Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Podengo problemático

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 12:33 pm

Boas,

Recentemente adquiri um podengo macho com 2 anos. Mas passados 5 dias ainda não me dá mão. Abana o rabo...mostra alguma alegria ao ver-me e quando dou comida. Porém nunca se deixa tocar. Foge de um lado para o outro.

Não mostra medo porque abana o rabo e até brinca com o meu outro cão.

O cão está solto num canil grandinho.

Alguém tem alguma ideia para ganhar a confiança do cão???
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 12:53 pm

Eu diria so mesmo o tempo é que vai curar essa desconfiança.

Antes demais, tambem 5 dias ainda é pouco para avaliar a situaçao.
Quantos e quantos caes, alguns nascidos e criados desde pequenos em casa, na hora de os apanhar para meter no carro, no canil,etc é uma dor de cabeça.
Conheço uma cadela que ninguem lhe deita a mao. A maneira de a apanhar é abrir a relote e nos afastar que ela entra sozinha ou como se costuma dizer apanha-la a traiçao.

Deixe passar mais um bocado de tempo e nao tente forçar em demasia.

Uma maneira de lhe tentar ganhar confiança é brincando com o outro cao a ver se ele se aproxima e se lhe deixa tocar.

Cumprimentos bruno Ferraz
Henriques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 1:10 pm

Eu diria que:

- Perca tempo com o cão acima de tudo, nunca lhe bata, brinque com ele e faça-lhe festas...

- Prenda-o à corrente, vai ver que ele fica mais meiguinho...se necessário tire-lhe a barraca pois se tentar esconder consegue ficar à vista para lhe fazer mais festas, isto claro se tiver debaixo de telha...
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 909

MensagemAssunto: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 1:30 pm

Um dos pontos fracos de muitos cães com esse tipo de comportamento,é sem dúvida a base das orelhas.Quando tiver oportunidade de lhe poder tocar,comece a acariciar-lhe com o dedo indicador e por detrás da orelha (na base)em movimentos circulares.Vai ver que ele até vai pôr a cabeça de lado porque se sente bem.
Sempre que exista oportunidade faça-lhe este tipo de massagem e em breve irá ganhar um Amigo confiante.
Já experimentei com cães vadios,agressivos ,desconhecidos ,e posso garantir que funciona na perfeição.Querem sempre mais
BRAVO
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 76

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 1:30 pm

patrick_lgs escreveu:
Boas,

Recentemente adquiri um podengo macho com 2 anos. Mas passados 5 dias ainda não me dá mão. Abana o rabo...mostra alguma alegria ao ver-me e quando dou comida. Porém nunca se deixa tocar. Foge de um lado para o outro.

patrick, eu tenho 1 cadela já com uma idade , e foi-me oferecida pelo mesmo motivo ,o antigo dono não lhe conseguia por a mão( não sei se em nova apanhou algum trauma pois ele eu sei que é um pouco severo com os cães) mas é como lhe digo veio para as minhas mãos já a tenho a 4 anos e não sou senhor de lhe por a mão! para os treinos ou caça, basta abrir o canil e deixar aporta do atrelado a que ela lá vai ter ,é uma cadela que cobra bem coelhos que vão feridos ela quase sempre ela que os apanha... ( se não lhe disser nada traz-os e deixa-os perto de nós e lá continua ) se por acaso alguem chamar por ela tipo: dá cá viana ! já se lixou larga logo seja onde for.lembra-me 1 colega meu que foi fazer 1 caçada connosco e deu 1 tiro a 1 coelho e a cadela foi em cima dele e apanhou dentro das silvas ele mt aflito a chamar por ela!pois ouvi o coelho achiar,quando dá fé a cadela sai para fora do silvado ! e ele aflito pois estavam a aproximar-se o resto das cadelas, :lol: foi lá busca-lo serviu ele de cachorro no meio das silvas pois senão quando lá chega-se podia ter era 1 amostra docoelhos..pois quando chegassem lá o resto das cadelas ia ser 1 bocado para cada lado..
mas voltando ao assunto patrick, tem lá paciencia pois 5 dias ainda é mt pouco tempo... concerteza que se o cão não teve mau tratos mais dia , menos dia acaba por dar a cabeça
abraço
paulo ferreira
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 1:32 pm

5 dias é pouco Patrick.
Tens aqui já boas dicas e se ele é sociável com outros vai ao sítio.
Problema parecido ou pior tenho aqui eu com uma, que também entra bem para todo o lado, atrelado, canil, etc... Mas dar a mão... é pouco dada a festas. Nem tem ido aos treinos porque tenho sempre o tempo contado e tnho medo que ela me lixe. E tão linda e jeitosa que ela é!
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 2:00 pm

boas, primeira coisa a saber, como era o relacionamento do cão como o ex dono? dava bem a mão e era meiga ao ex-dono?

Meta-a o cão á corrente mas só daqui por outros 5 dias não coloque já, apenas foje quando voce o vai para agarra certo? se for para brincar está sempre pronto? existem cães que para alem de muito alegres e brincalhões são desconfiados por natureza e quando se tenta colocar a mão em cima do pêlo fogem como se estivessem a puxar para brincar, apenas se deixam agarrar quando estão meios encurralados.

podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3307

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 4:30 pm

Amigo Patrick,
antes de mais deixa-me felicitar-te por saber que já andas a fazer a tua matilha com os tais podengos que querias.
Depois e em relação a esse cão em concreto e pelo que falas os tais 5 dias são ainda muito pouco tempo. Dá-lhe até um mês e só depois desse tempo podes fazer uma avaliação rigorosa acerca do caracter do cão. Esses cães que demoram a fazer-se ao novo dono eu pessoalmente até gosto bastante porque depois no monte só tu lhe deitas a mão e podes andar sossegado que ninguem o consegue roubar. Enquanto isso vai-lhe fazendo muitas visitas no canil e vai-lhe dando umas guloseimas que o bicho vai ao sítio e vais ter máquina.

P.S. - Eu pessoalmente não prendia o cão a cadeado porque o animal pode nunca ter experimentado isso e ficar ainda mais traumatizado.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 4:44 pm

podengos&coelhos escreveu:

P.S. - Eu pessoalmente não prendia o cão a cadeado porque o animal pode nunca ter experimentado isso e ficar ainda mais traumatizado.

por isso é que eu disse para deixar passar mais uns dias e só depois o fazer

patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 6:40 pm

Obrigado a todos pela dicas Basicamente é o que tenho feito. Hoje consegui dar-lhe de comer à mão e muito timidamente cheirou-me a mão tocando-a ( foi o meu momento de felicidade hoje )

Tenho de dar tempo ao tempo. Já me dou por contente ele estar a dar-se lindamente com o meu cão (já com 12 anos) e por agora gosto de vê-los a brincar.

Vamos a ver... paciencia não me falta
luis_barrocas
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 724

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sex Abr 16, 2010 7:39 pm

caro colega patrick-lgs na minha opinião eu brincava com o animal dentro do canil e da-vale umas e gomas, para que ele ficasse mais carinhoso eu pro-pio fez isso com o meu podengo e ele ficou como uma criança obedece a tudo é pena que ele já tem uns anitos mas para mim é muito bom...

comprimentos:Luís Barrocas
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sab Abr 17, 2010 6:46 pm

no meu ponto de vista a melhor coisa e todos os dias ir ter com ele e dar um pouco de comida e chamando lentamente acarisialo foi o que eu fiz aum dos meus epagneul breton e passado 8 dias ja parecia que tinha nacido em casa muita sorte um abraço
http://podengos.portugueses@live.com.pt
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sab Abr 17, 2010 7:57 pm

patrick_lgs escreveu:
Boas,

bem o cão tem dois anos diga-me foi oferecido ou comprado ???????????? eu logo respondo o porque esta pergunta ..

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sab Abr 17, 2010 10:37 pm

Podengos ...o cão foi comprado. E no canil do vendedor ele aparentava alguma timidez mas dava bem à mão. E quando fui ver o cão a caçar veio quando foi chamado e não deu problemas para ser agarrado.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Sab Abr 17, 2010 11:12 pm

podengos&coelhos escreveu:
Amigo Patrick,
antes de mais deixa-me felicitar-te por saber que já andas a fazer a tua matilha com os tais podengos que querias.
Depois e em relação a esse cão em concreto e pelo que falas os tais 5 dias são ainda muito pouco tempo. Dá-lhe até um mês e só depois desse tempo podes fazer uma avaliação rigorosa acerca do caracter do cão. Esses cães que demoram a fazer-se ao novo dono eu pessoalmente até gosto bastante porque depois no monte só tu lhe deitas a mão e podes andar sossegado que ninguem o consegue roubar. Enquanto isso vai-lhe fazendo muitas visitas no canil e vai-lhe dando umas guloseimas que o bicho vai ao sítio e vais ter máquina.

Obrigado amigo Rui,

Tenho que ir aos poucos...para já ....tenho o Poborsky com 12 anos e o Messi com 2 anos e felizmente ambos os cães são extremamente doceis entre eles ( vê lá que dormem juntinhos com tanto espaço e "camas"). Se tivesse mais tempo livre, estaria no momento certo para arranjar o tal cachorro com 3 / 4 meses. Mas se calhar vai ter de esperar. E já tenho debaixo de olho uma cadela com 8 meses...mas essa só para o verão.

Por mera casualidade os cães têm nome de jogadores de futebol...mas já estou a pensar manter a coisa...e se sempre comprar a tal cadela....passo a chama-la joão pinto
podengos
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Dom Abr 18, 2010 8:49 am

patrick_lgs escreveu:
Podengos ...o cão foi comprado. E no canil do vendedor ele aparentava alguma timidez mas dava bem à mão. E quando fui ver o cão a caçar veio quando foi chamado e não deu problemas para ser agarrado.

Bem se você o foi ver caçar e gostou como ele caçava o problema deve ser mesmo timidez ,mas tenha cuidado se daqui a 3 semanas no máximo ele não der a mão aconselho a telefonar o vendedor e trocar o cão . isto porque o solta-lo pode ter problemas em apanhar o cão outra vez e pode ter outro problema o cão pode não caçar com você e depois o mês que podia trocar já passou e já não pode fazer a troca .Eu já teve problemas desses idênticos sei bem o que e isso ,teve uma femia em casa 1 mês e não dava a mão como as ferias estavam a acabar toca a soltar a cadela junta com outras duas cadelas depois de solta nunca mais a vi ..por isso digo tenha cuidado ..espero que corra tudo bem com o seu .. corre

sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Dom Abr 18, 2010 2:38 pm

amigo podengos por acaso nao sabia de esse pormenor que apesar de ser um permenor e uma grande probelema boa dica amigo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Dom Abr 18, 2010 4:25 pm

Caro amigo,

Esse tipo de problema é o que faz com que eu apenas adquira cachorros e nunca cães adultos já a caçar... esse entre outros...

Mas permita-me que lhe diga que o podengo é uma raça tramada...

Eu próprio tenho uma cadela que faz agora três anos, criada na minha casa desde cachorra (inclusive dei-lhe de mamar por uma seringa) que é do mais meigo que há... dá mão... anda sempre atrás de mim a querer festas... briga até com as outras para estar mais perto de mim, etc.

Em dias de caça, é só ver o atrelado a ser acoplado ao jipe, que só se cala quando lá dentro...

Após a jornada, é so ver que está a chegar aos carros, que já nem me deixa olhar para ela... é um problema para a agarrar e meter no atrelado... tem um vicio na caça, que não quer sair de lá... já cheguei a agarrá-la á traição a sair de um silvado, senão nunca mais a agarrava...

E é um animal criado em minha casa...
podengos
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Dom Abr 18, 2010 4:56 pm

beretta302 escreveu:
Caro amigo,

Esse tipo de problema é o que faz com que eu apenas adquira cachorros e nunca cães adultos já a caçar... esse entre outros...

Mas permita-me que lhe diga que o podengo é uma raça tramada...

Eu próprio tenho uma cadela que faz agora três anos, criada na minha casa desde cachorra (inclusive dei-lhe de mamar por uma seringa) que é do mais meigo que há... dá mão... anda sempre atrás de mim a querer festas... briga até com as outras para estar mais perto de mim, etc.

Em dias de caça, é só ver o atrelado a ser acoplado ao jipe, que só se cala quando lá dentro...

Após a jornada, é so ver que está a chegar aos carros, que já nem me deixa olhar para ela... é um problema para a agarrar e meter no atrelado... tem um vicio na caça, que não quer sair de lá... já cheguei a agarrá-la á traição a sair de um silvado, senão nunca mais a agarrava...

E é um animal criado em minha casa...

Amigo beretta isso também tenho o mesmo problema com uma femia como pode ver nas minhas fotos ate no canil tem de estar presa a corrente por se não sai e vai para o monte que esta a uns 600 metros .na caça também caça todo o dia e mesmo assim tem de ser presa muito longe do carro se não fica e só no outro dia e que chega a casa , claro que e um problema mas e diferente é o vicio pela caça ..Agora o que eu me referi antes e diferente porque os criadores o que querem e vender e quando se telefona a dizer que o cão não esta no bom caminho dizem fique com ele que isso passa e depois não e bem assim ,eu podia dizer muito mais mas já da bem para ver o que quero dizer ..abraço

beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Dom Abr 18, 2010 5:52 pm

Amigo Podengos,

A minha cadela que tem essa manha, é uma máquina a caçar, senão eventualmente no primeiro ano, tinha-me desfeito dela...

O animal tem duas epocas, e a primeira fê-la toda com um fio de 2,5m de aço (arame de estendal) atada à coleira, para quando chegasse ao carro eu a comseguir agarrar... este ano, felizmente já não foi preciso, porque a agarrava a 100 metros do carro... senão, ao ver o carro, corria para caçar o silvado que estivesse mais perto... e eu chamava, mas ela "fingia" que não ouvia...

Mas respondi para dar aqui a dica do arame de estendal (cabo de aço fininho plastificado). Quem tem animais que custam a dar mão, e que caçam nas silvas, é uma solução, pois ao apanhar, temos sempre uma margem de manobra de 2,5 metros. E o facto do cabo de aço não criar nós, faz com que as cadelas o possam usar nas silvas sem problema, pois desliza por onde o animal passa. E para alem do mais, como não pesa nada, não causa desconforto. Eu fiz isso uma epoca inteira, e fiquei fã dessa técnica...

Mas é importante ser cabo de aço, e plastificado, porque se for outro material, há o risco de criar nós, e ficar preso nas silvas, o que causará um sério problema...
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: podengo problematico   Dom Abr 18, 2010 9:55 pm

todo o caçador que tem o cao 1 mes a fiança so e enganado se quizer tem muito tempo de ver o que e o cao tanto a caçar como em maneira de estar se o cao nao agradar entraga-se
podengos
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Seg Abr 19, 2010 6:30 am

beretta302 escreveu:
Amigo Podengos,

A minha cadela que tem essa manha, é uma máquina a caçar, senão eventualmente no primeiro ano, tinha-me desfeito dela...

O animal tem duas epocas, e a primeira fê-la toda com um fio de 2,5m de aço (arame de estendal) atada à coleira, para quando chegasse ao carro eu a comseguir agarrar... este ano, felizmente já não foi preciso, porque a agarrava a 100 metros do carro... senão, ao ver o carro, corria para caçar o silvado que estivesse mais perto... e eu chamava, mas ela "fingia" que não ouvia...

Mas respondi para dar aqui a dica do arame de estendal (cabo de aço fininho plastificado). Quem tem animais que custam a dar mão, e que caçam nas silvas, é uma solução, pois ao apanhar, temos sempre uma margem de manobra de 2,5 metros. E o facto do cabo de aço não criar nós, faz com que as cadelas o possam usar nas silvas sem problema, pois desliza por onde o animal passa. E para alem do mais, como não pesa nada, não causa desconforto. Eu fiz isso uma epoca inteira, e fiquei fã dessa técnica...

Mas é importante ser cabo de aço, e plastificado, porque se for outro material, há o risco de criar nós, e ficar preso nas silvas, o que causará um sério problema...

E uma boa ideia ja sei o que tenho de fazer quando tiver esse problema 12345

Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Seg Abr 19, 2010 10:48 am

patrick_lgs escreveu:

verifique o medo dos tiros, essa timidez não é muito normal

beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Seg Abr 19, 2010 11:02 am

Essa timidez não é nada normal mesmo...

Eu pessoalmente, cães que quando no canil, ao verem o dono, não corram para ele a ladrar, algo se passa. Convem mesmo ver o medo dos tiros, e de confusão com outros cães, pois muitos animais, ao sairem do atreado e verem outros 30 cães a correr e a ladrar, tem medo e fogem/ ou não caçam.

Mas presumo que para o Sr. adquirir um anoimal assim, é porque quando o viu a caçar gostou dele, por isso, com jeitinho até pode ser que o recupere.

Mas se tem garantia no cão, certifique-se de que ele não é medroso...
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Seg Abr 19, 2010 11:30 am

Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas e chamadas de atenção. Mas parece que o canito está cada vez mais sociável comigo. E já não mostra receio nenhum e já se deixa tocar. (não o quis apanhar para não assustar).

Tenho que lhe dar tempo para a confiança dele em mim seja total.

Em breve irei colocar umas fotos dos canitos e do já começa a ser uma matilha

E não...ele não tem medo dos tiros. Já foi testado
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Seg Abr 19, 2010 12:45 pm

amigo ja nao ter medo dos tiros ja e bom muita sorte amigo
litofaria
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Seg Abr 19, 2010 1:05 pm

patrick_lgs escreveu:
Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas e chamadas de atenção. Mas parece que o canito está cada vez mais sociável comigo. E já não mostra receio nenhum e já se deixa tocar. (não o quis apanhar para não assustar).

Tenho que lhe dar tempo para a confiança dele em mim seja total.

Em breve irei colocar umas fotos dos canitos e do já começa a ser uma matilha

E não...ele não tem medo dos tiros. Já foi testado

meta lá as fotos para nos vermos
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3307

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Seg Abr 19, 2010 1:17 pm

Patrick, quando saires a 1.ª vez com ele coloca-lhe uma coleira e ata-lhe um cordão comprido(+/-20mts) porque pode ser preciso pra o apanhares.
Eu faço sempre isto com os cães que vou experimentar pela 1.ª vez porque já apanhei alguns sustos.
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   Seg Abr 19, 2010 1:24 pm

ai esta uma voa soluçao para nao apanhar um grande susto mais vale prevenir amigos
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Podengo problemático   

Podengo problemático
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: