Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Utencilios para carragamento de cartuchos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Utencilios para carragamento de cartuchos   Sab Mar 06, 2010 2:55 pm

Todos eles fora de uso a algum tempo, mas tudo funcional e não está para venda.
Dois modelos de calibradores.

Aparelho de tirar e por fulminantes

Aparelho para colocar polvora e chumbo

Balança para pesar polvora e chumbo um pouco diferente das atuais que são digitais.

Máquina que fáz o carregamento completo.

Máquina que se utiliusava para zagalotes dispersores etc.

Mais sufisticadas que as anteriores

Superior a anterior

fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 172

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 10, 2010 7:14 pm

Grandes maquinas hoje embora ainda funcionem jà não ficam mal em exposição

quem me dera ter umas beldades desses!

È sempre recordar o passado!
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 10, 2010 7:58 pm

Pode ser que o fim seja mesmo num museu as duas ultimas muito viáveis raramente tinham avarias a castanha carregáva cerca de 1300 cartuchos/hora a vermelha um pouco mais do dobro cerca de 2800/hora.
jjgaio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 133

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 10, 2010 10:40 pm

ainda trabalham?
ja houve um passarinho que me disse que a suas cargas são bastante boas.
espero ainda comprar algum cartuxos carregadas por essas boas maquinas.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qui Mar 11, 2010 9:00 pm

Qualquer delas trabalha na perfeição,embora inativas a algum tempo, quanto ás cargas só quem comprou se pode pronunciar sobre esse assunto.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qui Mar 11, 2010 9:08 pm

Amigo António, sim sr. vá conservando esses exemplares.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Seg Mar 15, 2010 2:49 pm

Ora bolas...

Num post anterior, tive oportunidade de explanar os meus vastos (ou não) conhecimentos acerca de carga/recarga de cartuchos...

Nesse tópico, ponderei inclusive tirar umas fotos à minha querida MEC 650Jr, a cereja no topo do bolo, que é o meu equipamento artesanal de recarga...

Mas atento ao que vi neste post, só me iria envergonhar.

No entanto, vou fazer um video a carregar e vou colocar aqui... Irá começar no campo de tiro, onde irei seleccionar alguns cartuchos vazios... farei a recarga com comentários e menção aos pesos e medidas d polvora, chumbo, bucha e pressão... e depois terminará comigo na chapa a "analisar" o tiro.

Por isso aguardem pelas cenas dos próximos capitulos...
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Seg Mar 15, 2010 2:50 pm

Beretta, força nessa ideia que vai ser bem elucidativa.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Seg Mar 15, 2010 5:16 pm

Amigo Beretta vá em frente com o video, quanto ás máquinas as ultimas duas são industriais não justificaria de modo algum o investimento a um particular visto custarem ums milhares de euros.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Ter Mar 16, 2010 3:53 pm

Ok... Em função dos pedidos já comecei a gravar!! Estão as cargas feitas!!

Agora peço que me perdoem, mas na altura de divulgar o video vou por um bloqueio sonoro para que ninguem ouça a gramagem de polvora e chumbo que utilizo... e muito menos a pressão que aplico (é o segredo fundamental)... é como a açorda de alho no Alentejo... há sempre um segredo que toda a gente sabe!!
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Ter Mar 16, 2010 4:30 pm

beretta302 escreveu:

Agora peço que me perdoem, mas na altura de divulgar o video vou por um bloqueio sonoro para que ninguem ouça a gramagem de polvora e chumbo que utilizo... e muito menos a pressão que aplico (é o segredo fundamental)... é como a açorda de alho no Alentejo... há sempre um segredo que toda a gente sabe!!

Força ficamos há espera do vídeo ..abraço

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Ter Mar 16, 2010 4:58 pm

beretta302 escreveu:

Agora peço que me perdoem, mas na altura de divulgar o video vou por um bloqueio sonoro para que ninguem ouça a gramagem de polvora e chumbo que utilizo... e muito menos a pressão que aplico há sempre um segredo que toda a gente sabe!!

Respeito a ideia, e estou ancioso por ver os vedios, tenho pena eu não saber como tu ,senao quem fazia isso sem segredo era eu,pode não acreditar mas segredos nem os quero!
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Ter Mar 16, 2010 6:04 pm

Olha, cá está um tópico bom...

Gramagens dos tiros...

O amigo António Silva bem que podia dar umas luzes acerca do assunto.

Eu pessoalmente lido mais ou menos bem com a A2 e D20 (no entanto a D20 nunca foi muito do meu agrado), mas tal como já referi noutro tópico, desconheço as ratios das ditas polvoras modernas... pelo que penso que tal tema seria interessante.

Sei que até há umas tabelas na internet, que ensinam a dosear polvora e chumbo, mas para mim os tiros são como a açorda... uns metem mais alho, outros mais coentros.. não é uma ciencia exacta, e assim, cada um deverá ser como cada qual, e apenas a experiência dirá o que de facto é eficaz.

Por exemplo, com a A2, 1,65g de polvora, 32 grs de chumbo numa bucha de 21 (depende do n.º do chumbo), com um aperto de cerca de 90/100 kgs (leitura da mec650jr) resulta num cartucho tremenda categoria... (se eu não me gabar ninguem me gaba)

Com um cano beretta de 18.4, 71 cms de cano, ponteira de ***, e uma ou outra cadelita (das minhas - as melhores da peninsula ibérica!!), é um cinturão de coelhos!!!! ou não...
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Ter Mar 16, 2010 9:50 pm

Amigo beretta desculpe a minha curiosidade mas com que arma atira com 1.65 da A2?
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 10:02 am

Com essa carga, apenas atiro com automáticas, beretta 302, 303 e browning B80. E o aperto é apenas de 90/100 kgs (como acima referi, mediante medição da máquina - que pode estar inexacta).

Como tambem tenho uma ugartechea com 18,3 de almas e canos de ** e ***, fiz uma vez umas cargas com 1,45 de A2, para "amaciar" mais o tiro.

Mas voltando ao 1,65grs de A2, fiz essas cargas o ano passado para caçar coelhos, e meti um bocadinho mais de carga para abrir mais um bocado o tiro, tentando "evitar" o dispersor. Fiz umas 4 ou 5 caixas, mas depois o tempo não abunda e comecei a comprar tiros da bascheri&pellagri (incluindo dispersores), tiros esses que tenho de qualificar de verdadeiramente excepcionais.

Inclusive nem tinha copo para meter essa carga de polvora A2 (o que tinha compactava apenas 1.55) e levei-o ao torneiro para me laminar um bocadinho o copo, para caber aquela extra grama...

Mas fiquei satisfeito com o tiro. Gostei da dispersão, e nas automáticas até nem era muito rijo.

Mas qual é a sua opinião dessa gramagem? Muita ou pouca? Carece mais ou menos pressão?
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 11:52 am

A gramagem recomendada pelo fabricante é de 1.45 quanto á pressão nesse tipo de máquina ou outra do mesmo tipo que não seja mecanizada o gráfico da máquina é mais para compor que outra coisa, nesse tipo de máquina dificilmente saiem dois cartuchos iguais um sai bom outro já não sai tão bom porque está pendente do tempo de carregamento entre um e outro cartucho que nunca é igual e ao não ser o mesmo tempo tambem a pressão não é igual está tambem pendente do rebordo final.
Se atirava com ferquencia cartuchos carregados por esse tipo de máquina e mudou para outros carregados por máquinas electrónicas seguramente achou muita diferença.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 12:09 pm

Na MEC o rebordo fica bonito e bem apertado, pelo que até nem noto diferenças nos cartuchos, até porque depois ainda rebordo com o casquilho do berbequim, que para alem do fazer mais redondinho ainda lhe confere mais aperto.

Quanto à medida da polvora, toda a gente me aconselhava a fazer 1,55grs para as automátivas e 1,45grs para as sobrepostas e paralelas (e mesmo assim batia sempre um bocadito demais nestas espingardas). Mas como queria abrir o tiro, carreguei mais um bocadinho, e de facto consegui dispersar mais um bocado, sem perder a compactação do tiro a distâncias mais largas (sem deixar buracos).

Relativamente á diferença, claro está, que o carregamento automático/electronico é diferente. Eu tenho sempre em mente que recarregar cartuchos não passa de um hobbie, ainda mais para máquinas como a minha... Mas é um prazer fazer aquelas invenções.

E permitam-me dizer que é uma sensação extraordinária abater uma peça com um tiro feito por nós na vespera.
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 12:56 pm

Caro amigo beretta 302 Sem querer desviar o assunto do topico serà que podes meter umas fotos de tua MEC, jà que o assunto esta a ser sobre carregamentos e està ser interessante !

Porquê que para as armas sobrepostas fazes uma carga diferente das automaticas?

Eu pergunto porque quando vamos comprar cartuchos a uma casa de caça nunca houvi que as cargas eram deferentes
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 2:17 pm

A carga convem ser diferente, pois a arma (e respectivo funcionamento) tambem é diferente.

O facto da arma automática ser munida com um sistema de alimentação, equipado com "molas", permite tambem reduzir o recuo, vulgo "coice", pois a energia do disparo é absorvida pela mola que empurra igualmente a culatra para a frente no recarregamento, o que faz com que a essa arma possa ser utilizada com cargas mais fortes, cargas essas que caso utilizadas em armas "fixas", cuja unica protecção e obstaculo ao recuo é a chapa de coice, dariam uma porrada tremenda sobre o apoio da coronha (ombro), isto é, "bateriam" muito.

Quando um cartucho é muito "aspero", isto é, rijo e a bater muito, faz com que após o disparo o atirador esteja completamente desiquilibrado, e com a arma mal colocada, porque "saltou" devido ao impacto, o que vai fazer com que caso a ter de haver emenda (2.º tiro), tenha de ser feita novamente a recolocação da arma no ombro para reapontar. Isto por exemplo numa perdiz brava, pode significar a diferença entre atirar o 2.º tiro a 30 metros ou a 60 metros!!

Actualmente, uma das preocupações dos fabricantes é precisamente o recuo, veja-se as berettas A400 Xplor (que traz um amortecedor hidraulico para reduzir o recuo da culatra) e a SV10 Perennia (que tem inclusive um sistema de kick off de amortecedores aplicado na coronha).

Daí ser utilizada uma carga para automáticas, e outra carga para armas justapostas e sobrepostas. Tal não significa que as cargas propicias para umas não possam ser usadas nas outras, mas se as cargas forem fracas, na automática a extracção poderá não ser feita (acontece com frequencia nas de gases), e se a carga for forte, nas "fixas", para alem de bater tremendamente, vai começar a criar folgas na arma.

E infelizmente os armeiros não alertam os compradores para tal facto.

Mas creio que o amigo Antonio silva, conseguirá dar mais elementos sobre este facto.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 9:01 pm

Penso que o sistema já não funciona assim a alguns anos, antigamente as automáticas nessecitavam de cargas um pouco maior para fazerem a extração e mesmo assim algumas encravavam, com a evolução as automáticas já não nessecitam de cartuchos mais fortes, para titulo de exemplo o amigo beretta carrega da AS com 1.65 a maior parte dos armeiros coloca 1.45 1.5 carregue com apenas 1.3 e atire com a b 80 ou a beretta e veja se não funciona bem na mesma a evolução aconteceu tambem nas outras armas em que o recuo é menor, algumas até com menor recuo que as automáticas, mas á quem ainda tenha armas antigas e que requerem cargas mais fracas por ex algumas de paralelos mas ai já é quem compra que tem de alertar para esse facto ou mandar mesmo carregar cartuchos especificos para essa arma o carregamento de cartuchos evoluiu tambem as máquinas etc.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 9:15 pm

Estou absolutamente de acordo consigo.

Exemplo rigoroso serão as benelli de cabeça rotativa, que qualquer movimento mais brusco faz descer a culatra e rodar a cabeça.

Mas os sistemas de gases de muitas armas necessitam/vam de um pouco mais de pressões, principalmente quando as armas eram novas e as molas estavam rijas.

Relativamente ás armas fixas e ao facto de causarem mais recuo, relaciona-se relaciona-se tambem bastante com as almas e os choques. Certamente todos temos historias de sarrasquetas, ugartecheas, aya's, etc, em que se abate uma peça a uma distância quase impossivel... mas ao fim do dia o ombro tinha sangue pisado ... Isso deve-se a muitas terem almas de 18.2 e choques de * e **. Eram as mata alto!!
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 9:17 pm

O video está quase a sair!!

E vou tentar arranjar uma ou duas codornizes para mandar abaixo com os tiros que carregar!
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 9:54 pm

Equipamento igual ao do amigo beretta pertença de Joaquim fragoso Gil

beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 10:11 pm

A máquina sim - mec 650jr. O resto pese embora diferente, assegura as mesmas funções - refiro-me ao berbequim - sendo que o meu está num engenho que mantem regulados os mmilimetros que rebordam. Daí eu ter referido que os cartuchos saem mais ou menos iguais.

No que respeita ao recalibrador, eu tambem não utilizo o da máquina, por incrivel que pareça, uso um igual ao seu, de manivela (e rosca), que pese embora pareça mais obsoleto, assegura uma recalibração melhor (digo eu).

Assim na máquina, eu apenas retiro o fulminante, coloco polvora, bucha e chumbo, vinco o rebordo e dou o aperto.

Fora da máquina recalibro e reaperto o rebordo com o berbequim.
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 10:14 pm

Bom material pena jà estar fora de uso, penso eu pelo que se vê nas fotos!

Pena esse algum desse material jà não se encontra em portugal porque senão quem ia fazer umas cargas era eu, e mesmo assim estou com ideias !, e para comprar uma maquina MEC jà è muito investimento para quem quer carregar mesmo só por curiosidade!

Quem è o importador das maquinas de carregar cartuchos MEC em portugal? ou tem que se importar?
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qua Mar 17, 2010 10:44 pm

O material da foto não é meu, apenas foi vendido na espingardaria e está a funcionar a pessoa em questão é dos poucos que ainda carrega e tem bastantes carregados, mas o melhor é mesmo o engenho de rebordar o 1ºdo lado esquerdo não nessecita de ir ao berbequim e aquele quando foi cedido já tinham passado por lá muitos milhares de cartuchos muitos mesmos.
Amigo Beretta fáz bem em não calibrar os cartuchos na máquina o resultado seria bastante prejudicial.
Quanto ao importador penso que já não á devido á muito pouca procura, tente ver se encontra usado poque novo vai ser dificil só armeiros com muitos anos de casa que tenham alguma esquecida.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qui Mar 18, 2010 12:11 pm

Como o video vai demorar... junto fotos do meu equipamento "artesanal" de recargas.

A famosa MEC 650 jr

Pormenor da barra de carga, com mostra de um copo cuja capacidade é de 1,55grs de A2 (ainda por estrear)

Recalibrador - pese embora pareça obsoleto, é o melhor a recalibrar a copela do cartucho. Se o fizesse com a máquina a dilatação que alguns cartuchos trazem faria com que ficassem presos nas chapas de aperto... e os porradões fariam a máquina ganhar folgas...

Os fulminantes/escorvas/primários - Os ultimos que adquiri foram estes da RIO. Caros mas muito bons.

As buchas - Actualmente devo ter em casa cerca de 1500, de 20 e 21 (medida do copo).

Chumbo: Actualmente apenas tenho duas arrobas do velhinho "perdigão". Bom chumbo.

Balança: Invenção minha. Por incrivel que pareça, é rigorosa!! Já a testei em balanças electronicas de precisão, e para meu espanto bate certo!!!

Polvora: Estão aqui cerca de 350grs de A2. Este frasquito, por incrivel que pareça, mantem a polvora sem qualquer hummidade!!

É neste engenho que coloco o berbequim ao qual é acolpado o "copo" que termina o rebordo (não só arredonda, como dá mais aperto). No entanto, andou a colocar cortinados, ao que se encontra fora do sitio!!

A caixa foi feita para acomodar 100 tiros. Tenho 3. "Furtei-as" ao meu pai, que ainda deve estar curioso quanto ao paradeiro delas.

E agora que mostrei o meu equipamento, quero aqui desmistificar uma coisa:

Nos termos da Lei 5/2006 de 23 de Fevereiro (vulgo lei das armas), é perfeitramente licito proceder à recarga de munições, no nosso caso cartuchos de calibre 12. Não há qualquer impedimento legal, a não ser a imposição do "consumo próprio", isto é, proibição de venda ou cedência a terceiros. Tanto assim é, que é permitido aos armeiros vender os componentes de recarga (chumbo, polvora e fulminantes) a quem for titular de licença de classe C e D.

Fica aqui o artigo 36.º da lei supra referida:

"Artigo 36.º
Recarga e componentes de recarga
1 - A recarga de munições é permitida aos titulares de licença C e D, não podendo ultrapassar as cargas propulsoras indicadas pelos fabricantes.
2 - Só é permitida a venda de equipamentos e componentes de recarga a quem apresentar as licenças referidas no número anterior.
3 - As munições provenientes de recarga não podem ser vendidas ou cedidas e só podem ser utilizadas na prática de actos venatórios, treinos ou provas desportivas."

Abraço a todos.
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qui Mar 18, 2010 12:40 pm

Bem amigos eu de armas pouco entendo e de carregamentos de cartuchos muito menos ,por isso acho este tópico muito interessante obrigado pelas fotos esperamos o vídeo mais uma vez obrigado por partilhar :D :D :D :D

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qui Mar 18, 2010 1:28 pm

Cinco estrelas a balança
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Qui Mar 18, 2010 2:12 pm

Bom material amigo! espero o video com ansiadade Ok!

Tenho uma duvida em relação a estas novas leis da treta que sairam, a partir de 2006! haver se algem me sabe explicar como funciona!

Se eu quiser fazer uma ecomenda de material para carregar cartuchos( por ex; POlVORA,BUCHAS, CARTUCHOS VAZIOS ,FULMINANTES ETC) ou atè mesmo cartuchos carregados pela internet por exemplo nos USA è legal ? ou ilegal?
Quer dizer não se pode comprar material balistico fora de PORTUGAL

Desde jà agradeço
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Utencilios para carragamento de cartuchos   Hoje à(s) 12:40 pm

Utencilios para carragamento de cartuchos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: