Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 69

MensagemAssunto: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sex Jan 29, 2010 10:47 pm

Gostava de saber a vossa opinião acerca dos gaios e charnecos que invadem os campos... cada vez há mais.. comem os perdigotos......
é uma praga que tem bem que ver.
Não sou a favor da sua extinção mas podia haver menos.
Alguem conhece algum metodo para os controlar?
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 172

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sex Jan 29, 2010 10:54 pm

JOTTA escreveu:
Gostava de saber a vossa opinião acerca dos gaios e charnecos que invadem os campos... cada vez há mais.. comem os perdigotos......
é uma praga que tem bem que ver.
Não sou a favor da sua extinção mas podia haver menos.
Alguem conhece algum metodo para os controlar?

Bem acredito que por tua zona sejam bastantes¨! na minha zona è raro ver essas aves agora,no meu tempo de miudo sim via muita coisa agora jà a muito que não vejo grande coisa!

Quando andava a caça com os caçadores meus vizinhos eles matavam tambem gaios, nessa altura podia-se caçar ,mas agora està penso eu completamente proibido, e ainda bem que foi proidido de caçar!
Fazes bem... despacha-os para a minha zona
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 403

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sab Jan 30, 2010 12:09 am

Boas...
A que é que o Sr. Jotta chama charnecos?
Eu nunca ouvi tal nome...
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sab Jan 30, 2010 11:12 am

rafeirage escreveu:
Boas...
A que é que o Sr. Jotta chama charnecos?
Eu nunca ouvi tal nome...

Eu também não ....

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 909

MensagemAssunto: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sab Jan 30, 2010 7:46 pm

Os ''CHARNECOS'',é apenas o nome que dão ás pegas rabilongas nalguns pontos do país.
Existem jaulas para capturar estas aves,semelhantes ás utilizadas para raposas e outros predadores.
Em Espanha,fazem desbastes a estas aves utilizando falcões peregrinos (Cetraria),apenas nos locais onde têm estas aves treinadas.
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sab Jan 30, 2010 9:19 pm

Aaaahhh pêgas....
A gaiola das raposas com tripas podres agarra esse tipo de aves, corvos, pêgas agora gaios... não sei.
Não deve é ser a melhor maneira.
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sab Jan 30, 2010 9:35 pm

Pois é Charnecos camamos nós, mas são pegas rabudas, assim azuladas a cauda comprida.

Nas gaiolas das raposas? então mas elas aí entram ma stambém saem, pois não conseguem desarmar a porta, e se o fizerem só se apanha uma.
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sab Jan 30, 2010 9:43 pm

JOTTA escreveu:
Pois é Charnecos camamos nós, mas são pegas rabudas, assim azuladas a cauda comprida.

Nas gaiolas das raposas? então mas elas aí entram ma stambém saem, pois não conseguem desarmar a porta, e se o fizerem só se apanha uma.

Bem por esse nome ja sei o que é bem na minha zona não há quer dizer pouca coisa se vê andei há caça esta época e não vi nada o que ainda vi foi uns 2 ou 3 gaios

Bem eu uso uma gaiola destas mas é para os gatos dos vizinhos e tem dado resultado mas é verdade também so apanho um de cada vez abraço

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sab Jan 30, 2010 9:59 pm

pois é só um de cada vez, mas tem de ser daquelas de balance e 2 portas.
Existe o metodo que desanconcelho vivamente porque atinge 3 a 4 cadeias alimentares e especies e inclusive os nossos melhores amigos os cães, que é um caldinho de estriquenina con tripas de frango. Já vi isso uma vez para os corvos e é uma mortandade doida fica lá tudo só de encosto....
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 187

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sab Jan 30, 2010 10:33 pm

Para as pegas fogo nos ninhos,na altura da criação,com autorização da dgf.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Sab Jan 30, 2010 11:29 pm

As zc podem pedir auturização na devida altura para control de predadores o que inclui a pega, quanto aos gaios é ave protegida e são tão poucos que poucos estragos fazem.
Joao Simao
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 182

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Dom Jan 31, 2010 2:37 pm

antonio silva escreveu:
As zc podem pedir auturização na devida altura para control de predadores o que inclui a pega, quanto aos gaios é ave protegida e são tão poucos que poucos estragos fazem.

Talvez ai por essa zona sejam poucos aqui pela minha zona chegam bem os que cá estão e já são de mais.
A prática mais usual que aqui se faz é apanha-los com ratoeiras (costelas) mas mesmo assim temos que lhes dar de comer.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Seg Fev 01, 2010 11:09 am

aqui na minha zona ve-se muito poucas dessas aves.
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Seg Fev 01, 2010 11:21 am

Caros amigos,
venho dar uma opniao porque nao compreendo isto de quere acabar com qualquer predadore que haja? para termos especies de caca saudaveis e preciso ter um balanco entre predadore e presa, eliminar predadores acaba por fazer com que a propia natureza acaba por tomar conta de si propia e quando a anatureza faz e sem do e sem escolher os mais fracos etc. E depois anadamos por aqui a perguntar porque e que os coelhos tem todas estas doencas e tal acreditem que a natureza quando os numeros chegan a um numero que a propia natureza acha demasiado a propia natureza acaba com os numeros todos nao seleciona se nos queremos brincar com estas coisas ao fin depois pagamos e duro e ondevamos por as culpas do problema em outro frances veternario?? por amor de Deus temos que comecar a penssar que quem deve de fazer decisoes sobre os predadores etc. e quem tem estudado o material e feito estagios onde tiveram a oportunidade de avaliar ecosistemas para saberem como funcionam.
desculpem nao quero ofender ninguen e obrigado pelo desabafo
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Seg Fev 01, 2010 11:42 pm

JoaoAntunes escreveu:
Caros amigos,
venho dar uma opniao porque nao compreendo isto de quere acabar com qualquer predadore que haja? para termos especies de caca saudaveis e preciso ter um balanco entre predadore e presa, eliminar predadores acaba por fazer com que a propia natureza acaba por tomar conta de si propia e quando a anatureza faz e sem do e sem escolher os mais fracos etc. E depois anadamos por aqui a perguntar porque e que os coelhos tem todas estas doencas e tal acreditem que a natureza quando os numeros chegan a um numero que a propia natureza acha demasiado a propia natureza acaba com os numeros todos nao seleciona se nos queremos brincar com estas coisas ao fin depois pagamos e duro e ondevamos por as culpas do problema em outro frances veternario?? por amor de Deus temos que comecar a penssar que quem deve de fazer decisoes sobre os predadores etc. e quem tem estudado o material e feito estagios onde tiveram a oportunidade de avaliar ecosistemas para saberem como funcionam.
desculpem nao quero ofender ninguen e obrigado pelo desabafo

Tudo o que é demais não presta, se contar-mos que cada gaio ou mesmo pega rabuda mata um perdigoto por dia, quando acabados de sair do ninho, rapidamente chegamos á conclusão que um bando de perdizes " saudaveis" vai desta para melhor emnquanto o diabo esfrega um olho.

Com venenos não, pois atenge o que queremos e o que não queremos...

é por isso que se fala em equilibrio...e este tem que existir sempre....

Se não contrlarmos os predadores entramos em desequilibrio..

A bem da caça.
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Ter Fev 02, 2010 9:55 am

Amigo, entendo o que esta a dizer, mas sera ? que o que o Snr. acha ser de mais ou fora de equilibrio nao esteja? pode ser que um gaio nao come tantas perdizes como o Snr. penssa? eu nao sei ainda nao vi estudos sobre o assunto que diga que e mesmo assin. E por isso que escrevi o que escrevi. Eu so esto neste pais a 3 anos mesmo que nasci ca e fui ca criado ja ca nao morava a mais de 40 anos. Mas o que tenho lido ouvid etc. e que onde ten respeito a caca e nos cacadores a atirar com o barro a aprede aver se cola qualquer coisa que nos achamos que pode ser ten de ser porque nos sabemos, todos nos sabemos ou deviamos de saber que por veses nem tudo e como parece. Amigo de onde eu venho ha mais predadores do que ha aque sobre as aves e os coelhos e pelas vista ha mais coelhos e aves para cacar do que aqui. onde nao deixao fazer batidas aos predadores nem nada disso.
Attencao que eu sei ou pensso que sei que a batida a raposa ja vem de a muitos anos mas eu proponho que essa matanca de predadores nao tinha nada a ver com a caca mas sim por causa de todas a s pessoas que tinham galinhas soltas de volta da casa e por isso a raposa aproveitava do alimento que lhe punham mais facil de adquerir.
agor aeu digo- lhe eu aceito plenamente quando me mostrar provas que estas aves tem um efeito significativo seja na perdiz ou nao.
Amigo qte lhe digo ou proponho mais uma coisa, o habitat e o mais importante seja para uqe especie seja para ter bons numeros porque a falta de habitat preferido de qualquer especie tem muito mais efeito negativo do que qualquer predadore.
Mas eu tb esto pronto a apreender mas com provas de estudos feitos OK
Ha mais uma coisa repare no numero de gatos que andam soltos por ai que eles matan so por matar e nao para comeresses e que sao destruidores da caca.
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Ter Fev 02, 2010 11:14 pm

Gostava-mos de saber de onde veio o Sr. JoaoAntunes.
Quando falamos, não falamos por falar... se quizer mostro-lhe como os gaios e as pegas são predadores de por Ex. perdigotos pequeninos.
Convem não esquecer o significado da palavra PRAGA, Densidade populacional... entre outras, razão pela qual se autorizam as correcções de densidades( vulgo batidas).
Como Frizei que o que é demais não Presta.......

Fiquei a saber que a DGF autoriza a correcção de efectivos e esse era o meu objectivo.

Cumprimentos a todos.
Se alguem tiver algo de novo estou receptivo
jjgaio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 133

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Qua Fev 03, 2010 12:16 am

amigos o maior mas o maior predador somos nos caçadores!
nos é que inventamos a mixomatose, ceiveira automatica, estradas, em especialmente a espingarda.

agora sim temos reservas que caçam moderadamente,alimentam a caça tratam dela (bebedouros comedouros)
não era como antigamente caçavamos todos os dias matavamos tudo sem do nem piadade.
o meu bisavo caçava todos os dias coelhos,lebres perdizes, em castelo de vide,agora lá coelhos nem ver.
uma aguia não perde energia com um coelho bom, mas come um coelho doente.
os gaio,as pegas rabudas as gralhas os corvos são oportunista. e na maior parte das vezes são necrófago (alimentam-se da cadaveres)
sempre houve sacarabos raposas doninhas ,e sempre houve muitos coelhos.
agora temos muitas reservas em especialmente turisticas, que matam todo o que e aves de rapina,gralhas, gaios,pegas,rabudas todo, ate linces ibericos sim sim linces ibericos, só tem entrese pelo negósio cinegetico
um coelho 18€ uma lebre 50€ uma perdiz 25€

não se esquecam que a dois anos foi morta na baixo alentejo em fevereiro uma aguia imprial ,numa reverva turistica. das aguias mais em vias de extenção
por isso controle de predadores só mesmo quando houver uma praga, quando houver danos na agricultura, danos na fauna (toda ela cinegetica ou não), e tem que ser muito bem vestoriado.

e digo não há niguem que goste mais da caça do que eu, pode haver que goste tanto como eu mas mais não

e viva a caça pesca campo e natureza
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Qua Fev 03, 2010 9:52 am

Boas Amigo Jotta, eu venho dos EUA onde vivi e cacei por volta de 30 anos e nesses trinta anos tenho visto como as especies podem desaparecer ou aumentar en numeros. e por vezes o que nos pensavamos era completamente ERRADO. eu la ja cheguei a penssar que os rapinos raposas etc. e que estavam a fazer que nao ouvesse coelhos ou grouse ou galinholas, mas estava ERRADO. porque me foi a min e a muitos provado. que de facto era o habitat que estava ser destruido e o principal culpado o gato caseiro.
Olhe e nao e preciso eu usar exemplos de la aqui ja muitas veses vi um casal de perdiz com perdigotos a atravessar a estrada e eu com muito gosto de os ver porque reforssava que poderia avaer algumas para quando chegasse o tempo da caca. mas o que me aparece logo a seguir um gato a preseguir-los. e meu amigo dai ja volto as minhas esperiencias de vida e sei que esse gato nao ia parar ate que matasse tudo ja fiquei a penssar bem este ano nao vou ver perdiz nenhuma. e amigo aqui nao tenho visto quase nada deste passaros que se fala.
mas como eu sempre digo isto sao meras opnioes voce tem direito a sua e eu a minha.
Mas amigo eu tenho achado muita graca que aqui neste nosso pais quando falam da caca mais tarde ou mais cedo aparece alguma referencia que e assim que se faz nos EUA. mas na maioria e sempre usar exemplos fora de contexto que na verdade nao eram bem assim mas que deo jeito as pessoas que queriam mudar algumas coisas aqui em Portugal.
Quere um exemplo o regime ordenado.
boas cacadas
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS   Hoje à(s) 11:54 am

O QUE FAZER AOS GAIOS E CHARNECOS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: