por falta deles...
Celorico aos tordos, Soure aos coelhos, Vilarinho do Bairro, Idanha a Nova, Castelo Branco... apenas como mochileiro ou "apenas" com licença de caça nacional... não era preciso nem inscrições com meses de antecedência, pagamentos, convites ou outros empecilhos... combináva-mos na véspera e ía-mos... era terreno livre e havia lá caça... não era preciso pagar 5 euros por cada tordo nem 15 por cada perdiz e havia lá...
E quantos caçadores além das compras todas que fazem ainda pagam absurdos por caçadas e o que trazem são grades...? será que é mesmo no pagar que está a solução de todos os nossos problemas... ? será que são só as rolas que engordam com o trigo na caça ordenada...?
Eu não tenho pedido muito nem pouco o regime livre... tento contentar-me com o que tenho ao dispor.. mas não tinha a minima intenção de ir para Pinhel dizimar os tordos ou perdizes, nem para Soure dizimar os coelhos... os verdadeiros caçadores, não têm esse espírito.. tenho é saudades do tempo em que podia ir "algumas vezes" para outros locais...
Quanto aos Snipers.. enfim.. não são caçadores...

amigos

Abraço
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 774

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Ter Ago 16, 2011 11:32 pm

Banzé escreveu:

Concordo plenamente bravo bravo

E principalmente com as 3 ultimas frases amigos amigos amigos
Simão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sex Ago 19, 2011 4:34 pm

Se nao houvesse reservas ou seja se fosse tudo terreno livre, ja nao havia caça ha muito tempo. Nao comparem o numero de caçadores de antigamente para o numero de caçadores actual. Em pouco tempo ficava tudo derretido...
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sex Ago 19, 2011 7:34 pm

Isso não explica tudo amigo Simão... mas contrariando um pouco o que escreveu eu diria que se não há caça para os caçadores que existem hoje, caçarem 3 meses, 2 e 3 dias por semana de sol a sol, haveria por certo para caçar 1 dia ou 2 por semana, 1 mês ou 2 e umas 6 horas por dia.... pelo que também não é por aí de ser-mos muitos...
Em relação ao numero de caçadores ser mais agora que antigamente... veja esses dados referentes à época passada com a evolução dos números desde 1999/2000...
Como se explica que existissem 222334 licenças de caça em 1999/2000 e 145128 em 2009/2010 e em 1999: 32% do território nacional ser Área Ordenada e em 2010 ser 87%...
De um modo geral, havia mais caça em 1999/2000 ou em 2010... ?

ÉPOCA VENATÓRIA 2010/2011
Nova época: Número de praticantes encontra-se em queda há 11 anos
Licença de caça rende 6,7 milhões
A burocracia e o grau de dificuldade dos exames são apontados como as principais razões para a redução do número de caçadores desde 1999
07 Agosto 2010Nº de votos (0) Comentários (0)
Por:Carlos Ferreira

A emissão de licenças de caça rendeu ao Estado mais de 6,7 milhões de euros no ano passado, apesar de o sector enfrentar uma grave crise com uma constante diminuição do número de caçadores praticantes, que são agora 145 128, menos 77 206 do que há onze anos.
"A Lei das Armas, no que respeita à licença de uso e porte de arma, e o grau de dificuldade dos exames para a obtenção de carta de caçador" são, segundo o presidente da Federação Portuguesa de Caça (Fencaça), Jacinto Amaro, duas das razões para a existência progressiva de mais caçadores que não renovam as licenças anuais.
O número de praticantes encartados, que no ano passado tiveram de pagar um total de 219 500 euros para possuírem o documento, também regista um decréscimo – menos 3846 no último ano. E têm uma média de idades muito alta.
A actual situação, além de conduzir a uma diminuição das receitas obtidas pelo Estado, está a impedir a renovação e a causar o enfraquecimento do sector. "A burocracia e as perguntas como se fossem exames de Biologia fazem com que os mais velhos abandonem ou pratiquem clandestinamente a actividade. E os jovens não têm condições financeiras, porque só para obter a licença de uso e porte de arma e a carta de caçador é preciso investir 400 euros", garante Jacinto Amaro.
Mesmo assim, segundo dados do Ministério da Agricultura, houve uma evolução positiva, embora pequena (mais 249) nos candidatos à obtenção à carta de caçador, da época venatória 2009/2010 para a actual, que começa no próximo dia 22, com a abertura da caça à rola. As taxas de aprovação oscilaram entre os 40 e 57,6%, conforme o tipo de arma.
O problema, acentua o presidente da Fencaça, "é que os praticantes têm diminuído e a tendência é para os números continuarem a descer", registando-se um saldo negativo entre os que entram e os que abandonam a actividade". Um aspecto positivo é que tem aumentado a área ordenada, que já ocupa 87,60% do território com potencial cinegético.
HÁ UM DÉFICE DE 55 MIL NO REGIME ORDENADO
O regime ordenado já apresenta um défice de pelo menos 55 mil caçadores praticantes, revelou Jacinto Amaro, adiantando que o número daqueles que renovam as licenças anualmente deveria "rondar os 200 a 220 mil". "O meu medo é que isto não pare, porque os jovens, além de terem outras preferências e aliciamentos, não têm pelo menos mil euros para equipamento e carta de caçador para se poderem iniciar na caça", diz o presidente da Fencaça, destacando que a crise económica também contribui para a redução do número de praticantes.

ÉPOCA VENERATÓRIA/TOTAL LICENÇAS

1999/2000: 222334
2003/2004: 199688
2006/2007: 171053
2009/2010: 145128

NÚMERO DE CAÇADORES ENCARTADOS
Maio de 2009: 297671
Junho de 2010: 293825

NÚMERO DE CANDIDATOS À OBTENÇÃO DE CARTA DE CAÇADOR
Época Venatória 2009/2010: 4999
Epóca Venatória 2010/2011: 5248

MÉDIA DE IDADE DOS CAÇADORES
54 anos

EVOLUÇÃO DA ÁREA CINEGÉTICA ORDENADA
Área cinegética: 8121968 hectares
Área Ordenada:
1999: 32%
2010: 87%

ZONAS DE CAÇA

01-05-2010

área (ha)
ZCMunicipais
1018
2958135

ZCAssociativas
2330
2917748

ZCTurísticas
1041
1195346

ZCNacionais
5
43311

total
4394
7114540

VOLUME ANUAL DE NEGÓCIOS DA ACTIVIDADE
340 milhões de euros

NÚMERO DE EMPREGOS
13 mil pessoas (directa ou indirectamente)
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 187

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sex Ago 19, 2011 11:26 pm

castilho escreveu:

Acho que pagamos impostos, licenças, taxas, etc, mais que suficientes para não ter de pagar mais nada e ter direito a caçar em regime livre... não digo caçar muito, mas caçar pelo menos alguma "coisita..

E onde está a caça no regime livre? Quem é que cuida dela? É o estado não?Os proprietários tambem não, pois não tem qualquer tipo de rendimento,pelo contrário tem é prejuizo, se estivermos á espera do estado para nos proporcionar caça bem podemos esperar sentados.O estado sò se importa com as receitas amigo.

Uma coisa lhe posso garantir, se voltasemos ao terreno livre acabava a caça em portugal.

A caça é de quem a cria e de quem tem despesa para a criar,seja zca/zcm/zct.A partir daqui é uma questão de se poder pagar ou não, e como diz o velho ditado quem não pode arreia.
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sab Ago 20, 2011 8:28 am

Henriques58 escreveu:

E onde está a caça no regime livre?
Regime livre não há pelo que essa questão não se coloca... se me perguntar onde está a caça em grande parte do regime ordenado eu respondo que está nas capoeiras pronta a ser lançada no monte..

Henriques58 escreveu:

O estado sò se importa com as receitas amigo.
Isso é o que eu tenho estado a transmitir e que obviamente acho que está errado... quem cuida dela deveria ser responsabilidade do Estado.. mas como não está para isso e quer amealhar mais uns Euros, atira essas responsabilidades para cima de outros sobrecarregando ainda mais os "resistentes" com quotas, caçadas, "peças", coimas, etc, etc..

Henriques58 escreveu:
Uma coisa lhe posso garantir, se voltasemos ao terreno livre acabava a caça em portugal.
Não defendo que deveria voltar tudo ao regime livre... as zonas onde o amigo caça eu não conheço mas por aqui, a gestão que se faz é soltar farinheiras porque não há "vontade" de fazer outro tipo de trabalho...
O que vale são os coelhitos que se protegem junto ás autoestradas, ip´s, fabricas, armazéns, casas, etc, etc e depois se espalham na altura da criação..

Henriques58 escreveu:
A caça é de quem a cria e de quem tem despesa para a criar,seja zca/zcm/zct.
Amigo Henriques, com todo o respeito, permita-me 2 perguntas...
É gestor de alguma zona de caça...? É rico e gosta de caçar à vontade e caça com fartura...?

Henriques58 escreveu:
A partir daqui é uma questão de se poder pagar ou não, e como diz o velho ditado quem não pode arreia.
Também é assim que o Estado pensa...
Tudo em sintonia... temos o que merece-mos...
Os que "arreiam" trabalham uma vida a pagar impostos e privam-nos do que lhes dá mais prazer... é justo...
Os caçadores são cada vez menos... mas olhe que "snipers", furtivos, incendiários, os que envenenam cães inocentes, etc, etc.. cada vez se vêem mais...

Abraço

patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sab Ago 20, 2011 11:42 am

O regime livre nunca deveria ter existido e espero que nunca volte!

A liberdade de se poder caçar em qualquer zona era sem duvida o melhor que o RL tinha para oferecer. A existência de caça era meramente temporal. Pois se numa zona havia muita caça por causa da criação ter corrido bem...caiam lá caçadores de todos o lado até dizinar aquilo tudo...no ano seguinte caíam noutra zona que tivesse boa. Erámos tipo uma praga de gafanhotos que iamámos limpandos os recursos conforme a disponibilidade. Isto não é caça!

Mesmo no tempo dos primórdios da humanidade...o homem (caçador) apenas matava o que necessitava para saciar a fome dwa sua tribo.
Com o 25 de Abril de 1974 o caçador Português transformou-se num matador...a nossa mentalidade passou a dar valor ao "cinturão" em deterimento do valor dos lances. Essa mentalidade, ainda que meio disfarçada, ainda perdura entre muitos de nós.

Hoje, com as condições viárias, monetárias, qualidade das armas e cartuchos. Não tenho dúvida que em muitas zonas, não eram precisas muitas horas para acabar com as especies cinegéticas (e não só).

Temos de ser realistas, hoje para haver alguma caça para os nossos cães "brincarem" temos de ser nós caçadores a criar condições para que ela exista. O fim da agricultura em muitas zonas do nosso País e as doenças que dizimam populações inteiras. O caçador moderno tem de adoptar uma nova mentalidade...a de um verdadeiro conservacionista.

Castilho, infelizmente tens a razão toda quando referes que na maioria das zonas, se limitam a largar umas peças de caça (sejam coelhos sejam perdizes). Isso deve-se a dois factores:

1- Os associados querem resultados imediatos e esta é a única forma de os "calar"
2- Quem está à frente das Associações (EG) pouco ou nada entendem de gestão cinegética e optam pelo mais fácil.

Claro que há bons exemplos por esse país fora...mas são poucos.

Ao Estado não podemos exigir que nos ponha caça para que possámos matar o vicio. O que pagamos de licenças é infimo quando comparado com os custos da gestão. Podemos sim, exigir que faça uma fiscalização eficaz. Se fizer isso, já todos teremos que nos preocupar apenas com as nossas especies cinegéticas.
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sab Ago 20, 2011 1:15 pm

Patrick, também concordo com o que escreves... é a realidade...
Eu desde sempre caço em Associativa.. moro "dentro" de uma Municipal que antes de o ser era regime livre.. já nessa altura eu abdicava do livre para ir para a Associativa e continuo a ir.. a única diferença é que agora para ir para a Municipal tenho de comprar algumas caçadas.. e também não fico mais pobre por isso...
Mas por aqui, ter passado tudo a ordenado não são só vantagens..:
na Associativa colocam umas farinheiras de vez em quando.. Ok.. vantagem... colocam-as no Sábado e ás 9 horas de Domingo poucas têm vida.. ou seja, continua-mos a acudir todos onde à caça.. "continua-mos a comportar-nos como "praga de gafanhotos.." porque a isso nos obrigam... será que não é por nos terem limitado a liberdade das deslocações que nos obrigam a entrar nesse jogo de caça de capoeira...?
Quando era livre vinham caçadores de todo o lado e passavam dias inteiros a "derreter" caça.. certo... agora continua igual... no ano passado venderam caçadas a cerca de 1100 caçadores na Municipal... (imagina-os a caçar onde a caça se concentra.. quanto tempo será que demoram a dizimar tudo..?), e a caça passou a termina ás 14... grande gestão... venha gente com dinheiro.. não compra-mos caça para todos mas limita-mos o tempo de caça para que a que existe, exista mais tempo... assim qualquer um era gestor de uma zona de caça... concordo contigo, optam pelo mais fácil... e duvido que nas contas finais chegassem 2 coelhos para cada caçador...

Eu não sou dos que luto pelo livre.. estou bem no ordenado... concordo com o ordenado... entendo que tenha despesas e altas... mas entendo o ponto de vista de quem abriu o tópico ou de quem por motivos alheios à sua vontade, gostava de caçar e não consegue suportar os custos... e também não me convencem que só por ser ordenado é que é bom.. isso não é assim tão linear... pelo menos por aqui... pratica-se demasiado a caça ao € em vez se proporcionar a caça ás espécies cinegéticas....amigos

Abraço

patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Sab Ago 20, 2011 4:47 pm

Infelizmente é o panorama geral

As ZCM que têm esse tipo de "politica" não são mais que "maquinas de fazer dinheiro" à custa do caçador.

Exemplos como os que referiste são aos montes. Aqui bem ao meu lado, tenho uma ZCM que tem disponivel 120 caçadas diárias à galinhola. O que é uma verdadeira aberração...

Ainda no outro dia, vi um video no youtube onde a EG de uma ZCM se gabava de ter tido a visita de mais de 1000 caçadores. E devido à quantidade de caçadores que querem caçar dentro da Municipal, viram-se obrigados a criar parques de criação de coelho bravo para efectuarem repovoamentos. Ou seja, a politica das "farinhentas...larga-se para se matar depois.

Os repovoamentos são necessários mas não é para se fazer todos os ano...pois ao faze-lo é assinar um atestado de incompetência.
Na minha opinião, quando se faz um repovoamento. Devem ser criadas condições para as especies voltarem a ter um número sustentável, se for necessário não se caça um ano ou dois. Melhora-se constantemente o habitat com culturas e limpezas. E depois, consoante os resultados obtidos, fazem-se umas caçadas com o nº de abates limitado.

Quando eu leio ou oiço que em determinada ZC todos os ano largam 500 ou mais peças (sejam perdizes ou coelhos) algo está mal. Mas isto é apenas a minha opinião.

No que se refere aos custos da caça hoje em dia. Pergunto, qual o desporto que é barato?
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 339

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 10:27 am

Quando escrevi que o preço da caça, das caçadas, das mensalidades, etc, éramos nós que os fazíamos, era a isto que eu me referia, a continuar a caçar/pagar em sítios onde não há caça, onde largam farinheiras mas mesmo assim todos lá vão.
Se ninguém lá aparecer a gestão tem de ser outra.

Em relação a culpar-se o Estado, SE o Estado no passado com o dinheiro das licenças, tem investido nas vacinas, hoje não tinhamos a praga de doenças que temos, mas o Estado sempre ignorou a caça e o caçador em todos os aspectos, por isso se criou o Regime Ordenado, para haver alguém a fazer o trabalho do Estado.

Não acho que a quantidade de caça existente possa ser comparada ao numero de caçadores actuais se ao mesmo tempo quisermos comparar com o passado, pois no passado levavamos 6 horas de Lisboa a Mertola e hoje fazemos o percurso em 2 horas, as estradas são melhores, os carros também, as armas também, hoje ninguém caça de pau e no passado num grupo de 5 caçadores, 2 eram batedores, 1 a arma só dava um tiro de cada vez e os outros 2 nem sempre sabiam onde estava o gatilho na altura do tiro, ora, foi desde essa revolução, diria Industrial no nosso Pais, com melhores estradas e melhor parque automóvel, que foi o inicio do fim, se até ali os caçadores só iam ao Alentejo 1 vez por mês, passaram a ir 2 vezes por semana e a querer trazer cada vez mais caça pois o carro era melhor, não aquecia tanto e aguentava com a carga até casa, isto é o Regime Livre.
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 3:45 pm

patrick_lgs escreveu:

As ZCM que têm esse tipo de "politica" não são mais que "maquinas de fazer dinheiro" à custa do caçador.

Os repovoamentos são necessários mas não é para se fazer todos os ano...pois ao faze-lo é assinar um atestado de incompetência.
Na minha opinião, quando se faz um repovoamento. Devem ser criadas condições para as especies voltarem a ter um número sustentável, se for necessário não se caça um ano ou dois. Melhora-se constantemente o habitat com culturas e limpezas. E depois, consoante os resultados obtidos, fazem-se umas caçadas com o nº de abates limitado.

Quando eu leio ou oiço que em determinada ZC todos os ano largam 500 ou mais peças (sejam perdizes ou coelhos) algo está mal. Mas isto é apenas a minha opinião.

No que se refere aos custos da caça hoje em dia. Pergunto, qual o desporto que é barato?

Pois.. as ZCM são os hipermercados que o Estado coloca à disposição do caçador com 2 diferenças:
primeiro paga-mos e depois vamos buscar os produtos... e estamos sujeitos a chegar e não haver nada nas "prateleiras..".. mas até nem nos importa-mos muito com isso... Agreement

Patrick, o número de abates limitado não resulta nas ZCM.. até porque são limites que facilmente se atingem em alguns casos... e começa o abastecimento do bornal ou as idas ao veículo... ir embora nem pensar...

As largadas (de véspera..).. enfim.. em muitos casos largam-nas em sítios estratégicos e depois vão lá directos.. eles e os amigos... e os parvos dos outros a "pedalar" por onde não largaram nenhuma...

Eu já nem chamo à caça um desporto... apesar de caçar por desporto ... a caça é um grande negócio que o Estado tem..

Em conversa esta manhã com um vizinho mais assíduo que eu na Municipal, dizia-me ele que no ano passado viu chegar em carrinhas, 10 caçadores e 20 e tal cães.. chegam e dividem-se em 2 equipas e 2 matilhas (para estar de acordo com a lei..) mas obviamente que vêm todos juntos... perguntou de onde vinham... Vila do Conde... o efeito após a passagem destas equipas é devastador... e isto era o que eu dizia que acontecia quando era livre... será que por ser ordenado a caça consegue resistir-lhes e se voltar a livre a caça extingue-se..?...

Banzé escreveu:

Em relação a culpar-se o Estado, SE o Estado no passado com o dinheiro das licenças, tem investido nas vacinas, hoje não tinhamos a praga de doenças que temos, mas o Estado sempre ignorou a caça e o caçador em todos os aspectos, por isso se criou o Regime Ordenado, para haver alguém a fazer o trabalho do Estado.
.

há muitas e graves falhas na gestão que o Estado faz.. essa é a realidade.. as farinheiras são para tapar o sol com uma peneira.. mas tapam... espi1
Estava a ver que todos defendiam o regime ordenado e batiam palminhas ao Estado por o ter criado... ******
e ninguém reparava que são milhões de € que se movimentam e zero de investimento para que o sector tenha alicerces sólidos para perdurar no tempo...
Por cada caçador que desiste, mais dinheiro se vai "arrancar" aos que resistem, para compensar.... isso o Estado sabe fazer...

amigos

Abraço

luis_barrocas
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 724

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 5:02 pm

caros amigos eu caço numa ZCA por 150€ por ano caço desde Agosto a Fevereiro e tem tudo de caça perdiz,codorniz,lebre,coelho,pombos,rolas,tordos,javali...

e tenho que palmilhar muito para percorrer a ZCA toda caço a dois anos e não conheço metade...
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 5:47 pm

Amigo Luís, um "cantinho" desses é o sonho de quase todos nós..
Mas disse tudo.. ZCA... amigos .. se fosse ZCM caçavam lá o triplo dos caçadores... ******

Abraço
luis_barrocas
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 724

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 7:47 pm

caro amigo somos 43 pessoas a caçar em três aldeias mas temos que lutar para que tenhamos boa organização na ZCA temos um presidente serio e respeitado, o problema de muitas associações é a ganancia do dinheiro e os amiguinhos dos presidentes e companhia etc etc...

castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 8:54 pm

43 caçadores a 150€ cada são 6450€ anuais...
Depois fazem batidas aos javalis para ganhar mais algum dinheiro não é..?... Agreement

São poucos mas têm caça em abundância e sem andar a colidir uns com os outros porque não falta espaço... bravo
Imagino que os 43 sejam chamados para contribuir com alguns trabalhos durante o defeso para ajudar a criação ou alimentação das espécies cinegéticas...
Um bom exemplo de gestão de uma zona de caça que não precisa de milhares de caçadores para subsistir...

Uma ZCM em que 1000 caçadores comprem caçadas e que em média cada caçador gaste 60€ (não sei se o valor é aproximado ou não..), factura 60000€ anuais.. ******

Abraço
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 9:02 pm

amigos sempre cacei no regime livre nunca faltou caça pelo menos na minha zona ---nao ha nada melhor na caça que conhecermos varias zonas e muitos colegas que ha anos deixei de os ver -----nao ha nada melhor que a liberdade ---------numa associativa ou municipal estamos a caçar numa prisao os sitios sao sempre os mesmos as pessoas sempre as mesmas --e tudo do mesmo ----e eu posso-me gabar que caço numa associativa das melhores do pais --tanto a nivel de caça como de organizaçao como de terreno pra caçar ---poucas casas ha ou seja estao muito concentradas --e tudo terreno pra caçar e a caça e muita ---principalmente coelhos e perdizes ---ja la caço ha 14 anos ---mas nao troco pelo regime livre --e so fui obrigado a trocar porque onde moro fizeram uma municipal encapossada --em que so se pode caçar ao domingo de manha ---ao contrario do que falam --nao e o caçador o mata tudo --mas sim as doenças ---o coelho tem muita defesa contra o caçador ha sitios que pode passar grupos e grupos que nao tocam nos coelhos --as doenças e que dizimam a caça e dizimaram em algumas zonas ---se fizerem bem uma analise o eclipse do coelho coincide com o regime ordenado ---ou melhor foi quando apareceu a hemoragica viral essa sim e inimigo n 1 ----e era ai que estes governos deviam actuar numa vacina pra imunidade do coelho ----ha mais abusos no regime ordenado que no livre -----os abusadores do regime livre continuam a abusar no regime ordenado ---
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 9:13 pm

essa associativa tem de estar acima da lei com essa verba nao consegue subsistir ---ou nao tem guarda --ou nao paga ao estado 3000 mil euros anuais --fora as outras despesas inerentes a uma associativa ----na minha somos 200 a pagar e veem-se aflitos --como se consegue com 43 socios a pagar so 150 euros ano --ha ai qualquer coisa que nao bate certo --a minha tem 50 a pagar 400 euros eu sou 1 deles e 150 a pagar 150 euros --so em coelhos gastaram 12000 mil euros ---e 5000 em perdizes ---
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 9:39 pm

Sendo só 43 e a puxarem todos para o mesmo lado e colaborarem na altura das criações, é bem possível que não tenha guarda e que não seja gasto dinheiro em perdizes e coelhos..
No poupar é que está o ganho.. amigos

Abraço
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 9:45 pm

amigo castilho todas as associativas pagam contribuiçoes ao estado de 6 em 6 meses --consoante os hectares que teem --eu sei como isso funciona essa verba nao da para aguentar uma associativa ---
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 9:57 pm

A "minha" associativa tem cerca de 200 sócios a 55 Euros cada por ano.. dá 11000 euros e já estão incluídas as receitas com a batida a raposa..
Se tirar-mos o dinheiro para os gastos da batida (porco no espeto, pequeno almoço, bombas, etc..) devem restar uns 10500 €..
guarda já não tem.. (reformou-se..) mas algum terá de ser pago à GNR para fiscalizar.. perdizes e faisões devem gastar uns 4000€...
ou seja, também estão a conseguir mantê-la sem grandes receitas...
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 10:04 pm

a sorte dessas associativas e que a lei mudou --e o guarda deixou de ser obrigatorio --porque dantes a minha ate era obrigada a ter 2 --era 1 guarda para cadax de hectares ---um bom guarda numa reserva e um respeito --esta e a minha opiniao---senao nao nem dinheiro tinham pro guarda ---eu sei que a maior parte das associativas esta a mandar os guardas embora para se poderem manter --mas essa nao sera a melhor soluçao ---
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Dom Ago 21, 2011 10:20 pm

Creio que tinha a ver com a área/nº de sócios.. não tenho a certeza...
Um guarda em vencimentos e custos (transporte para deslocações, tractor para sementeiras, combustível, e quiçá subsidios de refeições) que apresentava, nunca ficava por menos de 7000 a 8000 € anuais... são precisos muitos sócios a pagar quotas para atingir esse valor...
Se o guarda trabalhar todo o ano a fiscalizar e ajudar à criação (comedouros, bebedouros, sementeiras, etc..) é muito útil e até pode justificar o que se paga.. se for só para fiscalizar, prefiro a GNR.. mas claro que os sócios têm de ser polícias e de vez em quando fazer-lhes umas chamadas porque senão não são tão eficazes como um guarda..)
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Ter Ago 23, 2011 10:57 am

castilho escreveu:

Em conversa esta manhã com um vizinho mais assíduo que eu na Municipal, dizia-me ele que no ano passado viu chegar em carrinhas, 10 caçadores e 20 e tal cães.. chegam e dividem-se em 2 equipas e 2 matilhas (para estar de acordo com a lei..) mas obviamente que vêm todos juntos... perguntou de onde vinham... Vila do Conde... o efeito após a passagem destas equipas é devastador... e isto era o que eu dizia que acontecia quando era livre... será que por ser ordenado a caça consegue resistir-lhes e se voltar a livre a caça extingue-se..?

Por essas e por outras eu defendo que as ZCM deveriam ser apenas para os caçadores do Concelho que não estivessem integrados numa ZCA.

É que malta que vem de longe...não se importa de dizimar tudo numa determinada zona...pois sabem que hoje caçam aqui ...amnhã é noutro lado.

zambujal escreveu:
-as doenças e que dizimam a caça e dizimaram em algumas zonas ---se fizerem bem uma analise o eclipse do coelho coincide com o regime ordenado ---ou melhor foi quando apareceu a hemoragica viral essa sim e inimigo n 1 ----e era ai que estes governos deviam actuar numa vacina pra imunidade do coelho ----ha mais abusos no regime ordenado que no livre -----os abusadores do regime livre continuam a abusar no regime ordenado ---

O Zambujal tem razão nesse aspecto é um facto. Mas a doença não nasceu do nada. Lembre-se devido ao facto de todos nós caçadores darmos muita importancia à quantidade abatida que os pseudo-gestores de caça viram-se forçados a fazer grandes introduções de caça de cativeiro nas suas zonas...só para satisfazer a fome dos caçadores

Ainda hoje, se alguem for a uma ZCT só com caça brava e acabar o dia da caçada com apenas uma ou duas peças. Independentemente de lá haver caça brava em boa densidade...chega ao fim do dia diz que foi um barrete total e que não há lá caça nenhuma. Mas no entanto, quando era regime livre...no mesmo terreno e com a mesma caça, no fim diria que fez um caçadão.

No fundo, o mal de tudo é só nossa, os caçadores.

Compreendo e concordo consigo quando diz que a hemorragica é o inimigo nº 1 do coelho bravo...é certo que dizima quase tudo quando passa. Mas eu não consigo de associar a chegada da doença com a ganância dos caçadores em fazer grandes cinturões de caça.

Veja o exemplo da perdiz...todos nós temos amigos que só caçam à perdiz...pergunto. Quantos deles é que estão dispostos a ir atrás das bravas e arriscar-se a apanhar uma grade ou cobrar apenas uma ou duas. A grande maioria da malta anda atrás de perdizes de cativeiro e muita das vezes, soltas no próprio dia da caçada. E voltam para casa todos contentes.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Ter Ago 23, 2011 12:59 pm

As doenças nos coelhos agravaram-se com a necessidade de repovoamentos em grande escala e ao menor custo possível. Compraram-se muitos coelhos "doentes", principalmente em Espanha e em Portugal a vendedores/criadores sem escrúpulos que, ao serem "despejados" no monte dizimaram a população autóctone que não tinha defesas pras novas doenças.
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 538

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Ter Ago 23, 2011 4:20 pm

Por muito que nos custe o regime livre tinha os dias contados, a fiscalização cada vez era menos os guardas (venatória na altura) só já conseguiam actuar por queixa, eram poucos para a area mesmo sendo só essa a sua função e acarretavam custos ao estado que os nossos dirigentes não pretendiam ter, quanto mais aumentar. Assim sendo o regime ordenado foi um grande alívio para o estado tanto a nível de custos como de responsabilidade, com esta "cartada" mesmo que mal jogada, digo eu, o estado livrou-se da despesa, deu a responsabilidade aos gestores das zc(s), ainda recebe a anuidade nas zca(s), se quizer facilmente controla as contas das Municipais onde tambem pode facturar e continua a ir buscar umas multecas quando é necessario facturar, utilizando para isso guardas que acumulam outras funcões e que de qualquer forma teriam de existir.

No que aos guardas auxiliares diz respeito de início eram obrigatórios o número era consuante os ectares, no meu ponto de vista não tinha lógiaca a sua obrigatoriedade, pois em muitas situações só lá iam quase para receber. Sou sócio de 4 associativas, três delas já tiveram guardas, agora já à uns anos que não têm, não me apercebo que hajam mais infrações talvez pelo contrario por estranho que pareça, penso que a forma de agir dos sócios também tem vindo a evoluir, a caça tem vindo a aumentar, porque sobra algum dinheiro e tem sido utilizado para criar condições que antes não existiam.

Em duas destas zonas comecei a caçar nelas ainda no regime livre, nos sitios onde havia mais concentração de caça no inicio era uma razia, tal era a concentração de caçadores e os estragos então para os agricultores eram inúmeros. Agora os que lá caçamos quase todos se conhecemos, temos bom relacionamento com os agricultores e os planos são feitos consuante o potencial cinegético que é verificado para a época.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   Hoje à(s) 9:19 pm

quando sera que volta a ser tudo regime livre
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: