Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Colocação das negaças para patos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Colocação das negaças para patos   Sex Ago 27, 2010 3:17 pm

Como a minha abertura às rolas não correu como previsto...o gestor da ZCT ofereceu-me uma caçada aos patos. Ainda há gente séria neste ramo...coisa rara

Como vou ser colocado numa zona com querença e sozinho. Vou ter a possibilidade de colocar umas negaças de plastico (umas 10 e machos e fêmeas) como chamariz.

Sei que os patos gostam de poisar na água com o vento de frente. Logo o posto terá de ter o vento pelas costas.

Uma das minhas duvidas é no padrão da localização das negaças. Isto é, deverão ficar a fazer algum tipo de forma geométrica tipo um V. Ou podem ser colocadas aliatóriamente??

Qual o afastamento da borda?? 15m? 20m? na borda?

Por último e não menos importante, qual o tipo de apito mais apropriado para os patos??

beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 485

MensagemAssunto: Re: Colocação das negaças para patos   Sex Ago 27, 2010 6:10 pm

patrick_lgs escreveu:
Como a minha abertura às rolas não correu como previsto...o gestor da ZCT ofereceu-me uma caçada aos patos. Ainda há gente séria neste ramo...coisa rara

Como vou ser colocado numa zona com querença e sozinho. Vou ter a possibilidade de colocar umas negaças de plastico (umas 10 e machos e fêmeas) como chamariz.

Sei que os patos gostam de poisar na água com o vento de frente. Logo o posto terá de ter o vento pelas costas.

Uma das minhas duvidas é no padrão da localização das negaças. Isto é, deverão ficar a fazer algum tipo de forma geométrica tipo um V. Ou podem ser colocadas aliatóriamente??

Qual o afastamento da borda?? 15m? 20m? na borda?

Por último e não menos importante, qual o tipo de apito mais apropriado para os patos??

Mais importante que o apito ou os patos, é o fatinho de banho... oxalá que precises!!
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 307

MensagemAssunto: Re: Colocação das negaças para patos   Sex Ago 27, 2010 6:16 pm

Epa leva uns calções e da bons mergulhos , hihihi Mas as negaças podem ser postas aleatoriamente um pouco no interior da lagoa ai uns 5m sera suficiente , mas melhor era 1 vivo .
O chamariz a uns em forma de fole bons mas se mal utilizado , espanta mais do que chama . 123
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Colocação das negaças para patos   Sex Ago 27, 2010 6:17 pm

Cada vez os gestores tem de ser mais sérios porque o mundo da caça é pequeno e toda a gente conhece todos.

O pato voa contra o vento atenção que se te colocares do lado oposto eles pousam antes de chegarem ao pé de ti mas eu nada sei de patos. Apenas transmito aquilo que já ouvi falar. ;)
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: Colocação das negaças para patos   Sex Ago 27, 2010 6:45 pm

Amigo Patrick, antes de mais desejo-lhe que tudo corra bem para domingo. Não se preocupe muito com disposição das negaças, nem com o apito que vai utilizar, trate é de arranjar um bom repelente pois parece que este ano as melgas andam bravas affraid affraid Quando chegar ao local e de ver como é o terreno trate de, principalmente se tiver hipoteses para isso, de se colocar de maneira que tenha o vento pelas costas. Depois, á sua maneira logo disporá as negaças ao seu gosto e vai ver que corre tudo bem... 123 Bom Domingo e bom petisco...claro amigos
tiago mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 100

MensagemAssunto: Re: Colocação das negaças para patos   Sex Ago 27, 2010 6:50 pm

tente por sempre nesta altura casal a casal e este mais afastado ou mais femeas que machos mais perto e alguns mais dispersos . quanto ao apito nesta altura elas não entram muito bem há chamadeira um simples quakc quakc ou seja chamamento de contacto os e quakc quack quack mais longos ou seja de longas distancias evite aos maximo. eu tenho 2 chamadeiras uma de fole para e outra de boca nornmalmente uso as duas mas a de fole é mais facil pois a de boca mal usada afugenta mais do que chama. comigo resulta mas eu só caço aos pombos e patos e ja tenho umas horas dentro de água há espera dos jactos.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Colocação das negaças para patos   Sex Ago 27, 2010 7:15 pm

Face à diminuta quantidade de rolas por onde tenho andado para a próxima época os patos é que vão pagar as favas. É pena é ser uma caça de 1h de manhã e outra hora à tarde apesar de nalguns sitios os patos ainda mexerem um pouco durante a manhã e ao fim da tarde.
pisca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 16

MensagemAssunto: Re: Colocação das negaças para patos   Sex Ago 27, 2010 11:57 pm

caro colega eu sou un cacador de patos ja a varios anos e a minha caca preferida
como ja aqui foi dito os patos vao pousar contra o vento por isso quando se enstalar tera de ter o vento pelas costa, a disposicao das negas depende das varias racas de patos ,se for para o pato real eles ate nao sao muinto esquecitos entram bem as negacas mas uma vez que voce so tem 10 negacas se fosse eu meti-as ai a uns 10m en forma de U e evitaria de meter muintos macho porque normalmente as negacas de macho tem a cor muinto viva e os machos nesta altura do ano ainda nao tem as cores de hinverno , para o chamariz se nao estiver habituado a utilizar o melhor e estar calado ou fazer uns simples quaaaack longo nao muinto forte para fazer o som da pata femea e uma vez que estao em oproximacao, faz o som dos patos quando estao a comer que e tikatikatikatika o mais rapido que possivel nao muinto forte e vera qque passara um bom dia de caca
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: Colocação das negaças para patos   Sab Ago 28, 2010 12:22 pm

Patrick, eu li bem???
Numa zona querençuda e sozinho?? Só falta essa zona ainda não ter sido atirada este ano...
Bom, se assim for e dependendo das dimensões da zona e possibilidades de entradas eu não me preocupava com mais nada a não ser colocar-me bem, estar caladinho e tentar respirar o mais baixo possível. :silent:
Se tens negaças põe-as separadas por 3 metros, desde que não seja em fila indiana parece-me indiferente. Importante mesmo e se não tens experiência, é lembrares-te que podem parecer-te estar a 30 metros quando realmente estão a uns 50. Paciência na hora de atirar!!! Isto e outras coisas como a "falsa lentidão" destas aves são factores que se adquirem com a experiência.
Bom, isto são opiniões de quem tem uma horitas de patos nas costas, mas se calhar até nem são para levar em grande conta.
Boa caçada cheers
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Colocação das negaças para patos   Sab Ago 28, 2010 2:46 pm

vvitor escreveu:
Epa leva uns calções e da bons mergulhos , hihihi Mas as negaças podem ser postas aleatoriamente um pouco no interior da lagoa ai uns 5m sera suficiente , mas melhor era 1 vivo .
Hehehhe não me vou esquecer dos calções...também pensei numa ou duas negaças vivas...mas irá ser dificil arranja-las a tempo da caçada. Veremos.

Hélio escreveu:
Cada vez os gestores tem de ser mais sérios porque o mundo da caça é pequeno e toda a gente conhece todos.

É verdade Hélio. Cada vez mais se vai lendo nos foruns da existencia
destes gestores sérios. O uso da internet para divulgar os aldrabões
poderá e deverá ser uma das formas de prevenção.

João Paulo escreveu:
Amigo Patrick, antes de mais desejo-lhe que tudo corra bem para domingo. Não se preocupe muito com disposição das negaças, nem com o apito que vai utilizar, trate é de arranjar um bom repelente pois parece que este ano as melgas andam bravas affraid affraid Quando chegar ao local e de ver como é o terreno trate de, principalmente se tiver hipoteses para isso, de se colocar de maneira que tenha o vento pelas costas. Depois, á sua maneira logo disporá as negaças ao seu gosto e vai ver que corre tudo bem... 123 Bom Domingo e bom petisco...claro amigos

A caçada irá acontecer na proxima semana...se tudo correr bem. Mas é bem lembrado o uso de repelente. Por lá lá há muitas melgas. Já sofri o bastante no dia da abertura da rola

tiago mendes escreveu:
tente por sempre nesta altura casal a casal e este mais afastado ou mais femeas que machos mais perto e alguns mais dispersos . quanto ao apito nesta altura elas não entram muito bem há chamadeira um simples quakc quakc ou seja chamamento de contacto os e quakc quack quack mais longos ou seja de longas distancias evite aos maximo. eu tenho 2 chamadeiras uma de fole para e outra de boca nornmalmente uso as duas mas a de fole é mais facil pois a de boca mal usada afugenta mais do que chama. comigo resulta mas eu só caço aos pombos e patos e ja tenho umas horas dentro de água há espera dos jactos.

Obrigado pelas dicas

pisca escreveu:
caro colega eu sou un cacador de patos ja a varios anos e a minha caca preferida
como ja aqui foi dito os patos vao pousar contra o vento por isso quando se enstalar tera de ter o vento pelas costa, a disposicao das negas depende das varias racas de patos ,se for para o pato real eles ate nao sao muinto esquecitos entram bem as negacas mas uma vez que voce so tem 10 negacas se fosse eu meti-as ai a uns 10m en forma de U e evitaria de meter muintos macho porque normalmente as negacas de macho tem a cor muinto viva e os machos nesta altura do ano ainda nao tem as cores de hinverno , para o chamariz se nao estiver habituado a utilizar o melhor e estar calado ou fazer uns simples quaaaack longo nao muinto forte para fazer o som da pata femea e uma vez que estao em oproximacao, faz o som dos patos quando estao a comer que e tikatikatikatika o mais rapido que possivel nao muinto forte e vera qque passara um bom dia de caca

Obrigado pelas dicas...já vi que o uso do chamariz tem muita ciencia. Vou tentar encontrar umas gravações na internet e tentar imitar. Se o resultado não me parece positivo. Não irei usar.

Stick escreveu:
Patrick, eu li bem???
Numa zona querençuda e sozinho?? Só falta essa zona ainda não ter sido atirada este ano...
Bom, se assim for e dependendo das dimensões da zona e possibilidades de entradas eu não me preocupava com mais nada a não ser colocar-me bem, estar caladinho e tentar respirar o mais baixo possível.
:silent:
Se tens negaças põe-as separadas por 3 metros, desde que não seja em fila indiana parece-me indiferente. Importante mesmo e se não tens experiência, é lembrares-te que podem parecer-te estar a 30 metros quando realmente estão a uns 50. Paciência na hora de atirar!!! Isto e outras coisas como a "falsa lentidão" destas aves são factores que se adquirem com a experiência.
Bom, isto são opiniões de quem tem uma horitas de patos nas costas, mas se calhar até nem são para levar em grande conta.
Boa caçada cheers
Amigo Stick...estava à espera da tua ajuda. Pois sabia que pelo menos tu és um amante desta caça.

É verdade vou estar colocado sozinho numa lagoa e vou ser o unico a caçar os patos nesse dia. E tambem sei que os patos ainda não foram atirados nessa ZC. Porém é possivel que já tenham sido atirados noutro lado.

Eu já matei alguns patos. Mas nunca tive a oportunidade de fazer uma espera deste tipo e facto de saber que vou estar sozinho. Irá permitir que possa deixa-los entrar bem à vontade e sem pressão. Vamos ver como corre.

Quando estiver no local, iriei analisar as condições e ter em conta tudo o que me aconselharam.

Obrigado a todos.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Colocação das negaças para patos   Hoje à(s) 12:31 pm

Colocação das negaças para patos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: