Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Ter Jul 19, 2011 6:52 pm

Boas.

manuluis, então um braco aí dá mesmo jeito. Para umas paragens
D13
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 154

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Ter Jul 19, 2011 9:26 pm

Bracos na matillha de coelhos????,não me parece a melhor das ideias,cão que não fura,não vai para os coelhos, cá fora do mato basto eu.O resto que anda de fora só estorva,e o coelho não sai.É a minha opinião.

SAUDAÇÕes CINEGÉTICAS
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 381

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Ter Jul 19, 2011 10:43 pm

mas se ja me a vao dar viciada nos coelhos que faço entao ??
http://matilhadomanu.blogspot.com/
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 663

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Ter Jul 19, 2011 10:52 pm

Amigo aqui não estao a falar na questao de estar viciada ou não, mas ha caes com determinadas caracteristicas para cada coisa, e para caçar aos coelhos essa não e a melhor. Se queremos ter o melhor temos de procurar o melhor para sermos os melhores, e melhorar todos os dias. Junta la com podengos vais ser um erro, porque se os podengos forem bons vao andar a furar silvas e a braco esta fora e os coelhos nao vao sair

Abraço
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Ter Jul 19, 2011 11:03 pm

sim amigo joao eu sei que cada cao raça tem as suas determinadas caractristicas para cada coisa e tmbem sei que a braco nao é de todo a melhor opcao para caçar aos coelhos e sim os podengos furam a espero que melhorem muito mais pois ainda sao muito novinhos xD

abraco
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 663

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Ter Jul 19, 2011 11:05 pm

Exactamente amigo, tente por o melhor em cada coisa, a probabilidade de ter sucesso é maior Agreement
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Ter Jul 19, 2011 11:25 pm

voces ensinam o melhor que sabem ao puto (eu) depois quando eu for o melhor matilheiro de caes para o coelho ate ficam orgulhosos XD
cumprtos a todos e obrigado
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qua Jul 20, 2011 11:18 am

Boas,
Se o amigo manuluis disse que há lá umas lebres e umas codosnizes na cama, então a braco faz-lhe falta, se ela gosta de coelhos e pára com eles, de certeza que também para-rá com lebres e codornizes.
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qua Jul 20, 2011 11:25 am

sim ha imensas lebres aqui e tao na cama entao nesse casa a braco é-me indica para a zona onde é semeado xD

cumprimentos amigo Gildo
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qua Jul 20, 2011 11:30 am

Gildo mas ela acho que para é coelhos ela aprende a parar lebres na cama sozinha??basta ir la com ela e ela com o instinto dde parar acha que o faz por instinto???com lebres?

cumprtos
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qui Ago 11, 2011 11:49 pm

Neste momento a minha matilha é formada por uma podenga media pelo liso um podego pequeno pelo liso e um podengo medio pelo liso nao estou de todo contente so com este cachorros preciso de novas aquisicoes mas agora os caes estao muito caros a caça esta a comecar e anda tudo a procura xD
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qui Ago 25, 2011 12:31 am

Com a chegada de mais uma podenga a matilha para a caça aos coelhos começa a ficar mais composta neste momento tenho 2podengas medias pelo liso 1podengo medio pelo liso e 1podengo pequeno pelo liso agora é esperar que crescam e com muitos treinos e sorte fazer desta jovem matilha uma boa matilha de caça ao coelho xD
Pedro5
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 138

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qui Ago 25, 2011 9:40 am

Boa sorte com a matilha e boas caçadas
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qui Ago 25, 2011 12:29 pm

Tenho uma Epagneul Breton mesmo parecida a imagem que tens no avatar xD

Abraço
Pedro5
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 138

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qui Ago 25, 2011 12:35 pm

No meu avatar amigo manuluis
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Ter Set 20, 2011 11:10 pm

Como ja sabem tenho neste momento para a matilha 2podengas e 2podengos

Uma podenga muito trabalhadora muito esforçada muito humilde optima em silvas e mato nao tem medo de se arranhar.

O podengo de 6meses medio mostra algum interesse muito de nariz no chao mas nao entra ainda muito bem no mato falta mt treino

O otro podengo de 4meses nunca sai com ele para o mato como é anão tou a espera que cresça senao tenho que o trazer ao colo para casa.

A outra podenga tem 2meses e tmbem nunca sai late muito e mostrei-lhe um coelho fartou-se de latir e abanar o rabo.

A questao é estou em vias de fazer negocio coom uma cadela beagle de dois anos caçada ao coelho eu nao sei mas da.me a impressao que os podengos nao sao de todo muito fortes de nariz logo juntando uma beagle com bom nariz a achar coelhos e os podengos a levantar eles do mato que seria vantajoso o que acham?? bem sei que se ela latir de rasto nao e aconselhavel poqe engana os podengos tou indeciso que acham amigoS???
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Ter Set 20, 2011 11:40 pm

manuluis escreveu:
eu nao sei mas da.me a impressao que os podengos nao sao de todo muito fortes de nariz logo

Não é pela questão da beagle...isso é uma opção que deve ser feita segundo vários factores.

Agora, a afirmação acima deixa-me perplexo.

Para ti o que que é um cão forte de nariz?

E quantos podengos já vistes caçar para afirmar uma coisa dessas?

A mim, dá-me a entender que começaste pelo fim...ou seja andas a "adequirir" uns cães, sem saber em que tipo de mato vais caçar, nem como.

Por exemplo:

Tens mostrado uns video com silvados em volta de pedras e/ou arvores. De uma zona que até conheço bem. Se for para caçares em zonas similares, eu escolheria cães de pata curta e no máximo 2. Cães bastante obedientes, a caçar curto e a latir apenas e só pela certa. Essa zona tem muito buraco e ter muitos cães, cães que latem no rasto ou que cacem um pouco largo é o mesmo que meter os coelhos todos no buraco.

Lembra-te do seguinte: Cães que entrem nas silvas caçam bem no mato. Já o contrário pode não acontecer.

Cães de rasto têm muita utilidade mas em condições muito especificas. Tal como os podengos.
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Ter Set 20, 2011 11:50 pm

Nao sei quantos ja vi nao andei a conta-los como é obvio tanto com lop com sem ele.

Foram muitos.

Para mim um cao com bom nariz sera a partida um cao que o nariz nao lhe falha.

Um exemplo uma cadela que chega a umas silvas e entra la para dentro a procura do coelho.

Outra chega la e sem entrar la sabe logo que ele la esta.
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qua Set 21, 2011 6:54 am

manuluis escreveu:

Um exemplo uma cadela que chega a umas silvas e entra la para dentro a procura do coelho.

Outra chega la e sem entrar la sabe logo que ele la esta.

Não é isso que diferencia o nariz dos cães... isso é indicador do estilo de caça...

A primeira frase que escreves, é frequente em cães de perna curta, que alternem entre o caçar de cabeça baixa em busca de emanações e o nariz colado ao chão na procura de rastos frescos.. também encontram coelhos sem chegar a entrar nas silvas mas lá dentro é que mais rendem...r

A segunda frase que escreves-te identifica os cães que caçam de "ventos".. cabeça alta em busca das emanações... normalmente cães otpimos para caçar em bordas... isso vê-se muito nos podengos médios-altos ou grandes... têm mais dificuldade em entrar em silvados e a sua fisionomia adapta-os a caçar de cabeça alta... encontram coelhos a distancias incriveis e dão muito jeito... começam a "enrolar" o rabo á frente do caçador, permitindo a este prever a localização e ida do coelho.. colocar-se ou orientar o colega antes do coelho sair... mas deixam ficar muitos coelhos que se refugiam em sítios mais sujos e outros que ficam na cama imóveis a conter as emanações... e que só através do rasto é possível encontrar...

Em qualquer dos estilos se encontram cães com narizes "fora de série" e na minha opinião deve tentar trazer-se para a matilha esses 2 estilos porque se complementam muito bem e ambos sofrem quebras com as condições climatérias... terreno muito seco, chuva, vento, geada, etc... sempre que o terreno não esteja propicio a um cão que cace de ventos, pode sobressair o que caçe mais de rasto ou que entre mais em terreno sujo em busca de peças... e o contrário também acontece...

O que escrevi é em função do que conheço dos cães de orelha fita... beagles ou outros de rasto, é outro estilo e não é a eles que me refiro...

Abraço
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qua Set 21, 2011 1:49 pm

uma bela e fundamentada resposta sr castilho muito obrigado
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qua Set 21, 2011 6:40 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qua Set 21, 2011 8:40 pm

manuluis escreveu:
uma bela e fundamentada resposta sr castilho muito obrigado

amigos
De nada... uma boa matilha é o que te desejo.. Agreement

Abraço
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qua Set 21, 2011 8:56 pm

obrigado a todos que me tem ajudado a dissipar algumas duvidas sobre caes e caça

abraço
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qua Set 21, 2011 9:12 pm

amigo vou-lhe dar um conselho --nao adquira essa beagle com 2 anos ---adquira antes uma x de beagle com podengo ---trabalham muito bons de silvas e caçam mais curto e latem mais certo ---tente comprar uma cachorra x ai com 4 meses pra poder ensinar a sua maneira ---uma beagle com 2 anos pode trazer alguns defeitos dificeies de corrigir .---os x quando sao bons sao uma mais valia --mas se se fracos trazem problemas ---nao va pros puros ---esta e a minha opiniao --compre uma x de bons sangues --
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qua Set 21, 2011 9:20 pm

mas depois podia cruzar ela com um podengo bom assim ja saberia como eram os pais e aim sim ficaria com um x dessa raça desde que conheco o ~Coto que me fascina ter um parecido amigo parabens por todos os seus animais tive aim a tempos para lhe comprar aquelas x de beagle que voce ou o seu amigo estavam a vender mas depois nao ganhei coragem de fazer proposta

Bem Haja para vós
Florestal
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 36

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qui Set 22, 2011 10:25 am

Bom dia,

Eu tenho um desses cães cruzados de Beagle e Podengo, que adquiri este ano já com alguma idade.

O cão é bom a encontrar coelhos e a seguir e silvas para ele não é problema.

O único defeito que encontro é ser muito fogoso pela caça e teimoso, assim que ele encontra o rasto de um coelho é dificil tira-lo do mato, só quando fica cançado. Mas é um cão que caça muito perto, um pouco lento talvez, mas os cães com sangue de cão de rasto são assim mesmo.

Cumprimentos,

Boas caçadas
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qui Set 22, 2011 10:58 am

manuluis escreveu:
mas depois podia cruzar ela com um podengo bom assim ja saberia como eram os pais e aim sim ficaria com um x dessa raça

E conheces os pais da beagle??? sabes se são caçadores ??

É que numa ninhada muitas vezes os cachorros vão buscar as caracteristicas dos avós e até mais atrás na linha.

Ao seguires o conselho do Zambujal ficas com a garantia de ter um cão de boa descendencia e sem defeitos.

Comprar cães adultos...só bons mesmo. senão é só dores de cabeça e dinheiro deitado à rua.
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qui Set 22, 2011 12:29 pm

Nao os pais da beagle nao conheco.

Sim eu sei que a maior parte das veezes as ninhadas vao buscar o sangue dos avos mais do que dos pais.

abraço
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qui Set 22, 2011 9:55 pm

amigo aquelas x que pus a venda eram de excelente sangue --isso sabia eu ---por isso as adquiri --mas nao tinha tempo pra elas e por isso as vendi se pensou nelas tinha acertado em cheio ---tinham a idade ideal 4 meses e ja pegavam bem no rasto ---faziam-se boas a quem vendi nao pode estar mais contente --amigo voçe e novo nisto da caça --mas dou-lhe um conselho quando aparecem estes negocios e logo de aproveitar --voçe fazia-as a sua maneira ----agora nao vale a pena parta pra outra ----amigo um cao de rasto acima da media custa muitos euros nunca menos de 750 euros --tudo para cima ---o vida esta complicada mas o preço dos caes esta muito inflacionado ----arranje uma cachorra x e eu deixo-o tirar filhos do coto --mais nao posso fazer ---
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Qui Set 22, 2011 10:29 pm

tambem sou novo nisto do forum mas tenho encontrado aqui exelentes pessoas é um prazer ter entrado para esta familia muito obrigado a todos voces o sr zambujal é uma exelente pessoa muito obrigado por tudo o que me tem ensinado

abraço
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?   Hoje à(s) 7:44 pm

Qual as melhores Raças para formar uma matilha para os coelhos?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: