Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
davide
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 5

MensagemAssunto: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Sex Jun 11, 2010 2:50 pm

Antes de mais olá a todos...

Gostava de pergunta a aqueles que possam ser mais conhecedores desta raça do que eu o seguinte,

Tenho varios podengos, e bons podengos... Mas tenho andado a ficar entusiasmado com a ideia de adquirir um casal de beagles (ja tenho a femea, pura e com LOP, DE LINHA FRANCESA). Em principio para caçar sem os podengos...

Gostava de saber se vale a pena? Dao mesmo rendimento? mais do que os podengos?

Se alguem me puder esclarecer tambem sobre qual o melhor metodo de treino tambem agradeço...
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Sex Jun 11, 2010 3:04 pm

Boa tarde antes de mais quero pedir para fazer a sua apresentaçao aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
antes de a fazer leia o que esta em encarnado para ver como a deve fazer ..
Bem a respeito os beagle nao posso dizer muito ha aqui mais membros que o podem fazer melhor que eu ..O que posso dizer é que é uma raça para caçar sozinhos tudo da mesma raça e no massimo uns quatro caes 3 sera o ideal .Nunca caçar junto com podengos isto se for beagles puros ,porque à quem tenha cruzados e diz maravilhas deles a caçar com os podengos .Depois tem de ter outra coisa em conta se o seu modo de caçar se vai adaptar a caça com beagles . A respeito o treino também gostava de saber algumas dicas .abraço

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Sab Jun 12, 2010 8:59 am

Boas,
Amigo O amigo podengos ja lhe deu umas boas dicas sobre esta raca. H auma coisa que deve tb ter em penssamento que dentro de qualquer raca ha difirencas dentro da raca dos beagles ha beagles mais rapidos e mais lentos e tudo entre os dois tipos.
agora comcordo com o amigo podengos que e um tipo de cacar difirente tem ter em penssamento que e um cao de rasto (isto nao quer dizer que nao utiliza a vista ) e por ser cao de rasto a principal aptidao da raca e seguir a presa pelo rasto. entao entrando dentro doe um balceiro ou matagal e encontrando um coelho tenta alcancalo de maneira de seguilo pelo rasto.
pontos que tem influencia como o cao segue o rasto.
1. a velocidade depende de varias coisas
a) o nariz do propio cao e a intelegencia para o utilizar
b) O tempo/clima se o chao esta humido etc.
c) o treino (tempo e qualidade de treino que o cao tem) ou experiencia que o cao tem na preferencia sozinho para nao se poder pendurar nas abelidades de outro cao e ter que saber fazer ele o trabalho para poder contribuir para o trabalho de cacar com outros.
2. Proucurar depende
a) aqui tb acho que depende muito de as primeiras experiencias que tem.
b) se o cao e iniciado com outros que proucuram bem duas coisas que podem acontecer ou o cao vai com os outros e apreende a fazer o mesmo ou pode ser esperto de mais e pendurar-se na abelidade dos outros e esperar para eles levantarem o coelho e depois ire la para o seguir.
c) a ultima que tb tem influencia mas nao tanto e genetica se esta geneticamente inclinado para proucurar bem e entrar bem.
amigo espero que ajudei isto tem sido a minha esperiencia que tenho tido com esta raca mas as minhas linhas sao de caca dos EUA e nao da franca. por isso pode aver varias difirencas
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Sab Jun 12, 2010 10:00 am

Se forem puros são cães que caçam melhor em matilha da mesma raça, agora os cruzados não sei. Têm um nariz como não há igual, são extremamente inteligentes, mas também muito teimosos e senhores do seu nariz, com uma personalidade muito forte, mas isto faz parte da propria genetica dos beagles. São cães bastante amigos do seu dono.
davide
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Seg Jun 14, 2010 8:42 am

e entao, acham mesmo que em mato grande e extenso dao mais rendimento que os podengos ou nao?

e, qual a melhor forma de os treinar?

a cadela vai ter 7 meses no inicio da caça, será que com treino posso esperar algo dela para este ano?

Sr Joao antunes, quanto quer para me treinar a cadela?
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Seg Jun 14, 2010 9:10 am

Amigo eu mal tenho tempo para treinar os meus quanto menos treinar os dos outros, Obrigado pela confianca mas o melhore que voce pode fazer a darlhe quanto mais tempo no mato melhore
davide
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Seg Jun 14, 2010 9:18 am

ok, compreendo claro... mas nao custa fazer a provovação!!!! lol

de qualquer forma, leva-la para o monte nao sera o suficiente. Ela ja gosta de correr atras dos coelhos que la tenho, e ate ja os encontra em rastos pequenos (45 50 metros).

de qualquer forma, se a levo sozinha para o monte nao me larga, logico!!!

Ja a levei com uma podenga que busca muito bem e devagar, e a verdade é que a segue pelo monte... axa boa ideia que continue com esta pratica?
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Seg Jun 14, 2010 9:27 am

Senhor davide siga as instruções do amigo Joaoantunes que vai bem guiado e não falha.
Se caça em zona onde os cães tem de seguir bem mas bem um beagle é uma excelente opção,tenha cuidado nos treinos para ela não apanhar vicios maus, se precisar de algumas dicas mande mp.

grande abraço

davide
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Seg Jun 14, 2010 9:30 am

Obrigado,

so faço todas estas perguntas porque existe muita gente reticente em relação aos beagles!!! Sao mesmo assim tao casmurros e tao propensos a deixar o dono a caçar sozinho durante o dia todo????

é que vejo toda a gente a dizer (com conhecimento ou nao) que esta raça mal da no rasto de algo, desaparece durante o dia todo... é verdade?
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Seg Jun 14, 2010 9:35 am

davide escreveu:
Obrigado,

so faço todas estas perguntas porque existe muita gente reticente em relação aos beagles!!! Sao mesmo assim tao casmurros e tao propensos a deixar o dono a caçar sozinho durante o dia todo????

é que vejo toda a gente a dizer (com conhecimento ou nao) que esta raça mal da no rasto de algo, desaparece durante o dia todo... é verdade?

cada raça tem um "tipico" caçar e comportamento, o beagle é um cão de rasto e como tal tem como função encontrar e seguir rastos, não podemos querer um beagle e depois exigir dele que ache coelhos á cama, até o pode fazer mas não foi para isso que foi criado. Penso que muitos donos são mais teimosos que os beagles
Se o begale enontrar um rasto ele vai vai vai e acha o coelho agora só o coelho estiver bem arrumado e já não se mexe á muito tempo não é facil um beagle ir acha-lo para isso há os cães chamados de levante que acham

davide
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Seg Jun 14, 2010 9:47 am

Mais uma vez obrigado pela resposta...

A verdade é que seja como for eu vou tentar!!! o sitio onde caço geralmente ao coelho é composta por grandes extensoes de mato (esteva), e por isso estou na esperança de conseguir algum proveito com os beagles... isto porque a verdade é que os podengos (e bons que sao) levantam caça mas tambem a perdem com facilidade, o mato é grande e composto por grandes extensoes... e... ""GAU GAU"" e ... adeus coelho...
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Seg Jun 14, 2010 9:50 am

davide escreveu:
Mais uma vez obrigado pela resposta...

A verdade é que seja como for eu vou tentar!!! o sitio onde caço geralmente ao coelho é composta por grandes extensoes de mato (esteva), e por isso estou na esperança de conseguir algum proveito com os beagles... isto porque a verdade é que os podengos (e bons que sao) levantam caça mas tambem a perdem com facilidade, o mato é grande e composto por grandes extensoes... e... ""GAU GAU"" e ... adeus coelho...

Caro membro Davide só agora vi que ainda não fez a sua apresentação é obrigatorio, faça-a antes de voltar a postar sff.
deixo o link

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Beagle - Beagles   Qua Mar 09, 2011 6:12 pm

Boas tardes:

Bom tema…

Cães de caça ao coelho, rasto e levante e perseguição… podengo ou sabujo.

Bem apesar de caçar há um ano, tenho carta de caçador há 4-5 anos, mas desde os meus 11 anos de idade que gosto, tenho e treino cães de caça ao coelho…

Bem, vou me debruçar sobre o tema, o que queremos dos cães de caça ao coelho, e que cães devemos escolher para nos acompanhar nas nossas jornadas de caça…

Para uma melhor análise, temo-nos questionar sobre:

O que queremos numa jornada de caça ao coelho?

Ver os nossos companheiros a trabalhar, no rasto, na busca, no levante, na perseguição, e culminar isto tudo com o agarro ou com um bom tiro… (coelho na mão).

Então qual das seguintes variantes damos mais valor?

Trabalho de rasto; Busca; Levante; Perseguição e Agarro.

BUSCA, se gostamos de ver os nosso cães a trabalhar no rasto, e apenas fazer uma busca objectiva, sem duvida que os Sabujo, (beagle), são os campeões, pois são cães de rasto.

Ma s se o que queremos, é ver cães a furar, e sem nos preocuparmos se está a ser feita com objectividade, o podengo é o rei, furando os silvados indiscriminadamente, até dar com uma emanação do coelho, e ai vai ele….

LEVANTE, temos que ver que está neste tema a alma de uma boa caçada, e ai, quer o beagle quer o podengo marcam bons pontos, pois não são cães de parar, logo nenhum coelho achado vai ali ficar, á espera que o cão se aproxime, contudo, há diferenças, o beagle por natureza é um cão que late muito e alto quando está com uma emanação recente, o que faz com que o coelho se levante a alguns metros antes da chegado do cão à sua cama, logo, teremos que caçar sempre uns passo à frente do local onde o beagle está a latir, porque o coelho vai sair mais cedo da cama, já o podengo, vai latir a poucos metros do local onde a caça está, pelo que se deve caçar onde o mesmo está a latir… (salvo excepções em que o podengo late bem no rasto).

PRESEGUIÇÃO, bem aqui está um problema com o qual o caçador é a chave do tema, pois para escolher o melhor cão, tem que se conhecer primeiro, se gosta de caçar sem grandes correrias, o podengo é o melhor, pois depois de efectuar o levante do coelho, não vai andar muito mais de 50 a 100 metros a trás do mesmo, já o beagle pode andar e andar e andar, o que o leva a afastar-se do caçador, mas se não houver tocas nas proximidades, estes cães, mais minuto menos minuto, vão trazer de volta o coelho a tiro, à que ser paciente… esta situação pode ser melhorada no treino dos cachorros beagle, mas disso não vou falar agora por não ser este tema que se está a debater…, por outro lado, se queremos cães incansáveis, que após umas perseguições, continuem a trabalhar o dia todo (com calor ou frio) cada vez com mais afinco, sem vir ter com as nossas pernas, o beagle é o melhor… achando rastos e coelhos, com condições atmosféricas adversas, e com as quais o podengo começa a desistir…

AGARRO, bem se queremos ver os nossos cães a capturarem peças, o podengo médio e grande, é o melhor, pois na busca, são os que mais se aproximação da peça, e também têm mais velocidade e arranque, logo haverá mais agarros a dente, contudo se o que queremos é dar uso da nossa espingarda, (pois é demasiado cara para estar parada, e todos nós gostamos de dar um tirito), o melhor será o beagle, pois irá dar peças a morte, sem correr-mos o risco de os atingir, pois normalmente a sua perseguição, é feita a uma distância maior da peça de caça….

TIPO DE TERRENOS: Quer o beagle quer o podengo, estão bem adaptados para a caça nos vários terrenos e matos que possamos encontrar em Portugal, porque afinal estamos localizados num clima ameno.

Bem, relativamente aos cruzamentos, erro… depois não temos nem carne nem peixe… para além disso, corremos o risco de nos desiludirmos com os resultados do cruzamento, e depois mais do mesmo (abandono de animais e/ou coisas mais aberrantes), para além de serem cães que por serem cruzados, tendem a ganhar doenças naturais de uma e outra raça, e acabam por ao final de uns anos terem que ser (encostados ou abatidos), pois estão debilitados e já não são solução para as nossas jornadas de caça, para não falar que com os cruzamentos todos nós ficamos a perder, pois mais década menos década, acabaram por se extinguirem raça tão espectaculares como podengos e beagles…

Eu para o meu tipo de caça, optarei sempre por dois ou três beagles (máximo) e um podengo pequeno, ou dois (máximo), pois gosto de usar a minha arma sem medo de atingir os meus cães, que para mim são membros da família.

Esta é a minha opinião, e o que tenho como experiencia para partilhar.

Gostava de saber se alguém tem opinião igual ou contrária, que me pudesse explicar, para ver se estou muito ou pouco enganado, visto que esta situação não é uma ciência exacta…

Bons coelhos….
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Beagle   Qua Mar 09, 2011 8:05 pm

Excelente artigo de opinião e excelentes concelhos amigo Monteiro..
Não tenho nem nunca tive beagles puros (apenas tive um cruzado beagle/podengo que passava o dia a rastejar em terreno limpo..).
Não sou apreciador do estilo de caça dessa raça pelo que não opino sobre ela.. apenas levanto uma questão sobre a seguinte frase que escreveu:
"TIPO DE TERRENOS: Quer o beagle quer o podengo, estão bem adaptados para a caça nos vários terrenos e matos que possamos encontrar em Portugal, porque afinal estamos localizados num clima ameno."
Estará o beagle adaptado a caçar a partir do inicio de Setembro (quando eu inicio a época de caça ao coelho) com temperaturas acima de 30ºC e adaptado a caçar em terrenos de pedras, silvas, canas, caniços, silvados de margens de rios, etc..?
Pela sua fisionomia, duvido que o consiga fazer com efectividade..

Para as caracteristicas de clima e terrenos quando e onde caço, optei por matilha (ainda em construção) com podengos puros de diferentes estilos, apoiados por podengos pequenos cruzados (nunca com cães de rasto) que tem a vantagem de ser metódicos na busca, chegar aos sitios mais dificeis, caçar perto da espingarda, regressar mais rápido quando não acompanho a perseguição e ser obedientes á chamada e a seguir as minhas orientações..

Abraço
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Penhascos... isso é para beagles meninos....   Qua Mar 09, 2011 8:43 pm

Estará o beagle adaptado a caçar a partir do inicio de Setembro (quando eu inicio a época de caça ao coelho) com temperaturas acima de 30ºC e adaptado a caçar em terrenos de pedras, silvas, canas, caniços, silvados de margens de rios, etc..?
Pela sua fisionomia, duvido que o consiga fazer com efectividade.

Para as características de clima e terrenos quando e onde caço, optei por matilha (ainda em construção) com podengos puros de diferentes estilos, apoiados por podengos pequenos cruzados (nunca com cães de rasto) que tem a vantagem de ser metódicos na busca, chegar aos sítios mais difíceis, caçar perto da espingarda, regressar mais rápido quando não acompanho a perseguição e ser obedientes á chamada e a seguir as minhas orientações.

_________________________________________ \\___________________________________________

Pois, as características dos terrenos, são um factor, mas quando digo que quer o beagle quer o podengo são boas soluções de caça em qualquer tipo de terreno, não faço afirmações que não possam ser contestadas, contudo se tiver que fundamentar a minha opinião fundamento…

Mas sempre com as reservas de outras doutas opiniões de caçadores de (barba branca) ….

Mas se tem dúvidas levo-lhe aqui estes links que falam por si… abra e depois diga alguma coisa: pois é nestas (confrontos) de opinião que podemos chegar a alguma conclusão…

http://www.youtube.com/watch?v=6_RojvvhjHs

http://www.youtube.com/watch?v=T4fyFXqzy1o (veja se não dá)

http://www.youtube.com/watch?v=kweeGeWCLow

http://www.youtube.com/watch?v=_yON8QIntQg

http://www.youtube.com/watch?v=chMaB86psLc

http://www.youtube.com/watch?v=_HiNMRNxxtI

http://www.youtube.com/watch?v=DbVdZqxgIvs

http://www.youtube.com/watch?v=VtPL6K_6BAE

(e à mais, mas por ora fica com estes e vai perder mais de uma hora)

Para mim o treino e o estado físico do animal dotará a sua eficácia nos mais diversos terrenos, não podemos alimentar um beagle para ficar (gordinho) por assim fica mais lindo, e depois pedir-lhe que suba um penhasco só para localizar coelhos para matar-mos. E caro caçador, estes beagles que aparecem nos vídeos, estão mesmo muito gordos para ir à caça…

Se alguém quiser saber mais sobre o treino adequado para beagles e a idade em que se deve ir progredindo nesse treino, posso passar umas dicas… abram o tema…

Diga me agora se mudou um bocadito de opinião sobre o beagle…
bate.o.dente
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qua Mar 09, 2011 8:57 pm

davide escreveu:
e entao, acham mesmo que em mato grande e extenso dao mais rendimento que os podengos ou nao?

e, qual a melhor forma de os treinar?

a cadela vai ter 7 meses no inicio da caça, será que com treino posso esperar algo dela para este ano?

Sr Joao antunes, quanto quer para me treinar a cadela?
boa noite
na minha imagem de perfil está uma beagle de origens canadianas a primeira peça de caça que me deu a morte foi uma lebre e tinha sete meses...os filhos com dois meses e meio já malhavam atras de um coelho que eu uso para treinar ...
se eles tiverem vicio e ideia mostre-lhe caça que as qualidades geneticas viram ao de cima...
boa sorte
bate.o.dente
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qua Mar 09, 2011 9:03 pm

castilho escreveu:
Excelente artigo de opinião e excelentes concelhos amigo Monteiro..
Não tenho nem nunca tive beagles puros (apenas tive um cruzado beagle/podengo que passava o dia a rastejar em terreno limpo..).
Não sou apreciador do estilo de caça dessa raça pelo que não opino sobre ela.. apenas levanto uma questão sobre a seguinte frase que escreveu:
"TIPO DE TERRENOS: Quer o beagle quer o podengo, estão bem adaptados para a caça nos vários terrenos e matos que possamos encontrar em Portugal, porque afinal estamos localizados num clima ameno."
Pela sua fisionomia, duvido que o consiga fazer com efectividade..

Para as caracteristicas de clima e terrenos quando e onde caço, optei por matilha (ainda em construção) com podengos puros de diferentes estilos, apoiados por podengos pequenos cruzados (nunca com cães de rasto) que tem a vantagem de ser metódicos na busca, chegar aos sitios mais dificeis, caçar perto da espingarda, regressar mais rápido quando não acompanho a perseguição e ser obedientes á chamada e a seguir as minhas orientações..

Abraço
boa noite em resposta a sua pergunta está o beagle só perde para o podengo nas pedras agora em silvas e mato bem podem vir os podengos e olhe eu sei o que digo porque eu tenho dos dois....
bate.o.dente
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qua Mar 09, 2011 9:05 pm

davide escreveu:
Obrigado,

se não forem educados sim é verdade a que ser firme no treino...
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qua Mar 09, 2011 9:07 pm

AMIGO ESTOU MARAVILHADO A LER OS SEUS COMENTARIOS --EU COMO DEFENSOR DOS CAES DE RASTO PELO MENOS 2 BONS POR MATILHA DE 10 CAES ----8 PODENGOS E RAFEIROS E X NAO INTERRESSA -----VOÇE ESCREVEU COM EXACTIDAO O QUE SAO ESTES CAES E A FALTA QUE FAZEM NUMA MATILHA ----AO RECUPERAREM POR EPOCA DE CAÇA DEZENAS DE COELHOS PERDIDOS PELOS OUTROS CAES NAO INTERRESSA A RAÇA ----EU POR ACASO TENHO 2 X MUITO BONS NAO QUERO QUE HAJA MELHOR ---E SEI BEM O TRABALHO QUE FAZEM ----E OS COELHOS QUE MATO A MAIS DESDE QUE OS ADQUIRI ------AGORA DIGO-LHE UMA COISA ESTES CAES DE RASTO TEEM DE SER BONS ----PORQUE HA MUITOS COM MUITOS DEFEITOS ----E NOS CAES DE RASTO NOTA-SE MAIS OS DEFEITOS NO QUE NOS PODENGOS -----
bate.o.dente
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: tojos   Qua Mar 09, 2011 9:11 pm

a maior parte dos cães nem se aproxima ....
e os beagles tanto faz que pique se passou por ali o coelho é por ai o caminho...
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qua Mar 09, 2011 9:12 pm

Não levem a mal mas adorei o 2º link (http://www.youtube.com/watch?v=T4fyFXqzy1o) até me estou a rir sozinho. Então não é que dá ao beagle para arrear a calça a meio do trabalho. lol!
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qua Mar 09, 2011 9:13 pm

AMIGO SERGIO MONTEIRO CONTINUE COM ESTES BONS ARTIGOS SOBRE CAES DE RASTO -----MAS NAO SE ESQUEÇA QUE CAES DE RASTO NAO SAO SO OS BEAGLES -----
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qua Mar 09, 2011 9:26 pm

Em cães de rasto prefiro mais os Basset que os Beagles. Pelo menos pela experiência que tive.

O melhor é sempre um cruzado da primeira geração com podengo. Ficam com andamento e nariz. ;)
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qua Mar 09, 2011 9:37 pm

Pois, mas o tema era o beagle, se quer falar de outras raças, teremos que abrir novo tema, mas não posso falar de um tema que não é o que se está a tratar… acho eu….

Mas de modo genérico, posso dizer que o conceito de cães sabugo é amplo, mas no que toca a raças que se consideram efectivas para a caça ao coelho… todos os concelhos são aplicáveis, mais à esquerda ou à direita…..

Boas caçadas com beagles, mas não só beagles, também gosto de podengos e até de rafeiros, tem que se ler os meus artigos, como uma mera opinião, e não um guia….
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Beagle   Qua Mar 09, 2011 11:32 pm

Obrigado a todos pelas respostas..
Vou agora ver os videos...

Abraço
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 685

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qui Mar 10, 2011 12:30 pm

Sergio, antes de mais bem vindo ao forum!!!!
deixa-me dar-te os parabens pelos relatos que aqui descreveste..
realmentem mostra bem que estas por dentro tanto de uma raça-beagle como da outra -podengo, relatas-te aqui o que um e outro cão poderão fazer, os seus pontes fortes e fraquezas!!!!
seria intressante abrir-se um tópico a debater sobre os cães de rasto.
os videos por acaso já os tinha visto e estão muito bons..
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qui Mar 10, 2011 2:03 pm

Hélio escreveu:
Não levem a mal mas adorei o 2º link (http://www.youtube.com/watch?v=T4fyFXqzy1o) até me estou a rir sozinho. Então não é que dá ao beagle para arrear a calça a meio do trabalho. lol!

Hélio ..o beagle não estava a arrear a calça...estava parado...o coelho estava dentro do arbusto....lol
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: beagle   Qui Mar 10, 2011 7:44 pm

sergio-monteiro escreveu:
Pela sua fisionomia, duvido que o consiga fazer com efectividade.

Para as características de clima e terrenos quando e onde caço, optei por matilha (ainda em construção) com podengos puros de diferentes estilos, apoiados por podengos pequenos cruzados (nunca com cães de rasto) que tem a vantagem de ser metódicos na busca, chegar aos sítios mais difíceis, caçar perto da espingarda, regressar mais rápido quando não acompanho a perseguição e ser obedientes á chamada e a seguir as minhas orientações.

_________________________________________ \\___________________________________________

Pois, as características dos terrenos, são um factor, mas quando digo que quer o beagle quer o podengo são boas soluções de caça em qualquer tipo de terreno, não faço afirmações que não possam ser contestadas, contudo se tiver que fundamentar a minha opinião fundamento…

Mas sempre com as reservas de outras doutas opiniões de caçadores de (barba branca) ….

Mas se tem dúvidas levo-lhe aqui estes links que falam por si… abra e depois diga alguma coisa: pois é nestas (confrontos) de opinião que podemos chegar a alguma conclusão…

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] (veja se não dá)

(e à mais, mas por ora fica com estes e vai perder mais de uma hora)

Para mim o treino e o estado físico do animal dotará a sua eficácia nos mais diversos terrenos, não podemos alimentar um beagle para ficar (gordinho) por assim fica mais lindo, e depois pedir-lhe que suba um penhasco só para localizar coelhos para matar-mos. E caro caçador, estes beagles que aparecem nos vídeos, estão mesmo muito gordos para ir à caça…

Se alguém quiser saber mais sobre o treino adequado para beagles e a idade em que se deve ir progredindo nesse treino, posso passar umas dicas… abram o tema…

Diga me agora se mudou um bocadito de opinião sobre o beagle…

Em relação à questão que coloquei, os vídeos são bem esclarecedores que são cães bem adaptados aos terrenos com as características que referi...
Dou a mão à palmatória pois surpreendi-me em relação a isso e até digo que são muito bons para quem goste desse estilo de caça..
Sim, mudei um pouco de opinião em relação a eles, mas não quero nenhum...
Apesar de achar que são espectaculares a seguir rastos, acho-os demasiado barulhentos e para o tipo e zona onde caço, demasiado persistentes..
Caço em associativa e municipal na periferia de Coimbra.. zona abundante de caçadores e muito rodeada de caminhos de ferro, estradas, casas, armazéns, escolas, fabricas, etc.. É frequente caçar no limite da distancia de segurança obrigatório por lei e constantemente os coelhos se refugiarem nessas mesmas áreas... se caçasse com Beagles, tinha de ficar horas à espera que voltassem por não os poder acompanhar, ou então estaria constantemente a colidir com outras equipas de caçadores a cada coelho que eles seguissem rasto...
Com os Podengos é mais pacifico o caçador definir as zonas a caçar e manter uma rota pré definida..
Nos Podengos manda o caçador; no caçador (pelo que vi nos vídeos) mandam os Beagles...
Coelho acossado por Podengos é um espectáculo dentro do espectáculo, o maticar é música para os ouvidos... e o coelho leva tamanho ataque que se tiver toca perto, ganha asas para lá entrar, se não tiver, arrisca-se a chumbo ou a dentes... se escapar para longe, rapidamente se tenta encontrar outro..
Coelho acossado por Beagles tem a vantagem de geralmente sair lento (permite tiros fáceis) e não procurar toca, andam "uma dúzia" de metros e param a coçar as pulgas e ver onde ficaram os cães.. por isso é possível seguir no encalço dele durante tanto tempo, mas o maticar, na minha opinião...É RUÍDO..
Mas repito que a seguir rastos e para quem se adapte e goste de caçar com eles, acho espectaculares..

Abraço

zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qui Mar 10, 2011 9:14 pm

amigo voçe de caes de rasto ja vi pelo seu comentario --anda um pouco a deriva ----e exactamente o contrario do que voçe fala ---coelhos acosados por um bom cao de rasto parecem balas e o meu grupo este ano que o diga quando o coto mapertava com eles a latir ate vinham pelo ar ---o coelho dos podengos fica-se mais e sai mais enratado ---apertam menos depois do coelho mexido ---no meu caso e assim
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   Qui Mar 10, 2011 9:46 pm

O coto caça quase à velocidade dos podengos.

Alguns coelhos em frente dos beagles ou outros cães de rasto chegam a ganhar cerca de 100 metros, sim cem metros, aos cães. Muitas vezes está-se à espera que o coelho apareça em determinado sítio e quando nós chegamos lá ele já tinha passado.

Recordo-me de me ter acontecido isto inúmeras vezes e os cães ainda vinham longe. O coelho dá muito espaço aos cães.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE   

Duvida / esclarecimento / opiniao --- BEAGLE
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: