Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Cartuchos magnum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Cartuchos magnum   Qua Mar 16, 2011 6:05 pm

Boas;

Tenho algumas dúvidas sobre os cartuchos mágnum entre elas as seguintes:

1.ª Só há cartuchos mágnum calibre 12/76?
2.ª Este tipo de cartuchos, são bons para a caça ao pato? que outras espécies posso caçar com eles?
3.ª Tendo uma arma com capacidade de disparar estes cartuchos, com o uso assídou. eles não irão danificar a arma, tal como criar folgas?
4.ª Será que não vou ter problemas com a extracção do cartucho, visto ser tão comprido?
5.ª Há necessidade de optar por estes cartuchos, para a caça que se pratica em Portugal?
7.ª Com o uso destes cartuchos, ganho mais poder de fogo, em termos de distancia e Efectividade ?

Sei que há neste fórum caçadores experientes que me podem explicar estas minhas dúvidas...

Antecipo, obrigado a todos os que me poderem deixar as suas opiniões e experiências....
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 313

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Qua Mar 16, 2011 8:57 pm

Vou tentar ajudar.

1º Não. Também há cal. 20/76, por exemplo.
2º Poder caçar, pode caçar ao que quiser, se vale a pena já outro assunto.
3º As armas com câmaras magnum já têm básculas reforçadas e são testadas a pressões próprias para esses tiros. Por isso o risco de criar folgas é igual ao dos cartuchos normais nas armas de câmara 70. O mesmo já não digo dos ombros...
4º Não terá problemas se usar uma arma com câmara magnum. Nunca deve usar cartuchos de 76 em câmaras de 70!
5º A meu ver, não.
7º Para mim não ganha nada que justifique o seu uso. Vai ter tiros mais violentos, mais agrupados, com menos aba de tiro. Tem mais bagos claro, mas para as peças de caça que por cá se matam não vejo necessidade.

Nota: Os cartuchos Magnum foram criados nos países onde se caçam gansos ou outras aves de grande porte, onde o poder de fogo é importante. Normalmente carregados com 42gr a 50gr de chumbo, dão cá uma porrada que não aconselho o seu uso em armas que não sejam semi-automáticas. Para as espécies que se caçam cá em Portugal, parece-me que o seu uso é despropositado.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Qua Mar 16, 2011 9:21 pm

RMBC escreveu:
Vou tentar ajudar.

1º Não. Também há cal. 20/76, por exemplo.
2º Poder caçar, pode caçar ao que quiser, se vale a pena já outro assunto.
3º As armas com câmaras magnum já têm básculas reforçadas e são testadas a pressões próprias para esses tiros. Por isso o risco de criar folgas é igual ao dos cartuchos normais nas armas de câmara 70. O mesmo já não digo dos ombros...
4º Não terá problemas se usar uma arma com câmara magnum. Nunca deve usar cartuchos de 76 em câmaras de 70!
5º A meu ver, não.
7º Para mim não ganha nada que justifique o seu uso. Vai ter tiros mais violentos, mais agrupados, com menos aba de tiro. Tem mais bagos claro, mas para as peças de caça que por cá se matam não vejo necessidade.

Nota: Os cartuchos Magnum foram criados nos países onde se caçam gansos ou outras aves de grande porte, onde o poder de fogo é importante. Normalmente carregados com 42gr a 50gr de chumbo, dão cá uma porrada que não aconselho o seu uso em armas que não sejam semi-automáticas. Para as espécies que se caçam cá em Portugal, parece-me que o seu uso é despropositado.

Obrigado, pela colaboração, irei apenas comprar uma caixa para experimentar, mas visto a sua explicação, fiquei bem consciente que será excessivo...
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Qui Mar 17, 2011 3:08 pm

Claro, nada como experimentar, assim já fica com uma ideia.
Eu nunca atirei com mais de 36gr (quando era novo ), mas já há muito tempo que cheguei à conclusão que 32gr chegam e sobram para as nossas espécies cinegéticas. O que é preciso é saber aproveita-las bem.
CAL.20
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 737

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Sex Mar 18, 2011 11:12 am

Caro amigo eu já tenho comprado CARTUCHOS CAL 20 ARMUSA PLA-1 MAGNUM

que são este
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

e não dão grande porrada.
E gosto muito do tiro muito bem composto.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Sab Mar 19, 2011 5:09 pm

Boas, antes de mais agradeço aos que aqui deixaram a sua explicação/opinião.

Ainda tenho estas dúvidas a esclarecer, que é:

Nos cartuchos magnum, e estou a falar de (12/76), apenas é aumentada a carga de chumbo, (Gramagem), ou também há um aumento na carga de pólvora???

A pólvora com que são carregados estes cartuchos, tem alguma característica especial, tipo ser mais rápida, queimar melhor???

Posso, utilizar qualquer tipo de choke, até mesmo o mais fechado (*), sem correr qualquer risco??

Certo que irei poder contar com os vossos conhecimentos, e esperançado de obter mais opiniões.

Antecipo o meu desde já obrigado...
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Sab Mar 19, 2011 5:57 pm

Ao ser aumentada a gramagem do chumbo terá tambem de ser aumentada a gramagem de polvora, terá de ser uma polvora com caracteristicas que comportem gramagens muito elevadas de chumbo, quanto aos chokes poderá atirar com qualquer um sem problemas até porque quem utiliza esse tipo de cartuchos procura abater caça a distancias extremas e ai terá toda a vantagem em atirar com choques fechados.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Sab Mar 19, 2011 6:03 pm

RMBC escreveu:
Claro, nada como experimentar, assim já fica com uma ideia.
Eu nunca atirei com mais de 36gr (quando era novo ), mas já há muito tempo que cheguei à conclusão que 32gr chegam e sobram para as nossas espécies cinegéticas. O que é preciso é saber aproveita-las bem.

Ora nem mais, a idade trás o conhecimento, conhecimento esse adquirido ao longo dos anos através de várias experiencias e muitos tiros dados.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Seg Mar 21, 2011 12:50 pm

Boas, obrigado pelos esclarecimentos...

Só mais uma duvida...

Visto que os cartuchos magnum, (12/76), são mais compridos... quantos cartuchos comporta o depósito de uma espingarda semi-automática, claro está com o redutor/limitador/tacão normal???

Claro que pode-se sempre colocado um na câmara... mas no contentor/depósito?
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Seg Mar 21, 2011 1:15 pm

A regra é a mesma para qualquer arma: um cartucho na câmara e dois no carregador. Tendo câmara Magnum, também terá o carregador maior.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Seg Mar 21, 2011 1:34 pm

Obrigado a todos que se prestaram a esclarecer as minhas dúvidas...

Estou ciente de tudo o que me esclareceram... e podem crer que vou ter muito em
conta todos os ensinamentos aqui dados...

Penso não haver mais para questionar, contudo se os caros colegas tiverem mais
a acrescentar, para que eu fique mais bem formado, agradecia...

Bem aja a todos...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos magnum   Hoje à(s) 12:09 am

Cartuchos magnum
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: