Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

treino de podengos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: treino de podengos   Qui Mar 18, 2010 11:18 pm

Boa noite caros colegas caçadores.
Sou um jovem caçador, e por falta de condições sempre cacei com cães emprestados doutros amigos meus, que por falta de tempo mos emprestavam para irem "rodando".
Contudo, para a próxima época de caça (2010), tou a apostar na criação de mais dois cães.

As minhas dúvidas são se posso "mostrar caça" a estes dois novos cachorros através de coelhos mansos (caseiros); e a partir de que idade devo começar a treiná-los.

Nota:
são dois podengos e nasceram dia 12/03/2010

Obrigado pela ajuda!

saudações cinegéticas
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 652

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Qui Mar 18, 2010 11:51 pm

depende do instinto deles. se forem moles podes mostrar lhe pa os incentivares, se nao nao é preciso. tambem depende de quem eles sao filhos, se a raça está definida ou nao... mas vou te dizer o que podes fazer: mostra lhe um coelho 1a vez ou 2vezes no maximo , 2 ou 3 minutos, e tira lho e da lhe treino e mais treino, se possivel todos dias, é assim que faço aos meus. mas no campo de treino com caça brava... eles com o tempo aprendem por eles proprios. e vai metendo com caes velhos nas primeiras saidas e depois de pouco tempo começa a leva-los sozinhos, para puxarem pelo nariz se querem ver caça. durante uns meses t~em de andar sozinhos a caça. agora até aos 2meses e meio 3 meses deixa os crescer e brincar e começas a ver as brincadeiras e a ver comportamentos que te podem dar jeito em futuro proximo.
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 403

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 12:36 am

qualquer coisa que se possa dizer é subjectivo, pois cada cão é um cão mesmo sendo irmãos. Por exemplo na mostra convem ser os 2 pra se insentivar, mas se um estiver a evoluir rápido convem fazer o treino de maneira que o outro evolua tambem. Tento sempre que sejam iguais, puxo mais por uns ou por outros para que a partir dos 12 meses trace o perfil do animal e as capacidades. Existe uns que dão logo de inicio não quer dizer que sejam melhores. (já tive deles que nem para o manso olham e no mato caçam).
2 ou 3 vezes á vista, com um coelho que ande sempre á frente, que não se esconda ou se deixe agarrar. É importante o inicio da aprendizagem, se começar a agarrar pode deixar de latir.
Depois passar para um treino de rasto passar com o coelho no chão escondelo num sitio não visivel só detectavel por nariz. Depois se poderes perder uns coelhos no mato melhor, no fim de estarem andar... muitos treinos mas sem velhos! Os cachorros é que tem de aprender sozinhos para serem independentes e não andaram atidos aos outros. No fim de estarem a andar bem ematilha los.

Espero ter ajudado, foi uma forma rapida de dizer mais ou menos como faço, mas nos promenores é que esta a diferença que depois te vais aperceber e varia de cão para cão.
Inicio aos 2 meses mais semana menos semana, depois conforme a evolução, alguns aos 3 meses assim numa silveira não caçada rente a uma casa ao anoitecer começam a furar outros só aos 6 meses, é como tudo... O sangue que tem ajuda, se conheceres, começam cedo ou tarde. O importante é que na hora da verdade os animais estejam com garra...
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 2:44 am

por isso é que ha zonas em que os coelhos sao cruzados de bravos. ha pessoass que soltam mansos para treinar os podengos... isso eu acho que nunca se deve fazer. para bem da populaçao de coelhos bravos da zona.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 9:08 am

Vitor21 escreveu:
Boa noite caros colegas caçadores.
Sou um jovem caçador, e por falta de condições sempre cacei com cães emprestados doutros amigos meus, que por falta de tempo mos emprestavam para irem "rodando".
Contudo, para a próxima época de caça (2010), tou a apostar na criação de mais dois cães.

As minhas dúvidas são se posso "mostrar caça" a estes dois novos cachorros através de coelhos mansos (caseiros); e a partir de que idade devo começar a treiná-los.

Nota:
são dois podengos e nasceram dia 12/03/2010

Obrigado pela ajuda!

saudações cinegéticas

Boas caro membro Vitor21, antes de continuares a tua participação neste forum, tens de fazer a tua apresentação é obrigatorio e peço-te para ler as regras que não deves ter lido. deixo o link
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

qualquer duvida disponha

podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 9:10 am

ola Vitor21 em primeiro de tudo faz a tua apresentação como já te foi pedido no inicio da tua inscrição le as regras deste pequeno ex passo
vê aqui como fazer a apresentação [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

e aqui podes ver as regras [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

desde ja bem vindo

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 3:01 pm

Nuno Miguel escreveu:
depende do instinto deles. se forem moles podes mostrar lhe pa os incentivares, se nao nao é preciso. tambem depende de quem eles sao filhos, se a raça está definida ou nao... mas vou te dizer o que podes fazer: mostra lhe um coelho 1a vez ou 2vezes no maximo , 2 ou 3 minutos, e tira lho e da lhe treino e mais treino, se possivel todos dias, é assim que faço aos meus. mas no campo de treino com caça brava... eles com o tempo aprendem por eles proprios. e vai metendo com caes velhos nas primeiras saidas e depois de pouco tempo começa a leva-los sozinhos, para puxarem pelo nariz se querem ver caça. durante uns meses t~em de andar sozinhos a caça. agora até aos 2meses e meio 3 meses deixa os crescer e brincar e começas a ver as brincadeiras e a ver comportamentos que te podem dar jeito em futuro proximo.

rafeirage escreveu:
qualquer coisa que se possa dizer é subjectivo, pois cada cão é um cão mesmo sendo irmãos. Por exemplo na mostra convem ser os 2 pra se insentivar, mas se um estiver a evoluir rápido convem fazer o treino de maneira que o outro evolua tambem. Tento sempre que sejam iguais, puxo mais por uns ou por outros para que a partir dos 12 meses trace o perfil do animal e as capacidades. Existe uns que dão logo de inicio não quer dizer que sejam melhores. (já tive deles que nem para o manso olham e no mato caçam).
2 ou 3 vezes á vista, com um coelho que ande sempre á frente, que não se esconda ou se deixe agarrar. É importante o inicio da aprendizagem, se começar a agarrar pode deixar de latir.
Depois passar para um treino de rasto passar com o coelho no chão escondelo num sitio não visivel só detectavel por nariz. Depois se poderes perder uns coelhos no mato melhor, no fim de estarem andar... muitos treinos mas sem velhos! Os cachorros é que tem de aprender sozinhos para serem independentes e não andaram atidos aos outros. No fim de estarem a andar bem ematilha los.

Espero ter ajudado, foi uma forma rapida de dizer mais ou menos como faço, mas nos promenores é que esta a diferença que depois te vais aperceber e varia de cão para cão.
Inicio aos 2 meses mais semana menos semana, depois conforme a evolução, alguns aos 3 meses assim numa silveira não caçada rente a uma casa ao anoitecer começam a furar outros só aos 6 meses, é como tudo... O sangue que tem ajuda, se conheceres, começam cedo ou tarde. O importante é que na hora da verdade os animais estejam com garra...

boas senhor vitor21, siga as instruções destes dois mestres e vai ver que isso não falha

Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 4:07 pm

Já tem boas achegas para fazer craques .
Eu só queria ter tempo e condições. Daqui a um ano poderei vir a ter.
Só um aparte. Eu nunca iniciei um cão antes dos 3 meses, 3 e meio...
Se calhar só tenho perdido com isso. Abraço
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 7:42 pm

Stick escreveu:
Já tem boas achegas para fazer craques .
Eu só queria ter tempo e condições. Daqui a um ano poderei vir a ter.
Só um aparte. Eu nunca iniciei um cão antes dos 3 meses, 3 e meio...
Se calhar só tenho perdido com isso. Abraço

Tambem não é tarde, eu é que sou um pouco acelarado, e não convem saturar com treinos do coelho manso, pk habitua-se a procurar de vista e não de nariz...
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 7:44 pm

Nuno Miguel escreveu:
por isso é que ha zonas em que os coelhos sao cruzados de bravos. ha pessoass que soltam mansos para treinar os podengos... isso eu acho que nunca se deve fazer. para bem da populaçao de coelhos bravos da zona.

Concordo consigo... Na zona onde solto é impossivel caçar é rodeado de caças e estradas não vais estragar a pureza nas zonas de caça. Mas infelizmente os gatos mansos limpa-lhe os bigodes rapido
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3307

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 8:32 pm

rafeirage escreveu:
[Tambem não é tarde, eu é que sou um pouco acelarado, e não convem saturar com treinos do coelho manso, pk habitua-se a procurar de vista e não de nariz...
Este aspecto é muito importante no treino de um cachorro. Já agora eu acrescento: não dar treinos muitos longos e mais vale muitas vezes pouco tempo que o contrario. Depois também convém ir escolhendo sítios mais difíceis consoante a evolução do cachorro pra o obrigar a caçar de nariz e não de vista como diz o amigo Rafeiro.
apgl
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 19

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 8:43 pm

Amigo Victor o monte é a escola dos cães mas precisa de um professor digo eu mas posso estar enganado
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1396

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sex Mar 19, 2010 8:56 pm

Na minha maneira de ver aprendemos tanto como ensinamos no treino de cães eu pessoalmente raramente caço aos coelhos mas bem perto da minha casa cerca de 100 metros os coelhos são muitos e todos bravos, teria um belissimo campo de treino para cães de coelhos (dá deus nozes a quem não tem dentes ) mas não é a minha caça de eleição.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sab Mar 20, 2010 11:48 am

Eu começo por mostrar em casa;
depois no monte;
Isto com coelhos travessos e ai umas meia duzia de vezes.
Normalmente ate o coelho se fartar de ser agarrado e consegue de uma vez por todas fugir aos caes novos.Isto ate aos 3 a 4 meses.
Depois vou alternando no monte so com coelhos bravos, umas vezes sozinhos outras com um cao caçado.
Por acaso, esta ultima vez que a minha primeira cachorra achou coelhos, começou depois de a mae ter achado um coelho e quando ela foi ajudar a mae esbarrou-se no coelho.
Partir dai levei-a sozinha com os irmaos, ate que começou a achar coelhos levando assim os irmaos.
Poucos meses depois ja tinha os cachorros todos a achar coelhos.
Depois misturar com os caes mais velhos para aprender a matilhar.
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Seg Mar 22, 2010 6:24 am

apgl escreveu:
Amigo Victor o monte é a escola dos cães mas precisa de um professor digo eu mas posso estar enganado

Concordo, mas prefiro ser eu o professor. Como diz o meu tio nos é que temos de achar os primeiros coelhos para eles aprenderem. Ceitas, bordas, rente á noite, feneiras, matos abertos onde pegar de rasto entre outros. Para mim é a maneira mais dificil de ensinar sozinho do que com um velho, mas a mais solida tambem e com mais frutos. Mas existe sempre opiniões diferentes e temos de respeitar
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Qua Mar 24, 2010 9:26 pm

Olá caros amigos...
Desde já gostava de agradecer a quem foi colocando posts sobre como posso treinar os meus cachorros. Espero que o continuem a fazer, e gostava também que fossem espondo as vossas dúvidas (neste tópico) sobre esta raça.

Quanto a mim, surgiu-me mais uma: "existe alguma diferença cinegética (nariz,por exemplo...) entre os podengos de pêlo liso e cerdoso?"

Saudações cinegéticas!
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Qua Mar 24, 2010 10:10 pm

nao nao existe diferença. a unica diferença sao os gostos
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Qui Mar 25, 2010 11:32 am

Vitor21 escreveu:
Olá caros amigos...
Desde já gostava de agradecer a quem foi colocando posts sobre como posso treinar os meus cachorros. Espero que o continuem a fazer, e gostava também que fossem espondo as vossas dúvidas (neste tópico) sobre esta raça.

Quanto a mim, surgiu-me mais uma: "existe alguma diferença cinegética (nariz,por exemplo...) entre os podengos de pêlo liso e cerdoso?"

Saudações cinegéticas!

A capacidade de olfacto de cada animal nada tem haver com a sua pelagem, mas sim com o seu sangue com a sua genetica, dentro dos podengos existem uns com grande nariz outro com nariz de pau isto faz a diferença. dei o exemplo dos podengos mas aplica-se a todas as raças

sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sab Abr 10, 2010 3:47 pm

amigo bruno o probelema e quando nao temos caes caçados ai ja se torna mais dificil
http://podengos.portugueses@live.com.pt
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Sab Abr 10, 2010 7:13 pm

sergio magalhaes escreveu:
amigo bruno o probelema e quando nao temos caes caçados ai ja se torna mais dificil

Pode-se sempre tentar ir com um amigo.
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Dom Abr 11, 2010 4:55 pm

vem respondido amigo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 307

MensagemAssunto: treino   Dom Abr 11, 2010 5:14 pm

Ou então comprar um cão ja caçado e que seja bom para cativar os outros, no meu caso foi o que fiz .
Aqduiri 2 cães ja veteranos para puxarem pelos cachorros e tem resultado , pode-se dizer que tive sorte nas compras .
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Dom Abr 11, 2010 6:09 pm

Desde de sempre que os mais velhos ensinam os mais novos. Na caça com os cães tambem não é diferente.
Abraço
pinho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 205

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Dom Abr 11, 2010 8:47 pm

amigo antonio silva você nao sabe a sorte que tem, devia arranjar um cachorro e ir dar uma volta

abraços

Álvaro Pinho
José francisco
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 14

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Dom Abr 11, 2010 10:21 pm

Boas. Em relação ao ensino dos cachorros, eu não tenho podengos, mas em qualquer raça, não ematilho sem saberem caçar sozinhos. A não ser que não dêem nada até aos oito/nove meses. Aí já vão.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Dom Abr 11, 2010 10:34 pm

cada cão é um cão e cabe a nos saber e perceber a melhor forma de o ensinar, saber dar ao cão e formalizar o treino á medida que ele precisa e ai molda-se o animal como queremos, não existem regras de ensino, meter com os velhos pode estragar por varias razões, não meter podem depois não matilhar.......
"o segredo está na massa"

Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Seg Maio 03, 2010 9:24 pm

Olá amigos caçadores,

Como já tinha dito, esto a começar a criar cachorros podengos. As minhas crias estão agora com 1 mês e meio.
Na passadoa 5ª feira meti um coelho médio junto da cachorra para ver com ela reagia. Sei que é um pouco cedo, mas a ideia era ver como ela reagia, principalmente se tinha medo do coelho. Fiquei surpreendido ao vê-la morder o coelho e a saltar para cima dele. Espero ter ali bom material e com trabalho à mistura vir a criar uma boa cadela.

Contudo não foi bem isto que me trouxe aqui hoje.
Das duas crias que tive, o cão nasceu cego. Chega a ser desesperante ver o coitado do cachorrinho a ganir, sem sequer conseguir andar dentro do canil.
Tou a pensar em madar abate-lo, mas tenho um amigo meu que me disse que já teve um caso semelhante e que depois o cão dele curou e ficou bom. Ele diz também que isto pode ser normal quando os cães são pequenos (recordo que o meu cachorro ainda não tem dois meses).

Pergunto se já alguém teve um caso idêntico.
Preciso de saber rapidamente o que fazer. É mesmo difícil ver o cachorrito a sofer.
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Seg Maio 03, 2010 9:29 pm

abata-o é dificil de ouvir mas depois se ele ficar cego dia apos dia vai ser cada vez mais dificil. eu nao sei se pode abrir os olhos ou nao mas imagine que nao abre, depois com o cao grande ir abate-lo custa muito mais. para mim se nao abriu ja nao abre, pois aos 15 dias salvo erro é que abrem, ou melhor nessa altura ja todos abriram, se o seu ainda nao abriu ja e muito tarde.
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Seg Maio 03, 2010 9:41 pm

Amigo Nuno Miguel,
O cão tem os olhos abertos.
Só que não tem dificuldades em mexer-se. Por exemplo a irmã dele, entra e sai no canil pelas grades. o cão não faz isso. e se pego nele à mão e o ponho cá fora, não pára de ganir e mal sai do sítio. se ponho os cachorros juntos e me afasto deles, a cadela vem logo ter comigo, enquanto que o cão só reage pelo som (se o chamar).
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   Seg Maio 03, 2010 9:48 pm

entao nao sei qual é o problema exactamente
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: treino de podengos   

treino de podengos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte