Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Cevadouros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sab Abr 14, 2012 2:02 pm

Agradeço á moderação que se não achar bem, que apague este meu desabafo realista.

Cumprimentos
valério ferramacho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Noites frias   Ter Abr 17, 2012 9:14 pm

O tempo este ano não está a dar treguas para as esperas, temos mesmo de rapar frio. Mário, para o caso de leres esta pequena escrita, fica avisado que estou de volta e temos de combinar ir preparar novo cevadouro.

Cumprmentos para todos os companheiros.
domacas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 145

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sex Maio 25, 2012 10:02 pm

Mário Liberato escreveu:
Caros confrades,Boas Noites
Eu tambem caço de espera aos javalis.Já tive 1 porca cuja distância de mim foi de carreira a carreira de sobreiros mas não atirei pois vi ela entrar mas tambem comecei a ouvir os "badamerdas"no sovadouro a fazerem tal chinfrim que vi logo ser "gente" sem responsabilidade.Como na altura tinha aqui na quinta uma porca parida com 13 leitões e quando ia lá pôr comida era a mesma algazarra,havia porcos pelo ar,comecei a rir,ela emitiu um grunhido tudo se calou e ela tambem abalou de pantufas calçadas.Agora tenho uma javalia com 3 meses.É como um cão corre a quinta atráz de mim.É louca pelo biberon.Para a próxima lua vou experimentar põr milho de mõlho neste leite que é próprio para porcos,para ver se dá resultado.Eu tambem punha ovos que não eclodiam,nos sevadouros,mas fui proíbido por alguns "colegas"com a desculpa que assim estava a incentivar os javalis a comer os ovos de perdiz.Agora quando ela se tornar adulta vou levar a palha da cama com urina para chamariz.A minha vontade era levá-la a ela quando estivesse com o cio,mas posso ter algum mau encontro pelo caminho.A javalia se eu estiver sentado vem deitar-se ou entre as minhas pernas ou à frente dos meus pés.Como é possivel que um animal tão arisco se ter domesticado assim,e só andei 3 dias com ela presa por um peitoral e trela.Anda solta com os perdigueiros e a braco alemâ que tenho.Tambem gosta de dar uma corridinha atrás das galinhas mas por enquanto não fez mal.

boa noite caro senhor,

nao consegue colocar uns vídeos da sua javalina? confesso que fiquei curioso. he he um abraço
valério ferramacho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Iluminção   Qui Maio 31, 2012 11:00 am

É com prazer que vejo este caso da iluminção ser discutido e me perdoe o titular dete forum, mas creio que este assunto está ligado ao nosso desporto, tudo o que fôr para melhorar tanto a segurança como evitar sofrimento desnecessário aos animais a que atiramos será benvindo. Quando iniciei o debate deste tópico não pretendia criar qualquer polémica, mas pura e simplesmente tentaar que nos juntemos à volta de um assunto que é da maior impotância.

Mas para aqueles que falam em ética, gostaria que me informass.em oonde está a ética de um tiro mal metido que deixa um animal ferido e não recurado.

Bom amigos, a todos desejo grade exito nas espéras.
domacas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qui Maio 31, 2012 1:57 pm

valério ferramacho escreveu:
É com prazer que vejo este caso da iluminção ser discutido e me perdoe o titular dete forum, mas creio que este assunto está ligado ao nosso desporto, tudo o que fôr para melhorar tanto a segurança como evitar sofrimento desnecessário aos animais a que atiramos será benvindo. Quando iniciei o debate deste tópico não pretendia criar qualquer polémica, mas pura e simplesmente tentaar que nos juntemos à volta de um assunto que é da maior impotância.

Mas para aqueles que falam em ética, gostaria que me informass.em oonde está a ética de um tiro mal metido que deixa um animal ferido e não recurado.

Bom amigos, a todos desejo grade exito nas espéras.

Caro Amigo,

quem fala em falta de etica certamente quererá dizer falta de dinheiro....nao sei digo eu he he he
Simão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qui Maio 31, 2012 5:05 pm

É claro que não é etico ferir um animal, sendo nossa obrigação tentar abate-lo com o minimo sofrimento, mas tal como numa montaria em caso de duvida nunca se atira, nas esperas igual, em caso de duvida não se atira. Pelo caminho que estamos a levar, vai chegar o dia em que a caça perde toda a piada, pois á medida que a tecnologia avança, aumenta a facilidade.
Amigo Domacas, essas questão dos euros, não percebi, se bem que uma MVN não está ao alcance de qualquer um, mas um foco, penso que é acessivel a maioria das pessoas. Uma coisa também importante, e de referir, é que, como ja foi dito noutros locais, a etica tem de estar em quem está atras da arma. Mas também não nos podemos esquecer, que as MVN e mesmo a iluminação com focos, veio facilitar a vida a muitos que caçam quer na lua cheia, quer na lua nova.
domacas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sex Jun 01, 2012 9:40 am

Simão escreveu:
É claro que não é etico ferir um animal, sendo nossa obrigação tentar abate-lo com o minimo sofrimento, mas tal como numa montaria em caso de duvida nunca se atira, nas esperas igual, em caso de duvida não se atira. Pelo caminho que estamos a levar, vai chegar o dia em que a caça perde toda a piada, pois á medida que a tecnologia avança, aumenta a facilidade.
Amigo Domacas, essas questão dos euros, não percebi, se bem que uma MVN não está ao alcance de qualquer um, mas um foco, penso que é acessivel a maioria das pessoas. Uma coisa também importante, e de referir, é que, como ja foi dito noutros locais, a etica tem de estar em quem está atras da arma. Mas também não nos podemos esquecer, que as MVN e mesmo a iluminação com focos, veio facilitar a vida a muitos que caçam quer na lua cheia, quer na lua nova.

Caro Simão,

não acho que seja falta de ética, pois se isso possibilita uma morte mais rápida do animal não vejo mal nenhum no seu uso. inclusive acho muito mais falta de ética rematar um animal á facada do que com um tiro, pois com a bala a morte é instantânea enquanto que com faca, nem sempre funciona assim. sou um aficionado do 4x4 e digo te que essa da MVN parece uma discussão sobre o uso ou não do bloqueio dos diferenciais...quem não tem, diz mal...mas depois de colocarem todos dizem que é bem melhor...enfim não devemos criticar só porque não podemos possuir o que outros possuem, e sinceramente esta questão das MVN parece-me um bocado assim. atenção eu não tenho dinheiro nem para uma coisa nem para outra, :) mas se é permitido por lei e se melhora a performance porque não?

um abraço:)
Simão
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sex Jun 01, 2012 10:19 am

Atenção que em lado nenhum diz que é legal, claro que quem as tem, interpreta a lei da maneira que lhes convem, mas a lei fala em proibição de qualquer tipo de iluminação, algumas MVN tem iluminação, apesar de não ser vista pelos nossos olhos, infravermelhos. Depois a lei também refere a proibição de qualquer equipamento electrónico. Após pedido de esclarecimento a AFN, esta informa que é proibido o uso de MVN. Aguardamos esclarecimentos do Secretário de Estado que ja foi contactado, mas até agora ainda não se obteve resposta. Não nos podemos esquecer que na Convenção de Berna, de onde deriva a nossa, e todas as leis da caça da Europa, está bem explicito que além de iluminar a peça, "é proibido usar aparelhos electrónicos de captação ou intensificadores de imagem". Por isso em toda a Europa são proibidas, e cá são... toleradas, porque alguém se "esqueceu" de traduzir essa parte...
Por alguma razão estamos anos-luz atrasados em relação a maior parte dos países da Europa, no que diz respeito a caça. Outros pensamentos, outras mentalidades. Gostei de ver ainda ha uns tempos aqui neste forúm, uma publicação de batidas na europa de leste, e apareciam certos comentarios, a dizer que assim valia a pena. Pois vale, mas enquanto a mentalidade for a tipica portuguesa, não vamos longe.
Como vemos, por todo isto, a lei só não está clara porque não a querem entender, e isto sempre vai dando um jeitão aos armeiros, pois sempre vão facturando mais uns euros.
Mas estamos a falar de isto tudo porquê? Por alguma razão as esperas são efectuadas no período de lua cheia, talvez para que tenhamos iluminação natural. Se o tempo está encoberto, paciencia, continuem a tratar do bicho que ele não foge, fica a crescer mais uns dias.

Deixo abaixo o email da AFN:

"Ex.mo Senhor

Em resposta à mensagem de V.Ex.ª temos a informar que estes serviços consideram não ser permitida a utilização de miras de visão nocturna, atentos, nomeadamente, ao seguinte:

- O artigo 78º n.º3 do DL 202/2004 na sua actual redacção, dispõe que “No acto venatório é proibido iluminar as peças a caçar”, não especificando a qualidade da iluminação em causa, pelo que se admite que a proibição é aplicável a qualquer tipo de iluminação, seja ela de infra-vermelho, laser ou visível;

- A Lei de Bases Gerais da Caça, Lei n.º 173/99, de 21 de Setembro, dispõe de forma clara que a caça, entendida no seu sentido mais amplo, deve subordinar-se às normas nacionais ou internacionais que a ela se aplicarem.
Esta preocupação é manifesta, nomeadamente no artigo 2.º a) e d) (definições de recursos cinegéticos e de ordenamento cinegético), ou ainda no artigo 3.º (princípios gerais) designadamente na sua alínea d).
- A Convenção de Berna (Convenção sobre a Vida Selvagem e os Habitat Naturais na Europa - aprovada para ratificação pelo Decreto n.º 95/81, de 23 de Julho), de que Portugal é parte contratante , proíbe no seu Anexo IV (meios e métodos de captura interditos na captura das espécies dos anexos III – que inclui as espécies de caça maior - e II) taxativamente a utilização de fontes de luz artificial, dispositivos de iluminação de alvos, dispositivos de mira para tiro nocturno incluindo amplificador de imagem ou conversor de imagem electrónicos.

No nosso entender as miras que podem ser utilizadas no exercício da caça são, assim, as que “funcionam” exclusivamente com base óptica, que não incluam dispositivos de natureza eléctrica ou electrónica
Com os melhores cumprimentos
Divisão de Caça e Pesca
AUTORIDADE FLORESTAL NACIONAL
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
N.I.F. 600 083 586
Avenida João Crisóstomo, nº 26 - 28
1069-040 LISBOA. Portugal
Tel.: 213 124 856"
domacas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sex Jun 01, 2012 3:32 pm

ok, isso não sabia. estamos sempre a aprender.

valério ferramacho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Iluminação à noite   Sex Jun 01, 2012 5:58 pm

É claro que a Lei proibe o uso de iluminação, isto não quer dizer que seja correcto, venha esta Lei de Berna ou da Conchichina é uma Lei obsleta e desenquadra do fim a que se destina. Se todas as Leis feitas fossem imutáveis ainda andarimos com a Lei das Sesmarias, tudo evolue, tudo muda e não há razão para que esta Lei não mude. Deixemo-nos de falsos moralismos e temos de pressionar para que esta Lei seja alterada.

Saudações cinegéticas e um abraço para todos.
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 39

MensagemAssunto: Uso de MVN   Sex Jun 01, 2012 7:38 pm

Pois eu continuo com a minha.A Lei da Caça é OMISSA quanto ao uso das MVN.No mail que é aqui transcrito aqui e no que eu recebi CONTINUAM A DIZER QUE ESTES SERVIÇOS,repito ESTES SERVIÇOS CONSIDERAM NÃO SER PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE mvn.
Eu pergunto.Desde quando podem quaisquer serviços do Estado ou outros substituirem-se às Leis vigentes?Não tenho qualquer formação juridíca,informo já.Já sobre o uso de luz seja de que cor for a Lei da caça proíbe.Está escrito.Sobre MVN nada diz.Mas prometo que ainda vou procurar alguêm para me inteirar disso.Se fosse à uns anos atrás,tinha alguêm ligado à familia ,tambem era caçador e Juiz.Infelizmente faleceu.
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: MVN em esperas   Sex Jun 01, 2012 7:51 pm

Caro Simão
O sr.tem MVN?Se tem,faça esta experiência.Arranje um reflector de um carro ou motorizada tanto faz ligue a MVN com todos os iluminadores que tiver em direcção ao dito e veja se o reflector lhe devolve alguma luz.O sr. com a MVN ligada e junto ao globo ocular está a ver para onde ela estiver virada,tire-a da visão ocular e fica às escuras.Seja com que tipo de mira for.Posso-lhe dizer que a Pulsar N550 projecta iluminação mas para trás.Cumprimentos.
Simão
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sex Jun 01, 2012 7:57 pm

Confrade Mario, não tenho MVN. Mas já agora explique-me melhor essa experiencia, pois os infravermelhos estão fora do espectro visivel dos humanos, por isso nunca consigo ver, quer seja com claridade ou às escuras, é logico que as escuras vai ver a ilmunição emitida para o nosso olho. Mas os infravermelhos nunca consegue ver...
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Uso de Iluninação e MVN na caça de espera   Sex Jun 01, 2012 8:31 pm

Caro sr. Simão
veja se tem alguêm conhecido que tenha um Pulsar N550 e logo verá(de noite)que ela emite uma luz branca mas pelo lado onde apoia o globo ocular,essa luz ainda se projecta um bom palmo para trás.Cumprimentos
Simão
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sex Jun 01, 2012 8:59 pm

Não tenho duvidas disso. Mas não estamos a falar da mesma coisa. Para obter a imagem que obtem, a mira emite um feixe de infravermelhos, e esse sim, ilumina a peça de caça. Como é logico não vê, uma vez que os humanos não têm capacidade para ver infravermelhos.
Deixo um link, não para fazer publicidade, mas sim para perceber o que estou a dizer. Veja a 3ª frase.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Luz artificial e MVN nas esperas   Sex Jun 01, 2012 9:53 pm

Caro sr.Simão
muito obrigado pelo link que me mandou,mas eu de facto não precisava dele.É que eu tenho uma Pulsar N550.Ainda não a estreei na caça,só aqui na quinta tenho-me deliciado a ver os pássaros nas árvores e os coelhos bravos na vinha.É um espectáculo,mas é por isso que eu quero ver definido de vez o uso das MVN,a Lei da caça não diz que é legal,MAS TAMBEM NÃO DIZ QUE É ILEGAL.Apenas os serviços da AFN dizem que é ilegal o seu uso.Mas esses serviços não se podem sobrepor à Lei da Caça.Mas tambem não posso afirmar isto com muita convicção porque em Portugal agora tudo é permitido ao poder,e são eles os eleitos do povo.Cumprimentos
valério ferramacho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Iluminação à noite   Sab Jun 02, 2012 8:53 am

Como eu gostava de viver num país como os EUA, aqui em Portugal, todos acusam os caçadores por terem armas e haver assaltos e roubos com armas de caça. Abel e Caím não tinham armas de caça, nem precisaram, quem quer fazer mal sempre arranja maneira de o levar a cabo. Portanto, em meu entender, não devemos dar demasiada importância aos políticos e seus aliados os auto-intitulados "defensores da natureza". Salvo raras excepções não sabem nada da vida e, no entanto, estas Leis que nos regem têm todas elas a marca destes grupos que por estarem bem ligados ao poder têm capacidade para influenciar as Leis, quando não são eles a dar o risco.

Não vale a pena discutir se um mvn é ou não legal a Lei é que está mal e é isso que temos de tentar voltar

Um abraço para todos.
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 207

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qua Jun 06, 2012 8:32 am

Meus amigos, em relação a isto existe de facto o q se chama uma vazio na lei q está publicada... Tenho conhecimento de um caso em q 3 individuos q foram abordados plas autoridades e aos quais lhes foi apreendido todo o material de visão noturna incuindo as armas... presentes ao sr dr juiz, este ordenou a imediata entrega de todo o material apreendido aos respectivos donos... Realmente em termos de leslislantes da caça, estamos nós caçadores, mt mal servidos!!! Na caça, cm em maior parte das coisas, em relação ao resto da europa, estamos mt mt mt atrasados. Há q aguardar melhores dias... Um abraço a todos
vasco.ramos.92
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Ter Jun 12, 2012 8:54 pm

As esperas não são para todos só para os mais experientes!
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qua Jun 13, 2012 7:49 am

O SEPNA que é a entidade fiscalizadora diz que não há nada na lei que proiba o uso de MVN. Se não acreditam enviem um email com essa questão e verão a resposta.
Simão
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qua Jun 13, 2012 12:03 pm

Rui, mas a AFN contradiz a SEPNA, é o país que temos!!!
jose ANTONIO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 572

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qua Jun 13, 2012 3:15 pm

O problema e que a lei não e explicita ,que nem as autoridades sabem ao certo se e legal ou ilegal .
EU propio fiz esta pergunta a um colega da AFN de Viseu e ele não deu certezas de nada .
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qui Jun 14, 2012 7:49 am

Simão, a entidade fiscalizadora é o SEPNA e são estes que nos podem fiscalizar as miras.
Justo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 33

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qui Jun 14, 2012 9:54 pm

E pronto, la se foi mais um tópico de interesse...
Simão
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Qui Jun 14, 2012 10:01 pm

Tem razão Justo, desviamos o tema do tópico. Dou por encerrado a discussão do tema das MVN neste tópico. A partir de agora peço para apenas postaram algo relacionado com o tema deste tópico.
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 366

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sab Jul 14, 2012 2:24 pm

Talvez va fazer na proxima lua a minha primeira espera, tenho 2 cevadouros a cerca de 1 km um do outro, so la tenho colocado desde a um mes milho, inteiro e trassado, a primeira intençao era um comedouro para os pombos, e eles tambe andam por la, mas a noite os porcos tem ido comer, e nao é um nem 2, tem um com umas pegadas de 10 cm.

Vamos ver.affraid
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sab Jul 14, 2012 4:21 pm

10cms!? Isso é um porcalhão! Ou uma vaca! lol!
Boa sorte na espera.
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sab Jul 14, 2012 5:17 pm

Este fim de semana tou a trabalhar, mas segunda quando la for vou ver se consigo tirar foto para verem o tamanho.

é quase do tamanha de um nokia.

Pedrobarros
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 55

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sex Jan 18, 2013 10:15 pm

Boas.
O meu cevadouro é bastante simples.
2- tubos cilindricos com capacidade de cerca de 30 kilos de milho.
1- Um pequeno buraco onde coloco algum milho e fruta com pedras e paus por cima para os obrigar a fossar e a desviar as pedras que pesam cerca de 20 kilos cada uma sao uma 4 ou 5 com um troco de pinheiro por cima.
Algum sal misturado com a fruta cerca de 5 kilos para 10 Kilos de maçãs e peras!

Agora o sucesso de o meu cevadouro ser o mais visitado da herdade já nao pode ser revelado mas so assim para vos dar uma pequena pista posso vos dizer que tem a ver com pesca!
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Sex Jan 18, 2013 10:27 pm

Colaca umas fotos do teu cevadouro se poderes.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cevadouros   Hoje à(s) 7:46 am

Cevadouros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Maior :: Montarias e Esperas-
Ir para: