Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Descontos . . . (TORDOS)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487

MensagemAssunto: Descontos . . . (TORDOS)   Sab Dez 17, 2011 10:44 am

Boas a todos pessoal . . .

Sei que já abriram á tempos um tópico de descontos, mas foi a caça maior . . .

Eu gostava de ler as voças opiniões dos descontos que dão aos tordos e a que distâncias . . . Visto que é UMA DAS aves mais dificeis de acertar pelo seu reduzido volume . . .

Neste momento estou a atirar com Super Veloz 32 gramas cumbo 7 1/2 . . . Sei que os cartuchos também contam porque á uns que são mais rápidos e outros mais lentos logo dá-se um maior desconto . . .

Cumprimentos e espero todas as respostas de pessoas que percebam de descontos
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Sab Dez 17, 2011 11:06 am

Olá,
Eu não acho que os tordos sejam das peças mais dificeis de abater. Acho que as perdizes em certas situações são bem mais dificeis. A maioria dos tiros aos tordos são dados de frente ou quase de frente. Quando estão a passar ai até aos 20 25 metros um palmo a frente sem parar o correr da mão é suficiente, as vezes nem é preciso tanto sendo suficiente quase que apontar ao bico. apartir dessa distancia tens que ir aumentando progressivamente os descontos até ires começando a ver o que tens que fazer. acho que o mais importante é não parares o correr da mão quando disparas (caso contrario os tiros vao sempre sair atrasados), e estares com os pés bem posicionados no terreno é muito importante tambem. Apartir dai é preciso é tiros até te adaptares.
é a minha opiniao!
cumprimentos
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Sab Dez 17, 2011 11:04 pm

Os descontos são difíceis de explicar ao vivo e a cores quanto mais explica-lo por net. Podes tentar fazer o seguinte: O primeiro tiro adiantas conforme te parece que é correcto, no 2º tiro dás o dobro daquilo que pensavas que era certo e no 3º darás o triplo que idealizaste. Se conseguires fazer isto quase de certeza que a pouco e pouco apanhas o tempo de tiro. A pratica e os anos ajudar-te-ao.
Em vez de 7,5 no teu caso usaria chumbo 8 ou até mesmo 9 e choque 4 ou 3 para teres uma chumbada mais ampla e mais composta para facilitar o acertar.
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 909

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Dom Dez 18, 2011 1:00 am

tiago escreveu:
Olá,
Eu não acho que os tordos sejam das peças mais dificeis de abater. Acho que as perdizes em certas situações são bem mais dificeis. A maioria dos tiros aos tordos são dados de frente ou quase de frente. Quando estão a passar ai até aos 20 25 metros um palmo a frente sem parar o correr da mão é suficiente, as vezes nem é preciso tanto sendo suficiente quase que apontar ao bico. apartir dessa distancia tens que ir aumentando progressivamente os descontos até ires começando a ver o que tens que fazer. acho que o mais importante é não parares o correr da mão quando disparas (caso contrario os tiros vao sempre sair atrasados), e estares com os pés bem posicionados no terreno é muito importante tambem. Apartir dai é preciso é tiros até te adaptares.
é a minha opiniao!
cumprimentos

Gildo acho que está tudo dito.Há!!!!mas não te esqueças que não podes deixar os tordos ouvirem o barulho do primeiro tiro,caso contrário .
feijo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 24

MensagemAssunto: choques se deve utilizar    Dom Dez 18, 2011 9:18 pm

camaradas, na vossa opinião que choques se deve utilizar numa espingarda semi automática e respectivas cargas para os tordos eu ainda tenho muitas duvidas nessa parte gostava de ouvir a vossa opinião.
comprimentos obrigado a todos
luis anjo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 19

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Dom Dez 18, 2011 9:36 pm

viva amigo feijo,qual e a sua arma?
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 19, 2011 12:08 am

feijo escreveu:
camaradas, na vossa opinião que choques se deve utilizar numa espingarda semi automática e respectivas cargas para os tordos eu ainda tenho muitas duvidas nessa parte gostava de ouvir a vossa opinião.
comprimentos obrigado a todos

Boas,
Para mim a combinação ideal o choque 3 para a maioria das jornadas e um cartucho de 32 gramas de chumbo 8 ao qual estejamos adaptados. mesmo os mais altos caem secos com esta combinação.
Mas cada um com a sua teoria!
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1897

MensagemAssunto: ola   Seg Dez 19, 2011 9:48 am

ola amigos eu concordo com algumas coisas k foram
Aqui ditas isto de explicar o desconto no tiro tem que se
lhe diga...agora quando se fala em desconto de tiro está se a falar
de um tordo k vem alto e o queremos abater podemos dar até quase
1mt de desconto se for um tordo que entre no posto de lado pode ser
até um dois palmos se o tordo vier de frente aponta se pra bico e ao disparar
tentar tapar o tordo mas é preciso é mts mts tiros no terreno pra ir apanhado
prática ninguém nasce ensinado e vamos todos mesmo com mt experiência ou
pouca falhar mts tordos lol! ....

Quanto ao choque se caçar com semi-automática xoke 3
Com a subrepostos primeiro cano 3 no segundo 2
Utilizo sempre xumbo 7/5 8 32gramas ...

Abraços e segurança acima de tudo...
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Dom Dez 25, 2011 2:07 pm

Boas,

Na quinta feire passada, foi um desastre!!!

Estive com a espingarda mais de 3 horas. saíram-me tordos rápidos do mato do tipo meto a espingarda a cara e disparo logo, nem tempo dão para apontar, nem um ficou.

Depois pasaram-me 2 altos, a mais de 70 metros apontei 50 cm´s para a frente. novamente mais dois e mandei 50 cm´s para a frente e nem um chumbado.

Já estava a ficar passado!!!!!!!!!!

Depois vem-me outro exactamente igual, todos de frente e madei um desconto de uns 70 cm´s e outro mais curto de uns 35/40, na verdade nem um tiro certeiro dei.

Foi uma miséria, nunca me tinha acontecido nada assim.

E o que quero com isto tudo é, opiniões se fiz mal os descontos ou não . . .

Cumprimentos . . .
artmar
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 312

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Dom Dez 25, 2011 6:07 pm

Ola Gildo !!
Realmente essa situação é bastante ingrata e quem o diz sou eu, até porque passei por essa situação também aos meus 16 anos. E digo mais....quando a caça me aparecia de frente, todo eu tremia e a seguir fazia dois buracos no céu.
O meu conselho ou receita é a seguinte: MUITOS TIROS. É verdade que não há assim muita caça, neste caso tordos para dar tiros e treinar, mas os tiros estão na base do sucesso. Tenta não atirar a tordos cuja altura seja excessiva pois ou deixa los feridos ou não os encontras e, ou o mais certo é não lhe acertares. Quando tiveres junto a um prédio de 10 andares, (30 metros) põe te ao alto com ele, olhando pra cima e imagina uma peça de caça a passar por cima de ti no ponto mais alto do prédio.
Olha que ainda hoje e quando tenho essa oportunidade faço essa analise
Um Bom Natal
Artmar
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Dom Dez 25, 2011 9:00 pm

Boas.

Falta de tiros não é o, problema, é que aos tordos já nem fico tao nervoso como dantes. Já tenho uns milhares de tiros mandados, está bem que foi ilegalmentemas mandeios.

E nunca falhei assim tanto na minha vida, é que parecia que os cartuchos nem chumbo tinham.

Parece impossível, eu até alisei o chão para ter os pés direitos e respirava fundo antes de por a espingarda a cara o problema é o desconto de certeza . . . . . . . . . . . . . Tenho é de ir aos pratos, é o melhor . . . . .

Cumprimentos . . .
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 498

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Dom Dez 25, 2011 9:39 pm

Atirar aos pratos não tem nada a haver com o atirar aos tordos..........
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 909

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Dom Dez 25, 2011 9:47 pm

artmar escreveu:
Ola Gildo !!
Realmente essa situação é bastante ingrata e quem o diz sou eu, até porque passei por essa situação também aos meus 16 anos. E digo mais....quando a caça me aparecia de frente, todo eu tremia e a seguir fazia dois buracos no céu.
O meu conselho ou receita é a seguinte: MUITOS TIROS. É verdade que não há assim muita caça, neste caso tordos para dar tiros e treinar, mas os tiros estão na base do sucesso. Tenta não atirar a tordos cuja altura seja excessiva pois ou deixa los feridos ou não os encontras e, ou o mais certo é não lhe acertares. Quando tiveres junto a um prédio de 10 andares, (30 metros) põe te ao alto com ele, olhando pra cima e imagina uma peça de caça a passar por cima de ti no ponto mais alto do prédio.
Olha que ainda hoje e quando tenho essa oportunidade faço essa analise
Um Bom Natal
Artmar

Gildo!!!Toma atenção ao que o amigo Artmar escreveu,e repara bem que (Nem sempre o que parece é!!!!!!)

Será que íam a cerca de 70 Metros ???????

Uma coisa é certa,vais ter de atirar sempre à frente dos tordos,sem te esqueceres de NÃO parar a arma no momento do disparo. Sempre com a arma em movimento,caso contrário o tiro sairá sempre atrasado.
sirbarata
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 102

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Dom Dez 25, 2011 11:19 pm

Essa situação ja não normal acontecer amigo se tens milhares de tiros dados, tens que ter noção do que
a tua espingarda corta, o cartuxo que usas e se é o mais adequado para a
tua espingarda e usares sempre o mesmo cartuxo porque como disseste e
muito bem uns sao mais rápidos do que outros. Tens que ver as condições
atmosferas, se eles vierem tocados a vento o desconto é muito maior, Eu
por exemplo tenho uma semi-automatica cano 71 com a ponteira que abre
mais e vou buscar todos a 70 metros.

Em suma o mais importante é usares sempre o mesmo cartuxo e a mesma
espingarda com os tiros vais te habituar a isso e depois repares quando o
tordo cai como é que deste o tiro, a sugestão do amigo Hélio é muito boa vai sempre dobrando.

Abraço e boa sorte porque para mim é o que gosto mais de caçar é aos tordos
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 11:06 am

sirbarata escreveu:
Essa situação ja não normal acontecer amigo se tens milhares de tiros dados, tens que ter noção do que
a tua espingarda corta, o cartuxo que usas e se é o mais adequado para a
tua espingarda e usares sempre o mesmo cartuxo porque como disseste e
muito bem uns sao mais rápidos do que outros. Tens que ver as condições
atmosferas, se eles vierem tocados a vento o desconto é muito maior, Eu
por exemplo tenho uma semi-automatica cano 71 com a ponteira que abre
mais e vou buscar todos a 70 metros.

Em suma o mais importante é usares sempre o mesmo cartuxo e a mesma
espingarda com os tiros vais te habituar a isso e depois repares quando o
tordo cai como é que deste o tiro, a sugestão do amigo Hélio é muito boa vai sempre dobrando.

Abraço e boa sorte porque para mim é o que gosto mais de caçar é aos tordos

Matar tordos a 70 metros? quais são os cartuchos que utiliza?com a ponteira mais aberta e 71cm de cano é realmente um feito
sirbarata
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 3:11 pm

Polvichumbo 32 gramas chumbo 8, eu nao consigo caçar ao coelho com aquela espingarda, ja a levei ao armeiro porque nao sabia que ponteira é que tinha ( compra em segunda mao) e a espingarda cortava muito sempre pensei que tinha a mais fechada, tal foi o meu espanto quando ele me disse que era a ponteira que abre mais... Os tordos num bom dia de caça sem vento consegue-se ir buscar tordos a uma distancia muito grande.
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 4:06 pm

Já agora amigo Sirbarata qual é a arma que utiliza? É que a minha que é sobrepostos, e muito chocada, com esses cartuchos, que os acho melhores para a minha arma, a 70 metros o chumbo na minha já não tem efeito nenhum, (experiência na chapa).
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 6:29 pm

Amigo batistuta 75 metros é quase a altura de 25 andares tem a certeza que mata um tordo a essa altura? eu diria mesmo tem a certeza que o chumbo atinge 70 metros em altura? penso que não.
sirbarata
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 6:46 pm

é uma Fabarm semi-automatica o modelo nao sei de cor. Amigo Antonio um tiro em plenas condições pode ir a 60/70 metros, tenho amigos com Benelli 121 com a ponteira de 10 a fazer isso. Tem tudo a ver com o desconto que se dá a peça muitas vezes nao atiramos porque achamos longe . ( quando caçava so ao lado do meu pai ele dizia que nao valia a pena atirar a alguns tordos porque na ideia dele ia muito alto hoje no fim de caçar com uns outros amigos aos tordos ja mudou de opinião).
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 6:58 pm

sirbarata escreveu:
é uma Fabarm semi-automatica o modelo nao sei de cor. Amigo Antonio um tiro em plenas condições pode ir a 60/70 metros, tenho amigos com Benelli 121 com a ponteira de 10 a fazer isso. Tem tudo a ver com o desconto que se dá a peça muitas vezes nao atiramos porque achamos longe . ( quando caçava so ao lado do meu pai ele dizia que nao valia a pena atirar a alguns tordos porque na ideia dele ia muito alto hoje no fim de caçar com uns outros amigos aos tordos ja mudou de opinião).

O seu pai tinha toda a razão amigo, 70 metros com chumbo nº8 já é dificil lá chegar, matar então.
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 7:00 pm

Amigo António, a minha arma sobrepostos a uma distancia pouco superior a 50 metros , talvez 60, o chumbo a essa distancia já não tem força nem para furar uma garrafa, é um chumbo morto, cada bago para seu lado, isto porque o chumbo já arrefeçeu, por isso é que fiz a pergunta ao amigo Sirbarata, que modelo de arma é que ele utiliza, isto porque tambem fiquei admirado, (grande arma). Tambem fiz a experiência com a benneli do meu pai, e passou-se o mesmo, a 60 metros, os bagos deixam de ter força, e deixam o centro do tiro bastante nu, e com ponteira ainda pior.

Daí a minha admiração em relação á arma do amigo Sirbarata.

Continuação de uns bons tiros amigo.
artmar
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 7:02 pm

O prédio aqui em anexo, julgo ter 16 andares. Se cada andar tem 3 metros de altura, perfaz um total de 48 metros.
Se passar uma peça de caça por cima de mim a altura da cota máxima deste prédio eu não atiro. Não criticando quem o faz, acho pura perdida. Analisem bem quando se fala em matar uma peça de caça a 70 metros. Olhem bem para o predio e imaginem se no arruamento, com a arma na mão e um pombo ou um tordo a sobrevoar por cima.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraço
Artmar
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 7:10 pm

Precisamente, é muita altura, eu nas minhas caminhadas que tenho tido aos tordos, já vi tordos a caírem de grandes alturas não atirados por mim, mas acho que nunca de 70 metros, mas tudo é possivel e quem sou eu para desmentir, comigo,(com a minha arma), talvez o máximo 40, ou pouco mais, e talvez se erre 10, e o décimo primeiro lá cai.

Cumprimentos
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 7:28 pm

antonio silva escreveu:
[O seu pai tinha toda a razão amigo, 70 metros com chumbo nº8 já é dificil lá chegar, matar então.

Pois Agreement
Eu diria que 70 metros nem cócegas se faz aos tordos... nem com 8, nem com 7, nem com 6... com 5 já lhes deve criar uma aragem nas penas, com 4 ou 3, talvez por milagre caia um ou outro e consiga ser cobrado... amigos

Abraço
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
artmar
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 7:33 pm

É uma questão de distancias....Se tantos colegas nossos não conseguem discernir a distancia que se hão de colocar de outros caçadores que já estão nos seus postos, como é que vão saber a que distancia deverão disparar ao passarinho..... lol!
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 7:46 pm

Meu caro amigo Atmar, isso já é diferente, as distancias que se tém de colegas ou não colegas, tem a ver com as entradas dos tordos, nunca prejudiquei ninguem quando estou á caça nos tordos, geralmente quando se aproximam demais de mim, aconteçem imprevistos, os tordos começam a caír quase em cima das cabeças dos que se colocam muito proximos, já aconteçeu comigo várias vezes, e eles por norma geralmente afastam-se novamente para não levarem véchame.

E até é engraçado
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 7:50 pm

E isso já tem a ver com a falta de civismo das pessoas, e com a sofreguidão.
artmar
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 8:00 pm

O pior é quando aparece um 2 em 1.....põe se ao pé e atira a toda altura. hehehe

Abraço
Artmar
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Seg Dez 26, 2011 8:00 pm

Na caça em movimento, não é segredo para ninguém que no momento do disparo não podemos parar a arma, senão serão sempre tiros atrasados...á que dar muitos tiros...com a prática o desconto aparece naturalmente...em relação a distancias é muito complicado saber ao certo, principalmente um tordo que nos entre de bico, se vem a 60, 70 ou 80 metros...
feijo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 24

MensagemAssunto: tordos    Ter Dez 27, 2011 6:40 pm

boas companheiros então no fim de contas eu caço com uma benelli rafaello crio, ponho uma ponteira nº5 cartuchos nº8 e fogo á peça naõ á tordos que não escapem.
vou experimentar já no domingo. bravo
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Descontos . . . (TORDOS)   Hoje à(s) 6:00 pm

Descontos . . . (TORDOS)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: