Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Recarga de cartuchos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
tirocerto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Recarga de cartuchos   Ter Mar 30, 2010 10:43 am

Alguém sabe onde se vendem buchas plásticas B&P (Z2M - h24) e pólvora vihtavuori 320 em Portugal, Espanha ou Itália. Estive a dar uma olhadela no site da siarm e acabaram com a venda desta bucha.
Espero que me consigam dar uma ajuda.
Um abraço
Raul
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Ter Mar 30, 2010 10:59 am

Amigo se está no site é porque o fabricante possivelmente assinou um contrato de exclusividade ou faliu
Quanto á polvora se não encontrar em portugal do estrangeiro ninguem lhe vai enviar polvora.
tirocerto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Recrga   Ter Mar 30, 2010 11:14 am

O fabricante não faliu, o site que referi apenas vende, não fabrica este tipo de bucha que é exclusivo da bachieri & pellagri [url=http://***.baschieri-pellagri.com/ e][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e[/url] é usada em alguns cartuchos mellior e rio. Quanto à polvora quero descobrir quem vende, depois alguém a há-de fazer chegar. A mellior carrega com esta pólvora mas não sei se vende componentes, talvez alguém aqui do forum tenha um amigo que trabalhe lá.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Mar 31, 2010 11:19 am

Cá está uma questão interessante, que tambem a mim me interessa...

As buchas que o amigo tirocerto se refere são estas.

Eu pessoalmente sou tambem um grande apreciador dos tiros da pellagri, tal com o já havia referido neste forum, pelo que tambem já tinha tentado comprar buchas deles (facto que nunca logrei, em virtude de desconhecer qualquer vendedor).

De qualquer forma, as que tentei comprar não foram estas, mas as do modelo diamante, que são umas buchas em colmeia, extremamente flexiveis e dinâmicas:

Outra coisa que julgo que melhora bastante a performance do tiro pellagri é a peça em plástico na copela, que segura o fulminante, e acomoda a polvora. Amacia bastante o tiro. As minhas recargas são quase todas feitas com aqueles cartuchos, e creio que aquela peça amortece um pouco a "porrada" - pese embora admita que isso possa ser o "efeito psicologico" da utilização de uma copela "inovadora"...

Mas não obstante, permita-me referir que faço as minhas cargas com umas buchas bastante simples, mas com as quais por acaso foi as que obtive melhores resultados (para meu espanto, pois experimentei outros 3 modelos, aparentemente mais "sofisticados"), que são estas:

Mas só por curiosidade, qual a carga de polvora/chumbo que pretendia colocar com copos de 24mm?

Eu não conheço muito bem a vihtavuori, por isso desconheço as capacidades dessa polvora...

PS: Como este tema me parece bastante interessante, julgo que deveria ser debatido no tema das armas...
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Mar 31, 2010 4:21 pm

Boa escolha amigo beretta esse modelo de bulha é um modelo bastante bom que se obtem muito bons resultados apesar da aparente simplicidade da mesma, mas como os olhos tambem comem....
Agora como conselho para quem carrega cartuchos em que descarrega um cartucho de compra que acha que é bom e tenta comprar todo o material igual e que por vezes até consegue mas o resultado nunca é igual devido aos cartuchos serem carregados por máquinas bastante sufisticadas outras vezes é impossivel encontrar devido ás marcas com mais nome no mercado terem contratos de excusividade ou no cartucho ou na polvora ou bulha etc, e isto não se deve a um caçador que quer fazer umas cargas iguais o que seguramente mesmo arranjando todos os componentes não vai conseguir mas sim a um outro fabricante de cartuchos que os carrega em máqunas iguais ou muito parecidas e assim ia por o cano abaixo anos de estudos, pesquisa e experiencia mas penso que no forum já teve essa experiencia negativa.
tirocerto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Mar 31, 2010 5:20 pm

Amigo Beretta, a bucha que referi é a nº 4 da 1ª foto que inseriu. Esta bucha faz um tiro muito fechado, pois é bastante dura.
Quanto à carga que pretendo usar com esta bucha é a seguinte: 1,65grs de csb3 e 30grs de chumbo 7,5.
A polvora vihtavuori é para carregar com uma bucha idêntica à que usa com 1,65grs e 32grs, ficando um tiro muito idêntico ao super gt 32 antigo. À uns anos comprei dessa pólvora na Miratiro mas agora já não usam (só carregam com polvoras c) dai a minha dificuldade. Em Portugal que eu conheça só a Mellior carrega com esta pólvora.
Quanto ao imitar as cargas tem que ter em atenção os componentes usados pela marca (habitualmente encontram-se à venda) e a altura do cartucho depois de fechado, terá que ficar igual ao original para que tenha exactamente o mesmo aperto. Quando experimentar na chapa à mesma distância dificilmente notará a diferença, acontecendo o mesmo se der um tiro numa lista telefónica para analisar a perfuração.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Mar 31, 2010 5:40 pm

tirocerto escreveu:
Amigo Beretta, a bucha que referi é a nº 4 da 1ª foto que inseriu. Esta bucha faz um tiro muito fechado, pois é bastante dura.
Quanto à carga que pretendo usar com esta bucha é a seguinte: 1,65grs de csb3 e 30grs de chumbo 7,5.
A polvora vihtavuori é para carregar com uma bucha idêntica à que usa com 1,65grs e 32grs, ficando um tiro muito idêntico ao super gt 32 antigo. À uns anos comprei dessa pólvora na Miratiro mas agora já não usam (só carregam com polvoras c) dai a minha dificuldade. Em Portugal que eu conheça só a Mellior carrega com esta pólvora.
Quanto ao imitar as cargas tem que ter em atenção os componentes usados pela marca (habitualmente encontram-se à venda) e a altura do cartucho depois de fechado, terá que ficar igual ao original para que tenha exactamente o mesmo aperto. Quando experimentar na chapa à mesma distância dificilmente notará a diferença, acontecendo o mesmo se der um tiro numa lista telefónica para analisar a perfuração.

Amigo tirocerto se amigo acha que isso funciona assim eu após fazer bastantes experiencias nesse campo não cheguei a essa conclusão, mas possivelmente o amigo terá mais experiencia que eu nessa area.
tirocerto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Mar 31, 2010 5:59 pm

Amigo António
Quando referi os componentes, também me referi ao fulminante, pois se carrega cartuchos com pólvoras diferentes e fulminantes iguais de certeza que nunca vai obter bons resultados só por sorte as duas pólvoras utilizam o mesmo fulminante. Aproveito e deixo aqui um teste que pode efectuar: carrega dois cartuchos com a mesma pólvora, bucha e chumbo e num mete um fulminante cheddite cx 50 e noutro um cx 2000 e depois verá a diferença.(ou usa igual para tudo)
Eu quando dei continuidade ás cargas do meu pai, no inicio também não tinha atenção a estes e outors pormenores pormenores.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Mar 31, 2010 6:43 pm

Compreendo, mas parece-me que o meu amigo para que a coisa resulte, terá de ser mais cientifico que isso...

O Senhor com uma bucha de 24 (o 24 representa a altura do copo), com chumbo 7,5, deve acomodar para aí 35 grs de chumbo...

E se meter apenas as 30 grs, o rebordo da bucha vai fechar o chumbo, e no disparo a bucha aquece e molda-se ao chumbo, ao que há bagos que nunca chegarão a sair sequer da bucha... Isso já me aconteceu com buchas de 23... a bucha vai a quase o dobro da distância normal porque leva o peso de alguns bagos dentro...

E a dispersão do tiro será muito junta, pois os bagos irão sair do cano ainda apertados na bucha.

A unica parte da bucha que deverá mexer no aperto do cartucho, é a flexivel que fica emtre a zona que aperta a polvora e o copo, sejam as "colmeias" ou os pilares que baixam/dobram (no caso das que eu uso), mas o copo deve ficar raso de chumbo, e o chumbo apertado pelo rebordo.

Aconselho a utilizar buchas de 20/21, conforme o chumbo seja menos/mais grado.

Abraço.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Mar 31, 2010 8:08 pm

tirocerto escreveu:
Amigo António
Quando referi os componentes, também me referi ao fulminante, pois se carrega cartuchos com pólvoras diferentes e fulminantes iguais de certeza que nunca vai obter bons resultados só por sorte as duas pólvoras utilizam o mesmo fulminante. Aproveito e deixo aqui um teste que pode efectuar: carrega dois cartuchos com a mesma pólvora, bucha e chumbo e num mete um fulminante cheddite cx 50 e noutro um cx 2000 e depois verá a diferença.(ou usa igual para tudo)
Eu quando dei continuidade ás cargas do meu pai, no inicio também não tinha atenção a estes e outors pormenores pormenores.
Amigo tirocerto eu essas experiencias já as fazia com 15 anos tenho 47 e na altura não havia internet, este tipo de conhecimentos só se conseguiam através de muito estudo e experiencias mas acredito que tenho muito a aprender e estou sempre disposto a aprender mas esse tipo de testes já conheço á bastantes anos.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Mar 31, 2010 8:56 pm

Estimado Amigo António,

Desde o primeiro tema em que debatemos as recargas de cartuchos, que eu vi as vantagens de falar consigo...

... é que ouvindo (no caso lendo) os seus conselhos, poupo muitas e muitas experiências goradas, experiências essas que custam muito dinheiro e tempo... é que os erros que eu cometeria, já decerto o meu amigo cometeu... e rectificou... e essa é a vantagem de aqui debatermos, para aprendermos uns com os outros, aprendermos com os erros que outros já cometeram, e beneficiar dos conhecimentos que outros já beneficiaram...

Mas voltando à recarga de cartuchos, o primeiro erro que eu cometi logo ao adquirir a máquina, foi precisamente tentar copiar cartuchos desenvolvidos por marcas credenciadas... pegava num cartucho, dissecava-o, fazia pesagens, e tentava copiar... esqueci-me foi que não tinha em casa máquinas de 30.000 Euros... nem polvoras de eleição, reservadas à marca... nem chumbo de primeira... nem buchas especiais de corrida.... nem aperto de precisão electrónica...

Assim, tomei opções: Escolhi uma polvora - A2... testei 3 buchas, de onde escolhi as acima plasmadas... e depois testei...e testei... e testei outra vez... e outra... até que acertei... ao fim talvez de centenas de tiros nas chapas... muitos litros de cal, listas telefónicas, etc... já consigo dosear a polvora e o aperto do cartucho para abrir mais ou menos o tiro, e mais ou menos conseguir os mesmos indíces de perfuração com tiros abertos (por exemplo para os coelhos), e tiros mais fechados (pombos altos).

E depois há a questão das armas... cada uma é como cada qual... há o ser automática ou não... o ter as almas com maior ou menor dimensão... comprimento do cano... os choques... pelo que cada arma deve usar uma carga... aquela que optimize as potencialidades da arma...
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Mar 31, 2010 9:50 pm

beretta302 escreveu:
Estimado Amigo António,

Desde o primeiro tema em que debatemos as recargas de cartuchos, que eu vi as vantagens de falar consigo...

... é que ouvindo (no caso lendo) os seus conselhos, poupo muitas e muitas experiências goradas, experiências essas que custam muito dinheiro e tempo... é que os erros que eu cometeria, já decerto o meu amigo cometeu... e rectificou... e essa é a vantagem de aqui debatermos, para aprendermos uns com os outros, aprendermos com os erros que outros já cometeram, e beneficiar dos conhecimentos que outros já beneficiaram...

Mas voltando à recarga de cartuchos, o primeiro erro que eu cometi logo ao adquirir a máquina, foi precisamente tentar copiar cartuchos desenvolvidos por marcas credenciadas... pegava num cartucho, dissecava-o, fazia pesagens, e tentava copiar... esqueci-me foi que não tinha em casa máquinas de 30.000 Euros... nem polvoras de eleição, reservadas à marca... nem chumbo de primeira... nem buchas especiais de corrida.... nem aperto de precisão electrónica...

Assim, tomei opções: Escolhi uma polvora - A2... testei 3 buchas, de onde escolhi as acima plasmadas... e depois testei...e testei... e testei outra vez... e outra... até que acertei... ao fim talvez de centenas de tiros nas chapas... muitos litros de cal, listas telefónicas, etc... já consigo dosear a polvora e o aperto do cartucho para abrir mais ou menos o tiro, e mais ou menos conseguir os mesmos indíces de perfuração com tiros abertos (por exemplo para os coelhos), e tiros mais fechados (pombos altos).

E depois há a questão das armas... cada uma é como cada qual... há o ser automática ou não... o ter as almas com maior ou menor dimensão... comprimento do cano... os choques... pelo que cada arma deve usar uma carga... aquela que optimize as potencialidades da arma...

Agora sim mostrou conhecimentos do caçador que carrega cartuchos e que aprendeu com os erros e penso que vai servir de muito esses conselhos a quem queira carregar os seus cartuchos que na minha opnião só para quem tenha essa paixão e já são muito poucos poque não é rentável dá trabalho e não ficam tão bons como os de compra das ditas máquinas de 30000 com mais uns bons euritos á mistura, o meu conselho é o mesmo escolham um bom fulminante a polvora uma bulha e evitem recarregar os cartuchos comprem novos para obter melhores resultados(os armeiros tem de vender) e depois testes na chapa e mais testes e outros testes até ficar bom e mesmo assim quando tiver bom se testar com o mesmo a mesma carga possivelmente já não estará tão bom ou estará ainda melhor mas isso é outro assunto o da máquina não ser mecanizada nas tambem não haverá diferenças muito significativas.
Quanto ao não utilizarem cartuchos já atirados é porque tem diversos dilatamentos dependendo da alura do ano em que são disparados e da polvora alterando depois a recarga podem fazer a experiencia atiram o novo depois recarregam vão notar muita diferença,vou ficar por aqui senão daqui a pouco sabem mais que eu
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Mar 31, 2010 10:12 pm

Caro amigo antónio...

Permita-me dizer-lhe, que para alem de ter as melhores cadelas da Peninsula Ibérica (aos meus olhos), carrego os melhores cartuchos do mundo!!!! ou não...

Mas tem de ver as coisas noutro prisma... cada vez que erro uma peça, e alguem vê... tenho sempre a desculpa de ser eu a carregar os cartuchos... posso sempre dizer
"...Ora porra!!! Esqueci-me de meter chumbo neste!!!!"
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qui Abr 01, 2010 10:35 am

[quote="beretta302"]Caro amigo antónio...

Permita-me dizer-lhe, que para alem de ter as melhores cadelas da Peninsula Ibérica (aos meus olhos), carrego os melhores cartuchos do mundo!!!! ou não...

Mas tem de ver as coisas noutro prisma... cada vez que erro uma peça, e alguem vê... tenho sempre a desculpa de ser eu a carregar os cartuchos... posso sempre dizer
"...Ora porra!!! Esqueci-me de meter chumbo neste!!!!"[/quo

Está bem visto e assim tambem não se culpa alguem que nem tem culpa.
van
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 5

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Nov 10, 2010 1:05 am

Olá pessoal. Estive lendo este tópico e muito me interessou. È muito prazeroso ler o escrito por vcs. também recarrego meus cartuchos, porém por aqui nao temos muita escolha em termos de bucha, cartuchos e etc...temos que nos virar com o que existe produzido por aqui. Porém, se for possível, gostaria de ver a possibilidade de me informarem sobre o chumbo que vcs utilizam. é um chumbo revestido? Poderiam me fornecer o site de alguma loja ai de Portugal? Também gostaria de saber se na sua legislação o chumbo para caça é controlado? Nao sei se estou desviando o tópico, mas muito me ajudaria? Obrigado
galinhola
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 34

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Qua Nov 10, 2010 11:54 am

[quote="antonio silva"]
beretta302 escreveu:
Caro amigo antónio...

"...Ora porra!!! Esqueci-me de meter chumbo neste!!!!"[/quo

Está bem visto e assim tambem não se culpa alguem que nem tem culpa.
..nem mais!!!penso da mesma maneira..
quanto aos cartuchos fulminantes etc..por vezes torna-se dificil encontrar , entao as recargas terei que as fazer com o que vou arranjando, se nao tiver fulminantes da fiocchi, la terá de ser da martignoni, etc...se nao tiver cartuchos novos, la terá que ser dos que foram disparados, buchas idem idem..mas nada melhor que o prazer de disparar 1 cartucho carregado por mim, pois mesmo ao errar sei aquilo que la pus dentro, e assim nao desconfio do tiro.ainda adoro carregar 1 tiro na balança, pois ainda é + preciso que na minha maquina(duomatic 375).
chegaram-me agora umas buchas que sao apenas o copo, e dá para por umas buchas de cortiça por dentro deste..nao sei se será para fazer cargas bem fechadas..alguem saberá?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Recarga de cartuchos   Hoje à(s) 11:34 am

Recarga de cartuchos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: