Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Requesitos para abrir um campo de treino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 1:08 pm

Boa tarde a todos.

Primeiro, gostaria de saber se é possivel criar um campo de treino sem uma zona de caça agregada ou campo de tiro?

Segundo, se sim, quais as leis e aonde se deve dirigir para poder formalizar um campo de treino legalizado?

Primeiro tera que se ter um acordo com os proprietarios e depois?

Com os melhores cumprimentos, Bruno Ferraz.
Delgado
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 42

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 1:51 pm

Boa tarde. é possivel criar um campo de treino e um campo de tiro se bem que este último exige uma série de documentos e licenças.
Para tratar dos processos existem as federações de caçadores neste caso se for em Santa Maria da Feira em termos de área abrangida pode ser a FCEDM (Federaração de Caçadores entre Douro e Minho) com a sede em Braga mas provavelmente fica um pouco longe.
Existe ainda a Fencaça com sede em vila do Conde e quem trata desses processos é o Eng.º Maia.
Cumprmentos
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 2:46 pm

O obejectivo é so a criaçao do campo de Treino.

em termos monetarios, quanto ficara?
Alguma ideia.
Nuno
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 124

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 3:16 pm

Bruno se fores ao site da fencaça acho que na parte da legislação diz lá.
Nuno
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 124

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 3:21 pm

pagina.fencaca.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=49:legislacao-caca-&catid=29:caca&Itemid=58, e depois é Portaria 465/2001, de 8 de Maio, não sei se ajuda
Delgado
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 8:04 pm

O preço não sei dizer porque este ano criei dois campos de treino um com 34hectares e outro com 39hecatares e ainda não paguei nada.
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 652

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 10:23 pm

sera que é preciso comprar os terrenos?
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 11:00 pm

Delgado escreveu:
O preço não sei dizer porque este ano criei dois campos de treino um com 34hectares e outro com 39hecatares e ainda não paguei nada.

É isso mesmo.
O terreno que tenho debaixo de olho, nao é meu nem conheço ainda o(s) dono(s), mas deve rondar os 30 a 40 hect.
Os campos de treino que criou, teve que ter um numero minimo de socios inscritos para cada um deles?

Foi possivel fazer o campo de treino sem estar agregado uma zona de caça ou campo de tiro?

Desde ja origado.
Cumprimentos bruno Ferraz.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 11:01 pm

Nuno Miguel escreveu:

Os terreno sao teus ou dos teus, ou entao entrar em acordo com os proprietarios.
Penso eu.
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 11:16 pm

é que acordo com proprietarios eu conseguia na boa, agora compra-los só fazendo uma mini comissao para entrar com o dinheiro. explica me isso de como fazer um campo de treino e o que é preciso.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qui Abr 29, 2010 11:21 pm

Nuno Miguel escreveu:
é que acordo com proprietarios eu conseguia na boa, agora compra-los só fazendo uma mini comissao para entrar com o dinheiro. explica me isso de como fazer um campo de treino e o que é preciso.

É o que eu quero saber tambem.
Delgado
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Sex Abr 30, 2010 10:21 pm

os dois campos de treino estão inseridos numa zca que foi criada o ano passado e vão lá os sócios da zca.
quanto à questão de criar um campo de treino, sem que esteja integrado numa zc, tenho algumas dúvidas mas penso que seja possível, contudo vou abordar esse assunto com o engº e depois informarei.
No meu ponto de vista e perante aquilo que acho que pretende, se puder usufruir do terreno (acordo com o proprietário) e o mesmo estiver devidamente murado a toda a volta, também não existe ninguém que lhe possa pegar por onde quer que seja.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Sab Maio 01, 2010 9:13 am

Delgado escreveu:
os dois campos de treino estão inseridos numa zca que foi criada o ano passado e vão lá os sócios da zca.
quanto à questão de criar um campo de treino, sem que esteja integrado numa zc, tenho algumas dúvidas mas penso que seja possível, contudo vou abordar esse assunto com o engº e depois informarei.
No meu ponto de vista e perante aquilo que acho que pretende, se puder usufruir do terreno (acordo com o proprietário) e o mesmo estiver devidamente murado a toda a volta, também não existe ninguém que lhe possa pegar por onde quer que seja.

Agradecia-lhe se podesse abordar esse assunto e comunicar aqui para toda a gente interessada.

Agora se é possivel, pelo que li da legislação da FENCAÇA (link que o Nuno escreveu), so se for para fins didacticos.
Quanto ao terreno tem uns muros, mas muito degradados a rondar os 50cm de altura ou nem isso e so em algumas partes do terreno.

Obrigado, cumprimentos Bruno Ferraz.
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Sab Maio 01, 2010 3:06 pm

mas teremos de pagar alguma comisao apos adequerir um campo de treino
http://podengos.portugueses@live.com.pt
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Seg Maio 03, 2010 8:41 am

brunoferraz escreveu:
Nuno Miguel escreveu:

Os terreno sao teus ou dos teus, ou entao entrar em acordo com os proprietarios.
Penso eu.
Pelo que sei os proprietários têm que assinar documento em como se comprometem durante 7 anos a nada fazerem no referido terreno. Pelo menos nos terrenos abrangidos pelas ZCM é assim.
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Seg Maio 03, 2010 12:29 pm

eu liguei na 6f passada e a mulher que me atendeu da fpcbi disse me que numa municipal nao dava o que deitou por terra as minhas esperanças todas... se alguem souber de algo diga me pois se nao fosse preciso comprar terrenos acho que conseguia fazer uma cena engraçada
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Seg Maio 03, 2010 5:07 pm

Nuno Miguel escreveu:
eu liguei na 6f passada e a mulher que me atendeu da fpcbi disse me que numa municipal nao dava o que deitou por terra as minhas esperanças todas... se alguem souber de algo diga me pois se nao fosse preciso comprar terrenos acho que conseguia fazer uma cena engraçada

Os terrenos nao podem estar agregados a zonas de caça.

Este campo treino que tenho em mente esta num terreno livre e se for possivel fazer como didatico, terei que pedir autorizaçao aos proprietarios na mesma.
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 307

MensagemAssunto: Campo de treino   Seg Maio 03, 2010 7:39 pm

Vamos ver se entendo , pode-se fazer somente um campo de treino sem estar agregado a nenhuma reserva , em que nao se pode matar caça selvagem mas sim o que la se largar , certo ?
pelo que vi no decreto lei da para fazer mas queria que alguem me informa-se de todos os passes a dar .
Se fosse assim tenho aqui uma propriedade que falando com o proprietario dava para por 50h como campo de treino e depois fazer umas largadas de coelhos e perdizes em zonas diferentes , se alguem conseguir essas informaçoes agradecia que me informa-se .
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Ter Maio 04, 2010 8:47 am

vvitor escreveu:
Vamos ver se entendo , pode-se fazer somente um campo de treino sem estar agregado a nenhuma reserva , em que nao se pode matar caça selvagem mas sim o que la se largar , certo ?
pelo que vi no decreto lei da para fazer mas queria que alguem me informa-se de todos os passes a dar .
Se fosse assim tenho aqui uma propriedade que falando com o proprietario dava para por 50h como campo de treino e depois fazer umas largadas de coelhos e perdizes em zonas diferentes , se alguem conseguir essas informaçoes agradecia que me informa-se .

Se tiver uma ZCA ou ZCM ou ZCT, a direcçao pode criar um campo de treino com os seguintes requesitos:
1 — A área máxima de cada campo de treino de caça
ou de campos de treino contíguos não pode ser superior
a 100 ha.
2 — Sem prejuízo do disposto no número anterior,
em terrenos cinegéticos ordenados a área ocupada por
campos de treino de caça não pode ser superior a 10%
da área da zona de caça, nem o número de campos
a instalar pode ser superior a três.
3 — Exceptuam-se do disposto nos n.
os 1 e 2 os campos
de treino de caça provisórios destinados à realização
de provas de cães e de Santo Huberto e outras similares,
quando promovidas por organizações de canicultores
ou de caçadores, legalmente constituídas, cuja área
máxima pode atingir 1000 ha.
4 — Na apreciação dos pedidos para instalação de
campos de treino de caça deve ser sempre avaliada a
adequação da sua área às actividades a desenvolver, bem
como os impactes negativos que da sua instalação possam
eventualmente advir para o meio confinante ou
próximo, nomeadamente em linhas de água, albufeiras,
locais de nidificação ou de dormida de espécies da fauna
silvestre e em áreas de protecção.

Para o meu caso, o terreno é uma area livre e eu gostaria de saber se é possivel reservar essa area livre criando um campo de treino comas devidas autorizaçoes dos proprietarios.
So campo de treino, isto é sem estar agregado a qualquer tipo de Zona de caça.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Seg Jun 21, 2010 10:52 am

Nao queria que este topico caisse no esquecimento.

Por isso, quem tiver mais algumas informaçoes diga.

Desde ja obrigado.
Pmcm
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 52

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Seg Jun 21, 2010 10:31 pm

Pois na minha opinião penso que estando livre vai ser muito dificil tu conseguires fazê-lo pois são capazes de te meterem muitos obstáculos, o que n acontecia se fosse uma zca,zcm,zct a fazê-lo. Pode ser que alguém aqui do forum ja o tenha tentado fazer.
Cumprimentos
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qua Dez 29, 2010 3:35 pm

pois ainda eu não sei nada deste assunto. nunca ninguem me conseguiu explicar
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 909

MensagemAssunto: Requisitos para abrir um campo de treino   Qua Dez 29, 2010 5:55 pm

Na minha opinião ,acho que o primeiro passo será contactar os proprietários desse(s) terrenos ,e só com autorização e com a(s )caderneta(s )desses terrenos na mão é que poderás dar o passo seguinte.
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qua Dez 29, 2010 6:02 pm

mas isso se for numa zona de terreno livre certo?
eu estive a fazer por alto um orçamento para fazer uma vedação para mim, para treinar cães mas não compenso em termos de dinheiro, fica caro, com esse dinheiro entro para uma ZC ou dá para ter mais 2 ou 3 caes.
continuo a treina-los no campo de treino que é optimo em coelhos e aí nuns cantinhos muito bons. mas agora se conseguir falar com o meu vizinho da quinta, nem que lhe dê qualquer coisa, metia lá uns coelhos na quinta dele que é igual a minha mas está muito bem vedada e tem estevas, pedras e mato e bastava colocar uma rede no portão e já está. melhor que aquilo era impssivel. vou tentar se não continuo na mesmo, que também está bem. so que se consegui-se os cachorros ali aprendiam a matilhar bem( os que viesse a ter) e os grandes sempre la podiam ir pois aquilo é tao grande e fechado que ´dava para tudo.
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Requisitos para abrir um campo de treino   Qua Dez 29, 2010 6:19 pm

Pois é Nuno ,assim é mais fácil.Eu aqui à uns anos atrás tentei que se fizesse um campo de treino ,(ainda no tempo do terreno livre),e ainda estive em duas reuniões com o presidente da Junta de freguesia aqui da zona,fiquei a saber dos primeiros passos,os quais já mencionei,só que depois como aquele homem não era caçador,(meteu tudo na gaveta),e até me disse que havia coisas mais importantes para resolver aqui no concelho.
E por incrível que pareça,não existe nenhum campo de treino para cães aqui na minha zona,em nenhum tipo de ZC.
O único será o do Piçarra,mas para cães de parar.
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 313

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qua Dez 29, 2010 6:27 pm

Talvez isto dê uma ajuda:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qua Dez 29, 2010 6:29 pm

mas esse do piçarra os terrenos são do proprio? algumas pessoas podiam fazer mais pela caça e por comodidade não fazem. é assim aquilo que eu quero ver se consigo la nessa quinta que não é minha, é para me poupar peocupações e algum gasoleo e tempo perdido em deslocaçoes, mas sei que os cachorros podem lá passar muita vez enquanto são pequenos mas depois têm de sair para sitios diferentes, se não não resulta o treino. uma das coisas que desde que criei o meu primeiro cão sozinho, mudou foi essa, lembro me que o meu primeiro cão, que até era de parar, treinava-lo sempre no mesmo sitio, ali ele era bom mas fora onde não se senti a vontade tinha medo e não se afastava muito. digo isto para uns e para os podengos igual. quanto mais rotatividade em sítios e sitios diferentes melhor.
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Requisitos para abrir um campo de treino   Qua Dez 29, 2010 7:18 pm

Não Nuno; aquele terreno não é do Piçarra,Pertence a uma Zona De Caça Turística (da Apostiça),e ele deve ter arrendado uma parte dessa reserva ,precisamente para manter lá esse tipo de actividades.
Mas existe aqui no fórum quem caçe lá ,e certamente poderá explicar melhor que eu como é que aquilo funciona.
PS:Obrigado amigo Rui,pela ajuda ''Nada melhor para podermos entender ''
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1511

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qua Dez 29, 2010 7:22 pm

IDEIAS TENS TU AMIGO VAI EM FRENTE
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Qua Dez 29, 2010 8:09 pm

não é que tenha nada a ver com isso. mas sempre andei curioso como faziam os treiandores profissionais de cães, para terem os campos de treino.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Requesitos para abrir um campo de treino   Hoje à(s) 11:53 pm

Requesitos para abrir um campo de treino
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: