Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
sófitos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 22

MensagemAssunto: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Seg Maio 09, 2011 8:23 pm

Caros colegas, sou novo aqui no forum (5 ou 6 dias), mas pelo que já li, pude constatar o forum um pouco conflituso, nomeadamente no que diz respeito aos cães e seus treinos......Por isso leiam com atenção e não interpretem mal as palavras seguintes.

Este tópico destina-se a todos os membros do forum, como é óbvio, mas peço-vos , se for para criticar ou dizer baboseiras, mais vale não colorarem nenhum comentário

Pois prefiro que o tópico seja um fracasso ou com pouca participação, do que ver desrespeitada uma linha de cães com mais de 40 anos, linha essa que toda as gentes do Oeste (mafra, sintra, cadaval, torres vedras, sobral monte agraço, lourinha..e não só) conhece e ninguem discute a sua origem, pois todos sabemos o seu pai, Ti André, morador em Ribamar (ERICEIRA).

Se for para dizer mal, deixem então o tópico apenas para os conhecedores e amantes desta linha de cães coelheiros....

Digo isto, e não levem a mal as minhas palavras, pois pelo que pude ler a primeira vez que este forum ouviu falar desta linha de coelheiros foi através do colega ensocados, que foi logo criticado, quem conhece a linha sabe do que ela é capaz de fazer e pasmar os mais distraidos amantes cinófilos.

È com muita pena minha que ele tenha deixado de postar, pelo menos até á data de hoje, pois é pena não poder conversar e discutir uma paixão em comum.....

Peço tambem ao amigo Dinis e Henriques58 que partipem e deixem as suas experiencias com esta linha.....

A todos os que estiverem interressados em conhecer 1 pouco melhor esta linha é só dispor, que eu ou alguem conhecedor da linha da ericeira responderá concerteza....aos outros agradeço....mas não

1 abraço
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Seg Maio 09, 2011 8:33 pm

Fotos

Boas caçadas
dinis reis
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 119

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Seg Maio 09, 2011 9:06 pm

amigo sofilos e com muita pena minha nao ver esta linha de caes ser reconhecida como raça se os espanhois tem 6 ou 7 raças de podengos porque e que nos temos de ter so o pequeno medio e grande?penso que estamos presos á morfologia e a estes tres tamanhos e o resto fica para tras,nao twnho duvidas que algumas das melhores linhas de caça nao estao registados na nossa raça portuguesa.
amigo a.agostinho o mais breve possivel vou publicar fotos desta linha de caes o problema e so ter dificuldades em publicalas mas vou arranjar alguem para me ensinar.
abraços dinis reis corre corre corre
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Seg Maio 09, 2011 10:16 pm

na minha simples opinião e pelo que conheço desses cães, são muito trabalhadores bom espirito de luta, latem muito bem de rasto mas numa grande maioria seguem pouco, talvez pela zona onde são utilizados não ser necessario seguir muito. penso que ao longo dos anos os cães adptaram as suas apitdões á zona onde caçam.
falo por alguns que vi no monte, não quer dizer que não existam maquinas a seguir muito destes cães.

Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 339

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Ter Maio 10, 2011 8:59 am

Bom Dia a todos,
este forum é tão conflituoso quanto qualquer outro, não venhamos fazermo-nos de coitadinhos, pois somos todos Homens e os tópicos que se tornam mais "acesos", claro que têm a ver com cães e com cada um achar que tem melhores do que os outros e exactamente por andarmos todos na caça há muitos anos e já termos criado centenas de cães, sabemos quando estão a meter a pata na poça e não é por pedirmos mais provas ou duvidarmos, que temos de entrar em conflitos, o conflito de ideias pode muito bem ser uma coisa saudável.
Quando aqui alguém falou em "Ericeiras" nunca foi para defender a linha de cães, ou explicar em que se baseia essa linha de cães, foi somente como uma justificação do numero de coelhos achados, como se isso fosse a descoberta da pólvora, eu acho tantos coelhos porque caço com ericeiras, não sabemos se com os nossos rafeiros fossemos a esse local, acharíamos mais ou menos, ou qual seria a diferença.
Por isso acho bem que apareça alguem a definir esses cães e com intenção de colocar fotos, não duma forma vaidosa, mas para esclarecer os membros do forum acerca do que é esta linha de cães, acho que é assim que deve de ser, aliás, acho é qeu quem de direito, quem conheça os ericeiras, deveria aqui "mostrar" em vez de ficar á espera de perguntas, creio que todos concordarão comigo, eu tenho curiosidade nesses cães e preferia ler um artigo a falar deles e depois tirar algumas duvidas, do que estar a perguntar pelo tipo de pêlo, côr do pêlo, etc...

Quanto ao membro Ensocados, segundo diz deixou de participar aqui, lamentavelmente, mas ninguem o criticou por caçar com ericeiras ou com rafeiros, na parte que me toca e tive oportunidade de escrever isso, achei uma feira de vaidades e uma conversa de dar vómitos, acho que dizer que tinha os melhores do concelho e queria o melhor do distrito peca por falta de humildade, depois este era o único forum em que aparecia sendo de Cascais, depois disso na parte que me toca, fiz uma serie de perguntas e acabou por haver uma crispação, mas não foram criticas aos cães, foram mais duvidas, se assim lhe posso chamar, depois acabei mais por teclar com o colega Zambujal do que com ele.
Penso que todos temos direito a opinar aqui e não é por alguém duvidar que eu vi 15 coelhos que me faz abandonar este fórum, se o colega Ensocados não que rescrever mais aqui é porqeu não sente necessidade de contar so treinos, pois não me lembro de o "ler" a participar noutro topico qualquer de outro membro.

Eu já estive sem participar neste espaço, mais de um ano e desde moderadores a administrador sabem disso e das razões, mas não foi por duvidarem da qualidade dos meus cães, disso até eu tenho duvidas, mas uma coisa é certa, NUNCA aqui escrevi "tou a pensar em não participar mais" ou "agora é que se acabou a minha participação", ou "qualquer dia não venho aqui mais", não, quem quer sair sai, quem quer entrar entra, não precisa de bater á porta nem para uma coisa nem para outra.

Mas agora que já me alonguei demasiado, deixo o desafio, acho que gostaríamos todos de ler um tópico, ou ler neste tópico uma definição do cão ericeira.
Abraço a todos e este espaço vive da troca de ideias, seja feita de forma mais critica ou menos critica.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Ter Maio 10, 2011 1:30 pm

Amigo sófitos,Descreva um pouco como é essa linhagem de cães a caçar, do género da que o marcodatsun fez. Por acaso até tenho alguma curiosidade em saber como é o caçar desses cães.
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Ter Maio 10, 2011 6:15 pm

Banzé escreveu:
Bom Dia a todos,
este forum é tão conflituoso quanto qualquer outro, não venhamos fazermo-nos de coitadinhos, pois somos todos Homens e os tópicos que se tornam mais "acesos", claro que têm a ver com cães e com cada um achar que tem melhores do que os outros e exactamente por andarmos todos na caça há muitos anos e já termos criado centenas de cães, sabemos quando estão a meter a pata na poça e não é por pedirmos mais provas ou duvidarmos, que temos de entrar em conflitos, o conflito de ideias pode muito bem ser uma coisa saudável.
Quando aqui alguém falou em "Ericeiras" nunca foi para defender a linha de cães, ou explicar em que se baseia essa linha de cães, foi somente como uma justificação do numero de coelhos achados, como se isso fosse a descoberta da pólvora, eu acho tantos coelhos porque caço com ericeiras, não sabemos se com os nossos rafeiros fossemos a esse local, acharíamos mais ou menos, ou qual seria a diferença.
Por isso acho bem que apareça alguem a definir esses cães e com intenção de colocar fotos, não duma forma vaidosa, mas para esclarecer os membros do forum acerca do que é esta linha de cães, acho que é assim que deve de ser, aliás, acho é qeu quem de direito, quem conheça os ericeiras, deveria aqui "mostrar" em vez de ficar á espera de perguntas, creio que todos concordarão comigo, eu tenho curiosidade nesses cães e preferia ler um artigo a falar deles e depois tirar algumas duvidas, do que estar a perguntar pelo tipo de pêlo, côr do pêlo, etc...

Quanto ao membro Ensocados, segundo diz deixou de participar aqui, lamentavelmente, mas ninguem o criticou por caçar com ericeiras ou com rafeiros, na parte que me toca e tive oportunidade de escrever isso, achei uma feira de vaidades e uma conversa de dar vómitos, acho que dizer que tinha os melhores do concelho e queria o melhor do distrito peca por falta de humildade, depois este era o único forum em que aparecia sendo de Cascais, depois disso na parte que me toca, fiz uma serie de perguntas e acabou por haver uma crispação, mas não foram criticas aos cães, foram mais duvidas, se assim lhe posso chamar, depois acabei mais por teclar com o colega Zambujal do que com ele.
Penso que todos temos direito a opinar aqui e não é por alguém duvidar que eu vi 15 coelhos que me faz abandonar este fórum, se o colega Ensocados não que rescrever mais aqui é porqeu não sente necessidade de contar so treinos, pois não me lembro de o "ler" a participar noutro topico qualquer de outro membro.

Eu já estive sem participar neste espaço, mais de um ano e desde moderadores a administrador sabem disso e das razões, mas não foi por duvidarem da qualidade dos meus cães, disso até eu tenho duvidas, mas uma coisa é certa, NUNCA aqui escrevi "tou a pensar em não participar mais" ou "agora é que se acabou a minha participação", ou "qualquer dia não venho aqui mais", não, quem quer sair sai, quem quer entrar entra, não precisa de bater á porta nem para uma coisa nem para outra.

Mas agora que já me alonguei demasiado, deixo o desafio, acho que gostaríamos todos de ler um tópico, ou ler neste tópico uma definição do cão ericeira.
Abraço a todos e este espaço vive da troca de ideias, seja feita de forma mais critica ou menos critica.

A quente até posso não escrever assim, mas a frio é sem dúvida o que eu penso...

Abraço
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Ter Maio 10, 2011 6:41 pm

sófitos escreveu:

Caros colegas, sou novo aqui no forum (5 ou 6 dias), mas pelo que já li, pude constatar o forum um pouco conflituso, nomeadamente no que diz respeito aos cães e seus treinos......Por isso leiam com atenção e não interpretem mal as palavras seguintes.

Este tópico destina-se a todos os membros do forum, como é óbvio, mas peço-vos , se for para criticar ou dizer baboseiras, mais vale não colorarem nenhum comentário

Pois prefiro que o tópico seja um fracasso ou com pouca participação, do que ver desrespeitada uma linha de cães com mais de 40 anos, linha essa que toda as gentes do Oeste (mafra, sintra, cadaval, torres vedras, sobral monte agraço, lourinha..e não só) conhece e ninguem discute a sua origem, pois todos sabemos o seu pai, Ti André, morador em Ribamar (ERICEIRA).

Se for para dizer mal, deixem então o tópico apenas para os conhecedores e amantes desta linha de cães coelheiros....

Digo isto, e não levem a mal as minhas palavras, pois pelo que pude ler a primeira vez que este forum ouviu falar desta linha de coelheiros foi através do colega ensocados, que foi logo criticado, quem conhece a linha sabe do que ela é capaz de fazer e pasmar os mais distraidos amantes cinófilos.

È com muita pena minha que ele tenha deixado de postar, pelo menos até á data de hoje, pois é pena não poder conversar e discutir uma paixão em comum.....

Peço tambem ao amigo Dinis e Henriques58 que partipem e deixem as suas experiencias com esta linha.....

A todos os que estiverem interressados em conhecer 1 pouco melhor esta linha é só dispor, que eu ou alguem conhecedor da linha da ericeira responderá concerteza....aos outros agradeço....mas não

1 abraço

Venham dai essas fotos, pois, acho que devemos abrir o espírito a novas linhas, também acho que se for bom, e se for cão, é tudo o que queremos... (já disse nada ter contra cães de caça, sejam estes aqueles ou outros)... quero é ouvir falar de cães, e poder falar de treinos, mais nada...
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Ter Maio 10, 2011 6:44 pm

Amigo Banzé...sempre certeiro com as suas intervenções.
sófitos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Ter Maio 10, 2011 8:43 pm

Boa noite colegas...

Amigo Dinis, apesear de saber ser impossivel registar esta linha de cães, por motivos de várias ordens, burocracias, lobbies instalados, não ser uma linha de fisionomia homogenea (ex. uns fitam outros não), seria uma grande alegria para mim, para todos os amantes desta linha e principalmente para o seu "inventor", Mestre André.......

Quanto á linha dos cães e suas caracteristicas, o sr marco definiu muito aproximadamente o que eles são, cães incansáveis a trabalhar parecendo mesmo a maioria dos exemplares que não caçaram de manhã, cães que caçam nas silvas e tojais movimentam-se com grande rapidez, que quando caçam em mato mais aberto parecem autenticas flechas, excepto aqueles exemplares que vão buscar sangue muito atrasado, e saem lentos (abazessados) mas incansáveis como os seus irmãos mais rápidos.
Possuem gargantas espectaculares, que se fazem ouvir muito longee quase todos a fazer bem de pegada mesmo com muito calor.....daí de inverno e com tempo humido pelo menos na primeira hora, serem chatos com constantes piadelas no rasto...mas quando pegam num coelho é muito dificil ele desaparecer,dirão alguns isso tambem outras raças fazem, e eu digo claro que fazem e acredito perfeitamente nisso pois já vi fazer....mas qui trata-se de caracterizar esta linha de coelheiros..

Quanto ao seguir pouco como o sr. Marco refere, são opiniões e eu respeito-a, tambem não sei quantos exemplares viu a caçar, o que posso dizer é que derivado a terem sangue de basset, as pessoas de á 20 ou 10 anos atrás, até diziam que os ericeiras eram melhor a seguir do que achar, daí a minha opinião ser diferente do sr. Marco, pois a seguir são autenticas máquinas, é claro que há exemplares que não o fazem ao longo de muitos metros.....
A zona como referiu e bem, conta muito pois ericeira, tem mar, logo praias, logo chão de areia, logo muitas covas, se os viu nessa zona é normal, principalmente no verão, os atreites não serem muito longos..
Havia caçadores que adquiriam ericeiras só para seguir, porque para achar tinham os podengos, diziam eles, é claro que no fim da época a opinião já era pouco diferente..

Para terem uma ideia, e não posso precisar ao certo com é obvio, penso que no oeste(sintra, mafra, torres, lorinhã, cadaval, peniche, rio maior, sobral monte agraço, arruda dos vinhos, ...etc)os ericeiras estejam em mais de 1000 matilhas, uns com mais exemplares, outros com menos, uns no seu estado puro, outros cruzados com cães de rasto ou principalmente com podengo (caso de amigo dinis).....

Este ano na feira em Torres havia muitos exemplares, cruzados com podengo e no seu estados puro...

1 abraço e disponham sempre
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Ter Maio 10, 2011 8:47 pm

não nos pode meter umas fotos para quem não conhece essa linha como eu .obrigado

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Ter Maio 10, 2011 8:50 pm

sófitos escreveu:

Quanto á linha dos cães e suas caracteristicas, o sr marco definiu muito aproximadamente o que eles são, cães incansáveis a trabalhar parecendo mesmo a maioria dos exemplares que não caçaram de manhã, cães que caçam nas silvas e tojais movimentam-se com grande rapidez, que quando caçam em mato mais aberto parecem autenticas flechas, excepto aqueles exemplares que vão buscar sangue muito atrasado, e saem lentos (abazessados) mas incansáveis como os seus irmãos mais rápidos.
Possuem gargantas espectaculares, que se fazem ouvir muito longee quase todos a fazer bem de pegada mesmo com muito calor.....daí de inverno e com tempo humido pelo menos na primeira hora, serem chatos com constantes piadelas no rasto...mas quando pegam num coelho é muito dificil ele desaparecer,dirão alguns isso tambem outras raças fazem, e eu digo claro que fazem e acredito perfeitamente nisso pois já vi fazer....mas qui trata-se de caracterizar esta linha de coelheiros..

Isto são caracteristicas das aptidões cinegéticas...mas o que se estava a pedir são as caracteristicas fisicas. Só essas é que podem ajudar a identificar e caracterizar esta "linha".
sófitos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Ter Maio 10, 2011 9:06 pm

os ericeiras fisicamente caracterizam-se por cães baixos, grossos, compridos e com o peito largo (daí chamarmo-lhes aqui na zona ensocados), pata um pouco para o lado tipo basset, nós das mãos grossos, a fazer lembrar caroços, uns saem de orelha fita outros não, havendo hoje em dia já muitos fitos, devido á junção de algum sangue de podengo, para dar mais beleza e velocidade......as cabeças apresentam um chanfre acentuado.....as cores que predonimavam antigamente (15 anos sensivelmente) eram o preto, cinzento, chocolate....com o passar do tempo foi-se aproveitando os brancos malhados de laranja ou canela, sendo a cor predominante hoje em dia sem dúvida alguma...

Eu por exemplo possuo 1 macho preto de orelhas cortadas, posso 1 cachoro branco malhado de cinzento que tambem não irá fitar, tenho uma femea toda chocolate de orelha fita, mas o grosso da matilha é bramca malhada de laranja ou amarela como preferirem

Não tenho hábito de por fotos ou sequer tirá-las, mas vou tentar nos próximos dias......mas se a curiosidade apertar....vão ao google...escrevam cães de caça em sobral de monte agraço...aparecerá um anuncio com 19 fotos...estão lá vários ericeira, apeser de algumas não pormonizarem bem os cães
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Ter Maio 10, 2011 9:13 pm

Obrigado pela dica....assim já consegui associar a sua descrição com as fotos ...agora já sei do que estamos a falar.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 8:38 am

sófitos escreveu:
os ericeiras

Gostei do que vi....

Não tenho hábito de por fotos ou sequer tirá-las, mas vou tentar nos próximos dias......mas se a curiosidade apertar....vão ao google...escrevam cães de caça em sobral de monte agraço...aparecerá um anuncio com 19 fotos...estão lá vários ericeira, apeser de algumas não pormonizarem bem os cães
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 339

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 8:41 am

Sim, eu vi esses cães na feira de Torres, inclusivé estava lá um senhor a mostrar/treinar uma cachorra numa cerca com coelhos "bravos".
Abílio Vidal
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 869

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 12:33 pm

Citação :
sófitos escreveu:
os ericeiras

Gostei do que vi....

Amigo depois de ver as fotos sugeridas por si, aquilo que eu vejo é o cruzamento de Podengos com outras raças.

Lá está o nosso Podengo como Base na criação de linhas com características especificas, sejam elas IRICEIRAS, TALIBANS e tantas outras que prolíficam por aí !!! 12345

As palavras voam, a escrita fica !!!
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 12:39 pm

Abílio Vidal escreveu:
Citação :
sófitos escreveu:
os ericeiras

Gostei do que vi....

Amigo depois de ver as fotos sugeridas por si, aquilo que eu vejo é o cruzamento de Podengos com outras raças.

Lá está o nosso Podengo como Base na criação de linhas com características especificas, sejam elas IRICEIRAS, TALIBANS e tantas outras que prolíficam por aí !!!

Mas isso terá e será sempre assim, pois coelheiros, têm que ter sempre por base o mesmo, podengos, pois são os verdadeiros coelheiros, venha que vier, pois foram sempre os podengos, ainda que sem lop, que estiveram dedicados à caça ao coelho, na Península Ibérica... noutras zonas do globo, são as raças de cães de rasto, pelo que será sempre normal, a tentativa de unir as características destes cães, o problema é só o facto de quererem que tenham a orelha levantada, mais nada...
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 4:14 pm

Abílio Vidal escreveu:

Lá está o nosso Podengo como Base na criação de linhas com características especificas, sejam elas IRICEIRAS, TALIBANS e tantas outras que prolíficam por aí !!!
É uma verdade, quase inegável!

Considero que o Podengo Português seja excelente para a caça ao coelho mas há algo que está a mudar e daí aparecerem esses cruzamentos.À 20 anos para trás a densidade de coelhos era tal que não era preciso grande cão de caça para se cobrarem meia dúzia de coelhos numa manhã. Desta forma não era necessário um cão tão exigente no que tocasse a latir, seguir ou resistência. À medida que começaram a proliferar as doenças a densidade populacional dos coelhos foi diminuindo. Esta diminuição começou as pessoas a procurarem outras raças, outro tipo de cães, para que se pudesse retirar o maior proveito dos coelhos que existem. Passou-se a caçar com beagles, bassets ou teckels que tem qualidades distintas das dos podengos. No entanto um misto de podengo, que é um cão trabalhador, rápido e bom levantador, com outra raça que lhe dê mais nariz, mais latir e mais seguir, fez com que surgissem outras linhagens de cães mais completas em determinados aspectos.Como andar a fazer cruzamentos, não controlados, rapidamente se estragam todas as características dos cães e muitas destas linhagens acabam por não ter fundamento para se criar uma raça. Acho importante e até era bom que se criassem alguns clubes que defendessem estas linhagens independentemente de ser reconhecida ou não. Só com um grupo de amantes de certas linhagens é que se consegue construir algo com cabeça tronco e membros. Tudo bem definido com o que se pretende e trabalhar até chegar a uma descendência sólida e com provas dadas.

O ditado já é velho: "A união faz a força."

Eu sinceramente sinto-me muitas vezes cativado por algo que é novo e que não conheço. Acho que é interessante a divulgação destas linhagens de cães.

bravo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 685

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 5:14 pm

Hélio escreveu:
Abílio Vidal escreveu:

Considero que o Podengo Português seja excelente para a caça ao coelho mas há algo que está a mudar e daí aparecerem esses cruzamentos.À 20 anos para trás a densidade de coelhos era tal que não era preciso grande cão de caça para se cobrarem meia dúzia de coelhos numa manhã. Desta forma não era necessário um cão tão exigente no que tocasse a latir, seguir ou resistência. À medida que começaram a proliferar as doenças a densidade populacional dos coelhos foi diminuindo. Esta diminuição começou as pessoas a procurarem outras raças, outro tipo de cães, para que se pudesse retirar o maior proveito dos coelhos que existem. Passou-se a caçar com beagles, bassets ou teckels que tem qualidades distintas das dos podengos. No entanto um misto de podengo, que é um cão trabalhador, rápido e bom levantador, com outra raça que lhe dê mais nariz, mais latir e mais seguir, fez com que surgissem outras linhagens de cães mais completas em determinados aspectos.Como andar a fazer cruzamentos, não controlados, rapidamente se estragam todas as características dos cães e muitas destas linhagens acabam por não ter fundamento para se criar uma raça. Acho importante e até era bom que se criassem alguns clubes que defendessem estas linhagens independentemente de ser reconhecida ou não. Só com um grupo de amantes de certas linhagens é que se consegue construir algo com cabeça tronco e membros. Tudo bem definido com o que se pretende e trabalhar até chegar a uma descendência sólida e com provas dadas.

Eu sinceramente sinto-me muitas vezes cativado por algo que é novo e que não conheço. Acho que é interessante a divulgação destas linhagens de cães.

100% de acordo!!!!!
sem dúvida que o podengo é um cão espetacular para os coelhos....mas como estão os terrenos hoje em dia,muitas silvas muitas ervas e falta de cultivo e a pouca denssidade de coelhos comparado com o que era dantes....acho que lhes falta qualquer coisa....talvez nariz talvez mais precistemcia no seguir.em certas zonas do país tipo alentejo o podengo é rei sem dúvida...mas aqui na minha zona OESTE muita malta vira-se para os de rasto ou cruzados .....mas mesmo em cruzamentos "marados" o podengo aparesse sempre como base desses cruzamentos.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 6:05 pm

Hélio escreveu:
Abílio Vidal escreveu:

pedro eusebio escreveu:

100% de acordo!!!!!
sem dúvida que o podengo é um cão espetacular para os coelhos....mas como estão os terrenos hoje em dia,muitas silvas muitas ervas e falta de cultivo e a pouca denssidade de coelhos comparado com o que era dantes....acho que lhes falta qualquer coisa....talvez nariz talvez mais precistemcia no seguir.em certas zonas do país tipo alentejo o podengo é rei sem dúvida...mas aqui na minha zona OESTE muita malta vira-se para os de rasto ou cruzados .....mas mesmo em cruzamentos "marados" o podengo aparesse sempre como base desses cruzamentos.

Embora eu esteja tentado a dizer que estou de acordo com vocês...mas acho que a culpa é mais nossa que dos podengos.

Senão vejamos:

-Antigamente 80% dos caçadores (legais ou não) viviam em zonas rurais e os seus cães caça iam todos os dias para o campo e eram constantemente confrontados com caça. Esses "passeios" podiam durar o dia todo. Muitas vezes os cachorros iam atrás da mãe desde muito cedo e cedo ganhavam vicio.

-Hoje se calhar 80% dos caçadores vivem em zonas urbanas, vão ao campo com os cães nos dias de caça e meia duzia de vezes para "ganharem calo", os cachorros com alguma dificuldade dão de caras com alguma peça de caça.

A maioria quer milagres????

Depois temos outra coisa que muitos de nós contribuimos para que o podengo "perdesse" alguma das suas faculdades.

-antigamente (e até no regime livre) as caçadas duravam o dia todo...sem pressas e os cães caçavam a seu ritmo...pois mais tarde ou mais cedo a caça aparecia. Além que o cão saía de casa e já estava a caçar

-Hoje e na maioria dos casos, as caçadas têm de estar realizadas numa manhã...cães mais lentos, por vezes não têm lugar na matilha. Sem contar que tem de se sujeitar ao saltos da viagem que dura horas...E o que é preciso é o cão levantar o coelho com rapidez...seguir era o menos.

Mas a tendencia está a mudar...e porquê? cada vez mais os grupos de caça ao coelho que antes eram de 5 ...6...7...8 ou até mais caçadores. Agora passou a ser de grupos 3...2...até 1 caçador. Cada vez mais caçamos "sozinhos"...e por isso voltou a necessidade do podengo seguir o coelho com mais qualidade.

Não digo que isto seja o panorama geral....mas digam lá se em parte não há uma ponta de razão. Pelo menos é a minha maneira de ver as coisa de um "angulo" diferente.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 8:59 pm

Também tens razão no que dizes que pode ser falta de treino mas quando uma determinada raça não tem apetência para fazer determinado tipo de trabalho por mais que te esforces não os consegues meter a fazer isso. Daí eu dizer que hoje em dia está-se a pedir para os podengos fazer determinadas coisas que já começa a ficar um pouco fora da selecção que apareceu até à uns anos atrás. Hoje em dia, já vejo a malta a falar em podengos que seguem bem, que latem de rasto etc etc ou seja a selecção dos cães podengos está a virar-se para outras necessidades. A base é são os podengos e serão sempre os podengos senão não tinham "resistido" a alguns séculos de selecção.
sófitos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 9:44 pm

" A união faz a força...", a melhor frase para caracterizar esta linha de cães...
Pois são inumeros os caçadores que sentem um orgulho imenso nesta linha, defendem-na com uma força incrivel, não colocam mais nenhum sangue na matilha senão esta linha de coelheiros....é indiscritivel o que se passa nas matilhas do oeste para quem está por fora e não acompanha....
Ao ponto de como me confrssava á pouco tempo 1 amigo meu.." à pessoas que dizem mal, por latirem muito e por serem feios, mas depois na volta para conseguirem vender alguns cães ou cachoros, tem de dizer que são da linha da Ericeira...", esta tal como o meu amigo considero-a uma prova cabal de como esta linha é sobrevalorizada e reconhecida....

Como diz 1 grande seguidor desta linha, o mal é provar, depois já não há cura....

Mas repito, admito-o e sei que por esse pais fora existem outras grandes linhas de cães, que produzem autenticas máquinas...

1 abraço
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 10:50 pm

Nos cães para se ter bom é preciso muita selecção. Quando há estas linhagens só os melhores ficam. Agreement
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 81

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 10:57 pm

Qualquer linha de cães apurada em determinada região é porque responde á grande maioria dos caçadores dessa região.
Mas o que é verdade numa região pode não o ser noutra, digamos o que é que chamamos seguir muito é 100 metros, 500 metros, 1 Km, 5 minutos, 15 minutos ??? depende da região em que se caça e da maneira de caçar de cada um, o GRANDE CÃO DE CAÇA é aquele que serve o dono da maneira que ele mais gosta.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qua Maio 11, 2011 11:00 pm

ondas escreveu:
Qualquer linha de cães apurada em determinada região é porque responde á grande maioria dos caçadores dessa região.
Mas o que é verdade numa região pode não o ser noutra, digamos o que é que chamamos seguir muito é 100 metros, 500 metros, 1 Km, 5 minutos, 15 minutos ??? depende da região em que se caça e da maneira de caçar de cada um, o GRANDE CÃO DE CAÇA é aquele que serve o dono da maneira que ele mais gosta.

Palavras sabedouras... não poderia estar mais de acordo...
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3307

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qui Maio 12, 2011 10:28 am

ondas escreveu:
Nem mais nem menos.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3307

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qui Maio 12, 2011 10:35 am

Quanto aos podengos "ericeiras" eu nunca tinha ouvido falar deles apesar de conhecer alguns caçadores das zonas onde potencialmente esses cães dão prova. Acredito que a selecção os tenha feito bons agora o que não acredito é que sejam os salvadores da pátria da mesma forma que não acredito que outras linhas de "podengos" os de "rafeiros apodengados" o sejam.
Podemos dar as voltas que dermos que
caímos sempre no mesmo: podengos! Pessoalmente, acreditem ou não, conheço e já tive oportunidade de ver caçar algumas centenas de cães em diversos tipos de orografia e coberto vegetal de norte a sul de Portugal, e ninguém me tira a ideia que os podengos serão sempre os reis na caça ao coelho em Portugal.
Agora uma coisa vos garanto com toda a certeza: muitos há que falam em podengos mas infelizmente nunca tiveram a oportunidade de ver caçar um podengo a sério e até aposto que no dia que tiverem esse
privilégio mudam a ideia pré-concebida que um podengo segue pouco ( e falo no seguir porque frequentemente é o maior defeito que se aponta a um podengo).
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qui Maio 12, 2011 10:38 am

podengos&coelhos escreveu:
Quanto aos podengos "ericeiras" eu nunca tinha ouvido falar deles apesar de conhecer alguns caçadores das zonas onde potencialmente esses cães dão prova. Acredito que a selecção os tenha feito bons agora o que não acredito é que sejam os salvadores da pátria da mesma forma que não acredito que outras linhas de "podengos" os de "rafeiros apodengados" o sejam.
Podemos dar as voltas que dermos que
caímos sempre no mesmo: podengos! Pessoalmente, acreditem ou não, conheço e já tive oportunidade de ver caçar algumas centenas de cães em diversos tipos de orografia e coberto vegetal de norte a sul de Portugal, e ninguém me tira a ideia que os podengos serão sempre os reis na caça ao coelho em Portugal.
Agora uma coisa vos garanto com toda a certeza: muitos há que falam em podengos mas infelizmente nunca tiveram a oportunidade de ver caçar um podengo a sério e até aposto que no dia que tiverem esse
privilégio mudam a ideia pré-concebida que um podengo segue pouco ( e falo no seguir porque frequentemente é o maior defeito que se aponta a um podengo).

Ora, mais esclarecedor não podia ser, mais acertado não poderia estar, mais verdade que esta não há...
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   Qui Maio 12, 2011 11:02 am

Há podengos a seguir muito bem no entanto também há muitos podengos desses desligados do dono e são mais ponteiros. Tudo vai das linhas que se tem e do que se escolhe. Agreement
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André   

Linha da Ericeira (Ribamar) ou cães do Ti André
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: