Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
leziria
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 6

MensagemAssunto: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Qui Set 30, 2010 2:57 pm

Boas,
Como é do conhecimento geral, estou na fase de iniciação à caça, pelo que talvez faça perguntas "estúpidas" mas é mesmo assim para quem não percebe muito disto.
Posto isto, tenho uma arma antiga de Marca Lanber, de canos sobrepostos e ainda com 2 gatilhos. A arma é antiga mas não deu 100 tiros porque era de um velhote que pouco depois de a comprar faleceu e a arma ficou na posse dos herdeiros que não eram caçadores.
Entretanto comecei a caçar com ela e disseram-me para usar cartuchos com menos gramas de chumbo por a arma ser muito "chocada"!
Isto é verdade?!? - devo usar cartuchos com menos gramas?!?
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Qui Set 30, 2010 3:39 pm

O amigo está verdadeiramente com muitas duvidas, aconselharam-no a utilizar cartuchos com menos chumbo mas não pela razão certa, deviam ter aconselhado por essa arma ter almas muito fechadas e assim com cartuchos com gramagem elevada ter um recuo muito maior não tem a ver com o choque que deve de ser * *** deve utilizar cartuchos com gramagens não superiores a 33gr o ideal para essa arma é 30gr.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 1:59 pm

embora como diz o sr silva, talvez a gramagem ideal para essa arma seja as 30 gramas, eu sou de opiniao, que na caça nao devemos usar gramagens inferiores a 32 gramas, mesmo nos tordos, embora sejam passaros pequenos. se bem que nos tordos ja seja uma gramagem aceitavel. tendo a arma que tens eu apostaria em cartuchos de 32 gramas, qu tenham como principal caracteristica a suavidade. para ixo os melhores cartuchos, em minha opiniao, que deves comprar, são cartuchos de 32 gramas com polvora d20 ou c7, que produz exelentes tiros com pressoes mais baixas.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 2:29 pm

tiago escreveu:
(...)eu sou de opiniao, que na caça nao devemos usar gramagens inferiores a 32 gramas, mesmo nos tordos,
Porque ?! Teoria ou tese?

Eu sou da opinião que 30 gr de chumbo 8 são mais que suficientes pra abater um passarito tão pequenito e frágil. Pena a oferta em 30gr não ser mais diversificada.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 3:16 pm

podengos&coelhos escreveu:
tiago escreveu:
(...)eu sou de opiniao, que na caça nao devemos usar gramagens inferiores a 32 gramas, mesmo nos tordos,
Porque ?! Teoria ou tese?

Eu sou da opinião que 30 gr de chumbo 8 são mais que suficientes pra abater um passarito tão pequenito e frágil. Pena a oferta em 30gr não ser mais diversificada.

Tambem sou dessa opnião para tordos 30gr nº8,9 são muito bons e matam tordos bastante altos, amigo Tiago já agora em que se baseia para ter essa opnião, á bastantes caçadores bastante acima da media que só atiram aos tordos com cartuchos de competição 28gr com resultados muito bons para não falar no preço dos mesmos.
leziria
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 6

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 3:57 pm

Existe algum cartucho nº8 de 28gr carregado com polvora A2/AS ?!??
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 4:31 pm

leziria escreveu:

Penso que sim se não encontrar peça a um armeiro com fabrica de carregamento de cartuchos que eles carregam no caso da quantidade justificar.
Cepsita
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 115

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 5:49 pm

Boas,

No ano passado atirei aos tordos com cartuchos dos pratos 28g 7.5 rio trap e com 32g chumbo 9 e digo -vos que tive melhores resultados com os 28g.
As pólvoras são diferentes de certeza e como não estou habituado ainda muito bem aos descontos preciso de um tiro "rápido" para ter uma performance não muito má :lol: :lol: lol!
Ainda por cima como a minha arma é de canos sobrepostos atirar muitas vezes seguidas com 32g põe-me o ombro mesmo vermelho :cherry:

tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 6:52 pm

kuanto a existencia de cartuchos com as em 28 gramas com as conheço o roket 28 da miratiro.

no caso do chumbo 9, 30 gramas tb me parece suficiente ja que é mais miudo, mas eu nao atiro com cartuchos acima do 8.
no caso de em minha opiniao achar os cartuchos de 32 gramas mais adequados, é porque possuem uma maior aba de tiro, e a caça morre melhor com 5 bagos de chumbo do que com 1 ou 2.
eu tb ja atirei com 30, 28 e inclusiver 24 gramas, e acho que em tordos baixos resulta bem, mas kuando vao mais altos vao muitos embora feridos ou vao cair longe. é claro que ixo deve-se ao facto de o tiro nao ser bem centrado, ate porque os cartuchos de 28 gramas sao mais bem chocados do que os 32. mas por muito bom atirador que se seja, com 28 gramas deixam se ir embora muito mais tordos feridos do que com 32. isto falo em tordos altos, porque como sabem em tordos altos torna-se muito mais dificil centrar bem o tiro, e ai as 32 gramas ajudam.
kuanto a preços, conheço bastante cartuchos de 28 gramas mais baratos que de 32 gramas, até porque faço competição em tiro ao prato. no entanto na caça nao sou de opiniao de ficarem mais baratos. isto porque tendo em conta de ficarem mais tordos feridos que nao caem logo ao primeiro disparo, e sendo menos chumbo, isso vai provocar um maior numero de emendas, e desse modo vamos gastar mais cartuchos pelo que no fim acho que as 32 gramas vao compensar. alem de trazermos menos caça para casa, porque mesmo um atirador de topo vai sempre cobrar mais tordos com mais chumbo do que com menos.
alem de que o 32 gramas é outra pancada

fogo mas isto digo eu e tratasse apanas da minha opiniao
cump.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 7:19 pm

tiago escreveu:
kuanto a existencia de cartuchos com as em 28 gramas com as conheço o roket 28 da miratiro.

no caso do chumbo 9, 30 gramas tb me parece suficiente ja que é mais miudo, mas eu nao atiro com cartuchos acima do 8.
no caso de em minha opiniao achar os cartuchos de 32 gramas mais adequados, é porque possuem uma maior aba de tiro, e a caça morre melhor com 5 bagos de chumbo do que com 1 ou 2.
eu tb ja atirei com 30, 28 e inclusiver 24 gramas, e acho que em tordos baixos resulta bem, mas kuando vao mais altos vao muitos embora feridos ou vao cair longe. é claro que ixo deve-se ao facto de o tiro nao ser bem centrado, ate porque os cartuchos de 28 gramas sao mais bem chocados do que os 32. mas por muito bom atirador que se seja, com 28 gramas deixam se ir embora muito mais tordos feridos do que com 32. isto falo em tordos altos, porque como sabem em tordos altos torna-se muito mais dificil centrar bem o tiro, e ai as 32 gramas ajudam.
kuanto a preços, conheço bastante cartuchos de 28 gramas mais baratos que de 32 gramas, até porque faço competição em tiro ao prato. no entanto na caça nao sou de opiniao de ficarem mais baratos. isto porque tendo em conta de ficarem mais tordos feridos que nao caem logo ao primeiro disparo, e sendo menos chumbo, isso vai provocar um maior numero de emendas, e desse modo vamos gastar mais cartuchos pelo que no fim acho que as 32 gramas vao compensar. alem de trazermos menos caça para casa, porque mesmo um atirador de topo vai sempre cobrar mais tordos com mais chumbo do que com menos.
alem de que o 32 gramas é outra pancada

fogo mas isto digo eu e tratasse apanas da minha opiniao
cump.

Amigo Tiago lendo o seu raciocinio penso que o melhor mesmo seja atirar com 36gr tem muito mais chumbo embora seja um cartucho bem mais caro iria compensar pois não haveria emendas, é uma questão um pouco complexa que varia muito de caçador para caçador tambem conheço alguns que atiram com 36gr com cartuchos de competição.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 7:43 pm

os cartuchos de 34 gramas e dai para cima, tornam se demasiado fortes para o ombro quando se fazem muitos tiros, e axo que um cartucho de 32 gramas é um cartucho que se aguenta bastante bem kuando se dao 100 150 tiros, embora use uma semi automatica.
mas como o amigo silva diz, tudo isto depende muito de atirador para atirador. mas digo-lhe que estou bastante feito aos cartuchos de 28 gramas, ja que a maioria dos tiros que dou é com esse tiro aos pratos, e para a caça continuo a perferir as 32 gramas com csb3... para mim é um tiro fenomenal para os tordos. e nao é que atire mal com as 28 gramas aos tordos, mas como disse acho que ficam muito mais tordos feridos com esse tipo de cartuchos.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 8:09 pm

leziria escreveu:

A Polvichumbo tem os ASA28 com AS.

O Flávio Fernandes perto de Abrantes tem 28g com AS e carga reforçada.

A JOL na marinha grande também costuma ter.

Já fiz algumas épocas apenas com tiros dos pratos e gostei mas nas alturas já não é a mesma coisa a não ser que se feche muito os choques.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Sex Out 01, 2010 8:23 pm

O facto dos tordos irem chumbados é por que só se lhe acerta com um baguito de chumbo ou se forem mais já vão sem força letal suficiente. Daí ter dito que é preciso apertar mais os choques.

À 2 épocas tive um dia que os tordos decidiram entrar altos apertei os choques para o 2 e para o full, usando tiros de de 28g mal lhes tocava. Ora errava ou chumbava. Já me estava a danar com a situação acabei por dar a volta ao saco e lá encontrei 30 ou 40 tiros de 30g. A atirar à mesma com os choques mais fechados virei logo uns quantos seguidos. Daquilo que tinha vindo a observar ao longo das duas épocas a partir desse dia fico logo decidido. Tiros para os tordos são com 30 ou 32g não quero menos. Se for com 30g terá de ser 8 ou 9 e se for nas 32g já posso ir até ao 7,5 mas dou sempre mais preferência ao 8.

Cada um usa como quer. As minhas experiências ditaram isto.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"   Hoje à(s) 1:53 am

Qual o melhor cartucho para arma antiga muito "chocada"
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: