Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Limpeza de Armas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
wal
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 23

MensagemAssunto: Limpeza de Armas   Qui Maio 20, 2010 9:25 am

Bons Dias a Todos

Já aqui foi falado em varios assuntos mas ainda não foi falado na limpeza de armas, assunto que eu tenho algum interesse visto que sou ainda inesperiente nestas coisas eu tenho o habito de limpar as minhas armas depois de usadas da seguinte maneira:

1º passo com um escovilhão de crina de aço embebido em gasoleo para tirar o residios de chumbo e polvora e depois limpo varias vezes com um pano até ficar brilhante os canos e em seguida oleo passo a publicidade com youngs 303 e de seguida pincelo tudo e inclusive dentro do ventilado das fitas com ballistol inclusive a bascula na coronha ponho cera e puxo o brilho.

Mas já me disseram que não devo limpar com gasoleo pois estraga a oxidação é aqui que começa as duvidas existe alguma coisa especial para limpar ou continuo a fazer da mesma forma que está tudo bem assim? nas armas mais antigas de cães os canos interiormente estão picados faz-se de outra forma ou está bem assim?

Mais uma vez obrigado a todos

Ps: estou a falar de armas de canos sobrepostos e de canos justapostos
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qui Maio 20, 2010 4:34 pm

Eu nunca usei gasóleo nem nunca vi ninguém que fizesse isso.
Não lhe estou a dizer que faz bem ou mal, porque na verdade não sei, mas que é isquisito lá isso é.

Eu, na minha, uso um produto que se vende na Decathlon (n sei o nome), que já serve para limpar e olear.

Aplico o produto, passo o escovilhão nos canos e no resto da arma passo o pano para a limpar.
Depois volta a aplicar o produto e retiro o excesso de líquido. E fica oleada.
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qui Maio 20, 2010 4:40 pm

Este ano na limpeza geral das armas usei gasolina de mistura para as motorizadas. Com uma escova de dentes macia limpei toda a porcaria nos pistons, basculas, culatras etc. Para tirar a sujidade maior depois limpei tudo muito bem e coloquei óleo. Mas óleo mesmo nada de wd40.

Eu como não tenho armas antigas não te sei responder muito bem à tua questão. Vejo a arma como uma ferramenta de trabalho bem se estragando ou "desgastando" tem de se trocar ou mandar arranjar.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Ter Maio 25, 2010 9:54 am

Antes de mais, permitam-me dizer que este topico não se destina a "utentes" da benelli, escusado será dizer porquê.

Eu sou muito picuinhas com as armas, assim, todos os anos faço a limpeza geral.

Antes de mais, desmonto-as por completo, inclusive as caixas, para proteger a anodização.

Depois lavo os aços com gasolina ou petroleo até brilharem.

E na limpeza dou particular atenção ao extractor de gases, que dá trabalho limpar, mas com uma vareta dobrada o carvão sai todo. Este, para mim, é um dos principais pontos a limpar, tal como o piston.

Nas madeiras meto um protector proprio para madeiras. Eu compro um caro, mas têm-me comentado que um vulgar oleo de cedro é eficaz, afinal, madeira é madeira.

Depois as armas que vou usar de vez em quando no defeso, passo-as com oleo da browning. É um espectáculo. A oxidação do cano, a anodização da caixa e a culatra ficam impecaveis, a brilhar...

Depois um segredo... que não é segredo... todos nos temos reliquias em casa, que só servem para alimentar o nosso ego e a nossa vaidade, e que se derem 20 ou 30 tiros por ano é muito... mas que não deixam de ser as meninas dos nossos olhos... e depois há o risco de ferrugem... pelo pouco uso e eventual guarda descuidada...
Nessas armas tenho em casa massa consistente em spray, vendida nos intermarches, que quando aplicada é liquida, e segundos mais tarde torna-se na vulgar massa que conhecemos. As armas ficam com aquela camada uniforme de massa, e não há ferrugem que entre por ali a dentro.
Para retirar essa massa dá um bocadinho de mais trabalho, mas sai com um pano, e compensa o trabalho que dá com a protecção que confere.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Ter Maio 25, 2010 4:34 pm

Massa como essa aplico nos eixos das básculas, roscas de choques, etc. Concordo que o oleo da Browning seja dos melhores que se pode comprar facilmente. Aquilo é óleo não é anti-desingripante como o WD40 que é essencialmente um produto fino penetrante para desbloquear ou soltar peças. Também confere alguma protecção anti-corrosiva mas de curta duração.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Ter Maio 25, 2010 4:55 pm

Relativamente à massa, parece-me que para protecção das armas, é o que de melhor se pode fazer, aliás, os antigos ou besuntavam as armas em maça, ou colocavam-nas em banho de oleo (enroladas em sacos de plásticos grandes).

Eu tenho é um bocado de medo que a massa me corroa as madeiras. Achas seguro usar a massa, ou será que há esse risco?
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Ter Maio 25, 2010 5:02 pm

Nas madeiras deve-se a todo custo evitar os contactos com óleos e massas. Dá cabo da madeira e se tiver algum verniz por cima dela começa a descascar com o tempo. Se por acaso algum dia quiser ajeitar as madeiras para lhe dar um novo "brilho" à arma, as madeiras terão de ser lixadas até onde se entranhou o óleo.

Na madeira um pano húmido para a limpar e depois quando bem seca óleo de madeiras como você faz. Se estiver envernizada nem vale a pena meter nada, apenas limpeza e pronto.

Atenção à utilização de certos óleos nos mecanismos pois alguns com a água começam a empapar e fazer massa, dando depois origem a encravanços.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qua Maio 26, 2010 9:54 pm

Sabes que os mecânicos de armas, actualmente já não utilizam verniz, utilizam uma cera endurecida.

Dessa forma, não só trabalham melhor a cor, como preenche melhor os poros, como não há o risco de ao cair algo em cima da madeira, partir o verniz e ficar o buraco.

AS duas ultimas armas que mandei retocar as madeiras já foram neste sistema, e devo confessar que ficam muito melhor que com verniz.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qua Maio 26, 2010 11:28 pm

Sim é verdade a maioria das actuais armas tem acabamento a cera mas como sei que ainda existem por ai um quantos milhares delas com verniz fiz referência a isso. De qualquer maneira obrigado por alertar.
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 107

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Seg Jul 29, 2013 10:28 am

Boas amigos,

Sou iniciado na caça, e comprei esta semana uma arma em segunda mão a uma pessoa conhecida, a arma deu mais ou menos 300 tiros mas na altura pareceu m um pouco suja...

Suja pareceu me mas não sabia que tava tão suja... Quando fui ter com o meu parceiro de caça para limpar mos a arma ele disse me que tava muito suja, tinha muito oleo seco tipo aquele oleo que fica nos fogões que cola tudo e o cano por dentro muito baço e cheio de marcas...

Ele passou me palha de aço no cano fora e dentro e oleou tudo, aqui pressiste a minha duvida, ha problema de passar lã de aço fora do cano?posso olear dentro do cano?  A verdade é que ficou como novo.

O mecanismo dentro do fuste estava cheio de oleo seco, limpei tudo com lã de aço e oleei..

Na culatra e zona da culatra o mesmo filme cheio de oleo seco.
Desmanchei a culatra e o mecanismo do gatinho e tentei tirar o mais possivel essa "massa" pegajosa e ele aconselhou me a por oleo fino das máquinas. Outra minha duvida esse oleo faz bem ou mal?

Ah alguem sabe onde posso arranjar umas escovas para limpar os buraquinhos de extração de gases.

Obrigado
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Seg Jul 29, 2013 10:43 am

Ah que produtos posso dar na caixa de culatra para tirar a sujidade das ranhuras dos desenhos?
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 222

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Seg Jul 29, 2013 6:49 pm

Amigo Rocha, aqui vai o que me disseram para comprar para a limpeza das armas, informação dada pelo amigo podengos&coelhos.

Ballistol dá para as partes metálicas e para as madeiras.
Não mancha as madeiras e protege-as.
Do melhor que há no mercado.
Eu compro na espingardaria A. Montez:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] . Eles enviam pelo CTT com bom preço e serviço 6 estrelas.

Compensa comprar a embalagem de maior tamanho (Óleo Ballistol Spray 200ml - 7,00€ ) :
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cumprs.
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Ter Jul 30, 2013 10:40 am

Paulo Alves escreveu:
Amigo Rocha, aqui vai o que me disseram para comprar para a limpeza das armas, informação dada pelo amigo podengos&coelhos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] . Eles enviam pelo CTT com bom preço e serviço 6 estrelas.

Compensa comprar a embalagem de maior tamanho (Óleo Ballistol Spray 200ml - 7,00€ ) :

Cumprs.
Obrigado amigo Paulo já os contactei, e mais vale ir la comprar á loja e assim dou uma vista de olhos no restante material á venda...
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Ter Jul 30, 2013 10:48 am

Leva a arma para eles verem e aconselharem-te no melhor produto.
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Ter Jul 30, 2013 11:00 am

podengos&coelhos escreveu:

Obrigado amigo podengos, é uma boa ideia visto que tava a tentar limpar o pistão de gases e não o estou a conseguir, porque necessita de ser desmontado, e não consigo!!!
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Ter Jul 30, 2013 12:02 pm

Se lá estiver o Pedro Jorge pede para falar com ele que é um profissional 6 estrelas e ajuda-te no que precisares.Agreement
smarques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 110

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qua Jul 31, 2013 9:40 am

Rocha escreveu:

Obrigado amigo podengos, é uma boa ideia visto que tava a tentar limpar o pistão de gases e não o estou a conseguir, porque necessita de ser desmontado, e não consigo!!!

Caro amigo

Se a arma for uma browning daquelas em que o piston de gases está acoplado ao tubo, consegue retirá-lo não puxando para cima mas torcendo-o (tipo como se estivesse a partir um pau), depois para coloca-lo coloca-o direito e empurra com alguma força até ouvir um click.

Cumprimentos

Sérgio Marques
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qua Jul 31, 2013 11:51 am

smarques escreveu:
Rocha escreveu:

Caro amigo

Se a arma for uma browning daquelas em que o piston de gases está acoplado ao tubo, consegue retirá-lo não puxando para cima mas torcendo-o (tipo como se estivesse a partir um pau), depois para coloca-lo coloca-o direito e empurra com alguma força até ouvir um click.

Cumprimentos

Sérgio Marques
Desde já agradeço a ajuda de todos, amigo smarques a minha tem o pistão mas ainda não é acoplado ao tubo..ai no problem! O problema esta na limpeza por dentro do pistão mas ja me disseram aqui que posso por dentro de petroleo um tempo e depois dar com um compressor! eu queria mesmo era desmanchar mas acho que isso é complicado visto que a mola esta sobre pressão...
Existe algum problema usar aqueles desengordurante de casa tipo mistoli ou outro?
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 99

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qua Jul 31, 2013 1:05 pm

Citação :
Existe algum problema usar aqueles desengordurante de casa tipo mistoli ou outro?

Eu se fosse a si não usaria nada disso, poderá provocar danos graves na arma...
Visto que comprou agora a arma e está com problemas na limpeza o conselho que eu lhe dou é levar a arma a um armeiro e ele sim saberá o que fazer e como fazer, depois de uma boa limpeza feita por um técnico especializado, ai sim já poderá você mesmo fazer a manutenção da sua "maquina" depois de a usar...
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qua Jul 31, 2013 1:56 pm

Agreement
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qua Jul 31, 2013 2:36 pm

Quando recebi a arma pus me a limpar desmanchei a arma toda vi como se fazia na net, fui fazendo com calma pois não é assim nada complicado, limpei o cano todo ate o por a brilhar por dentro, depois tirei o fuste o pistão de gas ( a dor de cabeça ) o tubo e a mola, limpei tudo menos o pistão. depois tirei a culatra limpei bem e oleei tudo, tirei tambem o sistema do gatilho limpei bem os cães e oleei tudo muito bem, limpei a caixa da culatra toda e oleei. Agora o problema pressiste no pistão que está todo sujo por dentro cheio de massa e sujidade. E pelo que andei a pesquisar não ha ninguem que diga como limpar sem ser passar um paninho, porque necessita de ser limpo por dentro, a arma em questão é uma browning gold fusion com o mesmo sistema da maxus da gold da fusion e mais algumas. A peça em questão é esta:

Se calhar vou ter de levar a peça ao armeiro para limpar, se soubesse que podia limpar em casa era bom porque assim aprendia senão vou ter de ir lá todos os anos ******.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qua Jul 31, 2013 3:09 pm

O piston não é nesseçário ser desarnado para ser limpo, ponha dentro de petroleo deixe algum tempo, passe de seguida com palha de aço por dentro e por fora fica novo.
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qua Jul 31, 2013 3:16 pm

Obrigado António logo vou limpar e depois direi como ficou.
smarques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 110

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qua Jul 31, 2013 7:08 pm

Já lhe foram dados bons conselhos, o petróleo normalmente funciona muito bem tal e qual o Sr. António Silva referiu, outra solução (mais dispendiosa) seria comprar um frasco de solvente (próprio para armas) tipo robla, etc... (penso que a wurth tem um produto muito bom para remover óleos e massas) e colocar a peça de molho durante algumas horas (1 ou 2), depois limpar muito bem com o petróleo e soprar com um compressor.

Cumprimentos

Sérgio Marques
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Qui Ago 01, 2013 11:11 am

Pessoal ontem peguei enchi um copo com petroleo e deixei o pistão lá dentro durante 1h, depois com um pincel tentei limpar o melhor possivel e soprei com o compressor, passei de novo no petroleo sequei e pus WD40 e passei de novo o pincel soprei e, ficou limpo mas não como queria, a massa esta mesmo agarrada mas ficou melhor. Obrigado pessoal, tou a ver se  a BERNER tem algo indicado para retirar oleo e massas sem ser muito abrasivo.
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Sex Ago 02, 2013 2:33 pm

Paulo Alves escreveu:

Cumprs.

Amigos ontem comprei o spray Balistol e posso dizer que é um espétaculo.... Não limpa como eu quero mas limpa e lubrifica muito bem. Já tenho um produto encomendado da Berner próprio para metais para gorduras e massas, sendo muito menos corrosivo que o petróleo e o WD40.
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Sex Ago 02, 2013 9:24 pm

Onde é que o amigo rocha ouviu dizer que o petróleo e o w40, são produtos abrasivos para o aço?
Eu nunca ouvi tal coisa, aliás tenho a prova na minha arma, está a caminhar para os 30 anos, e continua impecável, mas pronto, com produtos de renome a consciência fica mais leve, e tudo o que é caro é bom, é a chamada mentalidade portuguesa.
Sempre utilizei w40 e óleo fino e irei continuar, mas isto sou eu a dizer, e a fazer.
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Seg Ago 05, 2013 11:55 am

batistuta escreveu:
Onde é que o amigo rocha ouviu dizer que o petróleo e o w40, são produtos abrasivos para o aço?
Eu nunca ouvi tal coisa, aliás tenho a prova na minha arma, está a caminhar para os 30 anos, e continua impecável, mas pronto, com produtos de renome a consciência fica mais leve, e tudo o que é caro é bom, é a chamada mentalidade portuguesa.
Sempre utilizei w40 e óleo fino e irei continuar, mas isto sou eu a dizer, e a fazer.

Amigo Batistuta quem me disse que o petroleo e o WD40 eram mais abrasivos que o balistol foi o armeiro da casa AMONTEZ, e quem me disse que o petroleo era mais abrasivo que o produto da BERNER foi uma pessoa que lá trabalha, visto que a BERNER é uma multinacional especialista em produtos de limpeza e lubrificação, incluindo peças etc.
 Agora se me perguntar a mim so lhe sei vender o peixe que me vendem.....

Última edição por Rocha em Ter Ago 06, 2013 8:30 am, editado 1 vez(es)
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Seg Ago 05, 2013 1:45 pm

Qual o produto da Berner que vai utilizar?
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Seg Ago 05, 2013 7:43 pm

Pois pois, já entendi, amigo Rocha.
Só mesmo vendedores...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Limpeza de Armas   Hoje à(s) 6:08 am

Limpeza de Armas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: