Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Opinião Sobre Arma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Joãodadihaelli
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 8

MensagemAssunto: Opinião Sobre Arma   Qua Abr 14, 2010 12:47 pm

Caros colegas gostaria de saber quais os melhores calibres para caça menor sem ser o calibre que a maioria usa o 12. A questão é a seguinte, a minha esposa está a tirar a carta de caçador mas o calibre 12 torna-se um pouco pesado para ela e incómodo no tiro por isso venho por este meio pedir a quem souber que calibres alternativos existem tirando os abituais 12 , 16 e 20 e que melhor se podem adequar a ela por forma a permitir mais conforto e bons resultados nas suas jornadas próximas espero eu... Desde já agradeço a todos.
Abraço do João
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qua Abr 14, 2010 1:09 pm

calibra 20, a benelli por exemplo tem umas semi-automaticas muito fixes em calibre 20

vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 393

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qua Abr 14, 2010 2:33 pm

Tambem sou da mesma opiniao o calibre 20 talvez seja o melhor.
Boa sorte para a sua esposa no exame
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qua Abr 14, 2010 2:56 pm

talvez a benelli becacia muito leve 2.750 gramas calibre 12 [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
se nao estou enganado a em calibre 12 e calibre 20 ..http://www.benelli.it/Articoli/Armi.asp?ID=798 espero não estar enganado .. 123

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qua Abr 14, 2010 4:36 pm

A benelli tem vários modelos de calibre 12, que pesam quase tanto como calibre 20... dou como exemplo a becaccia... e com os cartuchos certos não existe quase recuo com esta arma automática...

Claro que depois é diferente carregar uma manhã inteira com 25/30 tiros calibre 12, que 25/30 tiros calibre 20...

Mas eu pessoalmente, acho importante quem começa a caçar fazê-lo com calibre 12, uma vez que a pontaria ainda não está bem no sitio certo, e o calibre 12 sempre dá uma ligeira (maior) margem de erro ...

... mas isto digo eu...
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qua Abr 14, 2010 5:20 pm

amigo, o 20 e uma boa opcao especialmente numa arma automatica mas se optar por uma arma de paralelos ou sobre postos aconcelho o calibre 28 que tem um prato de tiro muito eficaz especialmente se o cartucho nao for sobrecarregado para tentar atirar com o mesmo peso de chumbo que o 12. O calibre 28 e um calibre muito equilibrado e en espcilamente para um joven ou uma senhora que os nossos visinhos fazem umas armas deste calibre talvez mais para os EUA mas fazem tanto os espanhois como os turcos etc. e uma questao de proucurar, mas caso nao encontre sempre ha o 20 para uma boa opcao
kikiamc
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 55

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qua Abr 14, 2010 6:05 pm

Caro Amigo

A minha esposa caça com uma paralelos calibre 28
e digo-lhe que deita alguma caça a baixo que é uma maravilha
Para se começar a adaptar ao tiro é um bom calibre.

Um Abraço
Henrique Óscar
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qua Abr 14, 2010 6:29 pm

Hum...

Cá para mim os Senhores oferecem calibres de menores dimensões às Esposas, eventualmente com receio de alguns bigodes que possam surgir...

Ainda há 15 dias numa prova de fosso universal, assisti a uns quantos sapos engolidos, com uns resultados feitos por Senhoras...

Mas brincadeiras à parte, reitero a ideia, que se as Esposas entenderem atirar com calibre 12, tal como acima referi, há modelos (em particular da Benelli) cujo peso se assemelha aos calibres inferiores...
JPCC
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 24

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qua Abr 14, 2010 8:03 pm

Calibre 20, e desde ja boa sorte para o exame.
Abraço
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 187

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qua Abr 14, 2010 8:44 pm

Joãodadihaelli escreveu:
Caros colegas gostaria de saber quais os melhores calibres para caça menor sem ser o calibre que a maioria usa o 12. A questão é a seguinte, a minha esposa está a tirar a carta de caçador mas o calibre 12 torna-se um pouco pesado para ela e incómodo no tiro

Ora bem:
O que é que considera pesado,a arma ou o calibre?
Se optar por uma automática cal 12,tem a benneli becaça que é super leve muito equilibrada de uma maneabilidade extrema e super elegante,fica de certeza muito bem a uma senhora, e com cargas de 28 ou30 gramas,tem menos recuo do que uma calibre 20 paralela ou sobreposta,e é muito mais confortavel e tem um efeito de tiro completamente diferente,embora eu seja um amante das armas paralelas,tenho de admitir que o seu recuo mesmo em calibres 16 ou20 serão um bocado incomodos,para uma senhora.
Pedrohunter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 96

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qui Abr 15, 2010 12:25 am

Eu optava por uma arma de canos paralelos calibre 16. 123

Acho que é um tipo de arma que fica bem e não tem recuo praticamente nenhum em tiros brandos. :sunny:

:bomba:
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Qui Abr 15, 2010 9:38 am

Amigos, eu acho que temos que fazer as perguntas que o amigo henriques58 fez. mas tb temos que penssar noutra coisa e que por vezes temos a mania ou opniao que o calibre muda mas a forca do tiro nao entao se vamos usar uma calibre 20 e vamos utilizar cartuchos magnum sobre carregados os resultados nao vao ser nada agradaveis. por vezes na minha opniao utilizamos cartuchos demasiado rapidos para fazerem um tiro mais eficaz. bem isso tem sido a minha esperiencia e ja li reportagens a dizer o mesmo que por vezes nao e o cartucho mais forte que faz o tiro mais eficaz. quando eu falo dos calibres e para utilizar um cartucho medio ou ate menos forte porque em muitas armas fazem um tiro mais eficaz, attencao nao na penetracao mas na denssidade do chumbo no prato.
e depois ha mais uma coisa seja para qualquer pessoa que entre dentro do mundo de caca ou tiro e que se o tiro e forte em principio pode comecae a ter uma reacao negativa no tiro porque pode comecar a ganhar medo ao tiro e fechar os olhos sem saber que o esta a fazer e isso ainda e pior do que qualquer outra coisa por isso mesmo e que na minha opniao e muito importante seja quem for comecar com uma arma e calibre e peso de polvora no cartucho para que tenha uma esperiencia boa e nao sair com o ombro e ou a cara magoada no inicio. na cara magoada seria se arma nao lhe serve com deve. sei que deve de aver muita gente por aqui que percebe muito mais diestas situacoes do que eu.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Sex Abr 16, 2010 10:45 am

Sr João a minha opnião é o calibre 12 com muito boas armas algumas muito leves e muito bem equilibradas ideais para uma senhora, podendo tambem minimizar o recuo com o cartucho e obter muitos bons resultados.
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Sex Abr 16, 2010 4:26 pm

Amigo, ate pode ter razao, mas aqui ha uma coisa de lembrar que quanto mais leve a arma mais recuo vai ter porque o peso da arma e relativo ao recuo e nao so a forca do cartucho. e ha mais uma coisa para puchar a razao para o meu lado e psicologia de quem pega na arma um calibre 12 e grande os outros sao mais pequenos e por vezes nao e o propio acto mas o que nos penssamos de qualquer maneira tb acho que para lgumas senhoras ate pode aver calibre 12 que seja aceitavel .
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: opiniao sobre arma   Sex Abr 16, 2010 4:48 pm

caro amigo,
eu penso que deve comprar para a sua senhora uma arma de calibre 12, É na minha opinião o melhor calibre para se caçar, quer se seja homem ou mulher.
há armas deste calibre bastante leves ás quais pode alterar o calso da coronha tornando a arma bastante confortável.
na minha opinião a arma ideal talvez fosse a al391 light da beretta. é uma arma com menos do que três kg, há qual pode adicionar um calso da marca "desacelerator", que é um calso com uma borracha bastante mole que embora um pouco caro é algo de magnifico. eu próprio a coloquei nas minha duas armas, a de caça e a de tiro, e posso dizer-lhe que o tiro praticamente nem sequer se sente. Alias digo mesmo que aconselharia este calso a qualquer caçador pelo conforto que proporciona nos tiros, ainda mais quando se utilizam cargas mais fortes...
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Sex Abr 16, 2010 7:38 pm

JoaoAntunes escreveu:
Amigo, ate pode ter razao, mas aqui ha uma coisa de lembrar que quanto mais leve a arma mais recuo vai ter porque o peso da arma e relativo ao recuo e nao so a forca do cartucho. e ha mais uma coisa para puchar a razao para o meu lado e psicologia de quem pega na arma um calibre 12 e grande os outros sao mais pequenos e por vezes nao e o propio acto mas o que nos penssamos de qualquer maneira tb acho que para lgumas senhoras ate pode aver calibre 12 que seja aceitavel .

Amigo joão presentemente esse conceito de que quanto mais leve for a arma mais recuo tem está ultrapassado está o caso por ex da berreta A400, podia enumerar muitos outros, tenho uma arma de canos justapostos adquirida á já alguns anos que tem menos recuo que uma semi-automática e não é uma arma de gama alta, mas isso é uma questão de euros todos os calibres tem armas muito boas, mas mais cedo ou mais tarde tudo opta em atirar com o calibre 12 porque não começar logo? mas é apenas uma opnião.
,
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Sex Abr 16, 2010 7:57 pm

Amigo tudo bem cada um cada qual, mas a minha carreira de caca ten sido ao contrario eu comecei com o 12 e ainda as tenho e a minha preferida agora e a vinte mas brevemente avera uma 28 para espormentar. alias eu ate ja espormentei algumas e gostei muito porque ate as achei a cobrar muito bem pratos mas para min na caca e que se ve se uma arma e boa ou nao.
Amigo quando falei do recuo devia de ter referenciado armas ou de canos laterais ou de sobrepostos porque como deve de saber quando se fala de automaticas depende muito tb the machinismo que utiliza para tirar o cartucho gasto e repor um novo. nesse aspeto eu confeco que para uma senhora uma automatica sera melhore. mas amigo eu ja vi pessoal que por conta de tiros fortes de mais que comessaram a fechar os olhos quando puchavam o gatilho. isto pessoal que partia 98 e 99 de 100 pratos nos EUA onde so podem dar um tiro a cada prato. e remedio era atirar com o calibre 20 ou 28 para corrigir o erro. mas isto sao casos e cada cas e um caso mas o. e para min nao interessa e que eu caco porque quero comer a caca por isso quero matar mas nao destruir. e essa foi a razao que optei por comecar a cacar com o 20. mas como eu sempre digo cada um cada qual
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Sex Abr 16, 2010 8:05 pm

JoaoAntunes escreveu:
Amigo tudo bem cada um cada qual, mas a minha carreira de caca ten sido ao contrario eu comecei com o 12 e ainda as tenho e a minha preferida agora e a vinte mas brevemente avera uma 28 para espormentar. alias eu ate ja espormentei algumas e gostei muito porque ate as achei a cobrar muito bem pratos mas para min na caca e que se ve se uma arma e boa ou nao.
Amigo quando falei do recuo devia de ter referenciado armas ou de canos laterais ou de sobrepostos porque como deve de saber quando se fala de automaticas depende muito tb the machinismo que utiliza para tirar o cartucho gasto e repor um novo. nesse aspeto eu confeco que para uma senhora uma automatica sera melhore. mas amigo eu ja vi pessoal que por conta de tiros fortes de mais que comessaram a fechar os olhos quando puchavam o gatilho. isto pessoal que partia 98 e 99 de 100 pratos nos EUA onde so podem dar um tiro a cada prato. e remedio era atirar com o calibre 20 ou 28 para corrigir o erro. mas isto sao casos e cada cas e um caso mas o. e para min nao interessa e que eu caco porque quero comer a caca por isso quero matar mas nao destruir. e essa foi a razao que optei por comecar a cacar com o 20. mas como eu sempre digo cada um cada qual

É tudo uma questão de euros, como referi mas nenhum desses calibres tem a potencialidade de calibre 12 em que se comprova maior inovação.
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Sab Abr 17, 2010 8:47 am

Boas amigo nao acabei por entender esta fraze (nenhum desses calibres tem a potencialidade de calibre 12 em que se comprova maior inovação.)
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Sab Abr 17, 2010 9:21 am

Isso é simples de explicar, amigo Antunes...

Por cada arma calibre 20 que é vendida, são vendidas 100 calibre 12...

Daí seja natural que as marcas invistam muito mais no desenvolvimento de melhorias na calibre 12... E uma questão económica facilmente explicável pela lei da oferta e da procura...

Basta pensar por exemplo na quantidade de modelos calibre 12 que a benelli tem, e depois o numero de calibre 20 que disponibiliza no mercado, que julgo ser apenas três - dois montefeltros e um rafaello (aqui admito que posso estar errado e a marca possa ter mais modelos, mas eu desconheço)...

Depois vejamos os recentes desenvolvimentos das novas berettas calibre 12 em relação ao recuo, inclusive em armas sobrepostas, e veja se conhece ou consegue ler algo sobre inovação em relação aos calibres menores, desenvolvido pela beretta...

Mais, que não se julgue que tem havido um desenvolvimento extraordinário das calibre 20. O que tem sido feito pelas marcas é meramente reduzir tamanhos - parece-me segundo o que leio. O que não obsta que se mostre eficaz, e que saiam armas extraordinárias...

Mas há uma coisa nos calibres que ninguem pode negar... que o calibre 12 leva mais polvora e mais chumbo que o 20... e logo daí... as performances...
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Sab Abr 17, 2010 10:26 am

Amigo levando tudo o que o amigo diz em avaliacao podemos entao deduzir que todas a inovacoes que sao aplicadas num calibre doze podem ser aplicadas num calibre 20 ou qulquer outro. porque como o amigo diz e so uma questao de peso de chumbo e polvura, e e ai que eu queria chegar, agora tb lhe posso dizer que ao contrario daqui na europa nos EUA ha muito mais calibre 20 e 28 e 410 do que se encontra aqui o que ha a venda no mercado tem muito a ver com a mentalidade do pessoal e nao com o desenvolvimento tecnico das armas nisso pode acreditar.
agora deviamos de encontrar alguen que ja fez ou fizesse um estudo sobre o propio tiro e como o chumbo se comporta quando sai do cano e relacao a polvora e o peso do chumbo e ao calibre. eu ja li various estudos nos EUA sobre isso mas acho que avia de ser estudado ca na europa. porque por vezes os resultados acabam por ser inacreditaveis. nao vou mais longe do que isso o resto sera para quem quer proucurar. mas acredite amigo que o mais forte e mais rapido nem sempre e o mais eficaz.
para min acabo por ser quer comer o que mato ou quero fazer hamburger do que mato.
olhe amigo aqui ainda se fala muito no calibre 16 nos EUA e uma tarefa muito grande encontrar uma arma desse calibre a venda e os cartuchos nem penssar, isto e tudo relativo como eu disse antes quem atira com uma arma tem que ter confianca nela se nao ja comeca na negativa do tiro . eu para min sei o que gosto e para cacar a minha arma de escolha a seguir vai ser uma de calibre 28 canos sobrepostos e nada de magnum mas cada um cada qual amigo
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Opinião Sobre Arma   Hoje à(s) 12:37 pm

Opinião Sobre Arma
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: