Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Cartuchos zagalote

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Tenreiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 143

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Sex Fev 04, 2011 7:34 pm

Bem cá estou eu de novo a deitar mais um "pauzito" para a fogueira. Neste site poderão ver que vendem cartuchos quer numero 0 quer 00. Recentemente fui ao armeiro e ele possuía la iguais a estes que estão neste site. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Abílio Vidal
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 869

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Sex Fev 04, 2011 7:50 pm

Fiasgardone escreveu:

Citação :
Eu gosto de andar sempre no cinto com dois cartuchos de chumbo maior para um caso de supresa, ou seja caso andamos ao coelho e de
repente aparece uma raposa se atiramos com os cartuchos que temos para o coelho a raposa vai embora com a mesma saude embora assustada isto jà me aconteceu a mim

Eu explico como é que faço:
DEIXO IR EMBORA O JAVALI eh,eh,eh !!!! caçador
avelinosantos.santos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 5

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Sab Ago 11, 2012 7:29 pm

o cartucho 0 e o cartucho de bala penso eu pelo menos e o que o meu avo mo diz
Eduardocalixto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Dom Ago 12, 2012 8:35 pm

Marcodatsun escreveu:
antonio silva escreveu:
Tenreiro escreveu:
antonio silva escreveu:
Á quatro tipo de zagalotes que são classificados pelo nº de bagos ou era assim em tempos, tudo o que tenha diametro superior ao nº 1 está proibido por lei pois é zagalote.

De acordo com o manual da PSP e com o que já ouvi dizer a muitos caçadores, Zagalotes são projecteis com diâmetro superior a 4,5 mm, logo todos os que tenham um diâmetro inferior a este são permitidos por lei.

É correcto o que afirmou descarregue o cartucho da foto verá que o diametro é de 4.6/ 4.8 dependendo do fabricante tem cerca de 24 ou 26 bagos a seguir 6.8/7mm 18 bagos, 9mm 12 bagos e 11/mm 9 bagos isto são as medidas standart de portugal se não estou em erro visto já terem passado alguns anos desde a sua proibição ao que deixei de carregar este tipo de cartuchos isto não é teoria é prática de muitos anos amigo Tenreiro.

é isso mesmo amigo Antonio, por eu já desconfiar que falavam de zagalote de fabricos diferentes pedi para colocarem fotos, os zeros era usados para distinguir o diametro dos projecteis. mais uma vez repito não existe chumbo 0

Esta corretíssimo caro marcodatsun o facto de ter os “0” e “00” são formas e medidas anglo-saxónicas “ americanas e inglesas” mas são proibidos em Portugal por serem considerados zagalotes “=>4.5 mm”

aqui fica as medidas amaricanas de cartuchos

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
pmsac
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 34

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Seg Ago 20, 2012 5:52 pm

Amigos,

Os zeros são como aqui já foi referido as medidas Americanas.
É o cartucho mais vendidos nos EUA e habitualmente utilizado nas shotgun (pump-action ou armas de repetição) que são igualmente as mais vendidas.
Quem vir as emissões do infowars e do Alex Jones sabe isso bem à bastante tempo.

Os Americanos chamam-lhe double ought buck.

en.wikipedia.org/wiki/Shotgun_shell

Os zagalotes são os Buckshot, os chumbos grandes ao invés do Birdshot ... chumbo pequeno para pássaros.

Cumprimentos.
Pedro Coelho
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 328

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Seg Ago 20, 2012 10:10 pm

boas,

Há uns anos atrás, para umas batidas ás raposas numa associativa aqui da zona, comprei uns cartuchos carregados com uns chumbos bastante grossos, perguntei ao armeiro se aquilo não era zagalotes e como tal proibidos e ele disse-me que aqueles chumbos tinham os 4,5mm máximos permitidos pela lei, como não me fiei mt abri um cartucho e com o paquimetro realamente confirmei o que me disse. O cartucho era da marca Legia, que também tem os tais zagalotes de 9 bagos e de mais bagos. Depois disso, utilizei os chumbos para dar uns tiros com a pressão de ar pois eram do diametro do cano da mesma e por um colega meu costumar atirar com umas esferas da gamo com o mesmo diametro eu vi que não havia problema.

Não me recordo do nº que vinha no cartucho mas não era 1, era de maior diametro.

Um abraço
jdanidias
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Seg Mar 25, 2013 2:45 am

eu na batida á raposa sempre caçei com 00.
plingrino
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 141

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Seg Mar 25, 2013 7:57 am

Independentemente da designação em que se apresentem, a utilização e porte no exercício venatório, com mais de 4,5 mm de diâmetro, são proíbidos como já e muito bem foi dito. Para nós caçadores é o que importa. Quem gosta de utilizar chumbo mais grosso deve ter cuidado, pois o que conta e pode fazer a diferença é o que está dentro e não escrito por fóra. Sendo também proíbido por lei o porte de quaisquer chumbos na caça maior, penso que não se justificam também na caça menor, até pela desvantagem de possíveis danos nos canos e chookes das armas, porque a raposa "não precisa de tanta coisa" e à caça maior não posso nem devo atirar.
Cumprimentos.
apgl
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 19

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Sex Out 04, 2013 8:55 pm

caros colegas alguém me sabe responder baseado na lei o que acontece a alguém que seja apanhado com os famosos zagalotes bravo amigos
Tenreiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 143

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Sex Out 04, 2013 9:10 pm

Prepare a carteira, e diga adeus à carta de caçador. E não tenho a certeza, mas penso que ainda será presente em tribunal, mas quanto a isto não tenho 100% certeza.

A coima penso que ronda entre os 402 € a 3.320 €
RQ Botabaixo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Qui Out 24, 2013 3:40 pm

Como aqui já foi dito e muito bem, o importante é que o diâmetro dos chumbos não ultrapasse os 4,5mm. Desde que o diâmetro dos chumbos seja inferior a 4,5mm não temos problema nenhum em andar com eles durante uma jornada de caça menor.

Se o cartucho tem a inscrição de 0, 00, 1, 2 ou 3 não faz a mínima diferença! Aliás, se eu carregar os cartuchos em casa posso meter chumbos de 3, 4 ou 4,5 mm num cartucho que tem inscrições de chumbo 7, por exemplo. Perante a lei (e isso é que conta) não podemos é ultrapassar o diâmetro dos 4,5mm. Se formos fiscalizados e em caso de dúvida os Agentes da Autoridade irão abrir o cartucho e medir os vagos, logo se forem inferiores aos 4,5mm seguimos a jornada descansados.

Eu também já comprei, para alguns amigos, cartuchos com designação de 0 e 00 em vários locais: Vila Real, Viseu, Guimarães, Porto, Alcanena (não é só na Guarda que os vendem). Nos casos em que abrimos o cartucho e verificamos a dimensão dos chumbos, eram sempre inferiores aos 4,5mm, à excepção de uns da marca JG que tinham em cada cartucho (entre outros vagos de menor dimensão) cerca de 10 vagos de 4,7mm. Também medi outros de lotes diferentes da mesma marca e nº, e a medida dos vagos era inferior aos 4,5mm (talvez aqueles fossem resultantes de erro na calibração do chumbo). Como é óbvio destruí logo estes cartuchos para não vir a ter problemas. O que eu aconselho, é sempre que se compre cartuchos com designação mais "duvidosa" (perto dos limites: 0, 00, 1) é abrir 1 ou 2 cartuchos e medir a dimensão dos bagos.

Quanto à necessidade de andar a caçar com cartuchos de chumbos deste calibre, eu digo claramente que não há! Se estamos a falar de abater uma raposa ou um saca-rabos chumbo nº5 ou mesmo chumbo nº6 é mais que suficiente (é preciso é ter pontaria e acertar na peça de caça). Já abati algumas raposas com chumbo nº6 dispersor e chumbo 7 a distâncias razoáveis. Já falhei algumas, mas nunca me aconteceu de acertar na raposa e ela fugir por o chumbo ser "miúdo".

Se vamos unicamente para uma batida às raposas, usar cartuchos com chumbo 1 a 5 não me choca nada e acho boa escolha, pois pode-se atirar a raposas a maior distância. Agora quem na caça menor leva cartuchos de chumbos inferiores a 4 e cartuchos de 100m só os leva com uma finalidade: ATIRAR AOS JAVALIS ou a outras espécies de CAÇA MAIOR!!! E isso acho reprovável!
www.multas.pt
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: Parecer SEPNA n. 1726/040.01.03/12 de 19 de Agosto de 2013 – Uso e ou detenção de cartuchos carregados com “zagalotes”   Qui Fev 06, 2014 1:56 am

Conheça um esclarecimento prestado pelo SEPNA, quanto aos procedimentos que as entidades de fiscalização devem adotar perante uma das seguintes situações:
a. Detenção ou uso de cartuchos de zagalotes durante o exercício venatório?
b. Detenção de cartuchos de zagalotes dentro de uma viatura com caçadores na sua ida/ regresso do ato venatório?
c. Detenção ou uso de zagalotes fora do exercício da caça?

No final, a conclusão do parecer da DSEPNA que, quer na ida, quer no regresso, ou durante o exercício do ato venatório, a detenção e/ou o uso de zagalotes deverá ser sempre tipificada como crime, sem prejuízo das sanções acessórias previstas
na legislação da caça.

Quanto à questão da detenção ou uso fora do exercício da caça, é parecer da DSEPNA que a detenção de zagalotes fora do exercício venatório, pelo atrás exposto, constitui crime previsto na alínea d) do n.º 1 do art.º 86.º da lei das armas, tal como, o uso, porque implica detenção, constituirá igualmente crime, ainda que feito nos termos nas alíneas a) e b) do n.º 1 do art.º 42.º da lei das armas.

Mais detalhes em #w#w#w.multas.pt/sepna-esclarece-crime-uso-ou-detencao-de-cartuchos-zagalotes
altesa
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 545

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Qui Fev 06, 2014 1:11 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:
Conheça um esclarecimento prestado pelo SEPNA, quanto aos procedimentos que as entidades de fiscalização devem adotar perante uma das seguintes situações:
a. Detenção ou uso de cartuchos de zagalotes durante o exercício venatório?
b. Detenção de cartuchos de zagalotes dentro de uma viatura com caçadores na sua ida/ regresso do ato venatório?
c. Detenção ou uso de zagalotes fora do exercício da caça?

No final, a conclusão do parecer da DSEPNA que, quer na ida, quer no regresso, ou durante o exercício do ato venatório, a detenção e/ou o uso de zagalotes deverá ser sempre tipificada como crime, sem prejuízo das sanções acessórias previstas
na legislação da caça.

Quanto à questão da detenção ou uso fora do exercício da caça, é parecer da DSEPNA que a detenção de zagalotes fora do exercício venatório, pelo atrás exposto, constitui crime previsto na alínea d) do n.º 1 do art.º 86.º da lei das armas, tal como, o uso, porque implica detenção, constituirá igualmente crime, ainda que feito nos termos nas alíneas a) e b) do n.º 1 do art.º 42.º da lei das armas.

Mais detalhes em #w#w#w.multas.pt/sepna-esclarece-crime-uso-ou-detencao-de-cartuchos-zagalotes

Caro membro agradecemos o seu esclarecimento que é sempre importante e bem vindo, mas, faça a sua apresentação, o que é obrigatório.

Ser caçador é, não ser matador.

José Júlio
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos zagalote   Hoje à(s) 2:36 pm

Cartuchos zagalote
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: