Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Caes quer caçam afastados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
luis_moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 45

MensagemAssunto: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 06, 2011 9:40 am

Boas,

Gostaria de ajuda no que diz respeito ao afastamento dos caes na caça!

É que tenho uma cachorra nova que tenho levado juntamente com a mais velha que lá tenho. O problema é que a mais velha sempre teve este terrivel vicio de se afastar muito de mim e ainda por cima não costuma ligar muito quando a chamo. Como a pequena cachorra costuma segui-la muito, o que por um lado é bom pois já fura e já começa a procurar, tem o contra de se começar a habituar a afastar-se muito de mim também.

Esta mais velha, sempre caçou bem com muito vicio. Assim que a costumava soltar ferrava o focinho no chão e andava sempre a procurar. Costumava era caçar sozinho e com mais um cão ou dois. Este ano juntei-me com dois colegas e que têm mais alguns caes. Ao todo costumamos levar uns 7/ 8.

Ao inicio ela até se portava bem, apesar de eu no inicio pensar que ela iria estranhar. Habituou-se bem. O problema é que ultimamente, começa-se a afastar cada vez mais, chegando mesmo a desaparecer mesmo por longos periodos.

Preocupa-me pela pequena que não queria que ganha-se esse vicio também. Acho que vou é começar a levá-la sozinha.

Já agora, qual é a melhor altura para treinar os cães? Será de manha devido ao fresco da noite que facilite que os caes "peguem" melhor no rasto dos coelho?s
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 774

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 06, 2011 9:47 am

Boas amigo,já tive um cão assim, mas o meu tinha remédio, era só chamar pelo nome que não se afastava mais de 30 metros, só quando ia no rasto é que se esticava.
Penso que de manha, cedo seja o melhor período, porque o terreno esta húmido, com rasto fresco que os cães seguem melhor.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 06, 2011 10:04 am

Se a "velha" se estica não coloques a nova ao lado dela ou sofrerá do mesmo problema.
Melhor altura para treinar depende do "saber" do cão: cão novo e inexperiente convém uma altura em que haja mais rastos, cão já sabido convém ter dureza e menos rastos.
luis_moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 45

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 06, 2011 6:02 pm

Sim faz sentido... Aos novos dar-lhes um inicio mais facil e "dificultar a vida" aos mais velhos. Obrigados

Elas estão presas mas perto uma da outra. Foi a forma que tive para as colocar de forma a habituarem-se uma à outra. Se calhar o melhor mesmo é afastá-las da vista uma da outra.
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 315

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 06, 2011 7:12 pm

amigo nao juntes a velha aos cachorros novos, para eles nao ganharem vicios!!

faço das minhas palavras estas:

podengos&coelhos escreveu:

Melhor altura para treinar depende do "saber" do cão: cão novo e inexperiente convém uma altura em que haja mais rastos, cão já sabido convém ter dureza e menos rastos.

Cumprimentos

Filipe
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 06, 2011 10:06 pm

já agora o que fazer aos cães que se esticam ?

Para treinar os novos é sempre melhor pela manha , por haver mais rasto.

Boas caçadas
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 06, 2011 11:24 pm

boas,
O meu cruzado de podengo também se afasta muito. Caço as perdizes com ele.
Apartir de determinada altura acho que a unica solução é adaptar-nos. Se eles forem bons, depois de nos adptarmos conseguimos ter bons resultados. Mas claro que eu tambem vou tendo pernas para isso, e as vezes é necessario dar umas boas corridas!
Ele afasta-se por vezes demasiado, mas pelo menos ve-las vejo quase sempre. E depois de ver para onde vão já me ponho mais a jeito. E eu que normalmente caço sozinho as perdizes, se o cão caçasse perto nunca me dava tanta caça, porque muitas vezes não passamos pelos sitios onde estao.
Mas ao coelho não sei como é.
Para mim, e para a maneira como caço, (a maior parte das vezes sozinho) um cão que caça curto não serve.
mas isso sou eu.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 07, 2011 11:15 am

tiago escreveu:
Para mim, e para a maneira como caço, (a maior parte das vezes sozinho) um cão que caça curto não serve.
Pois eu pensava que a caçar sozinho os cães curtos é que eram bons! Os cães "compridos" sáo para muitos armas pdoerem cercar por longe. Digo eu ...
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 07, 2011 12:12 pm

nem mais amigo podengos
http://podengos.portugueses@live.com.pt
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 07, 2011 2:09 pm

tiago escreveu:
Pois eu pensava que a caçar sozinho os cães curtos é que eram bons! Os cães "compridos" sáo para muitos armas pdoerem cercar por longe. Digo eu ...

Eu acho o contrário, pelo menos para perdizes. Se o cão não se alargasse no terreno, arrisco dizer com toda a segurança que em mais de metade das vezes em que vou as perdizes, nem sequer as veria. Depois de o bando levantar a primeira vez e eu saber onde está, já depois me vou desenrascando. agora sem sequer as ver nada feito.
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 07, 2011 3:24 pm

Eu também tenho um problema idêntico. A mãe, à medida que vai envelhecendo foi-se afastando cada vez mais de mim, e demora mais tempo a chegar. Na época passada, a filha (com 6/7 meses afastava-se com ela). Durante este defeso, deixei de as treinas juntas e passei a juntar a cachorra só com os cães que caça perto de mim, e resolvi a situação. Hoje muito dificilmente a cachorra se afasta muito de mim.

Quanto à melhor altura para treinar, eu digo que muito cedo (mal amanhece) e ao fim da tarde são as melhores fases, principalmente para iniciar cães. De manhã há mais rastos (dos vários coelhos que andaram fora de noite); ao fim da tarde, há menos rastos mas são mais certos (ou seja, o coelho mal saiu da toca ouviu barulho e voltou para a toca - o rasto é mais curto mas mais certo - mais fácil do cão dar com o coelho).
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 07, 2011 4:06 pm

Tiago, o teu cruzado "amarra" as perdizes?
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 07, 2011 7:40 pm

o cao caçar longe ou ponteiro como lhe queiram chamar ---vai do treino que cada um lhe da desde cachorro ---e das zonas a que os levamos ---o haver muitos coelhos nao e sinal de bons treinos ---e por vezes dei~xamos os andar a vontade todos intusiasmados e estamos a contribuir para essa situaçao ----acho que devemos sempre treinar cachorros com caes curtos ----mas atençao muitas das vezes tem a ver com a genetica do animal e ai pouco ha a fazer ---temos sim de tirar o melhor partido desses caes so os levando pra zonas de matos fortes com varias armas --ai sim sao muito uteis ---ou entao leva-los so a tarde com pouco rasto nao se alargam tanto -----geralmente estes caes que se alargam sao sempre dos melhores e bem acima da media --o que dificulta o caçador a se desfazer deles ---a que saber caçar com eles ----
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 07, 2011 8:56 pm

Boas amigo Zambujal, relativamente a cães que caçam longe, como é que se consegue caçar com eles se desarvoram para longe do dono?

O aproveitamento que se tem com eles, e quase completamente nulo, tenho experiência disso.

Talvez com cães a caçar curto isso melhore um pouco.

Continuação de umas boas caçadas.

Cumprimentos
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 07, 2011 9:18 pm

amigo ha matos que eu caço na minha associativa em que estes caes sao uteies---matagais grandes em que pouco importa que o cao se alargue ---e preciso e que siga ---o coelho geralmente se bem apertado muitas vezes aparece a tiro nas portas ---agora um caçador sozinho ou mesmo grupo a caçar em matos menos fortes e logico que nao interressa --se me pergunta se gosto desses caes----claro que nao --ate porque os meus geralmente caçam curto --embora a seguir se alarguem ---mas isso e normal---geralmente quando vou comprar 1 cao a 1 exigencia e ser curto ---se nao fica la ---tenho ai uns 4 que caçam das 2 maneiras curtos e se lhes deres redeas alargam-se um pouco --mas mesmo quando vou so --gosto de levar estes caes consoante onde vou caçar --e tenho morto muitos coelhos a conta deles ---nao se deve e levar os curtos com os mais largos
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qui Dez 08, 2011 12:06 am

Tiago, o teu cruzado "amarra" as perdizes?

Não posso dizer que ele se "amarra" porque não seria verdade. Mas quando está perto delas, e eu estou perto dele, o cão dá-me bastante tempo, chegando a parar-se para olhar para mim e depois levantar a caça.
Eu tive que me adaptar a ele, porque é um cão que em terrenos onde existe um ou dois bandos de perdizes, que é onde caço, é raro não dar com elas. Ainda este ano em cerdeira do coa foi me buscar uma perdiz de asa a mais de 500 metros de onde caiu.
E como os terrenos são muitas vezes de giestas mais altas que nós, não podemos ir para dentro delas, porque nao as veriamos levantar. Entao eu faço as bordas destes montes e o cão anda nos matos, as vezes chega a ir a mais de duas tres centenas de metros de mim, e tento andar ligeiramente a frente do cão de maneira a que elas levantem para mim. Se não fosse assim, principalmente apartir de meados da epoca, a maioria das vezes eu não encontrava sequer as perdizes, e sem as encontrar nada feito. Depois de levantarem e eu saber onde estao mais ou menos, já consigo acompanhar melhor o cão e posicionar-me melhor. Uma das coisas que me faz muito jeito é ter colocado um chocalho no cão que se ouve a essas distancias. Muita gente diz-e que o chocalho espanta a caça toda, mas eu não acho isso. Acho que as vezes até é mais ao contrário. Além disso o chocalho permite-me saber onde está o cão, o que me favorece a orientação.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Sex Dez 09, 2011 2:18 pm

Tiago, já percebi a tua forma de caçar e de tirar proveito do teu cão.
Parabéns porque isso não é para todos.

P.S. - Já bati muito mato na Cerdeira no tempo do saudoso R.L. atrás das vermelhudas. O vício era tanto e os transportes tão poucos que chegámos a ir 7 caçadores e respectivos cães num Opel Manta de Viseu até ao Sabugal. Quando se abriam as portas e começava a sair o material fica todo doido a olhar. lol!
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Sex Dez 09, 2011 6:06 pm

Tiago, já percebi a tua forma de caçar e de tirar proveito do teu cão.
Parabéns porque isso não é para todos.

P.S. - Já bati muito mato na Cerdeira no tempo do saudoso R.L. atrás das vermelhudas. O vício era tanto e os transportes tão poucos que chegámos a ir 7 caçadores e respectivos cães num Opel Manta de Viseu até ao Sabugal. Quando se abriam as portas e começava a sair o material fica todo doido a olhar. lol!

lol!
tem que se ir fazendo por isso. A propósito. Tava a olhar para o cão do teu avatar, e a pensar que o meu é super parecido!
cumprimentos
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Sex Dez 09, 2011 7:52 pm

amigo por vezes o cao caçar largo nao e problema ------e preciso e tirar proveito dele ----e voçe pelos vistos sabe ---muitos parabens
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Sex Dez 09, 2011 10:14 pm

É verdade amigos caçadores, com cães a caçar largo, não há melhor do que deixar as botas em casa, e levar uns ténis e uns calções para fazer umas maratonas , e com a respéctiva arma ás costas, não sendo necessário levar muitos cartuchos para não pesar muito.

Cumprimentos
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Sab Dez 10, 2011 9:15 am

Se caçar - mos em matões não se nota , um cão que caçe perto e um que se estica.

E eu sei do que falo , tenho um que em terreno aberto é ter pernas para ele.

Mas nos matões é dos primeiros a dar com um coelho.

Boas caçadas
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Sab Dez 10, 2011 12:10 pm

amigo luis e mesmo como dizes --esses caes que caçam largo geralmente sao os melhores ----so que so teem aproveitamento em matos fortes ---em bordas ou matos fracos estragam a caçada ---
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 13, 2011 12:06 am

o interesse em ter cães curtos ou ponteiros tudo depende do piso que se caça da densidade de mato mas tambem da densidade de coelhos. digo isto porque uma grande maioria dos cães que se esticam é com intenção de andarem sempre com coelhos no focinho sem tempos mortos, em zonas de mais coelhos o cão não tem normalmente necessidade de se afastar pois tem coelhos perto.

isto digo eu claro

zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 13, 2011 6:29 pm

o cao ponteiro a maioria das vezes nao matilha bem --gosta muito de caçar sozinho e de ser independente -----quando eles matilham bem o problema e minimizado --porque vem ao latir dos outros e acaba por --ficar por perto ---o problema agrava-se quando sao ponteiros e latem bem de rasto --ai acabam por estragar nao so a matilha e os dias de caça --e ai nao ha pachorra que aguente --ou leva sumiço ou so vai pra matagais ----cao ponteiro tanto faz haver muitos ou poucos coelhos --ja nasce com eles ---tenho tido alguns e geralmente sao sempre dos melhores --
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 13, 2011 7:29 pm

zambujal escreveu:
o cao ponteiro a maioria das vezes nao matilha bem --gosta muito de caçar sozinho e de ser independente -----quando eles matilham bem o problema e minimizado --porque vem ao latir dos outros e acaba por --ficar por perto ---o problema agrava-se quando sao ponteiros e latem bem de rasto --ai acabam por estragar nao so a matilha e os dias de caça --e ai nao ha pachorra que aguente --ou leva sumiço ou so vai pra matagais ----cao ponteiro tanto faz haver muitos ou poucos coelhos --ja nasce com eles ---tenho tido alguns e geralmente sao sempre dos melhores --

Bem eu tenho esta opinião um cão que se afasta bastante do dono sente-se independente porque é o líder dominante da matilha e esta a cagar no dono chamamos chamamos e e nada bem quando quer ter com nos ,eu acho que é a nossa culpa porque não mostramos quem e o líder quando o devemos de fazer .Nos só queremos que os cães procurem coelhos quanto mais sedo melhor e não ligamos nada a dar uma boa obediência os cães (Por norma e assim cães a corrente ou canil a esposa da de comer ate os limpa etc. o caçador vai o fim de semana ver os cães mas pouco faz com eles ,depois quando tiver perto da caça la bom eles para o campo de treino e ai começa os cães todos a correr poco se fala com os cães e por vezes um cão da com um coelho mesmo depois do dono ter chamado por ele a alguns minutos farto de chamar e ele não bem ,mas depois da com um coelho leva a matilha toda e ficamos bem longe da matilha mas quando os cães chegam oi oi fazemos festas e estamos todos contentes são estes tipos de erros que nos fazemos que nos não damos por ela mas eles sim ). Eu tenho uma fêmea que era um pouco assim nunca me ligava nem a mim nem o meu pai .Depois o amigo julio fez uma oferta do seu macho o Ciclone e ele me disse que o cão se afastava bem eu já tinha problemas com a fêmea com o macho tinha de os separar um de manha outro de tarde ,mas o ciclone chegou a minha casa e dei por ela que não se afastava assim tanto foi sempre um cão que bastava eu chamar que ele vinha a não ser que ande a procurar ,como não me deu problemas depois de algumas saídas levei a femeá e ai sim teve problemas no inicio chamava por ele e ele vinha mas depois via a fêmea e fez ouvidos surdos .Hora teve de dar treino de obediência a essa cadela e hoje se ela andar longe sem caçar eu chamar ela bem logo (por exemplo quando mudava-nos de zona tínhamos de passar uns campos ainda nos não estava-nos no campo já ela cantava com coelhos do outro lado hoje temos de estar em olho nela mas se chamarmos por ela ela já não vai espera e depois vai o nosso lado e só sai quando a mandar ir. Por isso tenho vindo a dizer que a obediência é muito importante e nos temos de ser o líder da matilha não eles .
Claro que termos um cão que se afaste um pouco em zonas é muito bom nos e que temos de saber tirar o proveito desse cão saber se o levamos ou não para essa zona .abraço

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 13, 2011 8:51 pm

Ora nem mais...o post do Podengos resume de uma forma geral o problema.

1. obediência
2. Saber tirar partido das caracteristicas dos cães
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 498

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Ter Dez 13, 2011 9:14 pm

Eu tenho uma cadela, Podenga Andaluz, que assim que sai da rolote anda ali ao pe do carro, e dou umas festas a todos e tal, depois quando carrego a arma la começa ela a começar a procurar, assim que vou direito a um silvado ou assim, ela alarga-se alarga-se da a volta ao silvado e bate de cima para baixo e eu começo com os outros de baixo para cima, e ainda este ano aconteceu ela fazer-me isso e nao consegui atirar por causa dela ir tao em cima do coelho quando saiu so silvado, depois disso chamava e nada e o coelho tinha encovado, era so chamar, entao ela depois la apareceu e ralhei logo depois andou ali perto de mim e eu sempre a corrigi-la.

Mas no que toca a silvados grandes e fechados anda la sem problema nenhum, ate gosta
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 14, 2011 11:13 am

Tomás, isso que dizes dos Podengos Andaluzes não é defeito mas sim característica da raça.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 14, 2011 11:18 am

Amigo Zé, um cão ponteiro não é necessariamente um cão sem "dono" e "surdo" de ouvido.
Aqui pelas minhas bandas conheço grupos de caçadores que fazem uma manhã inteira sem sairem do mesmo poiso (normalmente uma pedra) e sem darem uma única ordem aos cães ( se o fizessem jamais conseguiriam dar um tirinho que fosse a um coelho visto os coelhos andarem sempre furtados e muito à frente dos cães).
Agora pergunto eu: como conseguiriam caçar estas pessoas se os cães não fossem ponteiros e independentes!?
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Qua Dez 14, 2011 11:43 am

eu nao os considero surdo de ouvido ---isso e o termo aplicado a um cao ponteiro ---o que acho e pelos que tenho tido na minha vida de caçador ---e que sao caes teimosos --e o principal sao caes com vicio a mais ---por isso geralmente serem sempre bons caes ---mas que se aproveita pouco o trabalho deles caçando sozinho -----eu dou como ex --eu proprio quando vou sozinho em algumas quintas feiras ---de manha levo sempre 6 ou 7 caes curtos ----e de tarde levo sempre outros 5 mas 2 desses 5 alargam-se mais --mas nao os considero ponteiros ------e com bons resultados mato muito coelho aos caçapos achados por estes caes ----basta ser mato um pouco mais forte --e por vezes vou pra la sozinho ---as possibilidades de matar algum aumentam com estes caes ---
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Caes quer caçam afastados   Hoje à(s) 2:29 pm

Caes quer caçam afastados
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: