Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 
 

 Envenenamento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
altesa
Moderador
Moderador


Número de Mensagens : 545
Idade : 63
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

MensagemAssunto: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 3:56 pm

Caros confrades se alguém conhece algum anti-veneno para aplicar em cães após a ingestão do veneno e o respectivo vómito, que digam de seus conhecimentos.

Morreu-me ontem uma cadela por envenenamento, após uma luta pela sobrevivencia, razão pela qual abri este tópico para que no futuro eu ou algum colega amigo dos animais os possamos salvar em situações identicas.


Ser caçador é, não ser matador.

José Júlio
Voltar ao Topo Ir em baixo
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)


Número de Mensagens : 217
Idade : 31
Localização : Alhandra
Data de inscrição : 13/06/2011

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 4:42 pm

amigo, isso e uma noticia muito desagradavel, e secalhar era uma das melhores, acontece sempre aos nossos melhores caes, eu pessoalmente nao conheço mas vou falar com alguns colegas e amigos e se eu souber de alguma coisa eu digo. Nos devemos sempre ajudar porque hoje precisa o amigo amanha podemos nos de precisar.

cumpr. amigo
Voltar ao Topo Ir em baixo

Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 21
Idade : 19
Localização : oliveira de frades
Data de inscrição : 29/08/2010

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 7:49 pm

Amigo é assim anti-envenamento não conheço mas quando vir algum cão a comer algo estranho ou algo que lhe pareça venenoso o melhor que lhe aconselho a fazer e obrigar o cão a ingerir sal. o sal nao é uma coisa muito dificel de transportar, numa garafa numa saca ou em qualquer coisa.Pelo que sei o sal vai fazer com que os cães vomitem e por consequente que o veneno não seja absorvido. Não devera ser a melhor maneira pois pode trazer efeitos negativos ao cão mas não havendo outra solução pode tentar sempre esta opção.

Depois disso o melhor que lhe aconselho é relatar o que aconteceu imediatamente ao veterinário o caso e ele melhor do que eu deverá saber o que fazer.

Atenção não tenho certezas do que lhe digo mas já li isso uma vez isso numa revista de caça, certamente no fórum haverá pessoas que lhe dirão o que fazer com mais certezas do que eu.

O que deveria haver era tipo uma vacina contra envenenamentos.



E já agora os meus sentimentos pela cadela!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Granada
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 80
Idade : 34
Localização : Chaves
Data de inscrição : 29/06/2009

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 8:19 pm

Boas!!!

Como disse o amigo né, o sal é uma das opções a qual já presenciei, eu e o meu primo andavamos com 3 cães dele no monte e mal se distenciaram de nós engeriram algo com veneno, 2 não tivemos tempo de nada, morreram na hora, com o outro viemos a correr a casa porque estavamos perto e fê lo comer bastante sal que passado um bocado o fez vomitar. Nota importante é não deixar beber nada até vomitar, após vomitar, dar lhe leite!

Eu ontem também tive de dar autorização para o veterinário por termo á minha melhor cadela, por ingestão de veneno em pequena quantidade o que fez com que quando dei conta já lhe tinha bloqueado os rins e nada pude fazer....

Abraço!!!!

Continuação deboas caçadas
Voltar ao Topo Ir em baixo

Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 21
Idade : 19
Localização : oliveira de frades
Data de inscrição : 29/08/2010

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 8:28 pm

também ouvi falar em azeite mas este poderia trazer mais problemas no cao.Isto se acontecese acontesia a nivel do estomago.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sarriugarte
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 105
Idade : 30
Localização : Faroeste
Data de inscrição : 05/10/2011

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 8:29 pm

Caro Confrade

existe uns comprimidos de carvão activado, o poderão salvar! o carvão activado absorve a substância tóxica e diminui a quantidade disponível para absorção pelo sistema digestivo. Os efeitos colaterais são mínimos.

tem ainda numa farmácia a Atropina ,soro glicosado e soro fisiológico, vai directamente ao sangue e o efeito é mais rápido!

há ainda as receitas mais caseiras, sal grosso, azeite, ou água oxigenada, cinza dissolvida ou sabão azul dissolvido em água, para obrigar o cão a vomitar.

Cumpts

TR
Voltar ao Topo Ir em baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 1639
Idade : 56
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 8:59 pm

amigo altesa voçe este ano esta com azar --por ai ha muita inveja --o melhor que tem a fazer e abandonar essas associativas --e arranjar 1 mesmo que seja mais longe --para nao sofrer mais dissabores ----quanto ao veneno quando e forte pouco a a fazer --por vezes mais vale o animal morrer logo no local do que estar a agonizar durante dias e nos obrigar a gastar uns euros ---mas gastar uns euros e o menos quabdo os salva-mos --mas e muito dificil salva-los porque geralmente estes venenos sao muito fortes ---gente sem escrupulos
Voltar ao Topo Ir em baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 634
Idade : 40
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 9:27 pm

Lamento o sucedido amigo altesa..
Infelizmente existe gente dessa um pouco por todo o lado... pena não serem descobertos e obrigados a comer aquilo que colocam no terreno... matar animais inocentes é crueldade atroz.. enfim...
Normalmante são infelizes que fazem isso... incapazes de ter um cão a caçar e que se roem de inveja dos cães dos outros...
Eu já passei por situações dessas e por isso, à muito que deixei de comentar caça em cafés ou outros locais públicos aqui na terra.. mas infelizmente tudo se sabe ou até acaba-mos por levar com a porcaria que colocam para outros... normalmente, o que faço agora é não repetir demasiado os locais das caçadas para não ser previsível...

Quanto ao que se deve administrar aos cães nessas alturas.. acho que o comentário do amigo Sarriugarte diz tudo... falta só a (indispensável) indicação de um Veterinário sobre como e quais administrar e em que doses... Agreement

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
mikinho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 18
Idade : 46
Localização : espinho
Data de inscrição : 27/09/2011

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 9:33 pm

aconselho este :

ENTEREX®: O perfeito equilíbrio entre quatro ingredientes micronizados, fazem de Enterex o primeiro absorvente com amplo espectro de rápida acção. Enterex forma um complexo estável com muitas substâncias, posteriormente eliminando-as do organismo. Bastante eficaz no tratamento de toxidades e envenenamentos, age interrompendo o processo de reciclagem entero-hepática.



Ter atenção que Enterex não deve ser encarado como um medicamento para tratar os casos de envenenamento, mas sim como um primeiro socorro, que lhe permite estabilizar o seu animal, dando-lhe tempo para o levar ao médico veterinário.


Principais sintomas de envenenamento:

Os sintomas dependem muito dos agentes causadores do envenenamento, da quantidade ingerida e da resistência do animal, mas por norma estes são os seguintes:


> Alterações gastrointestinais: Em quase todos os casos de intoxicação, existem diarreia, vómitos e dor abdominal. Dependendo do agente, estes sintomas podem ser desde moderados a muito intensos, só por si comprometendo a vida do animal. Além disto, estas alterações juntamente com outros processos, frequentemente levam a uma descida do grau de hidratação do animal.

> Alterações cardio-pulmonares: São muito frequentes a dispneia, os derrames torácicos e arritmias cardíacas.

> Alterações neurológicas: Quer com convulsões e estados de hiper-excitabilidade, quer com apatia, depressão e o animal reagir como se estivesse perdido não conseguindo perceber onde se encontra.

> Coma: Estado muito grave, produzido por qualquer um dos anteriores, principalmente o comprometimento neurológico.


Como actuar, primeiras medidas:
Embora estejamos a falar de animais, estas medidas podem e devem ser tomadas também por nós humanos, em caso de intoxicação.


> Diluição do tóxico: Tomar a solução de carvão activado para absorver os tóxicos no estomâgo.
> Protecção contra auto-lesões: Em casos convulsivos ou de grande excitação ou perca de sentido de orientação, é vital conter o animal para evitar que se lesione.
> Recolha de Provas: O mais breve e rapidamente possível , tentar examinar toda a àrea em que se desconfia que o animal tivesse acesso ao produto tóxico, e recolher várias amostras para mostrar ao seu médico veterinário, desta forma será mais fácil identificar o agente do envenenamento. Procurar também ter atenção e até mesmo recolher uma amostra de fezes e urina do animal ou tentar examinar as caracteristicas destas secreções. Esta medida pode ser tomada por outra pessoa, enquanto se transporta o animal para o veterinário.
> Procura de ajuda especializada: Mesmo que os sintomas reduzam, deve sempre dirigir-se o mais rápido possível para uma clínica veterinária.


Propriedades do ENTEREX ®:
Carvão Vegetal Activado: Também chamado de "Esponja Rígida", a sua enorme superfície torna-o ideal para absorção de toxinas microbianas e outras substâncias tóxicas presentes no lúmen intestinal, sendo também eliminador de gases, com acção desodorizante.
Zeolita: Apresenta capacidade absorvente 4 vezes maior que o carvão activado.
Pectina: Sua decomposição no cólon dá-se por acção bacteriana e os produtos dessa decomposição podem ser ácidos que fornecem um ambiente desfavorável para a flora bacteriana anormal. A pectina também tem a capacidade de proteger a superfície da mucosa intestinal da acção irritante de toxinas e bactérias. O carvão vegetal (fibra de baixa fermentação) e a pectina (fibra de alta fermentação) propiciam ao produto cerca de 28% de fibra, auxiliando na regulação do trânsito intestinal.
Caulim: Substância com acção protectora e absorvente. Acção superior ao carvão activado com algumas substâncias específicas (Ex: Paraquat).


NÍVEIS DE GARANTIA POR kg DO PRODUTO:
Carvão Activado.......................400 g
Zeolita...................................400 g
Caulim...................................100 g
Pectina..................................100 g


INDICAÇÕES:
Enterex está indicado como absorvente de toxinas e venenos, presentes no trato gastrointestinal de cães, gatos, aves, roedores, répteis e afins, nos casos de envenenamentos, intoxicações diversas e auxiliar em diarreias e gastroenterites.

MODO DE USAR:
Para ser usado por via oral, diluído em água, cada saqueta deverá ser diluída em 40mL de água e administrado assim que se aperceber dos sintomas do envenenamento, levar logo de imediato o animal ao seu médico veterinário.

ENVENENAMENTO - ANTÍDOTO:
Cães e Gatos: 2 saquetas de 8g para até 20Kg de peso corporal, diluído em 80mL de água a cada 4 a 6 horas até à chegada ao seu veterinário.

Observações:
1- Mais eficiente quando administrado rapidamente no envenenamento agudo, dentro de 30 minutos após a ingestão do veneno.
2- Administrar vagarosamente (via oral ) durante 15 minutos para prevenir o vómito.
3- Ter atenção que as fezes do animal tornam-se negras.

Preço de venda por saqueta de ENTEREX®: Saqueta de 8 gr = 3,95 €
Voltar ao Topo Ir em baixo
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 1511
Idade : 45
Localização : lisboa
Data de inscrição : 26/05/2010

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 10:19 pm

bravo boa dica palmas
Voltar ao Topo Ir em baixo
altesa
Moderador
Moderador


Número de Mensagens : 545
Idade : 63
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 04, 2011 10:59 pm

Obrigado a todos pela solidariedade e pelas dicas, em especial a do amigo mikinho, serve para mim bem como para quem quiser, oxalá ninguém venha a ter nessecidade de utilizar.


Ser caçador é, não ser matador.

José Júlio
Voltar ao Topo Ir em baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 634
Idade : 40
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 18, 2011 11:40 pm

Um amigo teve ontem a infelicidade de 2 dos seus cães (obviamente que são sempre os melhores) terem sido envenenados...
Um deles ainda conseguiu que o Veterinário o salvasse e desejo que esteja totalmente recuperado e ainda lhe dê muitos anos de alegrias... o outro, infelizmente não apareceu... provavelmente terá ficado perto do local onde ingeriu...
Repito aqui o abraço de solidariedade para ele...
São situações lamentáveis provocadas por gente que nem se pode considerar gente... os cães de caça não merecem cair de forma tão indigna e quem os cria com tanto gosto e apenas para passar uns momentos de lazer, não tem de passar por essas situações...


Boa sorte para todos..

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 383
Idade : 48
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sex Nov 18, 2011 11:53 pm

Boas, amigo Castilho, é possivel que o amigo nos possa dizer em que zona é que aconteçeu essa barbaridade?

Isto para que futuramente possamos ter um cuidado mais redobrado com os nossos canitos nessas zonas.

Cumprimentos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 634
Idade : 40
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sab Nov 19, 2011 12:00 am

Boa noite amigo Batistuta..
Ainda não sei pormenores... soube por sms e ainda não tive oportunidade de saber em que zona foi... assim que saiba, informo..

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 663
Idade : 25
Localização : Montemor-o-Velho
Data de inscrição : 29/05/2011

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sab Nov 19, 2011 7:31 am

Amigo este ano ainda nao tive nenhum acontecimento desses , felizmente , mas o ano passado tambem me calhou a mim , mas no meu caso safou-se.

"Se o cachorro não vomitou ainda e o veneno não é um produto cáustico ou derivado de petróleo (veja a lista abaixo) induza o vômito dando uma colher de sopa de água oxigenada 3% para cada 10 kg de peso de 10 em 10 min até o vômito começar. Se o cachorro não vomitar dentro de 1/2 hora, leve-o imediatamente ao veterinário com a embalagem do suposto veneno."

eu já fiz isto e deu resultado, mas tambem ja ouvi falar em azeite , mas isto por vezes e so para o veneno demorar mais a entrar na circulação sanguínea

Uma vez um veterinario disse me que anti-veneno mesmo nao ha, apenas ha anti-venenos para determinadas subtancias ( ou seja , quando o cao for envenenado vooce tem de saber quzl e o tio de veneno ) e nao sao garantidos.
Isto doram palavras de um veterinario, se é assim ou nao, sop procurando melhor

Voltar ao Topo Ir em baixo
machado
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 397
Idade : 51
Localização : gois
Data de inscrição : 04/01/2009

MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Sab Nov 19, 2011 9:40 pm

Obrigado Sergio pelas tuas palavras de conforto,que bem presisas são nestas horas.

O que se safou graças a deus esta bem.

E para esclarecimento de todos o local da tragedia foi na Municipal da Ribeira de Semide e Rio de Vide ,conselho de Miranda do Corvo.

Boa sorte a todos



Comprimentos

Antonio Machado
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Envenenamento   Hoje à(s) 10:10 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Envenenamento
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Alimentação&saúde&Criação-
Ir para: