Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Qual é a idade minima para se poder caçar??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Nuno_90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Seg Jun 21, 2010 9:39 pm

Boas, gostava de saber cm que idade pode.se realmente caçar, ja ouvi dizer que a lei mudou e que agora, com autorizaçao da pessoa encarregue, aos 16 ja se pode tirar o uso e porte de arma, ou seja, caçar, é realmente verdade?? Sei qe a carta de caçador aos 16 ja se pode tirar (eu tirei com 17), mas eu qeria mesmo saber era do uso e porte de arma!

Cumprimentos!
Pmcm
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 52

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Seg Jun 21, 2010 10:24 pm

ARMAS DA CLASSE C e D

• Ser maior de 18 anos
  • Encontrar-se em pleno uso de todos os direitos civis;
  • Demonstrar carecer da licença para a prática de actos venatórios de caça maior (Classe C) ou caça menor (Classe D)
  • Estar habilitado com carta de caçador com arma de fogo;
  • Ser idóneo;
  • Ser portador de certificado médico;
  • Ser portador do certificado de aprovação para o uso e porte de armas de fogo.

Ou seja 18 anos podes agora menos não sei se podes.
Cumprimentos
Nuno_90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Seg Jun 21, 2010 10:35 pm

hum...atao significa qe so mesmo com 18! cm 16 so mesmo a carta ne?!

mas Obrigado a mesma!!
Pmcm
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 52

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Seg Jun 21, 2010 10:52 pm

Pode ser que algum forista saiba, se ninguém souber dás uma passada na PSP da tua zona e tiras a dúvida.
Cumprimentos
Nuno_90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Seg Jun 21, 2010 10:54 pm

e o q vou fazer se calhar, tb n e mt longe, e daqi a umas semanitas j tou d ferias posso la passar! :D

Obrigado! Cumprimentos!

e se alguem souber, agradecia q m dissesem!
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 228

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Ter Jun 22, 2010 1:29 pm

Podes começar a caçar com 16 anos... A lei mudou este ano.
Eu no ano passado tirei a carta de caçador sem arma de fogo nem ave de presa, a chamada "lincença de pau" e não me chamaram para ir fazer nd a psp. Enquanto que este ano fui tirar a carta dos 18 anos la na psp e havia la rapazes com 16 anos para tirarem a mesma carta que eu. (senti-me mesmo mal quer dizer, eu no ano passado não pude mas eles este ano já puderam)

Desde que tenham autorização dos pais e que estejam a caçar com o responsável pela arma. Tiram a licença de uso e porte de arma na mesma, mas acho que só entra em vigor mesmo aos 18, contudo como frequentaram o curso podem caçar. Só não podem ter armas em vosso nome ate fazerem os 18 anos, nem sequer certidões de emprestimo de armas. Mas podem usar uma arma desde que o responsável por ela esteja a acompanhar.vos durante a caçada. (Por exemplo o pai ou um amigo)

Se Puder ajudar mais em alguma duvida é so dizer.

Cumps. Durão23
Tenreiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 143

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Ter Jun 22, 2010 5:37 pm

Camarada tenho 17 anos e estou agora a concluir as formações necessárias para a obtenção de carta de caçador com arma de fogo, mas como sou menor apenas posso tirar a licença de classe D. 123
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Ter Jun 22, 2010 10:10 pm

acho que com 16 ja se pode mas com essas condiçoes
http://podengos.portugueses@live.com.pt
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 151

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Qua Jun 23, 2010 11:58 am

Boa tarde amigo:

O senhor pode caçar com 16 anos sim, o que tem que ter em atençao é que só pode ter uma arma de fogo no seu nome com 18 anos.
Para contornar este problema legal a lei diz que o senhor pode ter a carta de caçador com 16 anos e pode caçar desde que a arma seja emprestada ou ser de um seu "TUTOR" e quando estiver a caçar deve sempre estar acompanhado por o respectivo tutor.
Para legalmente alguem lhe emprestar a arma deve-se encaminhar á psp da sua zona e declarar que lhe vao emprestar a arma e pagar uma licença de emprestimo( duraçao do emprestimo acho q são 6 meses) devendo depois renovar esse emprestimo.

Sem mais assunto:

Mauro Roxo.
caramelo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 102

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Qua Jun 23, 2010 11:18 pm

Ja se pode tirar o uso e porte de arma aos 16
Black_Machine
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 33

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Dom Jul 11, 2010 10:34 am

Boas a todos sou novo no forum e tenho uma duvida:

Eu tenho neste momento 15 anos, em Agosto concretizo os 16 poderei tirar licença de caça e tiro ao prato?

O que tenho de fazer para poder tirar essas licenças?

Cumprimentos
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Dom Jul 11, 2010 5:00 pm

penso que so apartir dos 16 anos penso eu
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 151

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Dom Jul 11, 2010 7:28 pm

Penso q nao fala em idade quando na lei refere os menores de idade. Mas nao tenho a certeza, mais logo vou ao livro que recebi na psp e vejo isso!
Tenreiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Dom Jul 11, 2010 8:09 pm

Apartir dos 16 anos para o exercicio de actos venatórios (com ou sem arma de fogo), e apartir dos 14 anos para a pratica de tiro deportivo. amigos
Black_Machine
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Dom Jul 11, 2010 8:31 pm

Obrigado e o que tenho de fazer? onde me dirigir? que papeis são necessários?
Tenreiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Dom Jul 11, 2010 9:40 pm

Black_Machine escreveu:
Em primeiro deves te dirigir à AFN da tua zona(penso que na Câmara Municipal também tratam disso) e preencher um papel para te inscreveres nos exames, já nao me lembro muito bem dos papeis necessários, mas lembro-me de me terem pedido uma declaração do meu pai em como me autorizava a realizar o exame de carta de caçador com arma de fogo. Não te quero estar a intimidar mas já ouvi falar que este ano antes de se fazer o exame da AFN tem de se fazer tambem um curso obrigatorio como na PSP, corrigam-me se estiver errado. cafe
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 219

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Seg Jul 12, 2010 9:21 am

Tenreiro escreveu:
Black_Machine escreveu:
Em primeiro deves te dirigir à AFN da tua zona(penso que na Câmara Municipal também tratam disso) e preencher um papel para te inscreveres nos exames, já nao me lembro muito bem dos papeis necessários, mas lembro-me de me terem pedido uma declaração do meu pai em como me autorizava a realizar o exame de carta de caçador com arma de fogo. Não te quero estar a intimidar mas já ouvi falar que este ano antes de se fazer o exame da AFN tem de se fazer tambem um curso obrigatorio como na PSP, corrigam-me se estiver errado. cafe

Primeiro faz-se o exame da AFN e so depois frequenta o Curso na PSP, relativamente aos papeis não sei quais são os necessários, mas a autorização dos pais é necessária, ate porque quando fores fazer o Curso na PSP um dos teus pais vai ter k assinar um termo de responsabilidade!
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Seg Jul 12, 2010 10:17 am

muito bem amigo miguel sempre atento
Tenreiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Seg Jul 12, 2010 10:39 am

miguel escreveu:
Tenreiro escreveu:
Black_Machine escreveu:

Primeiro faz-se o exame da AFN e so depois frequenta o Curso na PSP, relativamente aos papeis não sei quais são os necessários, mas a autorização dos pais é necessária, ate porque quando fores fazer o Curso na PSP um dos teus pais vai ter k assinar um termo de responsabilidade!
Sim... mas eu já ouvi falar que este ano também seria necessário frequentar um curso de formação na AFN, e so depois se podera fazer o exame... ******
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Seg Jul 12, 2010 10:42 am

Tenreiro escreveu:
miguel escreveu:
Tenreiro escreveu:
Black_Machine escreveu:

Sim... mas eu já ouvi falar que este ano também seria necessário frequentar um curso de formação na AFN, e so depois se podera fazer o exame... ******

Sim é possivel! Isto está constantemente a mudar..
Miguel Peixoto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 20

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Qui Ago 19, 2010 12:18 pm

Boas..
Amigos tenho 14 anos e por o que li em cima do colega Tenreiro “A partir dos 16 anos para o exercício de actos venatórios (com ou sem arma de fogo), e a partir dos 14 anos para a pratica de tiro desportivo. ” Gostaria de saber se é verdade pois eu só tenho uma arma de recreio e gosto mas gostava já começa a fazer Tiro desportivo com espingardas .
Alguem me podia disser se e verdade isto.

Comprimentos Miguel Peixoto

miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Qui Ago 19, 2010 12:28 pm

Miguel Peixoto escreveu:
Boas..
Amigos tenho 14 anos e por o que li em cima do colega Tenreiro “A partir dos 16 anos para o exercício de actos venatórios (com ou sem arma de fogo), e a partir dos 14 anos para a pratica de tiro desportivo. ” Gostaria de saber se é verdade pois eu só tenho uma arma de recreio e gosto mas gostava já começa a fazer Tiro desportivo com espingardas .
Alguem me podia disser se e verdade isto.

Comprimentos Miguel Peixoto

Miguel é verdade... tens é que estar inscrito numa Associação de Tiro desportivo, e posteriormente tirar a Licensa de Tiro Desportivo na PSP. Claro que esta licença so te será passada se tiveres autorização do teu pai!
Miguel Peixoto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Qui Ago 19, 2010 1:23 pm

Boas.
Entao significa que ja posso dar tiro de espingarda a vontade.. Mas eu com 14 anos posso atirar aos pratos?com uma arma minha pi emprestada ?
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Qui Ago 19, 2010 8:34 pm

acho que nao so quando tiveres 16 ai sim corre 123
Miguel Peixoto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Qui Ago 19, 2010 8:55 pm

Ah. ok.
litofaria
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Qui Ago 19, 2010 10:39 pm

tenho um colega meu que tirou a carta este ano, ele tem 17 anos, e foi a camara para tratar de tudo, mas disse-me que fez um curso na psp.
eu tenho 15, so faço 16 em dezembro acho que se me increver em dezembro, la pra maio ja tenho a data do exame marcada
litofaria
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Sex Ago 20, 2010 1:20 pm

Amigos, falei com o meu colega ontem ele disse-me que ja se pode tirar a carta de caça, aos 16 e o porte também 123
Comprimentos, Litofaria
Black_Machine
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Ter Ago 31, 2010 1:32 pm

Boas, desculpem desenterrar o tópico, mas hoje fiz os meus 16 anos e já estava a preparar-me para ir tratar dos papeis, mas um amigo meu disse-me para nao ir porque a lei esta a mudar e quando a lei mudar sera mais fácil tirar a licença.

Alguém sabe de alguém coisa em relação a isto?

Cumprimentos
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Ter Ago 31, 2010 1:35 pm

Aquilo que tenho lido é que vai mudar a Lei das armas...mas nada impede que comeces já a tratar da carta de caçador...e quando for tempo de tirares a LUPA logo vês quando é mais oportuno. E de qualquer forma para tirares a LUPA tens de ter a carta de caçador...logo adiantas um passo
Black_Machine
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Ter Ago 31, 2010 2:13 pm

Tou um pouco perdido. o que é a LUPA?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Qual é a idade minima para se poder caçar??   Hoje à(s) 11:48 am

Qual é a idade minima para se poder caçar??
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: