Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

podengo preto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 11:09 am

Tal como disse o Castilho e bem, quem tem a arma é o caçador, quem atira é o caçador. Por isso, será sempre ele o culpado da morte ou ferimento do cão.

Porém, acho que as palavras do Zambujal foram mal interpretadas. Um caçador de coelhos
tem maior probabilidades de ter um acidente destes do que qualquer outro
e de realmente "não ter culpa" de tal acção.

Passo a explicar:

O tiro é sempre para o chão, há sempre uma grande quantidade de cães a caçar em zona com muita vegetação (logo pouca visibilidade), não se consegue controlar todos os cães, usam-se cães pequenos e de cor escura (quase que parece camuflados) que mal faz mexer a vegetação.

E perfeitamente natural que possa haver um cão que se afaste, sem que seja notada a sua falta e que no momento que a restante matilha dá sinal de um coelho, esse cão venha a correr para auxiliar na perseguição. Entrando em rota de "colisão" com a rota do coelho. Já vi acontecer...numa limpa...o caçador deixou o coelho sair das silvas uns 5 metros e quando estava em zona segura para atirar fez o tiro (certeiro pois matou o coelho) mas naquela fracção de segundos, apareceu um cão de um valado, precisamente na linha de tiro e ficou tambem.

O homem foi descuidado ou precepitado??? não todos nós vimos que não.
Ele assumiu a culpa pois foi ele que atirou...mas ninguem lhe apontou o dedo.

O amigo Zambujal ao assumir que já teve a infelicidade de matar 2 cães...já está a assumir algo que muitos não teriam a coragem de fazer. Se na sua consciencia não teve culpa...eu acredito porque já presenciei situações, como aquela que descrevi, por caçadores experientes e que não atiram "à maluca".

Que este tema sirva de chamada de atenção aos mais novos e futuros caçadores. Isso sim, será algo positivo.

Lembrem-se de outra coisa, os cães que morrem chumbados são sempre os melhores porque os que não prestam, nada lhes acontece.
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 313

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 11:24 am

Citação :
Ele assumiu a culpa pois foi ele que atirou...mas ninguem lhe apontou o dedo.

Citação :
na ja minha longa vida de caçador ja matei 2 caes ---sem ter culpa alguma

Aqui é que reside a diferença.
Condições de tiro difíceis, exigem cuidados redobrados. Não quer dizer que não possam acontecer acidentes, mas a culpa deve ser assumida e não delegada nos (pobres) cães, que apenas fazem aquilo que deles se espera.
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 774

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 11:45 am

Na caça aos coelhos sempre houve um assunto que me baralhou e acho um pouco absurda, na caça ao coelho pode-se utilizar vários cães, acho mal por um lado porque vários cães, existe probabilidade de acidentes, mas com poucos os coelhos não saem, já na caça as perdizes só se pode utilizar 2 cães, acho mal porque penso que não sejam tiros tão perigosos e podia-se utilizar mais cães!
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 12:52 pm

vejo muita gente a falar ---mas nem parece pela sua postura serem caçador de coelhos ---quem caça com 10 caes em matos dificeies quase sempre esta sempre sujeito a essas situaçoes ---mas como a sempre os mal dizentes e os sabichoes ---o melhor e ficar calado ----faço das palavras do patrick as minhas ele sim esta a compreender o que quero dizer --mas ha pessoas que levam logo as coisas pra outros lados --nao entro por ai ---claro que todo o caçador que mata 1 cao e sempre culpado porque nao devia ter atirado ou por isto ou por aquilo ---alguns ate parecem que nao caçam aos coelhos ---quando o coelho sai sao fraçoes de segundo --que vai desde o pensamento ao puxar do gatilho depois nao a volta a dar ----e quem caça com muitos caes e facil acontecer ----se for 1 colega a fazer porta ja o caso e diferente ---agora quando se caça sozinho ou ate em grupo com muitos caes ---pode acontecer a qualquer momento ---alguns que estao so para criticar espero que nunca lhes aconteça matar 1 cao ---e depois terem a coragem de relatar o caso como eu fiz ---isto talvez ja la vao mais de 15 anos -----nao vale a pena dizer como foi -----mas basta o tiro bater numa pedra e ir apanhar o cao 1 so bago de chumbo mata-o logo ----basta 1 cao vir de repente ao encontro do coelho quando ja vais de tiro feito ---quantas vezes o coelho vai a entrar num mato que nao estamos a caçar e atiras 1 tiro a entrada do coelho no mato e por acaso estava la 1 cao fora da matilha --sao todas estas situaçoes e muitas outras que podem acontecer num qualquer dia de caça ----espero que nao aconteça a quem critica os outros porque pode 1 dia lhe acontecer --e depois fica muito mal na fotografia -----se calhar nem devia de tocar neste assunto --mas como sou uma pessoa simples e sincero ---nao me importo com as criticas ---
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 498

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 12:58 pm

Eu nunca chumbei um cao e compreendo todas as opinioes, mas cada pessoa que caça com caes estra sujeita a chumbar um cao e ate matar, sendo aos coelhos ou por exemplo as codornizes, que sao tiros rentes ou chao ou a meia altura e se o cao tentar apanahr a codorniz com um salto e nso atiramos e matamos o cao, cada um tem de ter consciencia tranquila para atirar so e so ao que ve, e nao atirar as peças de caça sem elas serem visiveis na totalidade, porque muita caça morre sem o caçador apanhar porque vai chumbada
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 1:13 pm

nenhum caçador gosta de matar 1 cao ---e um remorso pro resto da vida que de tempos em tempos nos vem atormentar---mesmo atirando com a peça bem visivel e sempre possivel de acontecer ----o melhor e fechar este assunto e falar de coisas positivas ---porque negativas e o que a mais e eu como sou positivo em tudo na vida --nao me vou pronunciar mais a nao ser que seja obrigado --ate porque o tema e ---------------sobre o podengo preto --tenho 1 casal de talibas ou rafeiros pretos e brancos como lhes queiram chamar ----e sao muito bonitos --gosto de caes pretos --ou com malhas brancas ----
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 538

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 3:35 pm

Quando comentei o risco que na minha opinião é a côr preta foi por já ter presenciado um acidente com uma cadela podenga pequena desta côr, a cadela era minha e a situação deu-se com um amigo com quem já caço há varios anos, eu vi o que aconteceu pois estava a vêr o coelho e a cachorra numa perseguição numas silvas rasteiras, ía calada mas no rasto, o meu colega estava mais afastado, pensava que eu não atirava por não vêr o coelho, atirou pois não via a cadela, eu vi a cadela morrer redonda logo ali, tenho a certeza que foi uma situação que podia acontecer a qualquer um, estava-mos a começar a caçar e a caçada terminou, ninguém teve coragem para continuar, o meu colega até lhe vieram as lágrimas aos olhos e queria deixar de caçar, chegou a ir sem arma, até a dôr lhe passar. De uma coisa tenho a certeza se ela tive-se uma malha branca ele não tinha atirado ao coelho ou se fosse maior secalhar também se tinha apercebido da presença do animal. Na minha opinião o preto e o pardo, pelo menos em cães de tamanho pequeno é de evitar, numa matilha de 10 se caçarem bem parece que estão em todo o lado e se não se verem bem o risco é maior, pois como diz o zambujal, quando se atira é uma fração de segundo e não dá para voltar atraz.
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 313

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 5:12 pm

Para mim, ser caçador não é dependurar caça a qualquer custo. Tudo que possam dizer para justificar, o injustificável, apenas agrava mais a situação. A ganância e a falta de cuidado é que provocam os acidentes.
E vou ficar por aqui, porque esta discussão mexe-me com o fígado... (depois admiram-se da fraca imagem que o caçador tem na sociedade).
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 315

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 6:02 pm

Pelo que li isto tratava-se de um topico sobre um podengo preto! no qual um amigo fez uma pergunta sobre um podengo preto! na qual espera que os amigos lhe responde-se e exolica-se o que achavam de um podengo preto darem a sua opiniao! depois, isto ja vai numa discução parece-me a mim por causa de chubarem caes!!

o que eu acho é que quem nao caça aos coelhos nao sabe bem os riscos que podem aconteçer neste tipo de caça! claro que qualquer caçador pode evitar chumbar um cao, mas sao situaçoes que pode acontecer sem querer, podem se evitar!! mas acho que quando estamos no mato muito xujo e se ouvem os caes no rasto nasce logo um biscinho dentro de nos, de querer disparar, pensar logo que ja mata-mos o coelho!! Eu dediquei-me este ano há caça ao coelho e tambem tinha medo de levar 10 caes pois pensava sempre que podia chumbar um, mas se formos a pensar assim raro descobrimos um coelho sem a ajuda dos cães! pelo que percebi o amigo ZAMBUJAL exolicou-se mal ou entao nao perceberam bem as palavras dele e o que percebi foi o que o amigo patrick disse!!
tiago leite
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 138

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 6:46 pm

caçar aos coelhos com 10 caes e em matos e silvas muito cerradas,por muito cuidadoso que se seja,por mais experiencia que se tenha o acidente pode acontecer a qualquer um e por varios motivos,so quem nao caça aos coelhos ou quem nao os caça nestas circunstancias assim nao o entende.eu ja caço a nove anos sou um novato a beira de muitos e por inflecidade ja chumbei um cao e so tive culpa porque fui eu quem disparou mas em nenhum momento imaginei ou esperei que o cao la tivessem porque nada o previa porque andava-mos a caçar em lado oposto....e nunca ninguem diga que esta livre,a nao ser que nao atire a coelho nenhum..abraço a todos
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 6:57 pm

RMBC escreveu:
Para mim, ser caçador não é dependurar caça a qualquer custo. Tudo que possam dizer para justificar, o injustificável, apenas agrava mais a situação. A ganância e a falta de cuidado é que provocam os acidentes.

Faço destas as minhas palavras... Agreement

O perigo espreita e os acidentes acontecem.. óbvio.. mas não vamos "tapar o Sol com uma peneira..." dizer que é por ter muitos cães que eles levam tiros, ou que a culpa é do mato por ser sujo, ou das pedras que estavam no sitio errado, ou dos cães que andam no sentido contrário aos coelhos... isso não passam de desculpas que muitas vezes encobrem a ganância e a falta de cuidado... um tiro só faz sentido quando se garante a segurança, ponto final..
Sei de caçadores que se o dia tivesse 48 horas e as pudessem caçar todas, caçavam-nas todas e que enquanto sonham que há um coelho, um único coelho numa zona, não descansam enquanto não o penduram...
Vejo caçadores que quando vêm um coelho a fugir e não lhe conseguem atirar, ficam desesperados, correm como loucos, e avisam o colega como se estivessem a "gritar ao morto..." ohhhhhhhhh fulanooooooooooo, olha que ele vai prá aíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... ohhhhhh fulanoooooo, ohhh fulanoooooo... outros que quando vêm pelo, descarregam a espingarda... e se o carregador levasse 19 cartuchos, o coelho levava com 20 tiros de rajada... isso não é nada... affraid

Repito que todos os acidentes são evitáveis... cabe ao caçador adaptar a sua forma de caçar e atirar em função do ambiente que o rodeia...
Sei de cor o que é caçar ao coelho em sítios complicados e se há alguém que está sujeito à tentação dos tiros, eu sou um deles... caço sempre com 8 ou 9 cães à volta e todos levantam caça, e não é um coelho de manhã e outro na tarde do outro dia... é constantemente... mas prefiro apreciar o trabalho dos cães e atirar pela certa do que mandar para lá e esperar que esteja lá um coelho e não um cão...
Como disse à uns tempos, uns retiram prazer no cinto cheio, independentemente do que isso lhes possa custar... para outros, matar não é o mais importante... cada um na sua e Deus na de todos Agreement
Quanto aos ricochetes... quem atira para os pés em terrenos de pedras, com dispersor e chumbo 5 ou 6.. está mais sujeito... eu dispersor não uso e o maior chumbo dos 2 primeiros tiros é o 7,5.. são ideias.. Agreement

As minhas desculpas ao criador do tópico pelo desvio ao assunto... volte-mos aos PODENGOS PRETOS pois há já um tópico aberto para a Segurança na caça..

Boas caçadas e em segurança que é de longe a prioridade e o mais importante.

Abraço
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 8:26 pm

Já tive uma cadela podenga média de pelo liso toda preta, mas tive azar com ela, o irmão ainda fez umas largas caminhadas de caça comigo,levantou-me muitos coelhos, mas aquela cadela nunca desenvolveu, passava a vida a fazer rotundas á minha volta, passava a vida nisto, até que desisti de a levar, a vida toda dela passou a ser de roda do taço do comer, até teve uma vida muito boa, sempre de barriguinha cheia. Acabou de velhice.

Ah, mas se eu lhe mostrasse um coelho manso, esganava-se toda de raiva.

Vamos lá compreender isto.

Eu cheguei á conclusão que a principal preócupação dela éra nunca perder o dono de vista.

Desejo-lhe grande sorte com o casal.

Cumprimentos.
joaoraia
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 101

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Ter Nov 08, 2011 10:23 pm

Ninguem tem que pedir desculpas por a conversa se ter desviado do tema! Até porque certos aspectos sao importantes para mim como o caso de o cao ser preto ter maior dificuldade em ser identificado! O que fará com que esteja mais atento quando os levar a caçar!

É o primeiro ano que estou a caçar e é a primeira vez que tenho cães de caça! Tou a aprender tudo pela primeira vez e todos os conselhos sao bem vindos!

Agora só nao vale a pena criarmos atritos por uma explicaçao mal dada ou pontos de vistas diferentes! Pois estamos aqui todos para o mesmo! Para conviver, partilhar situações e no meu caso aprender!

Abraço
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qua Nov 09, 2011 2:29 pm

joaoraia escreveu:
Ninguem tem que pedir desculpas por a conversa se ter desviado do tema! Até porque certos aspectos sao importantes para mim como o caso de o cao ser preto ter maior dificuldade em ser identificado! O que fará com que esteja mais atento quando os levar a caçar!

É o primeiro ano que estou a caçar e é a primeira vez que tenho cães de caça! Tou a aprender tudo pela primeira vez e todos os conselhos sao bem vindos!

Agora só nao vale a pena criarmos atritos por uma explicaçao mal dada ou pontos de vistas diferentes! Pois estamos aqui todos para o mesmo! Para conviver, partilhar situações e no meu caso aprender!

Abraço

João Raia...Parabens pela tua postura humilde e construtiva. Mentalidades como a tua são mais que necessárias no mundo da caça (e não só).

É normal que por vezes os temas "aqueçam" um pouco...a caça é uma paixão e por isso todo vivemos intensamente o que se escreve. Cada um tem a sua opinião para um determinado assunto, tens é que saber filtrar o que te interessa.
joaoraia
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 101

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qua Nov 09, 2011 6:30 pm

Nestes assuntos já se sabe que o pessoal foge um pouco do assunto! Eu caçar é o primeiro ano, mas pescar pesco desde que me lembro de ser gente! Quantas vezes tive de me vir embora do rio por nao achar correcto o que via pescar peixes que estavam no defeso, ou que nao tinham medida?!

Muitas vezes nao o fazem por mal, é o bichinho que esta dentro o "vicio" do cacifo cheio.

Mas voltando ao mesmo assunto, é muito bom as opinioes das varias pessoas e a informaçao que posso recolher.

Abraço
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qua Nov 09, 2011 7:23 pm

Acho que acidentes todos os dias podemos ter seja de que forma for ,e claro que na caça o perigo aumenta com armas na mão temos de ter muito cuidado ,claro que se um cão tiver branco ajuda e bem o caçador ,mas vamos ser sinceros a por ai muito caçador que o ver um mato a mexer já tem a arma apontada e a fazer fogo ,quantos de nos o menos nos primeiros anos não fizemos merda mesmo que tudo tenha corrido bem sei de alguns caçadores ou ditos caçadores que se o cão fosse todo branco não sei se valeria a pena .A historias que todos nos temos e não as queremos contar porque fica mal ou temos vergonha de o ter feito. Acho que não devemos ter vergonha mas sim aprender com isso e melhorar o nosso estilo de caçar .A cor para mim é me igual o que quero e que sejam bons e de bons sangues .Boa sorte com o canito e vai nos dando noticias dele . 12345

copo copo

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qua Nov 09, 2011 7:56 pm

isto na caça os acidentes podem acontecer a qualquer momento. na caça a pena acho mais difícil, mas quando os tiros são para o chão um acidente pode acontecer. há é que fazer o possível para o evitar. acho que uma boa solução para tentar evitar esse azares é a utilização de chocalhos nos cães.
Falando de acidentes, o meu tiu, homem já pos seus 67 anos em toda a vida de caçador matou uma cadela, já á muitos anos ainda eu talvez nao fosse nascido. e só com um bago de chumbo que fez ricochete no chao. é incrivel como as coisas acontecem. o bago de chumbo furou a jugular da cadela no pescoço. A unica solução seria estar ali um veterinario na altura que a cozesse logo. Isto é um tipo de acidente que nos mostra com as coisas podem acontecer sem que nada o faça prever...
tiago leite
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 138

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qua Nov 09, 2011 8:01 pm

nem o maximo de cuidado por vezes nos pode safar de algum mal
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qua Nov 09, 2011 8:13 pm

ha malta que compreende as situaçoes de que se tem falado do acidente poder acontecer a qualquer momento ---mas ha os sabichoes que nunca lhes acontece nada porque so atiram aos coelhos em terras limpas sem nada a volta----e entao pensam que so acontece aos outros ---acho que fazem bem continuar a pensar assim ---sao os chamados caçador com etica e de pena no chapeu ---que de caça ao coelho pouco ou nada percebem ---mas teem a mania ------que tenham sempre a sorte que me faltou em 2 vezes ---
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qua Nov 09, 2011 10:54 pm

Faço das palavras do amigo zambujal as minhas!!

Eu ainda nao chubei nenhum cao ate hoje, mas isto na caça os acidentes podem acontecer a qualquer momento!

cumprimentos

Filipe
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qua Nov 09, 2011 11:20 pm

Ao lêr certas opiniões , fico a pensar se realmente ha pessoas que sabem o que é caçar ao coelho ...

Os acidentes só acontecem por ganancia,por falta de cuidado ????????

Deus queira que no melhor pano não caia a nodoa.

Em relação ao podengo preto , como já foi dito a côr não interessa,

mas sim o sangue e o treino que leva.

É a minha opinião e vale o que vale.

Boas caçadas
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qui Nov 10, 2011 10:24 pm

zambujal escreveu:
que de caça ao coelho pouco ou nada percebem

L.AGOSTINHO escreveu:
... fico a pensar se realmente ha pessoas que sabem o que é caçar ao coelho ...

Convido-os a transmitirem aos que não sabem, alguns dos vossos conhecimentos e técnicas... Agreement
Esses a quem se referem e muitos outros Membros, estou certo que gostariam de aprender..

Abraço
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 774

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qui Nov 10, 2011 10:28 pm

Ao ler as resposta (presumo que algumas respostas sejam aos meus post`s entre outros), admito que não sei o que é a caça ao coelho, só cacei uma vez o resto foram 4 anos a acompanhar o meu pai sendo ele no 1º ano que fui, chumbado no dia da abertura ao coelho, caçar com 5 ou 10 cães em zonas de mato sei que é bastante difícil, numa caçada o chumbo pode fazer ricochete a em vez de 1, poderá eventualmente ferir 2 até, não me considero grande caçador de coelhos porque nem é a maior parte das minhas jornada, destinam-se a montarias e essas ditas sei que sem cuidado poderia matar vários cães, caçar ao coelhos em matos fechados ou fazer montarias na serra em que por vezes tem-se 20 ou 30 metros para atirar porque o redor esta cheio de mato e com um tiro no mato pode-se dar um tiro em pessoas ou cães, e são tiros de bala , pouca salvação há, uma montaria será diferente da caça ao coelho??
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Qui Nov 10, 2011 11:25 pm

Amigo Nuno_benelli o que escrevi nao foi nada para si!!

Na minha opiniao acho que são tipos de caça um pouco diferente! Nao tenho nada contra, até posso tar errado..

Cumprimentos

Filipe
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Sab Nov 12, 2011 11:34 am

Castilho diz :

Convido-os a transmitirem aos que não sabem, alguns dos vossos conhecimentos e técnicas...
Esses a quem se referem e muitos outros Membros, estou certo que gostariam de aprender..

Não percebi .

Continuo a dizer é fácil acontecer acidentes na caça ao coelho.

Boas caçadas
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Sab Nov 12, 2011 3:40 pm

continu-o sem saber como e que alguns fazem tiros aos coelhos ?mesmo no limpo e perigoso quanto mais no sujo ----alguns devem andar so nas terras limpas --porque quem caça em mato tem sempre o perigo como diz o amigo LUIS AGOSTINHO --de algo correr mal ----ainda na quinta feira esteve um dia terrivel --muito nevoeiro ----para que nunca nada possa acontecer o melhor e nunca atirar ---so nao compreendo e como alguns matam os coelhos ?se calhar sao os caes que os apanham todos ?digo eu ----ninguem pode dizer desta agua nao beberei ----ja caça ha muitos anos e sempre em sitios perigosos e com muitos caes ---
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Sab Nov 12, 2011 4:28 pm

Boas amigos, este tema continua a ser muito debatido, e espero bem que não fique por aqui, isto porque é com temas como este que se aprende muitas coisas.

Eu já vi caçadores, inclusive com muitos cães,e bons, que quando os animais estão a latir atras dos coelhos, os caçadores encontram-se nas pequenas aberturas de silveira ou de mato que nós chamamos passagens, são sitios onde podemos chegar a ver o animal para poder dar fogo, ora, com os cães a latir, rebuliço lá dentro,etc, obriga o caçador para inconscientemente levantar mais a arma e aproximar mais o dedo do gatilho, isto porque quanto mais perto a arma estiver no ombro, mais rapidêz se terá para dar fogo. ( erro )

A posição da arma deve ser sempre acima da cintura, e com os dedos fora dos gatilhos.

Eu já vi caçadres que já estão á espera com a arma apontada á saída dos silverões.

Se procurarem na net encontram.

E existem aqueles, que estão tão sôfregos por um coelho, que raramente os matam, mal vém mexer um arbusto atiram logo,tambem já vi isso.

Os acidentes acontecem, mas devemos evita-los, nunca chumbei nenhum animal, espero nunca chumbar, mas quem anda á chuva por gosto molha-se.

Com muitos cães o cuidado tem que ser redobrado,as zonas sao muito sujas, por sua vez há mais susceptibilidade de aconteçer.

Continuação de muitas e boas caçadas amigos.

Cumprimentos
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 498

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Sab Nov 12, 2011 8:26 pm

Desde os 4 anos que comecei a acompanhar o meu api a caça, e ele sempre teve muitos cães e agora continuamos a ter muitos cães, e nós chegamos a levar 20 e tal cães para caçar em silvados muito largos e compridos, com 4 pessoas a espera a contar com o meu pai, e as pessoas tinham consciencia que eram tiros dificeis, zonas de muito mato e nunca chumbaram um cão ao meu pai nem o meu pai chumbou um cão dele.

Eu desde que começei a atirar para ai aos 8 anos, atirar sem o meu pai, porque o guarda daquela reserva dava-me arma para eu atirar, nunca chumbei um cao, e sempre a atirar naqueles carreiros entre o mato, que tem de ser um tiro rapido e certeiro, e sempre com cautela para nao acontecer nada de mal, como por exemplo chumbar um cao ou mesmo um colega.

Este e um tema que vai sempre estar presente nas vidas dos caçadores, tendo caes ou nao, ate numa limpa se chumba um cao.

Boas caçadas
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 663

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Sab Nov 12, 2011 8:37 pm

Acho que não deve atirar pedras aos telhados dos outros quem tem telhas de vidro , pois este tipo de problemas pode acontecer a qualquer um, mas tambem qualquer caçador tem de ter em mente que pode acontecer mas tem de se fazer muito para o evitar.
Ha lances de caça em que quando disparamos nao temos nada mas quando vamos a ver estava um cao mais afastado do lado de la da peça de caça.

O importante e nao ser muito ganancioso no meu ponto de vista( apesar de nao ser o unico facto que leva a estas tragedias ) e ter o maximo de atnçao em saber onde andam os caes e so atirar mesmo quando sabe o que é , o resto e uma questao de sorte

altesa
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 545

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Seg Nov 14, 2011 3:34 pm

joaoraia eu podengos pretos nunca tive, porque nunca calhou,para mim todas as cores são boas desde que o animal (cão) cace bem.

Lmento muito sinceramente que, depois de uma simples pergunta o tópico tenha descambado para, como ter ou não cuidado ao chumbar cães, e mais lamento, que pessoas fiquem tão ofendidos com as opiniões dos outros, para isso somos livres !?

O respeito é bonito e fica bem em qualquer situação.

As minhas desculpas a alguém que se sinta ofendido na sua sabedoria.

Ser caçador é, não ser matador.

José Júlio
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: podengo preto   Hoje à(s) 2:29 pm

podengo preto
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: