Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 19, 2010 12:52 pm

Estou a criar este tópico para falarmos aqui sobre o que devemos usar para ter bons resultados nos tordos ,como este ano esta a ser um mau ano de tordos para muitos eu gostava de saber quais as técnicas para nos caçadores matarmos mais em vez de falhar o tiro ,porque se eles já são poucos temos de abater o que nos passa por cima ..gostava de saber a opinião de todos os membros teve a ler numa revista de caça que se deve usar cartuchos de 32 gramas de chumbo 8 que se deve ter em conta as seguintes características suavidade de tiro velocidade e capacidade de penetração a maiores distancias ..que se deve fazer descontos de 4 ou 5 metros quando os tordos bem altos também diz que o caçador deve estar quieto ate 45 por cento pela frente do posto o tordo não nos verá ,pois a ave visualiza o que tem pela frente num ângulo de mais ou menos 45%..Também se deve usar em armas de choques mais fechados 1*2**3*** em armas de dois canos se pode meter em ambos as duas estrelas .. O que me dizem de estes descontos 4 ou 5 metros não será muito ??talvez seja por isso que falho alguns tordos que ate da vergonha ..Abraço a todos

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 652

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 19, 2010 12:56 pm

eu entao nem comento nunca fui ao tiro prato mas tordos eu acho muito dificil matar, nao lhe apanhei o jeito ainda. normalmente ao primeiro tiro do dia mato sempre mas depois custa mais..atiro muito e acerto muito pouco, nao sei o que fazer mas eu ja nao gosto de andar aos tordos e assim muito menos
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 19, 2010 2:16 pm

Com referi em tópicos anteriores para se obterem resultados satisfatórios tem que se tomar algumas medidas.
1º testar o tiro a cerca de 35 metros para comprovar a prefuração e composição.
2º quando testar o tiro tenha em atenção a suavidade do mesmo, uns atiradores gostam de tiros suaves outros de sentir o tiro, atenção que um tiro mais suave não é forçosamente um tiro inferior a outro mais forte muitas vezes acontece o contrário.
3ºdepois dos tiros testados e fazer a sua escolha atirar sempre com os mesmos cartuchos escolham polvoras conhecidas que não tenham tendencia em serem retiradas do mercado, com o risco de terem de voltar a fazer tudo de novo.
4º a arma é muito importante, se não tiver á sua medida terá mais dificuldade em colocar o tiro no sitio certo ou então demora mais tempo o que por vezes é o suficiente para a peça ficar fora de tiro.
5º depois destas medidas é tiros com fartura para acertar nos descontos (quatro a cinco metros de desconto só com polvoras muito lentas tipo polvora preta nobel 80 etc isto no caso dos tordos se for aos pombos ás perdizes ai a conversa é outra em determinadas situações é até pouco mas isso tem de ser avaliado pelo caçador consoante a polvora a situação o vento e a peça a abater)
A colocação no terreno é bastante importante o abrigo,etc.
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 19, 2010 3:15 pm

Eu não punha a Nobel 80 no mesmo saco da pólvora preta. Nem a considero assim tão lenta.
De resto concordo com o essencial, tiros com fartura... Mas é preciso haver pássaros...
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 19, 2010 6:31 pm

Já foi tudo dito e bem ,na minha opinião.

Agora para este ano é preciso usar ``música`´ ,se não é dificil fazer

alguma coisa de jeito.

BOAS CAÇADAS
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 19, 2010 7:01 pm

Stick escreveu:
Eu não punha a Nobel 80 no mesmo saco da pólvora preta. Nem a considero assim tão lenta.
De resto concordo com o essencial, tiros com fartura... Mas é preciso haver pássaros...

O amigo tem razão é um pouco mais rápida que a polvora preta, foi só um termo comparativo, mas das polvoras que circulam no mercado é a mais lenta e das mais fáceis de carregar visto fazer tiros com muito boa composição e prefuração com vária gramagem, numa marca de armas russas BAIKAL não havia melhor polvora embora nem todos possam atirar com essa polvora com o vento virado para o atirador é quase sempre uma tremenda dor de cabeça é o meu caso e conheço alguns amigos que tambem acontece o mesmo carregei alguns milhares,muitos de cartuchos com a nobel 80.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 19, 2010 7:56 pm

Para abater um tordo é preciso mirar com precisão.

1º Arrancar com a arma por trás do tordo
2º "Passar" por cima do tordo num movimento contínuo e determinado
3º Adiantar-lhe o tiro se vierem a mais de 20 metros (vem com a experiência de cada um o espaço que lhe tem de dar à frente)
4º Disparar.

Tudo isto num movimento continuo, determinado e preciso. Convém também ter atenção se a arma está a levantar o tiro ou não. Pois se assim não for o 2º ponto no caso de estar a levantar convém correr a espingarda por baixo do tordo.

Tenham atenção ao comportamento do tordo se ele não acusar os tiros dupliquem ou tripliquem o desconto na medida que vão disparando. Não se esqueçam de dormir umas horas e não estarem stressados.

O ano passado tive uma porta boa em Brinches para os tordos mas o stress de a não encontrar e de chegar já tarde ao olival ditou o pior. Ainda por cima não tinha dos meus tiros e estava a usar Rio 10 o que me levou ainda mais a errar os tordos. É claro que numa situação destas há descalabro, atirei a mais de 60 tordos para cobrar uns 20 e tal perto de 30 (já nem me lembro de quantos foram ao certo) e aqui não há técnica que nos valha pois psicologicamente estamos alterados e isso é fundamental para tirarmos partido de uma boa jornada.

É claro que aqui é tudo fácil e certinho. O pior é no terreno.
marteleiro
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 761

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 19, 2010 9:25 pm

Uma coisa é certa, escolher um cartucho com o qual nos adaptamos e mante-lo, pois o desconto tambem manda muito com o tipo de polvoras, pois umas são mais rapidas e outras mais lentas
http://coelheiros.blogspot.com/
francisco santos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 34

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 19, 2010 10:23 pm

ola amigos pra mim em primeiro lugar ha que ter uns bons olhinhos e depois uma espingarda com as nossas medidas a maior parte dos caçadores quando compram uma arma nao se preocupam em falar com alguem entendido pra ver se a arma que comprou entra bem a cara ou se esta curta ou se tem desvios laterais um sem numero de pormenores que no fundo contan muito para o resultado final e depois vem a roupa que nao é menos importante um bom desfarçe ajuda muito se o caçador nao estiver bem disfarçado a caça ou entra en condiçoes difiçeis de abater ou desvia e ficanos fora de tiro e depois vem a pratica muita pratica afinal ninguem nasçe ensinado é tam façil como andar de biçicleta quando se aprende nunca mais se esquece chau e bons tiros.
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 187

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 19, 2010 11:27 pm

Boas.

Eu não sou caçador de tordos,por tres motivos,primeiro porque nunca consegui encarrilhar com os tiros,segundo como tenho bicho de carpinteiro não gosto nem tenho pachorra nem paciencia para estar parado e quieto,terceiro e isto não é desculpa é o facto de eu ser sido criado num meio rural em que caçar tordos era um desperdicio de tiros e de tempo, conheci e caçei com grandes caçadores daqui da zona e estes nunca caçaram tordos dai nunca ter muita motivaçao para esta caça,mas há uns anos atrás quando começou a escasear a caça geral ainda tentei os tordos ,mas como os resultados foram um desastre depressa desisti,por isso não sou a pessoa indicada para dar conselhos,contudo há um factor que se tem que ter em conta é a roupa,eu noto isso mesmo na caça aos coelhos para o fim da caça geralmente e como está mais frio usamos mais roupa,ora a arma e neste caso a coronha vai ficar mais comprida eu tenho o calço em gel para quando uso menos roupa e outro um pouco mais baixo para a outra situação.
Por mim havia tordos a dar com um pau.

Cump.a todos e boas caçadas.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Qua Jan 20, 2010 11:18 am

Para além de tudo aquilo que foi dito e bem é sempre bom
Descansar bem e dormir o suficiente

ferreira71
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 115

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Qua Jan 20, 2010 8:24 pm

Eu aceito todas as opiniões que foram dadas mas uma coisa vos digo eu ja matei milhares de tordos visto ser uma caça que eu domino desde os meus 18 anos e uma coisa vos posso garantir tordos a entrar na distancia dos 20-30mt e atirar a peça claro com um cartucho rapido com polvoras AS PSB OU MESMO D20 com tordos na ordem do 40-50mt e apontar ao tordo e na hora de disparar adiantar o tiro para ai 1mt e podem crer que dificilmente falham em condições atmosfericas normais se estiver muito vento isso nem da para termos noção do adiantamento que temos de dar,depois dai para cima 60-70mt claro ja epreciso adiantar bem o tiro mas isso de dizermos que e 4-5mt e muito relativo pois quantos tordos e que por vezes eu mato e depois a tentar fazer igual ja não mato temos de ter a noção que um tiro a essa distancia ja vai vastante dispersso umas vezes matamos outras ficamos a velos passar agora para se atirar vem aos tordos e preciso disparar milhares de tiros e ai depois começamos a apanharºlhe o jeito mas em termos de desconto nada disso de 4-5mt abraço
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Sex Jan 22, 2010 6:58 pm

Aqui vai

BOAS CAÇADAS
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Sex Jan 22, 2010 7:50 pm

L.AGOSTINHO escreveu:
Aqui vai

Excelente artigo do meu amigo e grande caçador Isaías Piçarra a quem deixo um grande abraço.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Sex Jan 22, 2010 8:02 pm

Não sei se o Isaías faz parte deste fórum mas é uma excelente pessoa e bom Caçador. cheers
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Sex Jan 22, 2010 8:23 pm

Hélio escreveu:
Não sei se o Isaías faz parte deste fórum mas é uma excelente pessoa e bom Caçador. cheers

Nem mais amigo Hélio.
Pedrohunter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 96

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Sex Jan 22, 2010 11:42 pm

Acredito que seja um bom caçador e uma óptima pessoa, já tive o previlégio de caçar algumas vezes nessa associativa do Crespo e aquilo é o paraiso da caça! Excelente camaradagem e muito convivio!!!

Abraço e para a próxima época lá irei concerteza... :D :) :lol:
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Sab Jan 23, 2010 12:06 am

Penso que o Isaías não caça na do Crespo mas sim numa das associativas de Brinches. Quem caça no Crespo é o Sérgio Vieira que já tive o prazer de trocar algumas mensagens privadas, também ele de outro fórum. Tudo boa gente e excelente companheiros. cheers

A zona de Serpa, Ficalho, Mértola entre outras nas redondezas são óptimos terrenos de caça para a lebre e perdiz. Alguns deles também bons para coelhos e tordos. Quem me dera mas é longe!
Pedrohunter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 96

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Sab Jan 23, 2010 1:52 am

Hélio para a próxima época ainda vamos lá dar uns tiros, tenho um Amigo que é lá sócio e esta época só lá foi caçar uma ou duas vezes, todos os outros fins de semana ele arranjava-me convites para ir na vez dele!

:bball:
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Sab Jan 23, 2010 11:41 am

Eu por mim estou no ir. cheers
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Seg Jan 25, 2010 9:51 am

Hélio escreveu:
Quem caça no Crespo é o Sérgio Vieira que já tive o prazer de trocar algumas mensagens privadas, também ele de outro fórum. Tudo boa gente e excelente companheiros. cheers
Hélio, o Sérgio Vieira é o Gimbras?
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Seg Jan 25, 2010 12:44 pm

Sim é ele! :)
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Seg Jan 25, 2010 2:11 pm

JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 69

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Sex Jan 29, 2010 10:25 pm

Treinar a atirar a tordos, quem tiver tempo faça uns tiros aos pratos num percurso de caça e vai ver que ajuda bastante, podem semppre improvisar o campo de tiro.
Não esquecam as regras de segurança.
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 636

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Fev 16, 2010 9:54 pm

ola amigos tudo tem a sua teoria para dar um tiro seja a tordos ou pombos ou rolas ou mesmo coelhos tudo comeca com a posicao dos pes
e pernas e corpo. temos que ter um bom angulo para podermos atirar, a posicao do nosso corpo tem que rodar 90 graus .
depois temos o suster da respiracao ,porque se atiras a uma peca de caca sem susteres a respiracao so por sorte e que lhe das.
eu digo isto porque um dia eu fui mais o meu pai e falhei uma rola e o meu pai disse como queres matala se nao sustentas a respiracao.
e a partir daquele dia comecei a ter uma melhoria muito grande.
depois temos o correr da mao que sem isso nao matas nada, se todos os cacadores juntarem posicao dos pes e corpo sustento da respiracao , e o correr da mao na hora do disparar. depois digam alguma coisa.
e claro usar os cartuchos apropriados para cada tipo de caca.
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Qui Abr 08, 2010 9:51 pm

Para mim o principal para se ter sucesso na caça aos tordos ou em qualquer outra
espécie é a habituação á nossa menina (espingarda). Claro que os cartuchos são muito importantes, quantos mais tiros se derem melhor. Quando comecei cheguei a dar 80, 100 tiros para cobrar 3 ou 4 pássaros. Em relação aos metros de desconto isso é sempre muito relativo pois tem de se ter em conta, por exemplo as condições climatéricas, se está ou não vento, etc.
Saudações
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Qui Abr 08, 2010 10:02 pm

Para os tordos o principal é usar sempre os mesmos cartuchos e a mesma espingarda e claro esta preparada para nós. cheers
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1897

MensagemAssunto: ola   Qua Ago 03, 2011 4:37 pm

nao á mt a dizer sobre essa caça pra ja é um tiro dificil pk a velocidade do tordo

induz mt em erro o caçador depois atirar a um tordo so mesmo a distancia de tiro 25 a 30mt

mais do k isso ja é mt dificil o tordo de frente é apontar pro bico e tapar o tordo

eu caçei sempre com xoke nr3 cartuxos 32g xumbo 8 é o suficiente

mas é a dar se mts k se vai aprendfendo com os erros
arrimal
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 21, 2014 10:04 am

boas amigos , o meu nome e gonçalo pereira , sou caçador de tordos e é raro eu falhar tordos se falhar e um ou outro como toda a gente , mas digovos se querem fazer bons tiros aos tordos e se querem matar todos e so fazer o seguinte
1ºquando o tordo passar atravessado e esta prai a 40/45 metros apontamos ao tordo e damos um desconto de um palmo 
2ºquando o tordo vem para baixo de 20 metros apontemos para o bico e ele cai seco!!!!
3º quando um tordo vem alto ou media altura e que venha de frente para nos apontamos ao tordo e quando formos para disparar puxamos a arma para a frente de maneira que tape o animal e que de desconto de 1 palmo ou menos 
4ºtemos que atirar com confiança se nao atirarmos com confiança nao matamos o animal , mas digovos ja se for para cima de 50 metros deem a vontade pra cima de 1 palmo de desconto e so o que tenho para dizer para caçadores que nao teem tido sucesso com os tordos 
5º digovs ja que isto serve para qualquer tipo de caça as aves  entre 40/50 metros um palmo de desconto e o suficiente 

boas caçadas 
comprimentos e abraços
gonçalo pereira

É obrigatório  fazer a sua apresentação.
O Moderador Abílio Vidal
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Ter Jan 21, 2014 11:07 am

arrimal escreveu:
boas amigos , o meu nome e gonçalo pereira , sou caçador de tordos e é raro eu falhar tordos se falhar e um ou outro como toda a gente , mas digovos se querem fazer bons tiros aos tordos e se querem matar todos e so fazer o seguinte
1ºquando o tordo passar atravessado e esta prai a 40/45 metros apontamos ao tordo e damos um desconto de um palmo 
2ºquando o tordo vem para baixo de 20 metros apontemos para o bico e ele cai seco!!!!
3º quando um tordo vem alto ou media altura e que venha de frente para nos apontamos ao tordo e quando formos para disparar puxamos a arma para a frente de maneira que tape o animal e que de desconto de 1 palmo ou menos 
4ºtemos que atirar com confiança se nao atirarmos com confiança nao matamos o animal , mas digovos ja se for para cima de 50 metros deem a vontade pra cima de 1 palmo de desconto e so o que tenho para dizer para caçadores que nao teem tido sucesso com os tordos 
5º digovs ja que isto serve para qualquer tipo de caça as aves  entre 40/50 metros um palmo de desconto e o suficiente 

boas caçadas 
comprimentos e abraços
gonçalo pereira

Amigo arrimal em primeiro lugar devia fazer a sua apresentação como mandam as regras do fórum, depois ler com atenção opiniões anteriores á sua algumas delas de pessoas bastante experientes nestas lides, bem diferentes das suas, agora a minha opinião pessoal aos seus comentários, a serem seguidos pouco ou nada vão matar as distancias alem de exageradas 40/50 metros, a  maior parte da caça que se mata longe raramente ultrapassa os 30/35 metros embora por vezes pareça bem mais longe, alem de cada tipo de ave ter descontos bastante diferentes devido a deslocarem-se a velocidades completamente diferentes logo descontos muito diferentes, dando como ex uma perdiz que se desloque a favor do vento num tiro entre os 20 a 30 metros com uma pólvora rápida se não se der um desconto superior a 1 metro nem se apercebe se foi atirada o mesmo se passa por ex com um pombo. etc.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc   Hoje à(s) 8:26 am

Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: