Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Achigã - Pesca com verdemã

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Achigã - Pesca com verdemã   Seg Maio 31, 2010 9:44 am

Caros amigos, sou um aficionado pela pesca à achigã com isco vivo - verdemã.

No entanto, tive conhecimento que esse tipo de isco vivo já não era passível de ser utilizado, pois foi recentemente publicada a sua proibição.

Existe porventura neste forum alguem que me possa esclarecer sobre este assunto?
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Seg Maio 31, 2010 1:44 pm

O isco vivo já é proibido á bastante tempo embora nem sempre as autoridades actuem nesse sentido, mas é contra a lei.
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1511

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Qua Jun 02, 2010 6:46 pm

amigo beretta302 eu só pesco ao corrico com amostras o amigo conhece alguns sitios????aqui perto das nossas zonas.
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Qua Jun 02, 2010 7:01 pm

Amigos pesso desculpa a minha ignorancia mas se esto a compreender bem o isco vivo e proibido para pesca en aguas doces? se isso e verdade entao podemos esquecer de pescar com minhoca porque e viva??? sinceramente cada vez fico mais supriendido com certas leis passadas aqui na Europa ou sera so Portugal??
luis_barrocas
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 724

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Qua Jun 02, 2010 7:22 pm

caro amigo o que é proibido são os peixes mais pequenos sabendo que os achigã é predador::
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Qua Jun 02, 2010 7:35 pm

Amigo percebo bem o que e o achiga alias jas o pescava de onde ele veio aquase 20 anos nao e essa a questao e que cada vez vejo mais leis pela minha opniao estupidas para falar mesmo a portugues.
Entao e alguma esplicacao que por o peixe ser predadore no fundo do lago tb aparecem minhocas e lagostins etc muitos bichinhos de dentro da agua e de fora da agua e sao predados pelos achigas, eu ate cheguei a ver um anuncio no jornal onde um achiga tinha engolido uma cobra venenosa (cotton mouth) e um pescadore ao agarar o peixe pelo beico como e abitual foi mordido. por isso e que essa de ser predadore para min nao tem sentido.
E proibir isco vivo ten de ser todos ou entao identificar o peixe que e proibido utilizar e nao dizer vivo
carlos mesquita
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Sex Out 22, 2010 10:02 pm

Boas, a pesca ao achigã apenas é proibida com verdemã, pois a captura da mesma, bem como a sua detenção é proibida.
Pode-se pescar com minhca, sem problema.
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Sab Out 23, 2010 10:27 am

mário ferreira escreveu:
amigo beretta302 eu só pesco ao corrico com amostras o amigo conhece alguns sitios????aqui perto das nossas zonas.

Tem por aqui um sitio bom para corricar...Cova do Vapor, na Trafaria amigos
fagp2815
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Esclarecimento final   Qui Out 28, 2010 10:27 am

Felizmente para uns infelizmente para outros penso que agora nao irão restar qualquer tpo de duvidas.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,
DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS
Gabinete do Secretário de Estado das Florestas
e Desenvolvimento Rural

Portaria n.º 624/2010

Considerando que em Portugal existem duas espécies de cobitídeos,
Cobitis calderoni, Verdemã do Norte, e Cobitis paludica, Verdemã-
-comum;
Atendendo a que o estatuto de conservação da espécie Cobitis calderoni
«Em perigo» no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (2005)
aconselha a que lhe seja conferida uma protecção acrescida;
Tendo em conta a extrema dificuldade de, morfologicamente, e nas
normais condições de campo, distinguir as duas espécies;
Considerando ainda que a captura dos verdemãs apenas tem sucesso
com recurso a meios e métodos de pesca proibidos:
Assim, ao abrigo da alínea b) do artigo 31.º do Decreto n.º 44 623,
de 10 de Outubro de 1962, e no uso das competências delegadas pelo
Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas pelo
despacho n.º 78/2010, de 5 de Janeiro, manda o Governo, pelo Secretário
de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, o seguinte:
Artigo único
É proibida a captura, detenção, transporte, utilização como isco e
comercialização das espécies de cobitídeos Cobitis calderoni, Verdemã
do Norte, e Cobitis paludica, Verdemã -comum.
3 de Agosto de 2010. — O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento
Rural, Rui Pedro de Sousa Barreiro.

Cumprimentos
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Sex Out 29, 2010 7:57 am

fagp2815 escreveu:
Felizmente para uns infelizmente para outros penso que agora nao irão restar qualquer tpo de duvidas.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,
DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS
Gabinete do Secretário de Estado das Florestas
e Desenvolvimento Rural

Portaria n.º 624/2010

Considerando que em Portugal existem duas espécies de cobitídeos,
Cobitis calderoni, Verdemã do Norte, e Cobitis paludica, Verdemã-
-comum;
Atendendo a que o estatuto de conservação da espécie Cobitis calderoni
«Em perigo» no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (2005)
aconselha a que lhe seja conferida uma protecção acrescida;
Tendo em conta a extrema dificuldade de, morfologicamente, e nas
normais condições de campo, distinguir as duas espécies;
Considerando ainda que a captura dos verdemãs apenas tem sucesso
com recurso a meios e métodos de pesca proibidos:
Assim, ao abrigo da alínea b) do artigo 31.º do Decreto n.º 44 623,
de 10 de Outubro de 1962, e no uso das competências delegadas pelo
Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas pelo
despacho n.º 78/2010, de 5 de Janeiro, manda o Governo, pelo Secretário
de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, o seguinte:
Artigo único
É proibida a captura, detenção, transporte, utilização como isco e
comercialização das espécies de cobitídeos Cobitis calderoni, Verdemã
do Norte, e Cobitis paludica, Verdemã -comum.
3 de Agosto de 2010. — O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento
Rural, Rui Pedro de Sousa Barreiro.

Cumprimentos

bom dia caro membro, peço-lhe que faça a sua apresentação e dê uma olhadela nas regras deste forum, deixo o link das apresentações
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Sex Out 29, 2010 7:58 am

carlos mesquita escreveu:
Boas, a pesca ao achigã apenas é proibida com verdemã, pois a captura da mesma, bem como a sua detenção é proibida.
Pode-se pescar com minhca, sem problema.

Bom dia, tal como pedi ao membro "fagp" peço-lhe tambem a si o mesmo deixo o link
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Ricardopedro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 62

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Ter Jan 25, 2011 12:27 am

Queria só dizer que o verdemã está em vias de extinção, bem como outros peixes endémicos que temos, devido á introdução dos tais achigãs, de lagostins invasores, de percas do nilo, e para finalizar das barragens.

No fim, vamos ter os rios sem nada, pois estes predadores de topo matam tudo e acabaram também eles por morrer á fome.

É uma pena o que a pesca fez aos nossos rios, trazendo predadores que não eram deles e que desiquilibraram totalmente o equilibrio natural. Nos primórdios os nossos rios tinham muito poucos predadores . O resultado está á vista.

Ainda á uns tempos encontrei num riacho a rara boga portuguesa (um peixes de pequenas dimensões). Quando me pus a investigar, descobri o quão raros estes peixes são e o risco que correm de desaparecer.

Ao menos as leis já proibem usar espécies naturais dos nossos rios que estão em extinção, como isco para as invasoras..

Já não basta estas agora fazerem parte da sua dieta :S
Jota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Em Portugal   Qua Out 26, 2011 1:27 pm

[quote="Ricardopedro"]Queria só dizer que o verdemã está em vias de extinção, bem como outros peixes endémicos que temos, devido á introdução dos tais achigãs, de lagostins invasores, de percas do nilo, e para finalizar das barragens.

No fim, vamos ter os rios sem nada, pois estes predadores de topo matam tudo e acabaram também eles por morrer á fome."

Desculpem meter-me ao barulho, mas Percas do Nilo em Portugal?!?! Onde é isso?! Só se for nos hipermercados, porque nos nossos rios e lagos de barragem o que existe é a chamada perca-sol. E nem sequer temos cá a perca comum.

Por outro lado, dizer que há peixes que acabam com tudo, eu gostava que também me explicassem onde. Já pescou nos outros países, onde existem montes de predadores, para poder fazer essa afirmação?

Já foi pescar a França, a Espanha, a Inglaterra, e outros países, onde existem montes de predadores, por exemplo lúcios e lúcios-perca, e não faltam peixes das demais espécies. Pois eu já pesquei, e ainda pesco, nesses países, e o que não falta é peixe.

Em Portugal, como sempre que se introduz uma nova espécie, trata-se logo de por todos os defeitos e toca a chacinar tudo o que tem barbatanas.

Eu sempre aprendi que quando se desconhece um peixe, primeiro aprende-se o máximo possível sobre esse peixe antes de começar logo a dizer mal de tudo.

Se os predadores dessem cabo de tudo, então há muito que não haveria peixe em nenhum local do mundo.

Não falou em lúcios, ou lúcios-perca, mas como tenho visto autênticas barbaridades contra estes peixes, só porque, como se diz, "dão cabo de tudo", vamos ver um exemplo.

Por exemplo, sabe qual é a principal presa do lúcio (não confundir com lúcio-perca)? É o próprio lúcio. Porque é um peixe territorial e é canibal, eliminando em primeiro lugar os da própria espécie. E quando ataca as demais espécies, come de preferência os peixes mais fracos e débeis, pois são os mais fáceis de apanhar. O lúcio, já agora, actua assim, pois não tem capacidade para perseguir uma presa durante muito tempo, e por isso mesmo é que caça de emboscada, apanhando os peixes desprevenidos. É mais fácil, e poupa energia, pois esta também é necessária para a reprodução e protecção do espaço territorial.

Se for a França ou mesmo Espanha, encontrará facilmente locais com lúcios com mais de dez quilos de peso. E olhe que não faltam por lá peixes de outras espécies.

O achigã dá cabo de tudo? Pois o que eu tenho visto cada vez menos nas nossas barragens são achigãs. Mas pessoas com baldes cheios de achigãs com 10 cm (claramente em transgressão à Lei) e mesas de restaurantes com achigãs fritos com pouco mais de 10 cm (nítida violação da Lei), isso é o que não falta.

Eu também preferia não ter tantas barragens. Mas é um mal necessário. E a partir do momento em que se constrói uma barragem, inevitavelmente o ecossistema que antes existia deixa de ser o mesmo. Ora, é completamente diferente ter um rio com águas a correr (e só certos peixes lá se aclimatam) do que ter um lago (de barragem) com águas paradas. Logo, necessariamente, só peixes adaptados a águas paradas lá podem proliferar. Mesmo sem os predadores, as espécies que antes existiam acabam na sua maioria por deixar de existir porque isso é inevitável por inadaptação dos mesmos.

Não vejam nisto uma opinião destrutiva, mas antes construtiva. Sou novo no forum, mas já pesco há mais de trinta anos e quando vou pescar gosto de saber o que estou a pescar. Tenho lido muitos milhões de linhas de estudos científicos e não científicos, portugueses e estrangeiros, e por isso acaba por desanimar-me ouvir sempre as vozes da desgraça, em que tudo está mal, tudo está perdido, etc.

Em vez de clamar tragédia, era mais útil que os pescadores portugueses começassem a perceber o que andam a fazer à beira rio, a perceber as espécies, a perceber o comportamento, habitats dos peixes. E sobretudo começassem a perceber que a pesca, tal como a caça, tem limites, pois as presas não nascem entre as pedras e se não formos nós a proteger os nossos companheiros de pesca, ninguém o fará por nós.

Cumprimentos a todos
RQ Botabaixo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Ter Mar 13, 2012 10:54 am

Ricardopedro escreveu:

É uma pena o que a pesca fez aos nossos rios, trazendo predadores que não eram deles e que desiquilibraram totalmente o equilibrio natural. :S

Peço desculpa amigo Ricardo, mas a Pesca não é a culpada pela introdução de novas espécies nos nossos rios! Muito pelo contrário... Certamente que todos os pescadores preferiam pescar as espécies endémicas que as espéciesexóticas que entretanto foram introduzidas nos nossos rios!

A realidade é bem diferente e eu como pescador e amante da natureza, também me transtorna ver desaparecer espécies como a boga, o oblete, as trutas, o sável, a lampreia e muitas outras que faziam parte dos nossos rios. Mas infelizmente é em parte resultante daquilo que chamam de industrialização e evolução. Por exemplo, no rio vizela, poucas são as vezes que se vai pescar e não se volta com as linhas cheias de residuos de fios resultantes das industrias texteis da região... E a pergunta que surge é: As autoridades não sabem destes atentados à natureza??? Claro que sabem meus Srs., mas outros interesses se sobrepõem à natureza e à defesa das espécies aquaticas!

Como este exemplo existem muitos outros.... ETAR's que despejam resíduos mal tratados, esgotos diretos pros rios, despejos de industrias e explorações pecuários, despejos de óleos usados e lixo, utilização indevida de pesticidas e outros químicos altamente poluentes, construção de barragens, etc.

Mais recentemente temos ainda outro problema, o aquecimento global e em particular este ano, a falta de precipitação que reduzirão os caudais dos rios, reduzindo a quantidade de "água limpa" e diminuindo também o teor de oxigénio na água (essencial para a maioria das espécies autóctones)!

Lanço aqui uma sugestão às autoridades competentes... Pelo que sei, em Portugal existem cerca de 253 rios, porque não fazer uma análise mensal à água desses rios e caso os resultados indiciem presença de contaminantes, proceder-se a uma investigação da sua origem e punir-se severamente os culpados? Não representa um custo económico exorbitante, pois em muitos dos rios já se efectuam análises periódicas, pois são locais de captação de água destinada ao consumo humano. Se ao fim de alguns meses existissem bastantes punições, certamente as pessoas pensariam duas vezes antes de poluirem e destruirem os ecossistemas aquáticos.
Alexandre Tavares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 23

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Seg Abr 09, 2012 1:03 am

Primeiro de tudo

RQ Botabaixo e Jota 2 intervenções construtivas e explicativas apoio-vos totalmente.

decerto vocês serão dos poucos que praticam o catch&Release, infelizmente em portugal ainda existe uma maior praga de nome RAPA tudo que seja qualquer especie quer de água doce quer salgada desde que ferre no anzol desde que tenha 2kg ou 10 ou 15cm toca a vir para o saco, tal como ja mencionei num tópico anterior especificamente sobre o achigã, e dou-vos um exemplo e pegando em algumas palavras de pescador de competição, o Alqueva nunca se pensou que iria sofrer com a pressão de pesca devido as suas dimensões e capacidade de albergar um grande numero de especies e isto porque?! Porque grande partes dos "pescadores"(Rapas) levavam tudo o que mexia, e depois havia uma duzia de PESCADORES que soltava todo o tipo de capturas, posso até dizer-vos que era normalissimo nos primeiros 5 6 anos obter-se capturas num dia de peixes de 1kg 2kg e perto dos 3kgs.

Apelo aos que se dizem ser pescadores reverem a mentalidade na preservação desta especie e de todas as outras, os meus e vossos filhos e netos tambem gostariam de viver grandes momentos com grandes capturas
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Achigã - Pesca com verdemã   Hoje à(s) 4:35 am

Achigã - Pesca com verdemã
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Pesca :: Geral-
Ir para: