Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Queimadas SIM ou NÃO?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 99

MensagemAssunto: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 1:17 pm

Alguem me sabe dizer, se nas zonas de caça onde é impossivel o acesso de tratores para limpeza dos matos se a opçao de queimadas controladas sao a melhor soluçao.porque depois dessas queimadas iria haver a regeneraçao total daquele local e as ervas e rebentos também ajudariam à alimentaçao das especies cinegéticas.
Mas a questao que eu coloco é, a cinza dessas queimadas não é prejudicial ou não podera trazer problemas no caso de injestao por parte dos coelhos e das perdizes?
Havera ou não algum problema cinegético em fazer essas queimados?
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 1:21 pm

as queimadas podem ser perigosas se nãos e conseguirem controlar, sem falar que o ar fica pesado podendo alguns animais morrer com dificuldades respiratorias nada como uns roçadores manuais

monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 99

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 1:43 pm

De facto concordo consigo que os corta matos manuais sao muito bons mas infelizmente á sitios em que o mato é tanto e tao denso que se torna uma tarefa quase impossivel, mas a questao não pasas por ai, e essas ditas queimadas teriam de ser feitas pelos bombeiros ou pelos sapadores florestais que sao as entidades credenciadas pala tal.
Mas a duvida que eu tenho é se a cinza que fica dessas queimadas não se tornão prejudiciais aos animais?
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 1:49 pm

monteiro escreveu:
De facto concordo consigo que os corta matos manuais sao muito bons mas infelizmente á sitios em que o mato é tanto e tao denso que se torna uma tarefa quase impossivel, mas a questao não pasas por ai, e essas ditas queimadas teriam de ser feitas pelos bombeiros ou pelos sapadores florestais que sao as entidades credenciadas pala tal.
Mas a duvida que eu tenho é se a cinza que fica dessas queimadas não se tornão prejudiciais aos animais?

sim essas queimadas deviam ser planeadas pela direcções competentes para o caso, mas mesmo assim á sempre um risco, penso que as cinzas não devem ter grande importancia digo eu, depende da percentagem da area que fosse feita, desde que fosse só uuns aceiros não devia ser prejudicial ou melhor muito prejudicial

coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 538

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 2:37 pm

Eu acho que as queimadas é uma das melhores formas, para ajudar a rejuvenescer uma zona de caça onde haja problemas epidemicos pois as altas temperaturas que se verificam contribuem para isso, depois aparece erva fresca e os terrenos ficam mais ferteis e quando cresce o mato, nos primeiros anos é muito denso, os coelhos gostam de roer as pontas e estão muito protegidos dos predadores.Eu digo isto por conhecimento de causa pois numa das zonas onde caço "Soure" e outras (Amagreira, Mata Mourisca) o pude verificar. Mas muito cuidado só deve ser feito de forma ordenada em altura adequada e com vigilancia dos Bombeiros, pois na região de Soure, foi muito mau, além da poluição colocou popolações em risco e destruiu muita floresta, acto que todos devemos recriminar.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 2:49 pm

coelhobravo escreveu:
Eu acho que as queimadas é uma das melhores formas, para ajudar a rejuvenescer uma zona de caça onde haja problemas epidemicos pois as altas temperaturas que se verificam contribuem para isso, depois aparece erva fresca e os terrenos ficam mais ferteis e quando cresce o mato, nos primeiros anos é muito denso, os coelhos gostam de roer as pontas e estão muito protegidos dos predadores.Eu digo isto por conhecimento de causa pois numa das zonas onde caço "Soure" e outras (Amagreira, Mata Mourisca) o pude verificar. Mas muito cuidado só deve ser feito de forma ordenada em altura adequada e com vigilancia dos Bombeiros, pois na região de Soure, foi muito mau, além da poluição colocou popolações em risco e destruiu muita floresta, acto que todos devemos recriminar.

o problema é controlar as queimadas, é bom pois mata os virus mas tambem mata muitos animais, para alem disso o mato que nasce pegado é bem dificil para os cães, sem falar que depois nasce tudo pegado sem trilhos.

Caro membro CoelhoBravo peço-lhe que antes de postar neste forum faça a sua apresentação, deixo o link para o ajudar [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voce caça em soure?

coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 538

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 3:32 pm

Aí é que está o gosto, na dificuldade de caçar que este mato produz, os trilhos que os coelhos fazem devem ser alargados pelos cães. Mas com uma coisa concordo as queimadas não devem ser feitas quando houver o minimo risco de prejudicar fauna ou de provocar danos materiais.Já agora amigo Marco gosto de caçar em Soure, gosto de caçar em Soure Por haver coelhos qb e pela dificuldade é pena não poder cá caçar mais vezes.Assim que possa já ponho aqui umas fotografias dos canitos (talibans, fauves, podengos e sabuesos). Estou é com dificuldade na apresentação pois julgava já a ter feito. Peço desculpa ter participado sem a fazer pois é uma das regras, vou ver no qu falhei.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 3:38 pm

coelhobravo escreveu:
Aí é que está o gosto, na dificuldade de caçar que este mato produz, os trilhos que os coelhos fazem devem ser alargados pelos cães. Mas com uma coisa concordo as queimadas não devem ser feitas quando houver o minimo risco de prejudicar fauna ou de provocar danos materiais.Já agora amigo Marco gosto de caçar em Soure, gosto de caçar em Soure Por haver coelhos qb e pela dificuldade é pena não poder cá caçar mais vezes.Assim que possa já ponho aqui umas fotografias dos canitos (talibans, fauves, podengos e sabuesos). Estou é com dificuldade na apresentação pois julgava já a ter feito. Peço desculpa ter participado sem a fazer pois é uma das regras, vou ver no qu falhei.

eu caço em soure conheço bem a zona, coloque então ai as fotos para vermos

Henriques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 3:44 pm

Concordo inteiramente com as queimadas, desde que controladas obviamente.

Tudo o que é em excesso é prejudicial, e mato em excesso não traz nenhuma vantagem.

Se controlarmos a queima do mato nos anos seguintes traz bastante vantagens como por exemplo novas pastagens para os rebanhos e espécies cinegéticas e o melhor controlo dos predadores.
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 5:48 pm

eu sou a favor das queimadas controladas mas vem controladas nao como no ano passado na minha zona de caça o que se tinha controlado passou a um grande descontrol ardeu cuase um dia completo foi devastador acabou se as queimadas esperemos q este ano seja melhor e mais controladas
http://podengos.portugueses@live.com.pt
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Ter Abr 06, 2010 9:59 pm

As queimadas controladas em regra geral sao boas, apesar de contribuir com CO2 para a atmosfera.
Quanto as cinzas serem prejudicias, nao sao de todo e serve como adubo natural aos solos gerando novos rebentos.
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 81

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Qui Abr 08, 2010 10:19 pm

[quote="coelhobravo"]Eu acho que as queimadas é uma das melhores formas, para ajudar a rejuvenescer uma zona de caça onde haja problemas epidemicos pois as altas temperaturas que se verificam contribuem para isso, depois aparece erva fresca e os terrenos ficam mais ferteis e quando cresce o mato, nos primeiros anos é muito denso, os coelhos gostam de roer as pontas e estão muito protegidos dos predadores.Eu digo isto por conhecimento de causa pois numa das zonas onde caço "Soure" e outras (Amagreira, Mata Mourisca) o pude verificar. Mas muito cuidado só deve ser feito de forma ordenada em altura adequada e com vigilancia dos Bombeiros, pois na região de Soure, foi muito mau, além da poluição colocou popolações em risco e destruiu muita floresta, acto que todos devemos recriminar.[/quote

Não me parece que o fogo a que se refere tenha sido uma queimada, já agora existem firmas autorizadas a fazer queimadas.
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Sex Abr 09, 2010 6:30 pm

Queimadas...sim, mas sempre bem controladas por pessoas competentes para as fazer. São uma mais valia para a caça embora se saiba que vão sempre existir algumas"baixas". Mas o futuro geralmente é melhor.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Queimadas SIM ou NÃO?   Hoje à(s) 11:55 am

Queimadas SIM ou NÃO?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Menor :: Gestão de Zonas-
Ir para: