Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Petição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Petição   Qui Maio 06, 2010 9:26 pm

Olá amigos caçadores,
já há muito tempo que tenho andado com esta ideia na cabeça, mas só depois de ter conhecido este fórum é que percebi que posso conseguir chegar aonde quero.

Gostava de colocar este assunto ao Administrador do fórum e aos moderadores, mas como não sei como o fazer, decidi colocá-lo aqui.

A ideia prende-se com o treino de cães, nomeadamente aos coelhos.
É assim...todos nós precisamos de treinar os nosso cães. A maior parte como não tem terrenos habitados por espécies cinegéticas tem que o fazer em campos de treino. Mas deve haver caçadores, como é o meu caso, onde o campo de treino fica quase a meia hora de distância e a maioria desses campos de treino até são bastante fracos.
Todos nós gostamos de ir dar uma volta com os cães em sítios onde há coelhos e que não fazem parte do campo de treino. Mas andamos sempre com o coração nas mãos.

E que tal, se criássemos uma PETIÇÃO para entregar na DGRF (Direcção Geral de Recursos Florestais) onde pedissemos que comece a ser permitido o treino de cães em sítios onde não se pode caçar (como por exemplo nas margens de cursos de água, junto a estradas com pouco movimento, linhas de comboio com pouca circulação, ou até junto a algumas habitações).
Penso que se conseguirmos expor bem as nossas razões, iremos conseguir aprovação.
Algumas das razões podem ser:

• Por um lado, como não vamos andar aos tiros, não vamos incomodar ninguém;
  • Podemos estar a controlar uma praga de coelhos;
  • Os nossos cães não constituem perigo para pessoas;
  • Como a maior parte dos terrenos a que me refiro são abandonados (principalmente aqueles que se situam à beira dos recursos hídricos) não vamso andar a invadir terrenos de ninguém.
  • ...

Se conseguirmos aprovação, depois cabe a cada caçador avaliar o nível de risco que cada lugar representa para os seus cães.

Com a possibilidade de criar uma petição online (através de sites como [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ) e atendendo ao número de utilizadores que este fórum possui, conseguiremos obter um elevado número de assinaturas.

Pensem nisto!
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
M.Mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 128

MensagemAssunto: Re: Petição   Qui Maio 06, 2010 10:32 pm

Caro amigo Vitor21,concordo plenamente com essa ideia embora reconheça que não sera uma tarefa facil para ser aprovada, penso que para que tal acontecesse teria que ser uma apresentação perante a DGRF muito bem fundamentada.
Se isso fosse possivel a mim dava-me bastante jeito porque na minha zona nao existe campos de treino ( Nem a 1 hora de distancia ) e o local que eu ia treinar os caes era t.livre e foi anexado a uma zca, mas ainda existe um espaço que fica entre umas linhas de comboio que esta livre, mas muito vigiado pela GNR e era aqui que a lei dava jeito.
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Petição   Sab Maio 08, 2010 7:29 pm

também concordo com esta ideia na minha zona não há muito livre mas ainda há alguma coisa mas não se pode caçar porque não tem limite tem escolas campos de futebol quintas velhas que é mais mato que mais nada etc. seria uma mais valia porque os campos de treino para já não valem nada ,porque há caçadores todos os dias la e o coelho mal sente alguma coisa vai logo para as covas e cães novos assim não encontram coelhos e sem ver coelhos não e fácil ter cães bons por isso no que poder ajudar eu estou com vocês podemos começar por aqui mas também o podemos fazer noutros fóruns de caça só assim todos unidos é que chegamos a algum lado esta é a minha opinião abraço amigos amigos

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Petição   Sab Maio 08, 2010 9:40 pm

Concordo com a ideia e acho-a positiva.
Contudo, na minha opinião, deveria ser cada ZC a decidir.
Como acontece abrir ou nao abrir em Setembro a caça ao coelho.
Isto porque?
Porque existe muitos lugares "mortos", como por exemplos corredores junto a auto estrada, combois, e ate casas, que sao os sitios onde os coelhos se refugiam e criam quando "picados". depois nesses mesmo sitios os coelhos vao criar e expandir-se para as zonas de caça caçaveis, digamos assim.
Se for permitido treinar junto destas areas, quer queiramos quer nao, o coelho nao vai ter tanto sossego de criar, bem como os caes apanharam alguns deles.

Agora passo a explicar onde concordaria com a petiçao.
Em zonas nao caçaveis e isoladas, ou seja, tipo ilha. Mas essas areas ou sao pequenas e/ou perigosas.

Cumprimentos Bruno Ferraz
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Petição   Seg Maio 10, 2010 10:17 am

No geral concordo com o escrito pelo Bruno pois não pode ser 8 nem 80 e por esse motivo terão que ser as entidades gestoras das zonas de caça ou mesmo as organizações de caça a "resolverem" essas questões.
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 538

MensagemAssunto: Re: Petição   Seg Maio 10, 2010 10:49 am

Para quem tem cachorros para treinar e não tem campo de treino é uma situação realmente a pensar, no entanto tenho conhecimento de uma zona de caça, onde antes se podia caçar e actualmente não, porque foi construida uma via rápida, o que eu sei dizer é que agora, por ali à volta nas partes em que se pode caçar há uma boa população de coelhos e antes não havia nada.O que está acontecer é que essa zona onde não se pode caçar está a servir de refugio, os coelhos têm criado em tal numero que são obrigados a distribuirem-se pela zona caçavel. E o mesmo acontece junto a habitações.É uma questão que tem de ser bem pensada porque os benefícios podem não superar as inconveniencias.
h.alves
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 10

MensagemAssunto: Re: Petição   Ter Maio 18, 2010 11:42 am

penso que o tema é muito importante e a ideia muito mais importante, é de aprofundar a situação de modo
a utilização das zonas onde não se pode caçar. os nossos cães deixarem de estar oito meses fechados a não os podermos soltamos por ser proibido, a petição é muito justa, das licenças que pagamos parte vai para a junta de freguesia, camara e para o estado, porquê? as juntas de freguesia por lei a autorizarnos o treino dos nossos cães, nesses terrenos, com o controle das mesmas e cooperação dos caçadores.
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Petição   Ter Maio 18, 2010 10:43 pm

h.alves escreveu:
penso que o tema é muito importante e a ideia muito mais importante, é de aprofundar a situação de modo
a utilização das zonas onde não se pode caçar. os nossos cães deixarem de estar oito meses fechados a não os podermos soltamos por ser proibido, a petição é muito justa, das licenças que pagamos parte vai para a junta de freguesia, camara e para o estado, porquê? as juntas de freguesia por lei a autorizarnos o treino dos nossos cães, nesses terrenos, com o controle das mesmas e cooperação dos caçadores.

Amigo h.alves, era essa a minha intenção.
Não faz sentido existirem sítios onde não se pode treinar os cães.
Muitos desses sítios têm coelhos que não podem sair dali para irem repovoar outros lugares.
Depois ficava ao juízo de cada associação definir quais desses locais poderiam ser usados para treino.

A ideia da petição é boa e estava à espera que algum "superior" deste fórum tomasse iniciativa, mas não está a acontecer.
oliveira2
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 136

MensagemAssunto: Re: Petição   Qua Maio 19, 2010 8:26 am

Concordo!
Eu já tenho pouco tempo disponível, no entanto se pudesse ir treinar próximo do canil bastava 1 ou 2 h e assim podia treinar mais assiduamente. Caso contrário tenho que perder praticamente um di ainteiro ou manhã para os treinar, além do dinheiro que gasto.
Vamos a isso
Simões
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Re: Petição   Qua Jun 09, 2010 9:53 pm

Concordo plenamente com a ideia,so temos é que andar com isso para a frente...Ao entregar a proposta a unica coisa que pode acontecer será uma resposta negativa,não nos custa tentar...Se não anda-se a navegar tanto oferecia-me para ir pessoalmente entregar a proposta...Até porque na DGRF ja me conhecem... .
Tem tido aldum trabalho á minha conta... .
Abraço
Pmcm
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 52

MensagemAssunto: Re: Petição   Seg Jun 21, 2010 5:53 pm

Boa ideia
Aqui na minha zona também existe uma praga de coelhos nos sitios onde não se pode caçar.
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1511

MensagemAssunto: Re: Petição   Seg Jun 21, 2010 6:54 pm

VAMOS EM FRENTE...
pinto90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 30

MensagemAssunto: Re: Petição   Ter Jul 06, 2010 1:40 am

temos de lutar por isso acho que deviamos pelomenos tentar =D comprimentos amigos
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Petição   Ter Jul 06, 2010 11:24 pm

Já estamos a tratar disso...
Em breve apresentarei a petição (espero eu).

Vão preparando as vossas canetas...e façam figas para que resulte!
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Petição   Qui Jul 15, 2010 12:23 am

Malta, a petição já tem pernas para andar...

pelo menos vai arrancando devagarinho.

A colaboração de todos é essencial para levar isto a bom termo.

Neste momento estou a precisar que me digam qual é o artigo de caça que apenas permite o treino de cães de caça em campos de treino, e qual é o código que está subjacente a esse artigo.

precisava de uma resposta breve.
Penso que podem encontar esta informação que preciso no livro que usaram para estudar para o exame para a carta de caçador da DGRF.
Eduardo Ferrás
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 38

MensagemAssunto: Re: Petição   Ter Ago 31, 2010 4:11 pm

Concordo... Penso que dentro de determinadas regras, será possível a aprovação.

Ja que já acontece em quase todo lado as escondidas, porque não regulamentar.

Vamos lá
Filipex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 133

MensagemAssunto: Re: Petição   Seg Set 27, 2010 7:12 pm

Concordo e isso e que era falar, já que se vai para um campo de treino e só se vê um ou dois rabos....

nos sítios onde nao se caça e o sitio onde ha coelhos, e uma pessoa para ter cães bons tem de arriscar...

se isso fosse avante e que era ...
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: Petição   Seg Nov 08, 2010 5:44 pm

Eu concordo não sei é se é facil de aceitar pelas autoridades competentes.

Força nisso , a união faz a força , um por todos e todos os caçadores por um ...

BOAS CAÇADAS
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Petição   Hoje à(s) 12:38 pm

Petição
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Eventos :: Duvidas & opiniões & sugestões-
Ir para: