Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Treinos Luna - Miguel

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 219

MensagemAssunto: Treinos Luna - Miguel   Sab Ago 07, 2010 7:43 pm

É a primeira vez que vou expor publicamente um treino, mas achei por bem faze-lo, principalmente porque estou a precisar dos vossos conselhos para resolver os problemas detectados

Foristas: miguel e patrick lgs
Cães: Luna (EB) e Ruca (EB)
Local de Treino: Planicies alentejanas
Duração: Aproximadamente 2:30 (8H-10:30H)
Tempo: Seco e Quente (33ºc ás 10:30)

O treino foi dividido em 5 fases, como o amigo patrick ja mencionou

1ª Andamos um pouco pelo pasto fora para dar algum andamento aos cães, surgindo o primeiro problema, a falta de alegria da Luna que a maioria dos cachorros da idade dela apresentam.

2ª Treinamos o cobro, ou melhor o amigo Patrick treinou o cobro, pois eu mais uma vez estive em dificuldades pela falta de entusiasmo da Luna, lancei algumas vezes o pombo. (Nas 2 primeiras vezes a Luna deslocou-se, lentamente, até ao pombo, cheirando, e voltando para traz. Nas seguintes “mandou-me” a mim ir apanha-lo, a sorte é que tínhamos o ruca por perto que acabava por praticar o cobro)

3ª Aproveitando ter a Cana de Pesca no carro, retirei 3 penas ao pombo, e tentei incentivar a Luna. Pela primeira vez a Luna deu uns passos em passo de corrida. Verificou-se entusiasmo mas pouco. Felizmente verifica-mos uma bela paragem, da parte do ruca.

4º Colocámos uma codorniz no meio do pasto e demos uma boa volta antes de nos dirigirmos à zona da codorniz. Após uma ligeira caminhada, e após termos encontrado 3 aves que não conseguimos identificar. Lá voltamos para a zona em que a codorniz estava, tendo apenas sido identificada pela Luna ao passar-mos por ela.

No meio da caminhada paramos junto a uma zona ribeirinha com água. A Luna lá mostrou um pouco de alegria quando estava dentro de água, brincando la dentro, e ao sair a dar alguns passos a correr.

5º Já no caminho de volta, vimos um bando de umas 7 perdizes. Paramos o carro e soltamos os cães, voando estas imediatamente.

É de salientar que na ida não encontramos qualquer peça de caça, enquanto lá tivemos vimos alguns pombos torcazes, e ao voltar já debaixo de muito calor, encontra-mos 2 bandos de perdizes, um com 7 e outro com 8, uma lebre, e algumas abetardas, tentei-me aproximar para tirar algumas fotos, mas assim que saltei a vedação voaram logo!

Não falei em pormenores técnicos, especialmente nas paragens, pois esse não é o meu maior problema! A falta de entusiasmo e de alegria da luna estão-me a preocupar bastante.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Dom Ago 08, 2010 10:45 am

miguel escreveu:

Não falei em pormenores técnicos, especialmente nas paragens, pois esse não é o meu maior problema! A falta de entusiasmo e de alegria da luna estão-me a preocupar bastante.

Do teu relato todo o que me preocupa mesmo é a falta de "vida" que a cadela demonstra. É de uma apatia total a quase tudo.
Sempre pensei que com outro cão no campo ela tivesse a vontade de explorar um pouco mais ou de pelo menos correr atrás de outro cão. Nem que fosse para brincar. Nada

Depois...com o pombo pensava que se poderia despertar nela o sentimento de posse e/ou inveja. Ao mandar o pombo e quando ela chegasse ao pé dele soltar o Ruca e se resultasse ela iria pegar no pombo para proteger o que é dela. Pelo contrário voltava logo as costas.

Com a cana realmente ela aí correu...quer com as penas quer com o pombo. Mas era quando aquilo se movia...porque quando chegava perto houve muitas vezes que simplesmente cheirou e voltava a cabeça em sentido contrario. Só um novo movimento das pena/pombo é que a fazia mexer.

Estou preocupado...não acho normal uma cadela jovem ...Epanheul Breton...tão apatica
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1511

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Dom Ago 08, 2010 3:29 pm

TÁ VISTO QUE NÃO CORREU LÁ MUITO BEM PARA O MIGUEL
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Dom Ago 08, 2010 9:45 pm

COMEÇO A PENSAR QUE A CADELA PRETENCE AOS VERDES
tiago mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 100

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Dom Ago 08, 2010 9:52 pm

talvez ainda seja muito nova e com o tempo comece a ganhar ( viçío ) tambem a pena de pombo não seja a mais indicada pois há muito bons cães de caça que não tocam num pombo talvez por o pó que eles ganham nas asas. mas amigo os meus cães só os quero para a água não sou nenhum mestre nas artes de treino de caça só para cobro na água
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Seg Ago 09, 2010 1:22 am

tiago mendes escreveu:
talvez ainda seja muito nova e com o tempo comece a ganhar ( viçío ) tambem a pena de pombo não seja a mais indicada pois há muito bons cães de caça que não tocam num pombo talvez por o pó que eles ganham nas asas. mas amigo os meus cães só os quero para a água não sou nenhum mestre nas artes de treino de caça só para cobro na água

Tiago,

A cadela do Miguel tem 7 meses...sendo mais velha que o meu Ruca no máximo um mês. Pois ao voltar a ler o anuncio da venda...ela tinha 4 meses em Maio. O que logicamente faz com que tenha nascido em Janeiro e o meu nasceu em 17 de Fevereiro.
E pudemos verificar essa diferença de idade pela dentição. Que estava mais evoluída na Luna. Fizemos mais algumas comparações fisicas...mas a destacar foi a dentição...mas isso é outro capitulo.

Concordo contigo quando te referes ao facto do pombo não ser a melhor peça de caça para treinar ( digo peça de caça porque eram um pombo da rocha e não um manso). Alguns cães recusam-se em pegar-lhe é certo. Mas o meu não hesitou uma vez.

Mais, o Miguel tinha uma codorniz numa pequena gaiola e em determinada altura mostramos a codorniz aos cães. E foi evidente a diferença de atitude. O meu até com as patas queria dar cabo dela. A Luna apenas cheriscou.
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Seg Ago 09, 2010 8:37 am

tiago mendes escreveu:

A cadela tem 7 meses, nestas idades os cães querem é brincadeira, e esta não demonstra qualquer vontade para isso!
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Seg Ago 09, 2010 8:41 am

miguel escreveu:
tiago mendes escreveu:

A cadela tem 7 meses, nestas idades os cães querem é brincadeira, e esta não demonstra qualquer vontade para isso!

Amigo miguel não te preocupes se fizer pouco agora é preciso é calma e continuares a treina-la
Boa sorte vas ver que o proximo treino já é melhor

miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Seg Ago 09, 2010 8:43 am

Marcodatsun escreveu:
miguel escreveu:
tiago mendes escreveu:

Amigo miguel não te preocupes se fizer pouco agora é preciso é calma e continuares a treina-la

Eu sei disso amigo Marco, n vou desistir tão cedo... esta época de caça vai ser de adaptação para mim, ou seja tb o será para ela!! Um dos factores que podem estar a influenciar a actividade do calor é o enorme calor que se faz sentir por cá.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Seg Ago 09, 2010 8:45 am

miguel escreveu:
Marcodatsun escreveu:
miguel escreveu:
tiago mendes escreveu:

Eu sei disso amigo Marco, n vou desistir tão cedo... esta época de caça vai ser de adaptação para mim, ou seja tb o será para ela!! Um dos factores que podem estar a influenciar a actividade do calor é o enorme calor que se faz sentir por cá.

o tempo seco que tem estado faz com que os rastos "desapareçam" rapido, os cães caçados tem dificuldade quanto mais os novos vas ver que essa cadela ainda te vai dar muitas alegrias

coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 538

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Seg Ago 09, 2010 1:58 pm

Conheci um poiter de um amigo que só caça há pena, até aí aos 2 anos era uma frustração, não ligava a nada parecia que andava no mundo por ver andar os outros e assustava-se com os tiros, mas ía sempre à caça juntamente com uma PN boa. De tanto ver caça a caír começou a marrar só às perdizes, tinha um excelente nariz tornou-se num craque e com uma alegria quando ia à caça que parecia outro cão,por isso há que ter paciencia e as desilusões fazem parte se não eram só craques.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Seg Ago 09, 2010 11:05 pm

coelhobravo escreveu:
Conheci um poiter de um amigo que só caça há pena, até aí aos 2 anos era uma frustração, não ligava a nada parecia que andava no mundo por ver andar os outros e assustava-se com os tiros, mas ía sempre à caça juntamente com uma PN boa. De tanto ver caça a caír começou a marrar só às perdizes, tinha um excelente nariz tornou-se num craque e com uma alegria quando ia à caça que parecia outro cão,por isso há que ter paciencia e as desilusões fazem parte se não eram só craques.

Comigo aconteceu precisamente o mesmo com um podengo e só despertou para a caça aos 3 anos
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Qua Ago 11, 2010 11:38 am

Há cães que se fazem e despertam mais tarde. E qundo assim é, costumam ser máquinas.
Não é muito normal não demonstrar entusiasmo nessa idade, mas este calor... não é nada bom para cães problemáticos.
Eu não tenho apostado na cachorrita que o amigo Henriques58 me ofereceu, a Jóia, que está agora com 4 meses e meio, por falta de tempo e por causa deste calor.
Não é nada favorável a falta de cheiro, e pode condicionar o ínício duma aprendizagem. Mas o forista Miguel deve insistir, a próxima de preferência numa manhã fresca e sozinho com ela . Se a presença de outros cães não estimula, há que tentar outra forma. Penso eu de que
luis carvalho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 237

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Qua Ago 11, 2010 10:05 pm

Caro forista miguel:
estive a ler com muita atenção sobre as suas lamentações referente a um treino com um EB, devo dizer, que não deve estar preocupado com a situação, mas sim ter muita paciência:
quanto ao treino devo dizer que está a errar profundamente em efectuar muitos passos em muito pouco tempo, tais como: cobro, paragem, deve fazer um passo de cada vez.
a aprendizagem de um cão é feita atravéz de assossiações, logo ao estar a fazer muito coisa em pouco tempo só está a confundir o animal
em 2 anos de treino de cães de parar o conhecimento já começa a ser grande como saber lidar com os cães, por vezes, pequenos gestos podem estragar grandes máquinas, o animal é quem manda a forma de fazer o treino...
resumindo, tenha muita paciência com o cão, não está a fazer nada de anormal, não tenha pressa em fazer as coisas, elas vão aparecendo naturalmente
se necessitar de ajuda disponha, terei todo o gosto em ajudá-lo
saudações cinegéticas
http://luiscarvalho.blogs.sapo.pt
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Sab Ago 14, 2010 11:47 am

Treino:14/08/2010
Foristas: miguel e patrick lgs
Cães: Luna (EB) e Ruca (EB)
Duração: Aproximadamente 3:00 (7H-10:00H)
Tempo: Seco e Quente

O treino de hoje foi dividido principalmente em 3 aspectos.

1º Cobro - O treino baseou-se principalmente no ensino do cobro. Verificou-se uma boa evolução da luna no que respeita ao cobro. Ja apresenta alguns detalhes ao pegar na caça. É de salientar que utilizamos mais uma vez um pombo, detectando ja algum interesse por parte da luna. Na primeira vez que pegou no pombo não o queria largar, o que acaba por ser um factor relevante, pois ela nem pegava na ave.
Para além de um pombo utiliza-mos pedaços de madeira (cana), tentando incentiva-los a irem dentro de água. Fiquei muito contente ao ver a luna ir buscar as canas dentro de água, tendo que nadar pois o local em questão tinha alguma profundidade!

2º Caminhada - Como o Local tinha algum mato (esteva), podemos alternar entre a pastagem tipica do Alentejo e o mato que encontravamos no local. Mais uma vez verificamos uma boa evolução, ja não anda tanto do meu rasto, e com algum incentivo consegui que ela me guia-se na breve caminhada.
Esta fase foi repetida mais uma vez, depois de ter colocado uma codorniz no meio do mato, demos mais uma volta, de incio em vegetação rasteira, entrando posteriormente no mato. Ao fim de algum tempo deslocamo-nos para o local onde tinha deixado a codorniz dentro da gaiola. Como iamos na conversa, e ja nao sabia ao certo onde a tinha o deixado, distraimo-nos e quando dámos por nós já a Luna e o Ruca tinham encontrado a dita codorniz.

3º Cana com pena - Voltamos a repetir a táctica da Cana, sendo o momento alto do treino, demonstrando a Luna uma alegria e uma energia, que ainda não tinha encontrado.

Em geral o treino foi bastante satisfatório, ficado mais animado com a Luna.

Mais uma vez, entre patos, lebres, perdizes, rolas e pombos la encontramos mais umas Abetardas (3/4). Esta espécie em Vias de Extinção ja vai dando sináis de recuperação.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Sab Ago 14, 2010 1:16 pm

Bom treino sem duvida...Numa zona belissima e com muita caça.

Gostei imenso de ver uma evolução francamente positiva da Luna...Embora haja muito caminho para percorrer mas sem duvida que já está no bom caminho.

A companhia fez-lhe bem e agora é continuar com os treinos que ela faz-se.
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Dom Ago 15, 2010 1:28 pm

Fotografo: patrick
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Dom Ago 15, 2010 2:50 pm

A tua cadela gosta mesmo de água...está mesmo à vontade nesse meio.

Tens mais umas quantas fotos bem bonitas qualquer dia combino contigo uma manhã de pesca...
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Qui Set 23, 2010 9:40 am

Treino:23/09/2010
Foristas: miguel
Cães: Luna (EB)
Duração: Aproximadamente 1:30 (18:30H-20:00H)
Tempo: Noblado

Não vou considerar isto um treino, pois baseou-se apenas numa caminhada longa para esticar as pernas.

Após alguma esitação inicial, a luna, la começou a afastar-se, alternando o mato(estevas), com o tereeno aberto. Como resultado, saltaram 2 coelhos do mato, e 1 lebre, tendo apanhado o rasto cerca de 30 metros antes, e á qual ela deu uma boa corrida.

Obs. Falta velocidade à luna

patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Qui Set 23, 2010 11:48 am

Quando dizes falta velocidade à Luna é na busca??
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Qui Set 23, 2010 12:54 pm

não...

na busca gosto do andamento dela... assim n tenho que acelarar muito

hehehhe

é lenta na corrida.. nota-se que têm uma corrida muito pessada e que consegue acelarar mais, mas n quer!
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Qui Set 23, 2010 6:27 pm

Isso para uma cadela que deve estar perto dos 10 meses, começa a ser preocupante.

Talvez lhe falte outro cão que a ensine e incentive
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Seg Set 27, 2010 8:25 am

Treino:26/09/2010
Local de Treino: ZCA - Caçada aos Coelhos
Duração: Aproximadamente 4:30 (6:30H-11:00H)
Tempo: Fresco e Humido

Apesar de ser uma caçada aos coelhos, por iniciativa propria, decidi levar a Luna para se ir ambientando ao que vai ser os seus domingos.

Em Resumo, guardou-me práticamente sempre a carteira, emosntrou algum receio de entrar no mato, distraia-se com o chamamento dos outros caçadores

Apenas se afastou em terrenos limpos de mato, voltando para tras logo de seguida.

Em ralação aos tiros, so demonstrou algum medo quando foram disparados 7 Tiros ao lado dela ( o coelho tinha casaco de aço).

Vamos ver como corre na Abertura. Espero que seja melhor!

patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Seg Set 27, 2010 10:18 am

Miguel....essa da cadela se distraír com os chamamentos dos outros caçadores. Também se passou comigo este domingo com o Ruca. A grande para de manhã...passou-a a olha para quem chamava e a ir de encontro a essa pessoa. Só quando fiquei numa ponta e me afastei um pouco é que a coisa melhorou.

Penso que isso seja da falta de experiencia....com o tempo eles vão passar a ignorar os outros chamamentos (espero eu).

Quanto aos tiros....não me parece que tenha sido medo...acho sim que tenha sido algum receio da "rajada" de tiros. Isso é um pouco normal, para um cão que nunca tinha ouvido um tiro. Pelo o que descreveste...não me parece que venha a ser um problema. Mas nestes casos...quando se nota um certo receio...é sempre bom reconfortar o animal...para ganhar confiança.

Ele em relação ao andar quase sempre a "guardar-te a carteira"....temos de ter atenção que a cadela ainda é nova...o mato ainda está muito aspero e depois das 10 ainda faz calor. É natural a cadela defender-se ao colocar-se na tua retaguarda...mas tambem é necessário incentivar o cão para que isso não se torne um hábito.

Paciencia amigo...é preciso muita paciencia.

miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Qui Mar 31, 2011 8:15 pm

Treino:31/03/2010
Duração: Aproximadamente 0:45 (19:15H-20:00H)
Tempo: Limpo

Mometo Alto: 2 paregens (apesar de curtas) e a corrida atraz de uma perdiz.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

So tenho pena de ela se ter afastado mais do que devia!
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Qui Mar 31, 2011 8:20 pm

MIGUEL A LUNA JÁ DÁ GRAÇAS CONTINUAÇÃO COM OS TREINOS AMIGO
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Qui Mar 31, 2011 8:29 pm

assim e que e amigo miguel ---se toda a gente fizesse os relatos muito mais movimento tinha o forum ---bom treino com a cachorra ---parabens
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Qui Mar 31, 2011 9:12 pm

mário ferreira escreveu:
MIGUEL A LUNA JÁ DÁ GRAÇAS CONTINUAÇÃO COM OS TREINOS AMIGO

Com o tempo vai la!!
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 538

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Sex Abr 01, 2011 2:18 pm

Afinal a cadelita já mexe. Além de não ser grande entendido na matéria reparei que durante o treino trazias um cão que não era de parar, penso que isso pode prejudicar na aprendizagem, se o outro não para só levanta pode influenciar a cadelita e ela começar a ter o mesmo comportamento.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Sab Abr 02, 2011 9:34 am

Eu também pouco percebo de cães de parar, contudo pareceu-me vê-la procurar com o nariz um pouco em baixo.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Treinos Luna - Miguel   Hoje à(s) 2:30 pm

Treinos Luna - Miguel
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: DIÁRIO DO TREINO DE CÃES DE CAÇA :: DIÁRIO DO TREINO DE CÃES DE CAÇA-
Ir para: