Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Calibres para caça maior

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Simão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Calibres para caça maior   Qua Abr 28, 2010 7:20 pm

Acham que existe um calibre ideal para a Montaria ou o gosto pessoal é que conta?

Gostaria de saber as vossas opinioes sobre este assunto..
luis_barrocas
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 724

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qua Abr 28, 2010 8:43 pm

caro amigo para mim a 9,3.62 é excelente não quero outra, para segurar o animal é a melhor eu tenho uma HK light 2000
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qua Abr 28, 2010 9:25 pm

Alguns bons calibres para montarias 308,30.06, 300wm,93.62 338, é só questão de escolher a munição adequada á arma que vai utilizar.
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 99

MensagemAssunto: ...   Qui Abr 29, 2010 10:36 am

Para mim isso vai do gosto de cada um, eu tenho uma 30.06CZ e uma 45/70Marlin (ainda nao a estriei em montaria) sao armas distintas que nada têm a ver uma com a outra mas para o mesmo objectivo "ve-los cair"
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Sab Maio 01, 2010 3:45 pm

amigo no meu entender a 30.06 e um calibre todo terreno se me fiz entender
http://podengos.portugueses@live.com.pt
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 685

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Dom Maio 02, 2010 11:13 pm

para montaria sem dúvida 0 9.3*62 ...mesmo tiros "mal colocados" não dá hipotese. eu tenho uma CZ e estou super contente. a maioria dos calibres são bons...mas os 9 milimetros dão outra segurança
domacas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 145

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qua Mar 14, 2012 10:39 am

monteiro escreveu:
Para mim isso vai do gosto de cada um, eu tenho uma 30.06CZ e uma 45/70Marlin (ainda nao a estriei em montaria) sao armas distintas que nada têm a ver uma com a outra mas para o mesmo objectivo "ve-los cair"

Viva monteiro,

onde comprou a Marlin? pode colocar fotos?

um abraço :)
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 774

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qua Mar 14, 2012 8:30 pm

Um calibre para montaria acho que o 9,3x62 ou 338WM porque mesmo com tiros mais mal colocados não dá hipótese, para as esperas já pode ser com um 30-06 ou 308WM porque podemos colocar os tiros com mais precisão, temos tempo de apontar e colocar o tiro com calma no sitio certo e tem um coice mais reduzido.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qua Mar 14, 2012 8:47 pm

Mesmo com calibres como o 338 ou 9.3X62 se o tiro não for bem colocado vão embora na mesma.
Luis Lopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 4

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qua Mar 14, 2012 9:04 pm

Tudo depende do gosto pela carne. Eu gosto de carne e vou pelo 30.06, outros vão pelo troféu e aí sem dúvida que o 338, o 300 magnum ou o 9.3x62 fazem a diferença. Mas como disse no inicio, quando mato um porco é para o petisco e convívio com os amigos.
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qui Mar 15, 2012 11:45 am

domacas escreveu:
monteiro escreveu:

Viva monteiro,

onde comprou a Marlin? pode colocar fotos?

Bom dia caro amigo,

a minha Marlin comprei-a na guarda no Sr. Amilcar..

ao meio dia já lhe tiro umas fotos..

Abraço
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qui Mar 15, 2012 2:08 pm

ora aqui está a foto da minha Marlin...

qualquer coisa é só dizer..
domacas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qui Mar 15, 2012 2:18 pm

monteiro escreveu:

ora aqui está a foto da minha Marlin...

qualquer coisa é só dizer..

Ola Monteiro,

mto bonita. é realmente esse modelo que procuro.

monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qui Mar 15, 2012 4:26 pm

Esse é o meu "canhãozinho", também tenho lá em casa, mas do meu pai uma winchester .44 Magnum..

é do mesmo genero da minha mas com um calibre inferior..
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qui Mar 15, 2012 9:28 pm

Mesmo nas esperas quando não se vê com nitidez o javali pode-se colocar os tiros mal. O calibre é muito importante mas a munição na minha opinião ainda é mais.
nelson rosario
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 8

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Sex Mar 23, 2012 9:24 pm

boas, para a caça maior em portugal sem duvida que um dos melhores calibres é o 30.06 se não o melhor. mais variadade de balas um bom alcanse sem grande estravio pouco recu ou coisse e balas mais baratas é um calibre mais que suficiente para a nossa caça cá tanto seja de espera de montaris ou mesmo de aproximação. não é um calibre grande nem pequeno é mesmo o edial.

em tempo de crise não se limpão armas

cumprimentos
domacas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Ter Jun 19, 2012 10:10 am

boas,

tudo acima do 30.06 acho uma brutalidade para as espécies cinegéticas portuguesas.

um abraço.
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 97

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Ter Jun 19, 2012 11:12 am

Eu uso a minha Mauser com o 7,64 e não quero mais nada. Dá para montarias, esperas e aproximações, é o calibre favorito de muitos caçadores da Europa, austríacos, alemães, etc...
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 328

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Ter Jun 19, 2012 3:02 pm

Boas,

Há uns tempos no canal cazavision passou um programa patrocinado pela norma que focava mesmo este tema dos calibres e da mentalidade dos caçadores europeus perante a caça. Enquanto que uns preferem o aproveitamento maximo da carcaça (não esquecendo o risco do animal ter um sofrimento mais prolongado) utilizam calibres mais "baixos", como o 270 por exemplo (para quase todas as especies de caça maior, exceto os grandes alces do norte europeu), há outros que preferem calibres mais contundentes (que reduzam o risco de ferir um animal ou de deixá-lo sofrer "mais do que o estrtitamente necessário") como é o caso dos .30 dos 8mm ou ate mesmo dos 9mm. Mas a ideia generalizada como já foi dito é de que a escolha dos projeteis é muito importante, de acordo com o tipo de caça e de animal a caçar escolhe-se o projetil mais adequado.

Mas temos de ver os calibres segundo a nossa forma de caçar, pelos nossos metodos de caça e pelo tipo de vegetação que encontramos no nosso país á beira mar plantado, por isso temos especificidades diferentes dos paises mais a norte da europa.

Na minha opinião acho que se for para caçar de espera aos javalis ou cervideos em portugal, o calibre 270 ou o 30-06 com um projetil mais pesado e expansivo resulta perfeitamente, pois há algum tempo para se conseguir um disparo eficaz na zona vital do animal. Pelo contrario em montaria, penso eu, que este calibre se torna pouco eficaz pois a atirar a um javali ou veado em corrida no meio de matos mais ou menos densos é dificil fazer um tiro "limpo".

No caso de se realizarem aproximações os .30, como o .300win mag, o 7mm rem mag, ou os mais recentes short mag são os mais indicados, mas recorrendo sempre a projeteis com resultados balisticos adequados.

Nas montarias, qualquer um dos calibres anteriores serve, com a excepção dos 270 ou inferiores (pela razão apresentada) servem, agora se queremos alguma segurança para segurar um porco maior, ou um veado temos de optar por calibres mais contundentes, os 8mm, os 9 mm, até aos colossos .44 mag e o .45 (embora os ache muito "grossos", pois destroiem muito). Por exemplo tenho um amigo que queria adquirir uma carabina de ferrolho e já a pensar na possibilidade de algum dia ir a africa comprou uma .375 h&h Mag, que embora esteja na gama dos 9mm tem uma balistica muito superior e uma das vezes em que caçou com ela (numa espera ou montaria não tenho a certeza), entrou um porco medio, o tiro acertou na zona da coluna mas um pouco atrasado e qd viram o porco, estava com uma perna completamente desfeita, a coluna completamente seccionada e muita carne estragada, pelo que o meu amigo praticamente deixou de caçar com ela.

Eu como praticamente so caço em montarias comprei uma 9,3x62 que me tem dado alegrias, costumo caçar com projeteis de 285gr em zonas com muita vegetação e com projeteis de 232gr em zonas mais abertas. Já abati alguns javalis e um veado e nunca foi preciso andar muito para encontrar qualquer um deles, pois os projeteis fizeram o seu trabalho.

Um abraço
mify
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 216

MensagemAssunto: Calibres para caça maior    Ter Jun 19, 2012 3:25 pm

boa tarde eu não persevo nada de carabinas e calibres . mas no mes passado comprei uma revista nome caça&armas traz um dvd que esplica os calibres adequados em cada tipo de caça.
domacas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qua Jun 20, 2012 8:40 am

mify escreveu:
boa tarde eu não persevo nada de carabinas e calibres . mas no mes passado comprei uma revista nome caça&armas traz um dvd que esplica os calibres adequados em cada tipo de caça.

ola Mify,

vou tentar arranjar...mas se calha já não está à venda...

abraço.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qua Jun 20, 2012 11:01 am

Para montaria escolhia o calibre 9,3x62 numa arma semi-automática.
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qua Jun 20, 2012 3:21 pm

Veja este link, sempre dá para ter uma ideia do que se quer:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Eu escolhi o 7,64 porque se compararmos os calibres mais utilizados 270win, 7,64, 30,06, com pontas de peso similar e do mesmo modelo, podemos verificar que o 7,64 é o mais versátil e na maioria dos casos consegue desenvolver maior energia e velocidade, abatendo qualquer animal existente em Portugal em qualquer modalidade de caça e até proporcionando algumas caçadas em África. O 30.06 tem a vantagem de ter pontas um pouco mais pesadas. Claro que se só fizer montarias o calibre mais em voga é o 9,3x64 ou a sempre muito eficaz caçadeira com balas da Sauvestre.
Não se esqueçam também do preço das munições, quanto maior mais caro.
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 207

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Qua Jun 20, 2012 9:55 pm

Cada cabeça sua sentença, eu comecei nas lides com uma remington calibre 30-06, cobrei alguns porcos, tanto em montaria cm nas esperas, mas tb deixei alguns ir embora, alguns errados outros pro hospital... recentemente troquei por uma merkel cal 9,3.62, tb já cobrei alguns porcos, outros tb errados e alguns pro hospital... posto isto não dei por grandes diferenças, apenas no calibre maior tenho a certeza q é bem mais contundente...
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Sex Jun 22, 2012 8:02 pm

gangas escreveu:
Cada cabeça sua sentença, eu comecei nas lides com uma remington calibre 30-06, cobrei alguns porcos, tanto em montaria cm nas esperas, mas tb deixei alguns ir embora, alguns errados outros pro hospital... recentemente troquei por uma merkel cal 9,3.62, tb já cobrei alguns porcos, outros tb errados e alguns pro hospital... posto isto não dei por grandes diferenças, apenas no calibre maior tenho a certeza q é bem mais contundente...

Um tiro bem colocado e até um calibre bem pequeno os limpa.
domacas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Sex Jun 22, 2012 10:43 pm

José Costa escreveu:
gangas escreveu:

Um tiro bem colocado e até um calibre bem pequeno os limpa.

ora!!
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Dom Jul 01, 2012 7:38 pm

Só para terem ideia, estava a usar umas balas 7,64 da PMP e nos veados que abati, acertava-lhes na caixa (coração) e quatro a cinco costelas de cada lado iam à vida, nos javalis é muito idêntico. No futuro, quando gastar uma boa quantidade desta munições de marca Remington, vou passar a usar as Vulkan da Norma, conheço quem as esteja a usar e são do melhor.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Calibres para caça maior   Hoje à(s) 3:52 am

Calibres para caça maior
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: