Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

carregamentos de cartuxos caseiros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
jjgaio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 133

MensagemAssunto: carregamentos de cartuxos caseiros   Sab Jul 02, 2011 10:34 pm

Boas pessoal lanço aqui este novo topico, por causa que me oferceram uma maquina de carregar cartuxos e gostaria que o pessoal daqui do forum me ajude.
porque gotaria de carregar os meu proprios cartuxos mas pouco entendo o nada.
falei com o nosso amigo Antonio Silva e vejo que ainda e bastante complicado, e é praticamente mais caro do que comprar ja carregados, mas mesmo assim gostaria de saber as vossas opinioes e sabedorias.
por isso lanço aqui varias perguntas:

qual a melhor polvora para tiros rapidos para caçar de salto as perdizes? visto que sao tiros rapidos
qual a melhor polvora para dispersor
quais as polvoras mais faceis de encontrar no mercado?
influencia dos fulminantes?
influencia das buchas?
influencia do chumbo (pesso polvora)
tipos de carregamentos para 32gr 34gr chumbos nº 5.7.71/2. 8
ja agora se alguem tem uma tabela de carregamentos de varias de medias e pessos de polvoras e chumbos?
e por final para mim um grande tabu carregamentos com bucha virada ao contrario? (dizem que é uma bala autentica)
arcanais
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: Carregamento de cartuchos   Seg Jul 04, 2011 9:55 am

Amigo confrade:
Está precisamente como eu.
Deram-me há algum tempo duas máquinas de carregar cartuchos, com todos os acessórios necessários.
Polvora, chumbo, buchas de várias qualidades, vários tipos de pólvora, fulminantes, balança para pesar a polvora e o chumbo, enfim,....tudo o que é necessário.
Eu, com todo esse material à mão, claro que não resisti a fazer uns carregamentos. O que é que me aconteceu e que o possa ajudar:
1º Eu também não tenho experiência nenhuma neste tipo de actividas.
2º Se for usar os cartuchos em armas semi-automáticas, esqueça o carregamento dos próprios cartuchos, as semi-automática ao minimo defeito do cartucho (rebordo, cartucho deformado etc) a arma encrava.
3º É uma actividade ALTAMENTE viciante, ao fim de meia duzia de cartuchos não se quer parar mais....
4º Ou se sabe exactamente o que se está a fazer, ou a qualidade dos cartuchos é SEMPRE muito duvidosa.
5º Qto aos tipos de pólvora, eu sei que tenho comigo alguns tipos, porque a aparencia de cada uma delas é diferente mas não as sei identificar, porque foram adquiridas de forma avulsa. O TIPO DE PÓLVORA TEM MUITO A VER COM O TIPO DE CARTUCHO QUE SE PRETENDE.
6º Qto às quantidades: Muito cuidado com as quantidade de pólvora! A norma é de 1,7 a 2,0 gramas de pólvora para cada cartucho, consoante a quantidade de chumbo com que carrega e, que pode ir das 28 às 36 g. A combinação destes duas quantidades é que dá as caracteristicas do cartucho.
7º Muita atenção com as cargas. Um cartucho por exemplo com 1,8 g de pólvora e 28 g de chumbo, não siginifica que seja um tiro rápido. Depende também do aperto da pólvora e do chumbo, bem como das buchas que usa.
8º Se arranjar duas medidas sempre iguais para a pólvora e para o chumbo (é o que eu faço), mesmo assim não significa que os cartuchos tenham todos as mesmas caractreristicas, porque depois de carregados há que ter em consideração aqueles aspectos relaccionados com o acondicionamento dos elementos pólvora e chumbo, ou seja os cartuchos carregados em casa, não são calibrados.
8º POR ÚLTIMO, Não desista vá fazendo experiências, pergunte a quem sabe. Normalmente os caçadores mais idosos sabem alguma coisa sobre este assunto, porque antigamente era tudo à mão.
DIFICULDADES: As dificuldades que eu encontro é que não é facil adquirir o material necessário para o carregamento, como pólvora, fulminantes, chumbo, buchas etc. E entende-se porquê, os armeiros arriscam muito ao vender esse material ao publico em geral, porque nem sempre o destino é a caça. Parece-me até que estão proibidos por lei para o fazer.
Quando tirar algumas conclusões com as suas experiencias partilhe-as aqui no forum. São sempre bem vindas.
Além disto tudo, um cartucho carregado em casa fica mais caro do que um cartucho comprado na espingardaria!

Cpmts.

A. Canais
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: carregamentos de cartuxos caseiros   Seg Jul 04, 2011 1:18 pm

Para quem não tem experiencia desta actividade é nesseçária alguma informação antes de iniciar o carregamento ou poderá ter más experiencias já vi algumas bastante desagradáveis.
A polvora tem várias gramagens desde 1 gr até 2gr e por vezes um pouco mais, não se deve utilizar a mesma sem saber a gramagem correcta do fabricante que pode ser execedida em poucas decimas, cada polvora tem as suas caracteristicas peso e dencidade, sendo por isso nesseçários vários casquilhos de polvora para diferentes polvoras, mesmo com a mesma gramagem, supondo que está a utilizar três tipos de polvora diferente em que todas utilizem 1.5 muito dificilmente o mesmo casquilho serve para mais que uma qualidade de polvora é um erro que pode sair muito caro.
Os casquilhos do chumbo se se carregar com vários numeros e com a mesma gramagem cada numero terá de ter o seu casquilho supondo que se está a utilizar o nº5 com 32gr se pesar depois com o nº 8 verificará que terá muito mais de 32gr.
Quanto ao material pode ser vendido em todos os armeiros que estejam licenciados para tal, mediante a apresentação de uso e porte de armas tal como nos cartuchos, dei apenas as dicas básicas para se manusear este artigo sem riscos este é um assunto que dava para escrever várias páginas penso que no forum se pesquisarem encontram bastante informação sobre carregamento de cartuchos.
pinheirobraga
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 5

MensagemAssunto: carregamento   Qua Jul 13, 2011 9:36 pm

boas ja ha 4 anos que carrego os meus proprios cartuchos depende da maquina que tem quanto a polvoras o que se vende aqui e a PSV3 PSV5 ou D20 para mim e unica uso psv5 pois adapteime a esta e nao quero outra,agora tome atençao as buchas ha a 18 que leva mais chumbo ou polvora por ser mais pequena ha a 20 e a que uso pois chega e sobra e a 21 ja e para poucas gramas de chumbo como por exemplo tiro aos pratos isto aqui na minha zona quanto a fulminantes os fiochi sao sem duvida os melhores tb sao mais caros mas os martagoni tambem nao sao maus em tempo seco,tome atençao que nem sempre muita polvora fica com um tiro excelente,o exemplo a d20 e mais compacta e se colucar a mesma quantidade que psv5 fica demasiado forte podendo causar danos na arma.espero ter ajudado alguma coisa e so diser,desde ja refiro que carregar em casa sai mais caro,sem contar o tempo que leva,ao menos sabemos o que temos um abraço
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: carregamentos de cartuxos caseiros   Hoje à(s) 10:18 pm

carregamentos de cartuxos caseiros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: