Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 
 

 O futuro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
B25
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 317
Idade : 52
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 30/11/2010

MensagemAssunto: O futuro   Seg Fev 14, 2011 6:29 pm

O Amigo ARTMAR escreveu:

"O FUTURO proximo vai ser ECOLÓGICO, e estou convencido que na caça vai haver uma grande exigência e a vários níveis. Portanto vamos começar a pensar racionalmente...... Desta malta que nos governa temos que contar com tudo e estar sempre de pé atras, pois não mijam certo. Infelizmente é assim e temos que aprender a viver com este malzinho ruim.
Abraço
Artmar"


Pegando nesta deixa aqui lanço o desafio ao pessoal no sentido de expressar a sua opinião acerca do que nos espera num futro muito proximo.


Cumprimentos

B25
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 708
Idade : 28
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

MensagemAssunto: Re: O futuro   Seg Fev 14, 2011 11:56 pm

Boa deixa...

Em termos ambientais, penso que cada vez vai haver mais alterações/restrições. A proibição dos cartuchos com chumbo em zonas de caça aquática é apenas o início.

Em termos económicos, vai tornar-se tudo mais caro, desde licenças a seguros...

Em termos políticos, os caçadores vão começar a ser cada vez mais atacados.

Em termos de admissão de novos caçadores, cada vez vão exigir mais provas aos aspirantes a caçador.

Em resumo... penso que no futuro vão haver menos caçadores, pelo menos em situação completamente legal... e a caça vai deixar de ser um desporto de todos e para todos, para passar a ser só para as elites.

(Quem me dera que isto não passe de uma visão pessimista da minha parte)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
B25
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 317
Idade : 52
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 30/11/2010

MensagemAssunto: Um Futuro melhor    Ter Fev 15, 2011 10:52 pm

Caros Amigos do Forum


Aquando dos meus 10 anos (1975) e já depois da dita revolução , os fins de semana eram passados fora de Lisboa numa quinta no Porto Alto. Na altura o que mais adorava no regresso , quando estávamos na eterna bicha de automóveis para atravessar a ponte de Vila Franca, era a quantidade louca de caça pendurada no lado de fora dos carros dos caçadores. Eram perdizes, eram coelhos, eram lebres, eram tordos , enfim era de tudo e em grandes quantidades e quando via aquele espectáculo só sonhava com o dia em que eu também poderia regressar a casa com tal espectáculo.



Durante anos foi sempre assim e ás vezes quando parávamos num local hoje conhecido como “Soupa da pedra- Porto Alto” , as conversas dos caçadores eram de ficar pasmado!!!!!



Lembro-me como se fosse hoje de uma conversa entre dois caçadores em que um deles dizia assim:



….sabias que Odivelas é a cidade do mundo com mais armas de caça por cabeça, porta sim porta não tem uma arma de caça…..



Na altura não me apercebi da dimensão de tal facto, mas com o decorrer dos anos seguintes, realmente comecei a reparar com mais cuidado na quantidade de caçadores e o individuo daquela conversa de há anos atrás se calhar até estava a falar com exactidão e verdade.



Os anos foram passando , e o numero de caçadores começou a diminuir até aos dias de hoje, pelas mais diversas razões: envelhecimento de uma geração que hoje estará na casa dos 70 anos e que na altura tinham 40, o abandono dos campos , o aparecimento de novas ” mentalidades ou modas”, o aumento de custos para o exercício da caça, o aparecimento de novos destinos de caça, a pressão dos “ecologistas-verdes” que são meia dúzia deles mas que fazem muito barulho, a fraca qualidade dos nossos governantes, etc….etc…..etc……..



Mas se no presente momento estamos muito mal , e todos nos queixamos, a verdade é que a culpa é só nossa (dos caçadores) que se por um lado só nos queixamos por outro também nada ou muito pouco temos realmente feito para alterar o estado das coisas. Sempre tem sido cada um por si , se não vejamos a quantidade de Associações que há neste Pais que nunca conseguiram sentar-se á mesma mesa e entenderem-se minimamente . Uns por protagonismo, outros por interesses económicos, outros por interesses regionais; outros pelo raio que os parta…… enfim e tudo o mais .



Pouco a pouco as dificuldades têm surgido a todos os níveis e cada dia que passa aparece uma nova, sendo que ontem foi o aumento dos cartuchos e das armas, agora são as taxas, amanhã o aumento ou a proibição do uso do chumbo, depois de amanhã a côr da roupa usada no exercício da caça, para a semana os cães que coitados são mal tratados, para o mês que vem novo limite de números de peças possíveis de abate, para o ano que vem um novo exame sobre o exame que o caçador acabou de fazer para obter a tão desejada carta de caçador, e daqui a dois anos virá a certificação de cada caçador, etc……etc….. isto tudo é claro acompanhado de novas taxas.



Agora as preocupações são ecológicas, onde quem deixar cair um cartucho está logo á perna, e até os armeiros têm de ter tudo no sitio , ai deles se têm uma caixa de cartuchos fora do sitio, está logo á perna.

Hoje todos temos mais consciência e responsabilidade e estou certo que o caçador de hoje não é mais o mesmo de há 30 anos. Não podemos generalizar quando algum de nós faz algo menos correcto ou infrige as leis.



Uma coisa é certa , é nossa obrigação deixar ás gerações vindouras melhores condições para o exercício da caça e é em nome disso que temos que fazer alguma coisa com bom senso e sabedoria.



Cumprimentos



Pedro Câmara
Voltar ao Topo Ir em baixo
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)


Número de Mensagens : 151
Idade : 36
Localização : Fão-Esposende
Data de inscrição : 30/09/2009

MensagemAssunto: Re: O futuro   Qua Fev 16, 2011 9:26 am

Bom dia:

É um tópico que nos vai fazer tentar adivinhar um pouco o futuro, o que é dificil nos dias de hoje, Já que tudo muda muito rápido e sem avisos.
A caça em Portugal no Futuro próximo irá na minha opinião ser apenas uma arte para os grupos mais elitistas e para aqueles que tem terrenos para o efeito da caça. A caça irá aumentar de tal forma de preços e restriçoes que se tornará um desporto para grupos particulares dentro de terrenos fechados e com as suas proprias leis ( o que já começa a acontecer). Penso que aos poucos estamos a entrar numa Era em que está na moda ser ecologista e para nós caçadores e amantes de cães de caça está na hora de conseguir provar que podemos muito bem ser inseridos no ecosistema sem prejudicar a natureza e até fazer com que ela fique mais forte e duradoura. Porque senão iremos ser postos de lado num futuro mais distante (30,40 anos).
O caçador está com uma imagem muito negativa neste momento, e se querem saber ás vezes esta imagem negativa até está correcta já que alguns caçadores se transformaram em matadores e deixaram de apreciar a beleza da caça e o respeito pelas pessoas e animais.
Está na hora de lançarmos um trabalho de charme e de Relações Públicas para o público em geral, era bom que no futuro proximo as pessoas percebessem que os caçadores podem para alem de caçar, podem prevenir fogos, acidentes, podem ser o principal controlador e observador de possiveis doenças nos animais etc...

Nós temos um lugar no futuro a caçar, mas ou fazemos alguma coisa ou somos extintos ( o que me parece´que é a ideia dos nossos governantes) Não tem a sensação que é o que querem?? Restriçoes atraz de restrições, preços a subir em flexa, dificuldade a tirar documentação de caça e uso e porte de arma, leis de caça mal feitas..enfim ..

Espero estar enganado e daqui a 30 anos estar a ver o meu filho a chegar a casa com meia duzia de coelhos para o jantar ehehehe



Sempre um prazer participar:

Abraço a todos:


Mauro Roxo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ricardopedro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 62
Idade : 24
Localização : Merceana- Alenquer
Data de inscrição : 26/12/2010

MensagemAssunto: Re: O futuro   Qua Fev 16, 2011 12:08 pm

Tinha escrito um testamento enorme. mas perdio, por causa do raio da internet.

Vou resumir, acho que podia partir deste fórum, e das excelentes pessoas que por ele andam, a revolução de mentalidades necessárias.

Falo concretamente de ir a televisão, mostrar o que bem que fazem. De chamar a televisão quando se soltam animais. De explicar que esses animais são alimento para os predadores que os ecologisas tanto falam. DE explicar que os ecologistas falam, mas que pouco fazem.

Cumprimentos
Voltar ao Topo Ir em baixo
caramelo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 102
Idade : 24
Localização : guarda
Data de inscrição : 29/01/2009

MensagemAssunto: Re: O futuro   Qua Fev 16, 2011 10:35 pm

a FENCAÇA nao faz pressao, que façam que vao para a televisao expor as suas ideias as suas intrigas mas ninguem faz nada , é so lamentar façam algo quem tá á frente
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O futuro   Hoje à(s) 2:34 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O futuro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: