| | Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 | |
|
| Autor | Mensagem |
|---|
Hugo Pinto Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens: 141 Idade: 27 Localização: Alhandra Data de inscrição: 13/06/2011
 | Assunto: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Jul 18, 2011 12:03 am | |
| Boa noite a todos nao sei se ja ouviram dizer,mas querem por a rola turca como especie cinegetica para a epoca 2012/2013, eu ouvi a noticia na sexta na sede da minha reserva e o que me disseram e que ja anda o presidente mais o secretario em reunioes como os representante da agricultura da minha regiao para perceber quais sao os prejuizos que provocam e para saber o seu nº de populaçao. O QUE ACHAM DA FUTURA ESPECIE CINEGETICA??? cumpr Hugo Pinto |
|
 | |
arcanais Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens: 64 Idade: 50 Localização: Condeixa-a-Nova Data de inscrição: 28/01/2011
 | Assunto: Claro que sim. Seg Jul 18, 2011 11:06 am | |
| Entre inserir o melro ou a rola turca como espécie passivel de ser abatida, obviamente que a rola turca é muito mais consensual. O tiro à rola turca é para o ar, ao melro é à altura de um homem, Evita-se as chatices com as autoridades pelos erros de identificação; O seu número em alguns locais já assume dimensão de praga; Não existe o perigo de extinção, porque é uma espécie que nidifica e vive junto das habitações onde não se pode caçar; (...) Como tal estou completamente de acordo. |
|
 | |
podengos Administrador

Número de Mensagens: 2738 Idade: 35 Localização: Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima Data de inscrição: 17/02/2008
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Jul 18, 2011 11:18 am | |
| Ja ontem era tarde  |
|
 | |
João Silva Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens: 720 Idade: 23 Localização: Barreiro Data de inscrição: 25/08/2010
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Jul 18, 2011 11:36 am | |
| Boas a todos... Lá isso é verdade amigo Zé "já ontem era tarde" porque realmente esta especie em algumas zonas já é praga e devoram tudo. tou 100% de acordo com esta abertura... Grande abraço...  |
|
 | |
Talibans Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens: 543 Idade: 20 Localização: Montemor-o-Velho Data de inscrição: 29/05/2011
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Jul 18, 2011 2:00 pm | |
| Eu tambem sou completamente a favor, pois o excesso já começa a ser significativo, e a caça tambem deve ser utilizidada para manter a sustentabilidade.
Faz mais sentido do que caçar ao melro
|
|
 | |
cmatos Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens: 102 Idade: 18 Localização: Coimbra Data de inscrição: 25/06/2011
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Jul 18, 2011 2:10 pm | |
| Amigo, nao sei se o que esta a postar sera verdade, ainda nada ouvi acerca disso, mas é claro que poder ter a sua veracidade. Mas é um pouco complicado, pois o melro sempre foi uma especie cinegetica, apesar de nao poder ser caçada a cerca de 20 anos; o que nao se passa com a rola turca que nunca foi especie cinegetica, mas sou completamente a favor..... destroem muito mais que o melro e o tiro nao poem em causa a segurança de ninguem. |
|
 | |
GildoCCC Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens: 449 Idade: 17 Localização: Leiria Data de inscrição: 15/12/2010
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Jul 18, 2011 6:35 pm | |
| |
|
 | |
João Paulo Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens: 846 Idade: 45 Localização: Almada Data de inscrição: 08/04/2010
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Jul 18, 2011 6:49 pm | |
| Deixem os melros em paz e venha daí a rola turca...  |
|
 | |
gangas Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens: 159 Idade: 34 Localização: santarem Data de inscrição: 23/06/2011
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Jul 18, 2011 7:45 pm | |
| não sei se os confrades estão bem informados acerca desta espécie mas onde houver rola turca a rola brava não procria pois é expulsa por esta... aqui na zona de santarem é uma autentica praga, chego a encontrar as centenas na zona q se fazem cevadouros pras bravas e n só, junto a aviários, vacarias e assim tb se encontram ás dezenas... o plano que saiu da AFN é agora para três anos, e n anual cm antigamente por isso acho pouco credivel q pro ano se possa caçar a turca! n entendo esta malta q decide estas coisas! n têm a noção do q se passa nos nossos campos, deve haver algum deles q tem criação de melros e precisa de escoar material só assim!! qq dia é o coelho a 25€ a lebre a 30, a perdiz a 35 e o melro a 15 ou 20€ por essas turisticas fora |
|
 | |
paulo g. silva Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens: 49 Idade: 34 Localização: figueira ds foz broeiras Data de inscrição: 18/03/2011
 | Assunto: rola turca Seg Jul 18, 2011 9:01 pm | |
| Tou plenamente de acordo que devia abrir a rola turca e não ao melro, da procima vex, em ves de pedirem para abrir a rola turca, devem pedir para abrir ao melro. Como eles são do contra pode ser que dê resoltado. Mas também acrescento uma coisa que nalgumas zonas ja se caça a turca como á brava. Eu fui caçar a uma municipal, não interressa qual, porque a minha não abriu á rola, a dois anos, e passaram-me por cima umas 8 rolas turcas em bando, e eu não atirei, os outros caçadores que estavam na mesma linha que eu, chamaram me alguns nomes, por eu não ter atirado. E eu respondi, então não veêm que são turcas, e eles responderam se elas voltarem a passar aqui mais para o nosso lado tu vais ver se são turcas. E logo que tiveram oportunidade atiraram. No fim quando ia para me juntar aos colégas que foram comigo, passei por esses senhores e eles disseram me, ó amigo, se estiver á espera das bravas para dar um tiro tá tramado, agente aqui atira a todas. |
|
 | |
cmatos Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens: 102 Idade: 18 Localização: Coimbra Data de inscrição: 25/06/2011
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Jul 18, 2011 9:08 pm | |
| Amigo paulo silva e todos os foristas, desculpem-me a maneira de falar, mas esses senhores jamais serão caçadores!!!!! Não há caça não-se atira. O caçador tem de ser acima de tudo um conservador da Natureza e não um destruidor..... Além disso, é claro que há lances e lances, já toda a gente errou e deu um tiro a uma turca julgando ser um brava ou a um pombo correio que parceu um bravo; mas atirar a matar a uma espácie não cinegética por não haver caça é de uma grande imoralidade. |
|
 | |
Lopo Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens: 58 Idade: 44 Localização: Coimbra Data de inscrição: 31/12/2010
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Jul 18, 2011 10:52 pm | |
| Boas, eu estou de acordo com uma possível autorização para que se possa abater rolas turcas. Pois esta espécie está em grande expansão e prejudica em muito a rola comum, tanto na nidificação como nos locais de comida. Mas para que isso seja possível, tem que ser considerada um espécie cinegética, como já foi referido o calendário cinegético está elaborado para 3 épocas, sem assim acho pouco provável que venha ser autorizada a sua caça, nos próximos anos.
Cumprimentos.
Epagneul Breton"o todo terreno da caça e a qualquer espécie" |
|
 | |
ruiolga17 Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens: 238 Idade: 32 Localização: Vilarinho do Bairro Data de inscrição: 28/07/2008
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Ter Jul 19, 2011 8:23 am | |
| Bom dia, caros amigos, quero também aqui demonstrar o meu apoio e satisfação sobre o assunto, na minha zona por serem demais ainda não avistei rolas bravas este ano. |
|
 | |
Tomás Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens: 378 Idade: 20 Localização: porto salvo Data de inscrição: 31/01/2011
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Ter Jul 19, 2011 9:54 am | |
| Eu acho que tanto a rola turca como o melro e o estroninho preto deviam de ser abatidos porque ha excesso desses animais |
|
 | |
Nuno_benelli Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens: 771 Idade: 16 Localização: Faro Data de inscrição: 18/07/2011
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Ter Jul 19, 2011 10:10 am | |
| Eu acho que se devia de caçar também, no ano passado na reserva do meu pai mataram-se apenas meia dúzia de rolas bravas, as turcas eram as dezenas! Mas também que não se provoque uma extinção total das rolas. De resto acho bem que abra a caça as rolas turcas. |
|
 | |
brunocardosoaraujo Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens: 110 Idade: 37 Localização: Porto Data de inscrição: 30/06/2009
 | Assunto: rola Seg Jul 25, 2011 4:59 pm | |
| ja deveria ser premitida a caça aos 2 na epoca de 2010-2011 se os nossos governantes focem cunpridores da sua palavra. |
|
 | |
Rui20 Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens: 38 Idade: 19 Localização: Ponte de Lima Data de inscrição: 04/01/2011
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Qua Jul 27, 2011 11:11 pm | |
| Olá. Eu acho isso ótimo mas não deve o número máximo de exemplares que se pode matar não deve ser tanto como o da rola-brava e o do pombo nem o tempo de caça deve ser tanto porque a rola-turca não é migratoria logo o que criar naquela zona e naquele ano é o numero de éspecies que vai ter naquela zona e se matar-se todas no próximo ano não há metade por isso não sei se é uma boa ideia de todo, mas que alinhava numas caçadas isso alinhava. |
|
 | |
matador Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens: 883 Idade: 35 Localização: penafiel Data de inscrição: 20/06/2011
 | Assunto: ola Qua Ago 03, 2011 5:00 pm | |
| realmente as turcas matam as crias das bravas mas ninguem anda no terreno
a ver essas coisas é uma praga e tem mais logica abrir á turca do k melros |
|
 | |
galinhola Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens: 25 Idade: 44 Localização: chamusca Data de inscrição: 25/11/2009
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Seg Ago 22, 2011 1:17 am | |
| | cmatos escreveu: | | Amigo paulo silva e todos os foristas, desculpem-me a maneira de falar, mas esses senhores jamais serão caçadores!!!!! Não há caça não-se atira. O caçador tem de ser acima de tudo um conservador da Natureza e não um destruidor..... Além disso, é claro que há lances e lances, já toda a gente errou e deu um tiro a uma turca julgando ser um brava ou a um pombo correio que parceu um bravo; mas atirar a matar a uma espácie não cinegética por não haver caça é de uma grande imoralidade. |
cmatos , o sr realmente parece ser um caçador muito acima do patamar dos restantes caçadores..veja bem as desculpas que se arranja agora para dar uns tiros ás rolas turcas..eu ando aqui a caçar e elas pousadas por cima de mim..é uma espécie ralmente mansa..
abriram reservas porque havia poca caça..bla bla...e agora?isto realmente está mesmo voltado para quem não entende nada de caça e tem algum dinheirito..caçadores muito poucos, matadores muitos muitos....
os melros ja era uma dsculpa para o pessoal se calar, mas com uma infeliz ideia...(veja bem quem fez esta lei hehehe)de caçador nao tem nada de certeza...agora frustrada a lei, sao as turcas que pagam heheehheh....eu vou-me rindo com isto tudo.
os grupos de caça acabaram, pois quem ia para o mato e tinha um grupo de amigos e adorava fazer o comer em conjunto numa burra e beber um copito e conversar sobre a caça, tudo isso desapareceu.
mas parece que ainda vou ver rolas tircas e melros pendurados no pendurilho dum caçador hehehe....k vergonha!
ha matadores e caçadores, e outros que nem sei o que são......... |
|
 | |
castilho Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens: 669 Idade: 36 Localização: coimbra Data de inscrição: 14/11/2010
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Qua Ago 24, 2011 6:26 pm | |
| | galinhola escreveu: | cmatos , o sr realmente parece ser um caçador muito acima do patamar dos restantes caçadores..veja bem as desculpas que se arranja agora para dar uns tiros ás rolas turcas..eu ando aqui a caçar e elas pousadas por cima de mim..é uma espécie ralmente mansa..
abriram reservas porque havia poca caça..bla bla...e agora?isto realmente está mesmo voltado para quem não entende nada de caça e tem algum dinheirito..caçadores muito poucos, matadores muitos muitos....
os melros ja era uma dsculpa para o pessoal se calar, mas com uma infeliz ideia...(veja bem quem fez esta lei hehehe)de caçador nao tem nada de certeza...agora frustrada a lei, sao as turcas que pagam heheehheh....eu vou-me rindo com isto tudo.
os grupos de caça acabaram, pois quem ia para o mato e tinha um grupo de amigos e adorava fazer o comer em conjunto numa burra e beber um copito e conversar sobre a caça, tudo isso desapareceu.
mas parece que ainda vou ver rolas tircas e melros pendurados no pendurilho dum caçador hehehe....k vergonha!
ha matadores e caçadores, e outros que nem sei o que são......... |
| galinhola escreveu: | | tamos a começar a matar os pintassilgos e os canários nao tarda nada hehe! |
Amigo Galinhola, "o Sr vai-se rindo com tudo isto.." mas eu é que não estou a achar piada nenhuma ao tom de ironia com que anda a postar...
Mais uma vez lhe lembro regras..
Não são permitidos "posts" ou "tópicos" com qualquer tipo de "ironia" relativamente à mensagem ou tópico de um outro membro. Fica a cargo da Administração e Moderação do caes-caca-pesca-natureza saber distinguir em que situações a "ironia" aplicada, é usada em "tom" de provocação ou não.
Se todos os Membros dessem o trabalho à Moderação que o amigo está a dar, tinha de abdicar da minha vida pessoal para estar aqui de plantão... e olhe que não estou para isso... Respeite as opiniões dos restantes membros e participe por bem, citando prós e contras (na sua opinião..) delas e contrapondo com as suas, fomentando com isso o debate e troca de ideias e informação... essa é a essência do Fórum... Deixe-se lá de "hehe`s", "vou-me rindo", "k vergonha", de ironias e provocações... queremos opiniões válidas e não "sorrisos amarelos.." ..
Vou estar atento ao que escreve mas a partir de agora com tolerância zero...
Abraço
|
|
 | |
Hélio Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens: 752 Idade: 32 Localização: Leiria Data de inscrição: 12/03/2008
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Qua Ago 24, 2011 9:16 pm | |
| Na minha opinião penso que será difícil aprovar agora a caça à rola-turca. Não são conhecidos muitos prejuízos. A maioria alimenta-se nos galinheiros. Terão de ser muitas mesmo para darem prejuízo na agricultura. Será uma grande luta até que um dia seja aprovada a sua caça. |
|
 | |
galinhola Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens: 25 Idade: 44 Localização: chamusca Data de inscrição: 25/11/2009
 | Assunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Qui Ago 25, 2011 11:52 pm | |
| | Hélio escreveu: | | Na minha opinião penso que será difícil aprovar agora a caça à rola-turca. Não são conhecidos muitos prejuízos. A maioria alimenta-se nos galinheiros. Terão de ser muitas mesmo para darem prejuízo na agricultura. Será uma grande luta até que um dia seja aprovada a sua caça. | bem, essa tambem é a minha opinião, e repare que ja algumas vezes avistei rolas bravas juntas com as turcas, são em larga minoria, mas realmente ja observei.aqui as turcas chegam a juntar-se ás centenas em cima dos fios e nas laranjeiras, sem falar perto dos pombais e nos nossos quintais.chego a andar ás codornizes e elas pousadas por cima de mim.
penso que esta ave seja mais propriamente uma ave quwe se alimente melhor no meio urbano, do que propriamente no mato. |
|
 | |
matador Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens: 883 Idade: 35 Localização: penafiel Data de inscrição: 20/06/2011
 | Assunto: ola Sex Ago 26, 2011 9:15 am | |
| eu sempre o disse aki neste forum sempre defendi a caça á rola turca
como especie cenigetica na minha zona é uma praga |
|
 | |
| | Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 | |
|