Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 211

MensagemAssunto: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Seg Jul 12, 2010 4:43 pm

Zonas de caça do RO existentes em Portugal - Julho de 2009

ZCA - 2245
ZCT - 1012
ZCN - 4
ZCM - 1005
ZCMJ- 8

TOTAL - 4273

EU SOU DEFENSOR DAS ZCM,APEZAR DE SER SOCIO DE UMA ZCA.
NAO ESTOU A FALAR DA ORGANIZAÇAO DESTAS EM PORTUGAL, PORQUE ISSO E OUTRA COISA .
ZCA E PARA SOCIOS CAÇAR SEMPRE NA MESMA ZONA E EM ALGUNS CASOS CAÇA DE CAPOEIRA(HA QUEM GOSTE).
ZCM E PARA TODOS, POUCA CAÇA,NAS TEMOS O PRAZER DE CONHECER BOAS ZONAS DE CAÇA E BONS COLEGAS,BONS RESTAURANTES PARA MIM O MAIS IMPORTANTE DE TUDO.
ZCT NAO ME DIZ NADA, ENQUANTO FOR PARA FINS COMERCIAIS (CAÇA DE CAPOEIRA),NAS SE FOR UM COTO,DE CAÇA BRAVA EM QUE SAO SO MEIA DUZIA DE AMIGOS ISSO E OUTRA COISA.
QUANTO AO RESTO ZCMJ E ZCN NAO CONHEÇO.

COLEGAS COMENTEM AS VOSSAS OPINIOES SEM ENTAREM EM COFLITO COM NIMGUEM.
ARMENIO TAVARES
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Seg Jul 12, 2010 5:03 pm

so caço na minha associativa e em algumas turisticas -----e nas turisticas so em setembro --municipais nao me interressam o resto das zonas nem conheço ---as municipais e so pra alguns meter ao bolso ---e as que sao geridas por associativas essase que pagam as despesazas da associativa tenho um ex --a porta ----
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Seg Jul 12, 2010 5:08 pm

[quote="zambujal"]so caço na minha associativa e em algumas turisticas -----e nas turisticas so em setembro --municipais nao me interressam o resto das zonas nem conheço ---as municipais e so pra alguns meter ao bolso ---e as que sao geridas por associativas essase que pagam as despesazas da associativa tenho um ex --a porta ----[/quote

E O PAIS QUE TEMOS,A RESPEITO ZCM NAO TENHO RAZAO DE QUEIXA.
ARMENIO
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Seg Jul 12, 2010 6:36 pm

amigos penso que avera zonas de tudo um pouco umas boas outras mais fracas e o k temos
http://podengos.portugueses@live.com.pt
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Seg Jul 12, 2010 6:59 pm

Devido ao abandono a que sempre fomos votados pelos nossos governantes, que sempre o que fizeram foi meter ao bolso o dinheiro das nossas licenças, o futuro de á alguns anos a esta parte é o de organização dos caçadores. Este será sempre o futuro. Cacei no terreno livre até ao seu final, pois nunca me fez sentido pagar uma licença ao estado e ainda ter de pagar mais para caçar numa reserva. Mas este é o presente e o futuro. Tenho 43 anos e no dia 15 de Agosto serão 27 anos de caça activa. Como o gosto é imenso, Claro que, dentro das minhas possibilidades, tenho de abrir de abrir os cordões á minha bolsa para poder disfrutar de um vicio que está enraizado no meu corpo á muito tempo. Fiquei muito desiludido da maneira em como foram criadas as primeiras ZCA e das dificuldades que encontrei para poder entrar para uma que fosse. Estou inscrito em 12 ZCA já á muitos anos e...nada. Só compadrios e tachos. Sei que há zonas de caça muito bem organizadas e sei por testemunhos de conhecidos o trabalho que elas dão, as dificuldades que enfrentam, no sei dia á dia, mas eu, infelizmente, só conheci trampa...Mas o futuro é o da organização, sem duvida nenhuma... não criem é tantas dificuldades aos caçadores, nas inscrições para as referidas ZCaça, por vezes, só por eles não serem da terra...

Um bem haja para todos
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Seg Jul 12, 2010 7:44 pm

amigo joao da maneira que esta este pais cada vez sera pior nao so caçar mas sim fazer tudo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Seg Jul 12, 2010 7:52 pm

João Paulo escreveu:
Devido ao abandono a que sempre fomos votados pelos nossos governantes, que sempre o que fizeram foi meter ao bolso o dinheiro das nossas licenças, o futuro de á alguns anos a esta parte é o de organização dos caçadores. Este será sempre o futuro. Cacei no terreno livre até ao seu final, pois nunca me fez sentido pagar uma licença ao estado e ainda ter de pagar mais para caçar numa reserva. Mas este é o presente e o futuro. Tenho 43 anos e no dia 15 de Agosto serão 27 anos de caça activa. Como o gosto é imenso, Claro que, dentro das minhas possibilidades, tenho de abrir de abrir os cordões á minha bolsa para poder disfrutar de um vicio que está enraizado no meu corpo á muito tempo. Fiquei muito desiludido da maneira em como foram criadas as primeiras ZCA e das dificuldades que encontrei para poder entrar para uma que fosse. Estou inscrito em 12 ZCA já á muitos anos e...nada. Só compadrios e tachos. Sei que há zonas de caça muito bem organizadas e sei por testemunhos de conhecidos o trabalho que elas dão, as dificuldades que enfrentam, no sei dia á dia, mas eu, infelizmente, só conheci trampa...Mas o futuro é o da organização, sem duvida nenhuma... não criem é tantas dificuldades aos caçadores, nas inscrições para as referidas ZCaça, por vezes, só por eles não serem da terra...

Um bem haja para todos

DESCULPE DIZ CAÇA 12 CAÇA ZC ASSOCIATIVAS OU ESTA INCRITO 12 MUNICIPAIS?
PERGUNTO A TODOS PARA QUE SE PAGA LICENÇA SE NAO CAÇAMOS NO LIVRE?
COMPRINHENTOS A TODOS
ARMENIO TAVARES
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Seg Jul 12, 2010 8:44 pm

Armenio Tavares escreveu:
João Paulo escreveu:

Um bem haja para todos

DESCULPE DIZ CAÇA 12 CAÇA ZC ASSOCIATIVAS OU ESTA INCRITO 12 MUNICIPAIS?
PERGUNTO A TODOS PARA QUE SE PAGA LICENÇA SE NAO CAÇAMOS NO LIVRE?
COMPRINHENTOS A TODOS
ARMENIO TAVARES

Amigo Arménio estou inscrito ,em 12 Zonas de caça associativas
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Seg Jul 12, 2010 10:08 pm

esta inscrito em 12 e nao caça em nenhuma
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Seg Jul 12, 2010 10:16 pm

zambujal escreveu:
esta inscrito em 12 e nao caça em nenhuma

Não Amigo. Não caço em nenhuma. Até aí á meia duzia de anos atrás ainda me preocupava em saber das candidaturas, saber se iriam abrir vagas, etc...Agora já não perco tempo com isso. Vou caçando conforme a minha carteira me deixa.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 10:02 am

João Paulo escreveu:

Não Amigo. Não caço em nenhuma. Até aí á meia duzia de anos atrás ainda me preocupava em saber das candidaturas, saber se iriam abrir vagas, etc...Agora já não perco tempo com isso. Vou caçando conforme a minha carteira me deixa.

Bom... agora o caro amigo até a mim me intrigou...

As associativas que conheço funcionam estatutáriamente da seguinte forma:

- É efectuada a candidatura à associação com o aval de dois sócios...

- Após aceitação da candidatura, é efectuado o pagamento da joia;

- Após, apenas é necessário o pagamento das mensalidades, e caça-se consoante o calendário venatório aprovado em assembleia geral de sócios.

Isto consta dos estatutos, e é dinâmico conforme as deliberações da assembleia (devidamente aprovadas mediante respeito pelos quesitos estatutários)...

Agora elucide-nos lá, o que refere como inscrito em doze? Tentou entrar para 12 (candidatou-se) e ainda não foi aceite em nenhuma?

Entrou e é sócio em 12, e nunca caça em nenhuma?

E a questão financeira, do "ir caçando conforme a carteira deixa", que refere com isso? Se o caro é sócio, tanto paga caçando como não caçando... os valores são pagos em avos (naturalmente 12) e não em caçadas...

E relativamente à questão de adquirir licença desnecessariamente para quem não caça no livre:

Nós adquirimos licença de caça para determinadas zonas geográficas, não para caçar apenas no livre...

Uma licença de caça, bem como toda a documentação adjacente à actividade venatória - seja com arma, seja com pau!! - é imperativo legal de habilitação para qualquer zona, seja ordenada ou não...

E quase apostava que se houvesse uma fiscalização às licenças de cães a caçar no regime ordenado, se constataria que apenas para aí 10 ou 20% dos animais estariam legais...
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 10:49 am

Se eu entendi o nosso amigo quis dizer que tentou inscrever ou está na lista de espera de 12 ZCA....penso eu de que.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 11:15 am

patrick_lgs escreveu:
Se eu entendi o nosso amigo quis dizer que tentou inscrever ou está na lista de espera de 12 ZCA....penso eu de que.

Tambem foi a minha interpretação.

Aliás, a unica que considero plausivel.
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 12:56 pm

patrick_lgs escreveu:

Interpretações á parte, foi o que eu quiz dizer; estou inscrito, ou em lista de espera em 12 ZCA.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 1:42 pm

João Paulo escreveu:
patrick_lgs escreveu:

Interpretações á parte, foi o que eu quiz dizer; estou inscrito, ou em lista de espera em 12 ZCA.

muito bem...pois não conhecendo as ditas 12 ZCA...não posso opinar....mas sei que este ano tem havido muitas oportunidades para se entrar em ZCA . Umas melhores outras piores...mas tenho visto muito anuncio e visitei algumas bem interessantes. E com a grande vantagem de algumas não pedirem joia...é uma questão de se estar atento.
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 3:25 pm

Caro amigo joão Paulo,

Reparei agora que o amigo é aqui meu vizinho... o Sr. é de almada, eu da zona de Setúbal...

Tenho um ou outro conhecimento nesta zona...Setúbal, Vendas Novas, Coruche, Alcácer do Sal, Casebres, Cabrela, Montemor, etc...

Se o meu caro me elucidar o limite de kms, até onde pretende caçar, posso ir informando as oportunidades que tenho conhecimento...

Creio que neste campo o vvitor, o patrick, o podengos&coelhos, o marco, entre outros, tambem poderão dar uma ajuda...

Agora o meu amigo tem de informar o que pretende, as especies que gosta de caçar, se está nalgum grupo, quantos kms tem de "limite", etc...

Creio que aqui no forum rapidamente encontrará ajuda...
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 3:30 pm

Se o Sr. estiver interessado em pombos, posso ver de contactos aqui na zona de alcácer...

... geralmente são portas para 3 armas... o que facilita naturalmente quer em termos de divisão de despesas, quer na manutenção de grupos...

abraço.
Tero Lero
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 112

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 4:03 pm

O Futuro das Zonas de Caça, dependerá das acções dos seus Gestores/Entidades Gestoras. Sejam elas ZCA, ZCM, ZCT, existem umas que são bem geridas, outras mal geridas e outras assim assim.

O que eu prevejo é que dentro de alguns anos, serão obrigadas a juntarem-se, quer por imposição do estado, quer por rentabilidade e facilidade de Gestão das mesmas, prevejo assim o fecho, ou obrigatoriedade de junção/fusão de todas as pequenas ZC, sejam elas de que tipo forem, como por exemplo a extinção de ZCT com menos de 2000 ha, das ZCA com menos de 5000 ha e de ZCM com menos de 10000 ha. Terá que haver um equilíbrio de fundos disponibilizados entre os tipos de ZC, bem como a diferenciação do "Tipo de Caça" existente, prejudicando todas as ZC que plantam Caça Mansa, e beneficiando as que fomentam a Verdadeira Caça, não repovoando, mas criando condições às existentes, e a obrigatoriedade de catalogação das ZC, sendo separas as águas, tendo o "cliente" e o "público" em geral, de ser informado se caça espécies bravas, ou espécies de cativeiro.

Em ZCA e ZCT, encaro com naturalidade a obrigatoriedade, de contratar Guardas Auxiliares, bem como de Gestores de Caça a tempo inteiro, sendo que nas ZCM se verifique uma orientação de Gestão dada pelas Associações Florestais, devidamente organizadas pela AFN.
http://tempodoavesso.blogspot.com/
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 4:12 pm

Tero Lero escreveu:
O Futuro das Zonas de Caça, dependerá das acções dos seus Gestores/Entidades Gestoras. Sejam elas ZCA, ZCM, ZCT, existem umas que são bem geridas, outras mal geridas e outras assim assim.

O que eu prevejo é que dentro de alguns anos, serão obrigadas a juntarem-se, quer por imposição do estado, quer por rentabilidade e facilidade de Gestão das mesmas, prevejo assim o fecho, ou obrigatoriedade de junção/fusão de todas as pequenas ZC, sejam elas de que tipo forem, como por exemplo a extinção de ZCT com menos de 2000 ha, das ZCA com menos de 5000 ha e de ZCM com menos de 10000 ha. Terá que haver um equilíbrio de fundos disponibilizados entre os tipos de ZC, bem como a diferenciação do "Tipo de Caça" existente, prejudicando todas as ZC que plantam Caça Mansa, e beneficiando as que fomentam a Verdadeira Caça, não repovoando, mas criando condições às existentes, e a obrigatoriedade de catalogação das ZC, sendo separas as águas, tendo o "cliente" e o "público" em geral, de ser informado se caça espécies bravas, ou espécies de cativeiro.

Em ZCA e ZCT, encaro com naturalidade a obrigatoriedade, de contratar Guardas Auxiliares, bem como de Gestores de Caça a tempo inteiro, sendo que nas ZCM se verifique uma orientação de Gestão dada pelas Associações Florestais, devidamente organizadas pela AFN.

Estou de acordo com tudo que disse, nas sabe em que pais estamos?
Leu com atençao o que dizem neste topico os colegas?
ARMENIO
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 4:20 pm

Boas Amigos

Em 1º lugar quero agradecer a todos a disponibilidade para ajudar, este é o verdadeiro espirito da caça, a camaradagem. Eu caço desde sempre com o meu pai. Tinhamos um grupo de 9 caçadores, quase todos na zona do Feijó, mas á cerca de dez anos a esta parte somos só os dois. Desculpem mas acho que grupo melhor não deve haver, pai e filho . Como já tem uma certa idade e as pernas já não respondem como dantes, nós opta-mos por nos dedicar-mos mais á caça dos pombos e tordos(Eu geralmente tambem faço uma ou duas caçadas á geral por ano). Costumamos comprar uma porta para os pombos e quando a bolsa permite, uma tambem para os tordos.Este ano já compramos uma porta para os pombos na zona do Lavre e mais para a frente logo veremos o que fazer em relação aos tordos. Mas mais uma vez obrigado a todos pela disponibilidade, bem hajam.

Patrick então já conseguiu arranjar pessoal para aquela porta em Grandola? Espero que sim. Abraço, olhe que toda a malta que eu conheço está com uma grande fezada este ano para os pombos. A ver vamos
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 4:55 pm

Ó amigo João Paulo...

Eu caço em Vendas Novas... quer lá ver que ainda vamos dar tiros aos mesmos pombos?*

É uma zona excelente de pombos... como o amigo sabe, a rota do pombo é Alcácer/Grândola - Casebres - Cabrela - Vendas Novas - Lavre - Ciborro - Mora. E se houver pombos em equivalencia à quantidade de bolota que irá haver por lá... é rebentar com dar tiros... e comprar arcas congeladoras novas para tanta caça...

Se aguardar uns dias, posso facultar-lhe um contacto para caçar coelhos à peça aqui bem perto de Lavre.
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 5:04 pm

beretta302 escreveu:
Ó amigo João Paulo...

Eu caço em Vendas Novas... quer lá ver que ainda vamos dar tiros aos mesmos pombos?*

É uma zona excelente de pombos... como o amigo sabe, a rota do pombo é Alcácer/Grândola - Casebres - Cabrela - Vendas Novas - Lavre - Ciborro - Mora. E se houver pombos em equivalencia à quantidade de bolota que irá haver por lá... é rebentar com dar tiros... e comprar arcas congeladoras novas para tanta caça...

Se aguardar uns dias, posso facultar-lhe um contacto para caçar coelhos à peça aqui bem perto de Lavre.

OK Amigo beretta302 obrigado pela atenção. Engraçado que a espingarda com que tenho caçado nos ultimos anos é uma "velhinha" beretta A303 .
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 5:19 pm

Amigo J. Paulo...

Aos pombos e tordos caço com uma "velhinha" Browning b80... Aos coelhos com uma "velhinha" 303... e às perdizes e galinholas com a "velhinha" 302...

E olhe que ainda não conheci nenhuma nova, que me convencesse a trocá-la por nenhuma destas "velhinhas"...

A mecânica destas armas (similar nestes modelos e em outros de marcas diferentes) tem decadas de provas dadas.. milhares de tiros em épocas que havia caça a sério...
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Ter Jul 13, 2010 5:28 pm

beretta302 escreveu:
Amigo J. Paulo...

Aos pombos e tordos caço com uma "velhinha" Browning b80... Aos coelhos com uma "velhinha" 303... e às perdizes e galinholas com a "velhinha" 302...

E olhe que ainda não conheci nenhuma nova, que me convencesse a trocá-la por nenhuma destas "velhinhas"...

A mecânica destas armas (similar nestes modelos e em outros de marcas diferentes) tem decadas de provas dadas.. milhares de tiros em épocas que havia caça a sério...

Milhares de tiros dados e problemas zero, São armas que dão para caçar uma vida inteira.
Tero Lero
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 112

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Qui Jul 15, 2010 9:11 pm

Armenio Tavares escreveu:
Tero Lero escreveu:

Estou de acordo com tudo que disse, nas sabe em que pais estamos?
Leu com atençao o que dizem neste topico os colegas?
ARMENIO

Sem bem o País em que estamos, não residisse eu na Região apenas lembrada nas Campanhas Eleitorais, e mesmo aí nem sempre, ou seja o Distrito de Bragança.

Atenção que aquilo que está escrito são algumas das minhas previsões, não é que concorde com tudo, e algumas sei que só acontecerão com intervenção da UE, e pode demorar uns anos mas vai intervir...

Quanto ao ler os tópicos dos restante foristas, li, mas não vejo onde quis chegar com isso, se fizer o favor de se explicar melhor desde já agradeço.
http://tempodoavesso.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA QUE FUTURO?   Hoje à(s) 7:42 am

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: