Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Cevadouros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: cevadouros   Seg Jun 27, 2011 7:32 pm

Aqui está um tópico que eu tinha curiosidade em saber, devorei a página toda e adorei.
Um muito obrigado pelas dicas, já fiquei a saber qualquer coisa, o que eu tenho perdido nesta matéria.
Se eu tivesse sabido disto há mais tempo...
Cumprimentos.
efisica
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Ter Jun 28, 2011 11:03 am

valério ferramacho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: cevadouros   Qui Jul 28, 2011 6:30 pm

Sobre o presente tópico, há muito para falar e todos aqueles com alguma experiência mais têm para dizer,

Sabendo nós que o javali é um animal omnivoro, ponhamos no cevadouro o que puzer-mos eles comem, claro que gostam mais de umas coisas que de outras. Por tentativa e erro chegamos à conclusão daquilo que eles mais apreciam em determinado lugar e época do ano.
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 774

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sab Jul 30, 2011 12:01 pm

Eu tenho um javali com 4 meses em casa e fazemos experiências, damos-lhe uma coisa ou outra para comer e o que ele comer melhor experimentamos a por nos cevadouros!
Vou-vos dizer que o bicho come de tudo sendo que a coisas que pouco lhe pega como é o caso das cenouras, pêro,pêra.
O que ele come muito bem mesmo é umas ervas que há aqui que se chamam (acho eu) vale de oregãos, ele come isto muito bem mesmo, para a próxima lua vou experimentar a por no comedouro para onde o meu pai for.
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 39

MensagemAssunto: Comida nos cevadouros   Sab Fev 18, 2012 1:07 am

Caros confrades,Boas Noites
Eu tambem caço de espera aos javalis.Já tive 1 porca cuja distância de mim foi de carreira a carreira de sobreiros mas não atirei pois vi ela entrar mas tambem comecei a ouvir os "badamerdas"no sovadouro a fazerem tal chinfrim que vi logo ser "gente" sem responsabilidade.Como na altura tinha aqui na quinta uma porca parida com 13 leitões e quando ia lá pôr comida era a mesma algazarra,havia porcos pelo ar,comecei a rir,ela emitiu um grunhido tudo se calou e ela tambem abalou de pantufas calçadas.Agora tenho uma javalia com 3 meses.É como um cão corre a quinta atráz de mim.É louca pelo biberon.Para a próxima lua vou experimentar põr milho de mõlho neste leite que é próprio para porcos,para ver se dá resultado.Eu tambem punha ovos que não eclodiam,nos sevadouros,mas fui proíbido por alguns "colegas"com a desculpa que assim estava a incentivar os javalis a comer os ovos de perdiz.Agora quando ela se tornar adulta vou levar a palha da cama com urina para chamariz.A minha vontade era levá-la a ela quando estivesse com o cio,mas posso ter algum mau encontro pelo caminho.A javalia se eu estiver sentado vem deitar-se ou entre as minhas pernas ou à frente dos meus pés.Como é possivel que um animal tão arisco se ter domesticado assim,e só andei 3 dias com ela presa por um peitoral e trela.Anda solta com os perdigueiros e a braco alemâ que tenho.Tambem gosta de dar uma corridinha atrás das galinhas mas por enquanto não fez mal.
valério ferramacho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: A javalina do meu amigo Mário   Sab Fev 18, 2012 12:16 pm

Amigo Mário o dia que a javalina for à caça acompahnada pela "Susy" vai ser um espectaculo.

Temos de ir fazer uma visita aos suvadouras para ver o que os nossos colegas têm andado a fazer.
javardo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Dom Fev 19, 2012 11:14 pm

boas sou novo nestas andanças e gostava de saber um atraiente que ponha os javalis nu cevadouro em menos de uma semana??
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Fixação de porcos nos cevadouros   Seg Fev 20, 2012 5:46 am

Bom dia caro "Javardo"
Em resposta à sua pergunta,e por aquilo que sei,e não é muito desde já lhe digo e não tenho o dom da verdade,só posso dizer o seguinte:
1º-Os javalis são animais que percorrem dezenas de Km para se alimentarem a não ser na época dos milheirais porque aí eles "abancam" com armas e bagagens pois têm comida da que mais gostam,água e sombra,por isso fixar porcos num cevadouro em tão pouco tempo creio ser dificil,mas é ir alimentando o sitío.Eu como digo no post anterior vou experimentar meter milho de molho no leite dos leitões pois a minha porquinha "passa-se"assim que vê a garrafa do leite.Se ninguêm o proíbir como aconteceu a mim,ponha tambem ovos e não é preciso serem frescos.Granulado dos leitões tambem tenho ouvido dizer que é bom.Em resumo,o javali tem uma boca santa pois desde ovos de perdiz,láparos râs até às viboras este "nosso" amigo papa tudo,por isso é que eu considero a melhor carne de caça.Como a javalia que aqui tenho não é para consumo tambem já reparei que gosta muito de peixe.Com tudo isto aqui exposto creio que ficou elucidado mas há-de haver mais confrades com outras opiniões e experiências melhores que as minhas.Mas em 8 dias é um espaço muito curto,mas.....Cumprimentos e BOAS CAÇADAS
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Seg Fev 20, 2012 5:12 pm

Boa tarde a todos.

amigo javardo, primeiro que tudo tem que se apresentar ao amigos

do forum, dizendo o seu nome, idade, de onde é, qual e a caça que gosta, qual é o seu hobbie se quiser,

falar dos seus caes... como encontrou este site. sao as regras do forum, eu nao sou admistrador, mas

tudo o que eu poder ajudo toda a gente que tiver duvidas e ajudo a direção do forum.

obrigado amigo
Sénior24h
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 13

MensagemAssunto: boas   Ter Fev 21, 2012 8:05 pm

boas pessoal eu deixo aqui a minha opinião, em relação aos cevadouros há muita gente que gosta de andar a inventar com cheiros, pois eu já pratico esperas nocturnas á 12 anos e já vi coisas que so se acredita quando se vê com os propios olhos, um cevadouro deve ser feito com ingredientes ao mais natural, tipo milho, trigo, centeio, bolota... em relaçao aos cheiros para atrair os animais não é preciso porque eles detetam cheiro a comida a grande distancia e por vezes esses propios cheiros faz o animal entrar mais desconfiado, e no dia em que forem fazer a espera nunca se aprocimem do cevadouro porque se o fizerem quando o javali ou veado for a entrar ele vai apanhar o cheiro da pessoa e vai na direnção onde a pessoa passou até chegar mesmo ao pé dela, isso já me aconteceu muita vez, os cevadouros devem ser colocados em vagas abertas por causa do vento, normalmente o vento a noite puxa para norte, e tente sair de manchas de mato fechado porque o vendo no mato faz remoinhos e os javalis apanham o nosso cheiro, em redor do cevadouro devem ter uma clareira limpa porque a noite um rosmano ou uma erva faz vulto preto e por vezes podem confundir, o forte de um javali é o nariz, depois o ouvido, depois a visão, no veado é a audição, a visão e depois o nariz, e eles vêem a preto e branco, por isso não andem a utilizar luzes com cores claras porque eles vêem e normalmente fogem apesar de ser proibido uzar qualquer tipo de luz para abater o animal, abraço e espero ter ajudado
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qua Fev 22, 2012 12:20 pm

Boas amigos.

Estive mesmo agora a por milho de molho com mel e natas, acho que vai resultar muito bem . . .

Que me dizem??????????

Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Comida para os javalis   Seg Fev 27, 2012 9:19 pm

Ora bem,aqui estou mais uma vez a dizer da minha justiça em relação ao assunto em "discussão".
Ontem tinha um balde cheio com cascas de tomate,maçâ,pera, batatas cozidas ,restos de alface e de couve.Juntei um pouco de farelo e algum milho que tinha posto de molho em água e essência de aniz, e leite dos leitões e fui buscar a minha nova "Cadelinha" ou melhor dizendo a javalia.Começou a comer e fui buscar os restos do peixe assado que tinha sobrado do almoço.Então não é que a "malvadinha" quando lhe deu o cheiro do peixe,largou o que estava a comer e empoleirou-se às minhas pernas a pedir o peixe!Comeu tudooo.Até as espinhas.Ficou cá com uma pançada,que se fosse adulta qualquer pessoa diria que estava prenha.Há,já me esquecia,comeu tambem um rato que apanhei numa ratoeira.Por isso meus caros,está visto que é uma boca santa.Vira tudo.Qualquer dia está a pedir-me salmonetes à moda de Setúbal e tambem um choco frito.
Abraços e boas esperas,que caçadas só para a próxima época
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 228

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Seg Fev 27, 2012 10:46 pm

Amigos comprei isto na decathlon alguem ja utilizou ou sabe se é bom ou não?
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 774

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Ter Fev 28, 2012 10:53 am

Mário Liberato escreveu:
Ora bem,aqui estou mais uma vez a dizer da minha justiça em relação ao assunto em "discussão".
Ontem tinha um balde cheio com cascas de tomate,maçâ,pera, batatas cozidas ,restos de alface e de couve.Juntei um pouco de farelo e algum milho que tinha posto de molho em água e essência de aniz, e leite dos leitões e fui buscar a minha nova "Cadelinha" ou melhor dizendo a javalia.Começou a comer e fui buscar os restos do peixe assado que tinha sobrado do almoço.Então não é que a "malvadinha" quando lhe deu o cheiro do peixe,largou o que estava a comer e empoleirou-se às minhas pernas a pedir o peixe!Comeu tudooo.Até as espinhas.Ficou cá com uma pançada,que se fosse adulta qualquer pessoa diria que estava prenha.Há,já me esquecia,comeu tambem um rato que apanhei numa ratoeira.Por isso meus caros,está visto que é uma boca santa.Vira tudo.Qualquer dia está a pedir-me salmonetes à moda de Setúbal e tambem um choco frito.
Abraços e boas esperas,que caçadas só para a próxima época

É verdade, os javalis gostam de peixe e tudo o que é salgado como presunto, já vi a darem bocados de carne salgados e ovos crus.
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Ter Fev 28, 2012 1:42 pm

Toda a gente fala em por peixe do rio para atrair os javalis. Mas ja alguém experimentou a por isso num cevadouro?? ******

Amigo Mário Liberato, com todo o respeito julgo que de certo modo não podemos comparar a sua javalina com os javalis selvagens, a sua ao fim de contas é como um porco manso, você proprio diz que parece uma cadelita.

Os Javalis selvagens são muito mais esquivos além de que têm muitos medos e desconfiam de certas coisas que lhe damos nos cevadouros, é por isso que pergunto se já alguem experimentou a pôr peixe num cevadouro.

Cumprimentos
Durão23
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Comida nos cevadouros   Ter Fev 28, 2012 8:12 pm

Boas noites,companheiros
Caro Durão23 Ainda à pouco regressei do campo onde fui ver se os porcos tinham ido ao cevadouro.Pois bem tenho a dizer-lhe que tinha lá posto 2 Kg de uns peixes a que chamam verdinhos,não sei se o companheiro sabe o que é,e como amanha começa a faina fui lá hoje à tarde.Pois dos peixes restavam 2 cabeças,milho ainda havia algum e da fruta nada.Como vê,o facto da minha javalia estar domesticada não influí em nada nos seus instintos naturais,e olhe,hoje a bandida roubou-me o saco do granulado dos cães e abalou a correr,rasgou o saco e pôs-se a comer, e quando lho tirei começou a grunhir nada satisfeita.Hoje tambem lá deixei vinte e tal ovos que não eclodiram na chocadeira.Amanha depois da espera logo vou ver o que comeram.Cumprimentos Mário Liberato
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qua Fev 29, 2012 1:43 pm

Pronto se o amigo ja esperimentou a pôr no cevadouro já é outra coisa, tenho de experimentar a por peixe num cevadouro depois digo se comigo deu resultado.

Amigo Força para a espera, depois diga o resultado, para saber-mosse conseguiu enrolar algum. copo
zemarques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 10

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qua Mar 14, 2012 10:48 pm

Sénior24h em que zona da Guarda caça?
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Comida nos cevadouros   Qui Mar 15, 2012 7:07 pm

Boas Tardes companheiros da desdita e tão querida arte de caçar
pois eu depois de ter experimentado uma série de ementas há uma que não volto a pôr.Esta "marmita"já não funciona a 100% parece-me até que nunca o fez,pois às vezes tenho grandes "pancadas"mas enfim,quem comeu a carne que rôa os ossosE a emente a que me refiro é o peixe,pois os porcos quando comem farinhas de peixe ficam com um sabor intragavél e só agora é que a campaínha me acordou.Por isso companheiros e apesar deles gostarem muito,servido por mim não comem mais.A que tenho cá em casa,como é de estimação vai continuar a comer tudo,pois eu,embora seja um granda malvado não sou capaz de a abater,a não ser que fosse para pôr fim ao sofrimento.Aconselho por isso a não irem por aí.Cumprimentos a todos
valério ferramacho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: sovadouros   Sab Mar 17, 2012 12:11 pm

Os sovadouros não são a mesma coisa para os Javalís ou para as rolas ou outra cualquer esécie cinegética: Os sovadoura para os javalís são ´práticamente a única maneira de caçar um javli de espera, os javalís são dos animáis mais desconfiados que existem na natureza, por essa razão é que depois de se terem extinguido em Portugal hoje se encontram por todo o território do país.

As rolas são outra conversa, são aves que nos visitam para se reproduzirem e dpois voltam para os locais de invernada, isto é para África.

Os tordos também, segundo me tem chegado ao conhecimento, nalguns lados são feitos sovadouras.

As outras espécies mencinadas não são feitos sovadouras mas reforço alimentar.

Dito isto, julgo que apenas os sovadouros feitos para as migratórias não se deveriam fazer, até porque o resultado destas práticas está a levar ao decréscimo tão notório, tanto de rolas como de trodos.
pedrobikes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Seg Mar 26, 2012 5:07 pm

Boas, li tudo muito atento, pois a minha esperiencia é muito vaga pois só ainda fiz 2 dias de espera,no entanto já me deparei com alguns encontros, a primeira noite de espera após ter colocado milho, cevada, com arroma e sem aroma, belotas, alguma carne podre tive assim que cheguei ao posto a visão de uma porca com duas crias á qual não atirei, já pelas 10 da noite tive a presença de um porco já com algum tamanho, mas não entrou no campo de tiro, como vamos começar mais uma lua ai vou eu outra vez desta vez vou arranjar ovos para enterrar e um ingrediente que experimentei e que sempre que coloquei enterrado no dia a seguir tinha sido comido, os lagostins da ribeira, vou começar a colocar todos os dias de 3 a 6 unidades de lagostins para ver se nesta lua me estreio, tem sido varias as visitas que o meu posto tem tido, pois como tenho uma câmara de filmar especifica para filmar as esperas que deixo sempre ligada e depois é só trocar cartões e carregadores e estou sempre a saber o que lá foi, sei inclusive que alguns colegas meus foram lá ver o que andava a colocar para a esperas aos porcos, tendo depois ir falar com o meu pai a perguntar o que punha lá pois em volta do comedouro estava tudo muito revoltado.
Novas tecnologias ao serviço da caça.
A ver se a nova lua trás alguma novidade.
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Seg Mar 26, 2012 5:58 pm

Essa dos lagostins nunca me tinha lembrado, mas vou experimentar ja esta lua, porque vi umas banheiras novas ao pé de uns pontos de água, ainda tenho é de estudar o sitio onde me vou colocar... ****** talvez num paredão ******

visto que não chove é um sitio indispensável para eles deixarem de frequentar Agreement
pedrobikes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Seg Mar 26, 2012 7:17 pm

Eu normalmente apanho os lagostins e depois coloco-os no cevador, dá resultado verdadeiro pitéu para os porcos.
Os javalis são os unicos predadores naturais do Lagostim de agua doce.
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Seg Mar 26, 2012 7:35 pm

O que dá mais trabalho é apanhar os lagostins ******

eu uso tipo um camaroeiro (só com a rede) e um fio, no meio meto um bocado de peixe e depois passado um bocado puxo rapido, costumam vir sempre um ou dois lagostins. Dá muito trabalho ******
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 486

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Ter Mar 27, 2012 9:06 am

lagostins,,,

para os apanhar costumo usar um camaroeiro, onde há árvores á beira da agua
na minha zona ha muitos
vou experimentar quando fizer o meu sevadouro

cumps cafe

gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 207

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qua Abr 11, 2012 9:05 pm

Tou a ver q Portugal é mm um país de inventores... os amigos esperistas, experimentem em tratar os cevadouros o mais natural possivel e depois digam-me alguma coisa... eu nunca fui em cantigas, para mim é milho com força e pouco mais...
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 211

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qua Abr 11, 2012 10:02 pm

Colegas vejam o que escrevem aqui isto e um forum publico e os colegas nao sabem quem esta a ler isto affraid affraid :affraid:somos todos amigos aqui nas alguns sao como as put@.

comprimentos

Armenio tavares
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qui Abr 12, 2012 3:50 am

Armenio Tavares escreveu:
Colegas vejam o que escrevem aqui isto e um forum publico e os colegas nao sabem quem esta a ler isto affraid affraid :affraid:somos todos amigos aqui nas alguns sao como as put@.

comprimentos

Armenio tavares

Amigo Armenio não percebi. Mas se se estava a referir a apanhar lagostins, é uma prática legal assim como a pesca aos peixes do rio, até esta no calendário das pescas.

amigos
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 211

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sab Abr 14, 2012 11:13 am

durao23 escreveu:
Armenio Tavares escreveu:

comprimentos

Armenio tavares

Amigo Armenio não percebi. Mas se se estava a referir a apanhar lagostins, é uma prática legal assim como a pesca aos peixes do rio, até esta no calendário das pescas.

colega nao estava a referir a si nas em geral ao topico sobre o tema.Ex,utilizaçao de olios queimados,ter javalis em casa etc.

comprimentos

Armenio tavares
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sab Abr 14, 2012 1:58 pm

Eu não estava para comentar mas isto mexe comigo.

Não tenho nada contra ninguem é preciso que se note, isto serve para convivio e aprendizagem.

Sou contra essas situações dos oleos queimados e outros afins que prejudicam o meio ambiente em que vivemos, é certo, mas o que tambem é certo, é que os petroleiros continuam a fazer os seus transportes e a manter as suas rotas independentemente dos derrames que aí sim prejudicam o ambiente mas em grande escala, isto tudo porque a manutenção que fazem aos seus depósitos deixa mesmo muito a desejar, e aí sim, as situações são catrastóficas para o ambiente, com uma coima, e uma semi-limpeza para tapar os olhos aos camelos, a coisa acaba por esqueçer, mas os transportes manteem-se, é tudo uma questão de dinheiro que é tapado com uma peneira por baixo da gaveta.

Quanto mais o portuga se abaixa mais o cu mostra, é por isso é que cria-me nervos o país em que estamos,é por isso é que continuamos a estar atrasados em 50 anos em relação a Países que até são nossos vizinhos, tomaria eu ter não 1 mas meia duzia de javalizinhos para domesticar, não esqueçer que todos os gajos que estão no poleiro, que geralmente não tém nada para fazer, debruçam-se um pouco e inventam mais leis,enfim porque ficam bem na fotografia, e arranjam mais uma forma para estorquir dinheiro aos "(camelos, que somos todos nós)", que até somos mudos, e por sua vez esses, continuam a ter grandes bombas com chofér e tudo, com grandes ordenados, buffês, viagens e ajudas de custo, tudo á conta dos "camelos mudos", que somos nós próprios, e continuam com aquele riso que até me mete nojo, e por sua vez os portugas continuama bater-lhes a pala, é triste ver isto, mete-me nojo.

Será que quando nos chegarem a tirar as cuecas é que ganharemos coragem para nos manifestarmos?

É capaz de ser um pouco tarde não?

Neste site de amizades,que as há, mas que é publico, essas [email=put@s]put@s[/email] que se f...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Hoje à(s) 8:05 am

Cevadouros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Maior :: Montarias e Esperas-
Ir para: