Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Lebres no norte de portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 172

MensagemAssunto: Lebres no norte de portugal   Sab Jan 01, 2011 1:52 pm

Pessoal eu tenho feito esta perguntas a muitos caçadores do qual tenho houvido algumas opiniões mas todas direrentes, a questão è porque razõa não existe Lebres no norte de portugal mais propriamente no minho!
A razão que apontam è que a lebre gosta mais de planicies ou seja o seu habitat por natureza, mas eu tenho visto algumas reportagem de existencia de lebres em montanhas, eu pessoalmente jà vi algumas !

Serà que não é possivel a intrudução desta especie nesta zona do País?
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Dom Jan 02, 2011 11:20 am

Eu vou dar a minha simples opiniao.
A levre é capaz de sobreviver mesmo nos montes mais a norte, no entanto a falta de cultivo e as grandes areas limpas de vegetaçao faz com que elas sejam um alvo facil de apanhar.
As levres nao têm a mesma flexibilidade que um coelho, e no mato ou ate mesmo nas giestas (aqui mais facil) é lenta fazendo com que seja facilmente apanhada pelos predadores.
Ja mais na zona da mealhada e em alguns sitios de Cantanhede (é o que conheço), esta tem mais probabilidades de sobreviver, isto porque já tem algumas zonas limpas de vegetaçao densa, como por exemplo as vinhas ou ate mesmo grandes areas de cultivo (Como acontece em Aveiro, grandes areas de cultivo de milho).
Agora numa zona que seja so monte ou por monte e campos pequenos de cultivo, como é a grande maioria para o norte, esta é dificel de vingar.
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 172

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Dom Jan 02, 2011 2:18 pm

brunoferraz escreveu:

Agora numa zona que seja so monte ou por monte e campos pequenos de cultivo, como é a grande maioria para o norte, esta é dificel de vingar.

Realmente aqui no norte tem esse problema !!
Simão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Dom Jan 02, 2011 7:32 pm

Bruno tal como disseste aki a zona da mealhada, cantanhede, anadia, tem condiçoes para ter lebres, e ja as houve ainda n foi a muito tempo, ai á meia duzia de anos atras um colega meu matou uma com o carro aki na zona de anadia, e por exemplo aki bem perto na tocha ainda existem lebres. Isto era fazer uma experiencia, repovoando alguns exemplares e trabalhar de forma a melhorar e garantir um bom habitat e talvez n fosse dificil ter lebres aki nesta zona.No minho penso que o terreno n é o mais indicado, mas é tudo uma questao de experimenter e esperar pelos resultados. Mas no norte de Portugal ha lebres, n no minho, mas em tras os montes e beira alta existem excelentes zonas de lebre.
Tero Lero
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 112

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Dom Jan 02, 2011 8:26 pm

Isto é facilmente explicável, as Lebres não gostam de terrenos "muito molhados" logo é normal, que Minho e Beira Litoral tenham uma fraca presença.
http://tempodoavesso.blogspot.com/
jose ANTONIO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 572

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Qui Fev 10, 2011 2:10 pm

no meu ver sao muitos factores para desaparecimento da lebre no norte falta de agricultura e oexcesso de mato o desleixo de quem gere as reservas ma fiscalizaçao principalmente a noite caça fortiva a intrudoçao de novos predadores como javali etc o clima mas este nao e o maior culpado.Na minha reserva ja nao se caça a lebre a pelo menos 6 anos e simpesmente vi uma esta epoca mas que se ouve e muitos tiros a noite e este sim o maior factor para desaperecimento esta e a minha opiniao
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Qui Fev 10, 2011 2:45 pm

Não as há por que foram caçadas até à exaustão.
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Qui Fev 10, 2011 4:40 pm

É difícil conseguir-se criar lebres no Norte.
Geograficamente, o terreno não é o mais indicado e além disso não tem havido interesse no repovoamento desta espécie.
Mas penso que se houvesse cuidado na sua reintrodução, seria possível termos lebres em todo o terreno nacional, porque uma das principais características de animais selvagens é a sua capacidade de adaptação ao meio, pese embora, a lebre não tenha a adaptabilidade nem uma reprodução tão forte (em nº de crias) como o coelho.
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Qui Fev 10, 2011 5:49 pm

Se calhar uma lebre por ano tira mais crias que por vezes o que sobra da mixomatose ou da hemorrágica dos coelhos.
luis_moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 45

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Qui Fev 10, 2011 6:13 pm

Boas,

Na minha zona, Santa Comba Dão, para quem não conhece fica na fronteira do distrito de Viseu com o distrito de Coimbra, à cerca de 20 anos, ainda lá havia alguns exemplares, não que eu me lembre mas os meus pais e o meu avô lembram-se. O desaparecimento total delas deu-se com um enorme incendio que houve, salvo erro, em 1992. Não ficou palmo de vegetação por queimar.

Os coelhos que até então inundavam os terrenos acabaram por ir recuperando, o problema é que as doenças dos coelhos tambem não lhe têm dado treguas.

Contra a proliferação das lebres, está o facto de elas "se encostarem" a alguns cepos, rebanceiras e barreiras e não terem as loras como os coelhos. Acredito que, com essas ditas loras, acabaram por escapar alguns dos coelhos que depois multiplicaram a especie!
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Qui Fev 10, 2011 6:48 pm

Na minha opinião existe um pouco de verdade em cada opinião publicada. Acredito que o declinio e/ou desaparecimento da lebre de algumas regiões se deve a um conjunto de factores. Nomeadamente abandono da agricultura, uso de pesticidas, aumento significativo da rede viária (morrem mais lebres na estradas que na caça), aumento do furtivismo sobre esta especie, doenças e aumento do número de predadores. Claro que estes factores terão diferentes pesos consoante as zonas.

Em termos de habitat, a lebre gosta de ter zonas cultivadas misturadas com zonas de mato para se defender dos seus predadores (incluindo os caçadores heheheh) A lebre sabe muito bem se movimentar em zonas mais sujas. É frequente em certas alturas do ano encontrarem-se em zona limpas e noutra em zonas mais sujas.

A sua re-introdução em zonas a Norte do rio Tejo é algo que eu acredito que seja possivel mas de resultados muito dificeis de prever. A mortandade nas estradas nesta especie é muito grande e é sabido que a rede viária a Norte é mais densa que a Sul.
O furtivismo é outro factor de peso mas a ser combatido seriamente, é possivel minimizar os estragos.
Se forem criadas condições favorável de alimento e abrigo, a Lebre é um animal , que apesar de ter poucas crias em cada ninhada, consegue repovoar com alguma facilidade uma extensa zona.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Qui Fev 10, 2011 8:24 pm

na minha acossiativa (rabaçal) penela coimbra, existem muitas... este ano o meu canito todos os dias de geral que lá fui, me leventava sempre duas ou tres!
mas este ano nao se puderam matar.
Na época passada deram dois dias de caça em que se podiam matar... e parece que no proximo ano vao deixar outra vez.
só assim se consefue manter a população!
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Qui Fev 10, 2011 10:34 pm

Não sabia que no Rabaçal havia lebres .

Tenho visto algumas em Vila Flor , quando vou aos tordos .

É bem a Norte .

BOAS CAÇADAS
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Qui Fev 10, 2011 11:05 pm

L.AGOSTINHO escreveu:
Não sabia que no Rabaçal havia lebres .

Tenho visto algumas em Vila Flor , quando vou aos tordos .

É bem a Norte .

no rabaçal e nas reservas ao lado! no zambujal tambem ha.
e quanto a mim, se tivermos em conta o tamanho da reserva/nº de exemplares, até tem uma boa densidade.

BOAS CAÇADAS
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Lebres no norte de portugal   Hoje à(s) 2:50 am

Lebres no norte de portugal
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: