Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Caça para Todos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 801

MensagemAssunto: Caça para Todos.   Sex Jul 29, 2011 10:43 pm

Muito se tem discutido do modelo de caça actual e do futuro.
Como todos nós idealizamos um modelo que nos satisfaça, também tenho um na cabeça que vá de encontro á maioria de modo que seja mais justo que o vigente.
Com pequenas alterações á lei, trabalho e vontade de fazer algo, é possível combater as assimetrias a que estamos sujeitos.
Por partes e mantendo as actuas ZC + uma:

- ZCT modo de funcionamento que reúne mais consensos será de manter o seu enquadramento. Para os mais exigentes, mais endinheirados e com liberdade de escolha.

- ZCA quando foram criadas só flores, agora com o passar do tempo e pessoas menos competentes á frente de direcções oportunistas tem aparecido queixas. Não há entendimento nos sócios. Não há entendimento nos caçadores em geral.
São de manter com o seu estatuto de associativismo.
Quem tiver capacidade e vontade de participar na organização deste modelo de caça diferente dos existentes, terá trabalho e terá os seus custos. Terá um modo de funcionamento que entenderem com caça e sócios selectivos ou não mas nunca á custa dos outros. Não podem vender caçadas. A entidade, clube ou associação, não pode estar associada a mais que uma ZC.

- ZCM as mais polémicas mesmo assim a manter com acertos. Esta zona de caça é a única hipótese de ordenamento onde existe o minifúndio e outras condicionantes.
Era a ZC que veio para todos os caçadores? Não é bem assim e não o sendo é por isso que no inicio falei no + uma. Já lá vamos.
Temos que acertar o passo ás entidades gestoras ou más gestoras das zcms. Que as fiscalizem. Que as proíbam de gerir mais que uma ZC.

-ZCG (zona de caça geral) a tal +uma que eu inventei.
Não é para terem medo. Apenas pode meter medo aos mamões.
Acabamos com o NO ou Livre como lhe chamam e ordenamos todo o País. Não precisa de chapas é todo o terreno não pertencente ás outras ZC. É pouco? Vai ser mais quando algumas das outras não cumprirem ou venham a abandonar. Quem gere? Mal ou bem tem que ser a AFN (estado). Como gere? Planeia, fiscaliza e trata. Decide nº de abates e jornadas por concelho, região, como for mais acertado. Com que dinheiro? Das nossas licenças que passarão a ser pagas por multibanco, nacionais, regionais, concelhias, diárias ou anuais. Não tem caça? Esperamos uma, duas épocas, as que forem precisas para organizar de vez.
Vamos pagar mais? Não sei. Actualmente estou a pagar licença para quê? Para poder caçar. Alem da licença tenho que pagar jornada, peça e mais sei lá o quê.
Assim não serve? Então deixem-se de blá blá e apresentem modelos.
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: Caça para Todos.   Sab Jul 30, 2011 9:31 am

Actualmente haveria muito para fazer em relação á caça no nosso País, assim houvesse vontade politica para isso, mas esses a única coisa que sempre lhes interessou foi o dinheirinho das nossas licenças e fazer algo pela caça...nunca. Porque não fazer uma fiscalização exaustiva a todas as ZCA, para saberem se têm o nº.minimo de sócios, exigidos por lei? Por que não tirar a

gestão de muitas ZCmunicipais de ZCassociativas, que assim funcionam como os coutos privados de meia duzia , permitindo que apenas cacem quem muito bem eles entendem. Lembro-me bem da constituição das 1ªs associativas, pois quando comecei a caçar as únicas reservas que existiam eram as do estado, das dificuldades que me criaram para conseguir entrar numa que fosse, dando-me as mais esfarrapadas desculpas e por vezes exigindo-me de joia valores elevadissimos, completamente incomportaveis para a bolsa da grande maioria. Como eram "repovoadas"...que era empurrar tudo o que havia fora delas (regime livre)lá para dentro e depois era 3 ou 4 anos sem caçar e depois convidar os amigos...não descansaram enquanto não limparam o "livre"..`.É preciso organização...mas organizada...Atenção que sei que existem bons exemplos de gestão no RO, mas a grande maioria...deixa muito a desejar...Á cerca de 25 anos, um companheiro já falecido (na altura tinha cerca de 75 anos) disse-me:"João...daqui a uns anos a caça será só para quem tem dinheiro"...estava certissimo, esse meu falecido amigo...

Um abraço para todos ...há bons (poucos) e muitos maus exemplos no RO...Eu enquanto tiver "meia duzia" de euros para ir fazendo uma caçada ou outra ,vou continuando...até quando...logo se vê.
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 101

MensagemAssunto: Re: Caça para Todos.   Sab Jul 30, 2011 10:30 am

[quote="João Paulo"]Actualmente haveria muito para fazer em relação á caça no nosso País, assim houvesse vontade politica para isso, mas esses a única coisa que sempre lhes interessou foi o dinheirinho das nossas licenças e fazer algo pela caça...nunca.

Amigo sempre lhes interresou e continua a interessar, A melhor medida para a caça ser para todos outra vez era terminar com o Regime Ordenado e com as ditas ZC quer fossem Associativas, Turisticas, Municipais ou Nacionais. O que o estado quer dos caçadores é DINHEIRO e pouco se importa para que haja caça no nosso país ou nao. Se os caçadores se conseguissem unir, a melhor maneira de fazer abrir os olhos aos senhores Drs (peço desculpa nao é minha intençao ofender alguem) de Lisboa era nao tirarmos as linceças 1 epoca, mas todos...... Podia ser que assim que governo visse os cofres mais vazios acordasse e visse que os caçadores sao acima de tudo protectores da Natureza e Gente como todos os outros. Mas é como eu digo " podia ser........"
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Caça para Todos.   Hoje à(s) 2:30 pm

Caça para Todos.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: