Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

espera 15/06/11

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
oliveira2
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 136

MensagemAssunto: espera 15/06/11   Sex Jun 17, 2011 6:18 pm

Boas a todos.
Na passada terça feira fui fazer uma espera com o meu amigo Alexandre Portela. Agradeço-lhe desde já ter-me proporcionado um dos meus melhores dias de caça!
Embora não seja um grande fã da caça Maior ( já fui menos, pois o Alexandre tem conseguido viciar-me um pouco ) aproveitar o campo depois de um dia de trabalho é do melhor que se pode ter!
Mas voltando á espera: lá fomos os 2 para a espera. Ele levou a logística toda e a arma e eu iria atirar. Estava assim combinado.
Pelo caminho em direcção ao cevadouro lá se foi vendo umas rolas bravas aqui e acolá, uns pombos torcazes a esvoaçar e muitas outras aves cinegéticas e não só. Altura para pegar na minha máquina fotográfica e começar a tirar umas fotos. Azar dos azares... sem bateria... para a próxima já não me esqueço. Foi uma fustração
Um km antes do cevadouro paramos para comer uma bucha, que sabe sempre melhor quando estamos no campo. Tempo agradável e calmo, pouco vento e um fim do dia magnifíco ( desgraçada máquina, pensei eu. Que falta me fazes... ).
Depois da barriga atestada, da roupa vestida e de todos os apetrechos preparados e acondicionados lá partimos na caminhada para o cevadouro.
Quando lá chegados, acomodamo-nos e começou a espera... Nós no alto, a 30 metros de uma ribeira repleta de silvas mas onde se ouvia o som da água correndo devagar. Cevadouro encostado ás silvas remexido e virado. Os porcos vão lá
O dia aproximava-se do fim a passos largos, o eclipse da lua já estava próximo. Tempo para uma ou outra piada ( sempre em sussurro ), ver e ouvir uma lebre e 1 perdiz e continuar a aguardar...
Pouco mais de 1h após chegarmos ouviu-se um barulho ténue mas forte que chamou-nos a atenção...
De seguida, outro restolhar mais forte e vigoroso. Sem dúvida um javali que se aproximava!
Tensão imediata no corpo todo... Adrenalina a subir... e 3 valentes sopradelas dentro das silvas mas que pareciam ser mesmo em cima de nós!!!
Dispara o coração e toda a tensão! Começo a ficar de tal forma que até as pernas tremiam eh eh eh. O Alexandre só olhava e dizia por gestos: respira fundo e controla a respiração.
A muito custo o consegui mas o coração ficou sempre a bater com força! Parecia que estava nos ouvidos!
E o porco lá continuava dentro das silvas a fussar e trincar algo e de vez em quando ouvia-se a chapinar na água. Mas não saía das silvas.
Assim continuou durante mais de meia hora. Ficou de noite escura! Luminosidade nula e lua nem vê-la ( eclipse da lua em acção ).
Nós lá continuavamos á espera, sem mexer e quase sem respirar á mais de meia hora. Eu incauto não tinha vestido o casaco ( não foi por falta de aviso ) e tinha centenas de melgas a picarem-me em todo o lado ( só faltou os tomates ).
Os barulhos continuavam e foi então que se ouviu as telhas que serviam de cobertura ao comedouro a mexer! Sinal claro que o porco tinha saido das silvas e estava no comedouro. Eu já várias vezes o tinha procurado com a mira mas nada, mas nessas alturas não sabia se estava dentro das silvas ou cá fora. Com o barulho das telhas tinha a certeza que estava cá fora! Procurei o com a mira e nada. Uma e outra vez e nada. Passou 1 ou 2 minutos mas a mim pareceu-me uma eternidade e já estava a ficar desesperado eheh. Não podia ligar a luz sem saber minimamente o local onde ele estava pois podia ser a morte do artista.
O Alexandre dizia-me calma e procura. Aguenta. Foi então que numa pequena réstia de luminosidade que vi com certeza a parte traseira do bicho!
Ligo a luz, corro um pouco a carabina para centrar o tiro, o bicho ( que grande javali ) olha para o foco da luz e eu disparo!
O javali dá um salto, começa a espernear no chão em grande agitação e passados uns segundos levanta-se e arranca pelas silvas dentro.
Um misto de alegria e fustração invade-me! Tinha a certeza que lhe tinha dado mas ele não tinha ficado de imediato.
Ouve-se o porco chapinar na água, uns ruidos e silêncio...
Os 2 juntos ficamos calados durante um tempo para ver se surge algum ruido. Nada... silêncio total!
Tudo indica que o porco está morto nas silvas e não muito longe dali...
Conversamos, desanuvia-se um pouco, liberta-se a adrenalina e vamos até ao local do tiro para ver de sangue e decidir como fazer.
Chegados ao cevadouro vê-se uma gota de sangue aqui e outra acolá e nada mais. Vê-se o local de entrada do javali e decidimos entrar pelas silvas dentro.
Assim se faz quase no escuro usando o foco que está na carabina e vai-se avançando por dentro das silvas.
Observa-se o pequeno riacho onde o bicho passou e procura-se sangue e a vereda por onde ele possa ter passado. não devia estar longe pensavamos... mas onde estaria?
Lá avançamos um pouco mais por uma vereda que pareceu ser o local de passagem, procura-se sangue e verifica-se em volta... Nada.
Até quue eu digo para o Alexandre cheira-me imenso ao porco, ele está próximo... O Alexandre, um pouco céptico pois naquelas silvas existem muitas ceitas e camas de javalis e eu a insistir que me cheirava mesmo ao javali. Que estava próximo!
E eis que depois de procurar um pouco o Alexandre dá com ele enfiado dentro de um rolhão de silvas.
Certifica-se e o porco está morto!
E agora? Lá se começou a puxar o porco ( e que grande animal!!! ). Um macho com alguns 100 kilos. Talvez com 4 ou 5 anos. Só lhe faltava uma grande boca mas não fazia mal...
Lá fomos puxando o javali, um iluminando o caminho e o outro a arrastar o porco. Foi luta de quase uma hora até tirá-lo das silvas.
Depois foi olhar o porco, colocá-lo na carrinha arrumar tudo e arrancar para tratarmos dele!
A volta foi rápida com o lance a pairar a cada segundo na minha cabeça e em todas as conversas!
Chegados a casa, tiradas as fotos com o telemóvel ( maldita bateria : [5]: ), a qualidade é pouca, foi tratar do animal com todo o respeito e na companhia de pessoas espectaculares e sempre prontas e dar uma mão e ajuda!
Eram 3h da manhã quando me deitei e no dia seguinte ia trabalhar todo o dia mas não fazia mal... Custou a adormecer e tinha vivido uma fantástica aventura cinegética!!!

Para terminar um muito obrigado ao meu amigo Alexandre por tudo o que me ajudou e orientou pois sem ele era impossivel alguma vez fazer uma espera e muito menos matar um bicho.
Obrigado por toda a paciência demonstrada!
Pode ser que ainda me torne num aficcionado dos javalis

As fotos quando conseguir coloco-as no forúm. Estão no telemóvel e todos os dias olho para elas eh eh

Saudações Cinegéticas!

By oliveira2 at 2011-06-17

Última edição por oliveira2 em Sex Jun 17, 2011 11:30 pm, editado 1 vez(es)
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1511

MensagemAssunto: Re: espera 15/06/11   Sex Jun 17, 2011 7:25 pm

nelson parabéns amigos bravo

comprimentos ao alexandre amigos

palmas palmas palmas palmas
Simão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: espera 15/06/11   Sex Jun 17, 2011 7:30 pm

Parabens. Sao momentos unicos. Agora é que a febre vai apertar... Espero as fotos...
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: espera 15/06/11   Sex Jun 17, 2011 8:33 pm

Com pessoas experientes a nosso lado a ajudar, o animo é sempre outro.
Parabéns.
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 685

MensagemAssunto: Re: espera 15/06/11   Sex Jun 17, 2011 11:19 pm

ó Nelson...isso é que foi sorte...e logo um macho...é mesmo para ficares viciado.
as esperas aos javalis....no fim de um dia de trabalho é do melhor que há aperciar a paisagem e ouvir os barulhinhos da noite...mesmo que seja o barulho de um rato paresse logo um elefante eh,eh,eh
tenho empressão que é mais um para a caça maior...parabens!!!!!
oliveira2
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: espera 15/06/11   Sex Jun 17, 2011 11:32 pm

Obrigado!
Sem dúvida que o bichinho se instalou!!!
Até fiquei maluco ******
João Silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 758

MensagemAssunto: Re: espera 15/06/11   Sab Jun 18, 2011 9:12 am

Boas a todos...

Muitos parabens.

Grande abraço...
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 339

MensagemAssunto: Re: espera 15/06/11   Dom Jun 19, 2011 10:43 pm

Parabéns,
eu não tive a mesma sorte, não encontrei o meu, nem rasto de sangue, tudo correu mal, ele largou lascas de osso, 3 gotas de sangue e bocadinhos de febra, mas pirou-se sem deixar mais rasto.
Mas olha que se foi na noite do eclipse, como eu, foi de quarta para quinta-feira.
Nessa noite, quando o sol se deitou, tudo ficou "negro como a noite" hehehe, sem raio de luz até depois das 22h.
Comigo o que se passou foi que quando estava o eclipse, tudo estava muito muito escuro, eu ouvi um a roer o milho no cevadouro mas não podia fazer nada, depois veio algum luar e era meia-noite e outro entrou no cevadouro e comeu até se fartar sem que me deixasse vê-lo, não saiu da sombra que a lua fazia por detrás duns eucaliptos, quando descobri o vulto do bicho ele já devia estar empanturrado de milho, disparei e ele saiu dali não muito rápido, mas não deixou rasto...
Voltei desolado, mas há noites assim.
Abraço e parabéns mais uma vez.
Monteiro 28
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 440

MensagemAssunto: Re: espera 15/06/11   Dom Jun 19, 2011 11:07 pm

Parabens Nelson agora é que o bichinho vai começar
oliveira2
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)