Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 114

MensagemAssunto: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 6:05 pm

Boa Tarde.
Tenho 16 anos e inscrevi-me para o exame da carta de caçador, e estou notificado para ir a exame da obtenção da carta de caçador, que decorrerá no dia 12 de maio.
Mas na notificação que recebi apareceu-me uma duvida...
Após ficar aprovado no exame teórico, terei mesmo de realizar o curso de 6 horas na PSP?
Esse curso é para obtenção de carta de caçador com especificação (com arma de fogo)?
A minha questão é, apenas caçarei com arma de fogo a partir dos 18 anos. Será mesmo necessário realizar esse curso????
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 219

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 7:03 pm

rui_cantante escreveu:
Boa Tarde.
Tenho 16 anos e inscrevi-me para o exame da carta de caçador, e estou notificado para ir a exame da obtenção da carta de caçador, que decorrerá no dia 12 de maio.
Após ficar aprovado no exame teórico, terei mesmo de realizar o curso de 6 horas na PSP?
Esse curso é para obtenção de carta de caçador com especificação (com arma de fogo)?
A minha questão é, apenas caçarei com arma de fogo a partir dos 18 anos. Será mesmo necessário realizar esse curso????

Penso que poderás caçar com arma de fogo a partir dos 16 anos, desde que os teus pis assinem uma declaração de autorização que te dão no decorrer do curso na PSP!

Salvo erro, apenas poderás caçar com arma de fogo, com idade inferior a 18 anos, se caçares acopanhado de um adulto que seja caçador e possua também a Licensa de Uso e Porte de Arma!

Espero ter ajudado

Abraço
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 7:17 pm

Obrigado pela informação.
Eu no final direi aqui o resultado para que caso existam jovens como eu ja saberem
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 99

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 7:33 pm

miguel escreveu:
rui_cantante escreveu:
Boa Tarde.

Penso que poderás caçar com arma de fogo a partir dos 16 anos, desde que os teus pis assinem uma declaração de autorização que te dão no decorrer do curso na PSP!

Salvo erro, apenas poderás caçar com arma de fogo, com idade inferior a 18 anos, se caçares acopanhado de um adulto que seja caçador e possua também a Licensa de Uso e Porte de Arma!

Espero ter ajudado

Abraço

Salvo erro isso já não é possivel, antigamente sim era assim que funcionava mas penso que actualmete já não...mas sem certeza, é uma questao de se informar bem sobre o assunto
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 7:36 pm

Amigo monteiro, eu tirei a carta de caçador este ano, e pelo que percebi, ainda era assim! Mas posso estar enganado!

Abraço
Luís fernandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 31

MensagemAssunto: carta de caçador    Sex Abr 22, 2011 7:43 pm

boa noite o senhor tirou a carta de caçador este ano se se lembrar das perguntas que saíram no seu exame podia mas enviar para o seguinte mail : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] por favor se se lembrar de alguma mande e que eu voa a exame no dia 12 de maio
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 7:56 pm

eu falo porque um colega meu de caça tem duas filhas já com carta e um filho que tem agora 16anos, e na altura a mais nova foi ao exame da Dgrf com os 16 anos e não pode fazer o resto (que na altura ainda não havia o exame da psp) pois isso do pai assinar um papel já não lhe foi possivel, e só quando ela fez os 18 anos é que foi ao exame da psp, e se bem o conheço se fosse possivel o filho (agora com 16anos) já o tinha a tirar a carta..
mas volto a dizer não tenho a certeza..
como tal nada melhor que na Psp obter uma informaçao fidedigna.
Trigger_Man
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 8:04 pm

monteiro escreveu:
eu falo porque um colega meu de caça tem duas filhas já com carta e um filho que tem agora 16anos, e na altura a mais nova foi ao exame da Dgrf com os 16 anos e não pode fazer o resto (que na altura ainda não havia o exame da psp) pois isso do pai assinar um papel já não lhe foi possivel, e só quando ela fez os 18 anos é que foi ao exame da psp, e se bem o conheço se fosse possivel o filho (agora com 16anos) já o tinha a tirar a carta..

pelo que sei e que conversei com um agente da psp ainda é assim amigo Monteiro ...
Trigger_Man
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 8:05 pm

Luís fernandes escreveu:
boa noite o senhor tirou a carta de caçador este ano se se lembrar das perguntas que saíram no seu exame podia mas enviar para o seguinte mail : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] por favor se se lembrar de alguma mande e que eu voa a exame no dia 12 de maio

ja tens os exames que estão disponíveis na net ???

cordiais cumprimentos.... aquele abraço
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 8:08 pm

Trigger_Man escreveu:
monteiro escreveu:

pelo que sei e que conversei com um agente da psp ainda é assim amigo Monteiro ...

Amigos não teimo pois certezas também não tenho, por isso o melhor mesmo é obter-se uma informação fidedigna na psp e depois de perferência colocar aqui no forum para dar a conhecer aos restantes membros..
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 8:17 pm

Dê uma olhada:

Já tirei a carta á bastante tempo, muita coisa mudou e continua a mudar.. confesso que já estava um pouco desactualizado sobre esses assuntos, mas creio que ainda se pode obter a partir dos 16 anos com autorização escrita do representante legal:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Parece que está para sair ou saiu á pouco a anulação do curso na PSP para obtenção da CC e LUPA.. tenho a dúvida se tem de sair em Diário da República a anulação desse exame.. creio que sim e só depois deixará de ser necessário a realização do mesmo..
Informem se souberem mais pormenores.. tb tenho esse exame marcado para o final do ano para renovação da LUPA..

E seguem alguns modelos com as perguntas tipicas de exame teórico para obtenção da carta..

Nos sites citados ou nas entidades que os mesmos sites representam, creio que se podem obter-se mais informações..

Espero ter ajudado..

Abraço
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
miguel
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 8:30 pm

monteiro escreveu:
Trigger_Man escreveu:
monteiro escreveu:

Amigos não teimo pois certezas também não tenho, por isso o melhor mesmo é obter-se uma informação fidedigna na psp e depois de perferência colocar aqui no forum para dar a conhecer aos restantes membros..

Monteiro, amigos meus que foram a exame cmg e que tinham menos de 18 anos coseguiram tirar, com autorização do representante, mas nada como ler a lei das armas!
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Abr 22, 2011 8:43 pm

eu acabei agora de ligar ao meu colega que teve esse caso e ele confirmou-me que no caso da filha não foi possivel, a rapariga tirou a carta com os 16 anos mas depois na psp não lhe deixaram obter o uso e porte de arma sem que ela tivesse os 18anos.
so me estou a basear neste caso em particular para dizer o que estou a dizer pois não tenho motivo para duvidar de quem me deu essa informação..da mesma forma que não estou a duvidar da palavra de nenhum de voçes..
por isso de ter dito e repito, nada melhor que obter uma informação na PSP
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sab Abr 23, 2011 8:27 am

sim, claro que não existe ninguém melhor que a PSP para responder a essa dúvida.
terei de ir lá e informar-me correctamente disto.
depois publicarei aqui o que eles me disserem
Pedrobarros
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 55

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Dom Abr 24, 2011 5:17 pm

Boas tenho 16 anos e tambem vou agr a exame.
Alguem me pode arranjar os exames para a carta de caçador e que me mandaram para aqui mas ja procurei e nao encontrei.
mail: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] quem tiver por favor me os mande.
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Dom Abr 24, 2011 9:12 pm

Boa tarde amigo.
Os exames modelo que eu tenho encontrei neste topico, que aqui envio o link, [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], mas amanha quando estiver no meu computador eu lhe enviarei os exames modelo que eu tenho no meu disco.
Boas caçadas[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
caramelo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 102

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Ter Abr 26, 2011 8:50 pm

Boas quem tiver 16 anos ja pode obter a carta d e caçador e o uso e porte d arma a uns anos podia se depois nao se podia e agora volta a poder se enfim país de doidos....
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Qua Maio 11, 2011 7:15 pm

Boas.
Fui hoje informar-me a PSP da liçensa de uso e porte de arma aos 16 anos e o policia disse que eu a podia tirar já, mesmo sendo menor, mas tinha de ser acompanhado pelo meu pai e so poderia usar arma e possuir quando fosse maior de idade.
Boas caçadas
Nuno_90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Qui Maio 19, 2011 7:54 pm

Boa Noite

A minh irma foi a exame esta semana e passou, mas so ainda tem 16 anos, alguem m pode mesmo dizer, s ela depois d fazer o curso, e com uma autorizaçao do pai, e cm uma cedencia de emprestimo, desde qe acompanhada plo mesmo, pode caçar?

Agradecia resposta

Cumprimentos, Nuno Miguel!
Nuno_90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Qui Maio 19, 2011 7:58 pm

Boa Noite

A minh irma foi a exame esta semana e passou, mas so ainda tem 16 anos, alguem m pode mesmo dizer, s ela depois d fazer o curso, e com uma autorizaçao do pai, e cm uma cedencia de emprestimo, desde qe acompanhada plo mesmo, pode caçar?

Agradecia resposta

Cumprimentos, Nuno Miguel!
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Maio 20, 2011 8:35 am

rui_cantante escreveu:
Boas.
Fui hoje informar-me a PSP da liçensa de uso e porte de arma aos 16 anos e o policia disse que eu a podia tirar já, mesmo sendo menor, mas tinha de ser acompanhado pelo meu pai e so poderia usar arma e possuir quando fosse maior de idade.
Boas caçadas

Esclarece-me, pelo que percebi podes tirar tudo mas só podes caçar com a arma na mão aos 18?
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Maio 20, 2011 9:57 am

monteiro escreveu:
rui_cantante escreveu:
Boas.
Boas caçadas

Esclarece-me, pelo que percebi podes tirar tudo mas só podes caçar com a arma na mão aos 18?

sim. pelo menos foi o que o policia da esquadra onde eu me fui informar me disse. que eu tirava ja a L.U.P.A. mas que so podia utilizar arma de fogo aos 18 anos. e apos a aprovação do exame teórico da carta de caçador preenche-mos logo a inscrição para a L.U.P.A. mas temos a diferença de apenas poder-mos tirar para caçadeiras.
João2
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Qua Jun 22, 2011 2:42 pm

amigo rui cantante adiciona me no msn par me esclareceres umas duvidas a cerca da carta de caçador e que eu tambem tenho 16 anos e tava interessado em tira-la
meu mail: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Qua Jun 22, 2011 2:51 pm

ja adicionei :)
Augusto Moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 105

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Jun 24, 2011 9:36 pm

Anda por aí muitos equívocos quanto a caçar com 16 anos ou não. A lei é bem clara, se aos 16 está devidamente legalizado, só pode caçar com arma de fogo com um familiar devidamente legalizado como é óbvio. Só pode adquirir arma de fogo aos 18 anos, até aí só pode caçar com arma de outrem com declaração de empréstimo devidamente autenticada pela PSP.
Augusto Moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 105

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Sex Jun 24, 2011 9:56 pm

Adolescentes já podem caçar
Escrito por administrator
Segunda, 11 Outubro 2010 22:38
A nova Lei das Armas, aprovada dia 01 de Outubro 2010 na Assembleia da República – apenas com os votos favoráveis do PS, permite o exercício da caça com arma de fogo a jovens com mais de 16 anos e determina que a carta de caçador e a licença de uso e porte de arma sejam obtidas em simultâneo.
A redução da idade mínima para obter a licença de posse de arma é, para Jacinto Amaro, presidente da Federação Portuguesa de Caça (Fencaça), apenas o desfazer de uma contradição entre leis: "A Lei da Caça permitia que os jovens com mais de 16 anos tirassem a carta de caçador, mas só podiam ter arma a partir dos 18. Ou seja, na prática, não podiam caçar."
Quanto aos perigos que podem advir desta decisão, o presidente da Fencaça afirma que os jovens exercem a actividade "sempre na companhia de tutores, os pais ou pessoas mais velhas, que os ensinam", adiantando que é "a idade ideal para os cativar para a actividade cinegética".
Esta medida e a obtenção da carta de caçador e da licença de uso e porte de arma para a actividade venatória em simultâneo eram há muito tempo reivindicadas pelos caçadores e podem contribuir para "o crescimento do número de praticantes", em queda há dez anos. Mas, para Jacinto Amaro, ainda falta, por exemplo, a formação passar a ser gratuita e dada pelas organizações do sector.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"   Hoje à(s) 2:34 pm

Duvida "Carta de caçador aos 16 anos"
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: