Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Para os apaixonados do POINTER!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 315

MensagemAssunto: Para os apaixonados do POINTER!   Qua Dez 28, 2011 5:59 pm

Um bom Pointer tem poucos rivais quando está bem treinado, rodado no campo e com vínculo ao seu dono e este, por sua vez, sabe servir os lances do cão: Isto é fundamental com um cão poderoso e com nariz de alta qualidade no Verão e Inverno. Se o nosso pointer efectua a busca a uma velocidade que permita dar valor há sua capacidade olfactiva, então ainda melhor! A maior virtude do Pointer na caça às codornizes é a forma como bate o terreno. O Pointer tem um melhor rendimento sempre que o terreno de caça permita um trabalho de busca com suficiente amplitude, por isso o seu terreno de caça típico é o restolho amplo, alto e com cortes que segurem as codornizes pela manha.

Com as perdizes temos enormes vantagens sempre que o cão entenda caçar com o seu dono, isto é que permita chegar aos lances, paragens! Caçar há perdiz há que ser um caçador duro e resistente; então o pointer será o nosso melhor cão. Se se julga capaz de “comer” o terreno de caça, o Pointer proporcionará guias e paragens tanto no mato como no campo. Mas frequentemente caçar com um Pointer encerra algumas condicionantes: esta raça remete-nos sempre a um risco no seu trabalho à caça de pena: se não o segurar-mos, o caçar largo, demasiado forte, caçando mais para ele que para nós (donos). Pensamos que a sua natureza o vai impulsionar a percorrer muito terreno de caça durante a busca! Isto, tomando como defeito, é na realidade uma necessidade; por isso, se não vemos e não temos capacidades para caçar assim, o melhor é optar por outra raça, as coisas são claras!

Ps: a esta raça recomendo sempre um treino contínuo durante todo o ano. Apenas um Pointer unido, com bastante vínculo ao seu dono e com muitas horas de campo, caçará com bom rendimento.

Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 498

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Qua Dez 28, 2011 6:03 pm

Concordo amigo!
Mas não te esqueças que nem todos os POINTER são ponteiros, há POINTERS a caçar mais curto que certas raças como o BRACO ALEMÃO, .....

Mas sim esta raça e o SETTER INGLÊS são cão um pouco ponteiros!

Abraço
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Qua Dez 28, 2011 11:57 pm

Sim claro tomas, ha caes a caçar perto claro, e alargam dentro de uns certes limites.. claro que cada caçador nao deixa alargar, alarga mas sempre dentro do alcançe de tiro..

cumprimentos
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 313

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Qui Dez 29, 2011 10:24 am

Um Pointer ou um Setter a caçar à distância de tiro, são maus exemplares da raça.
O que são, para vocês, cães de parar ponteiros?
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Qui Dez 29, 2011 10:29 am

Eu não disse a distância de tiro porque tanto os POINTER como os SETTER que tenho nenhum caça a distância de tiro.
Destas duas raças os meus exemplares caça todos bastante largo e não não importo porque eu se os levar é só as codornizes ou lebres, as perdizes e lebres levo outros que tenho lá que caçam mais curto, não é só por caçarem mais curto mas também para rodar os cães todos.
Para mim um cão ponteiro é um cão a caçar a 100 metros ou mais como o meu POINTER por exemplo faz.......

Abraço
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Qui Dez 29, 2011 10:37 am

Esse termo de ponteiro, aplica-se aos cães de matilha e são aqueles cães que, dentro da matilha, vão sempre mais à frente dos outros.
Nos cães de parar esse termo não tem muita aplicação. Mas, já agora, se o cão vai a caçar 100m à frente do dono revela falta de ensino, uma vez que os cães devem lancear lateralmente e não em profundidade. Isso ensina-se no treino.
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Qui Dez 29, 2011 10:41 am

Eu sei bem o que é um cão ponteiro numa matilha porque costumo ir a montarias fazer de matilheiro com o meu primo e até eu já tive cães para caça maior, ponteiros e de agarre só.

Para mim aplica-se ponteiro porque se alarga bastante, cada um chama o que quiser.
E o caçar curto ou não depende do ensino é verdade, mas eu dei-lhe liberdade para caçar a distância que ele quiser, mas meto-lhe sempre uma coleira porque há sitios que não gostam que o cão ande sempre a frente dos outros e que puxe os cães dos outros.

E caçar a 100 metros de mim não quer dizer que seja obrigatoriamente para a frente pode ser para o lado, para a frente, etc direcções diferentes.

Ensino só não teve numa coisa a trazer a mão! - ele trás algumas coisas mas outras agarra e anda ali de roda e larga a caça.
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Qui Dez 29, 2011 10:46 am

Ok. Temos experiências diferentes. Boa sorte.
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Qui Dez 29, 2011 10:46 am

Obrigado e igualmente! bravo
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Qui Dez 29, 2011 7:38 pm

Boas amigo tomas e amigo RMBC..

Eu dei a minha opinião sobre o pointer, no inicio do topico.. Cada um pode ter experiencias diferentes, mas eu a caçar com os pointer falo disto!! Do que escrevi no topico.. Caes ponteiros so em matinhas.!
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Qui Dez 29, 2011 8:41 pm

Cães ponteiros não é só em matilhas!
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3307

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Sex Dez 30, 2011 3:03 pm

Tomás, então cães ponteiros aplicam-se onde e em que tipo de cães?!
Não estarás a fazer uma grande confusão e a misturar cães de levante e corso com cães de parar?!
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 151

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Sex Dez 30, 2011 5:16 pm

Boa tarde,

Vou me meter na conversa, e dar a minha opinião.

Sou amante dos cães de parar, mais precisamente dos pointers, tenho uma femea em casa ( que me deu um trabalhão para que ela ficasse apta a caçar) e mais 3 que são do meu irmão mas que passo tempo e eles. Em relação a serem caes ponteiros ou não, só consigo ver a questão nos seguintes pontos. Ponteiro o cão que lidera quando vão todos juntos em matilha e aponta a direcção, velocidade etc... e ponteiro porque apontam a caça parados.

Seja como for, é lindo é um pointer parado e a "apontar" com o nariz uma peça de caça não concordam?

Abraço a todos e bom ano!
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Sex Dez 30, 2011 7:11 pm

Concordo consigo perfeitamente!! Eu falei nisso!

Cumprimentos
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Sex Dez 30, 2011 7:11 pm

M.Roxo escreveu:

Seja como for, é lindo é um pointer parado e a "apontar" com o nariz uma peça de caça não concordam?

Concordo plenamente. Esta é minha, faz lances de 100m para cada lado e não é ponteira!
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Sex Dez 30, 2011 8:35 pm

Cão ponteiro em matilha de caça maior são aqueles que se alargam muito mais do que os outros!

Nos cães de parar para mim um cão ponteiro é o cão que vai a caçar largo e longe não tanto como os das matilhas!

Amigo RMBC uma paragem belíssima mas a cadela para mim não é muito bonita! ( beleza não tem nada a haver com caçar)
Tem paragem de provas!

Abraço

RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Sex Dez 30, 2011 8:49 pm

Já vi que você é muito entendido no assunto...
Não vale a pena tentar ensinar quem sabe tudo.

Dou por terminada a minha intervenção neste tópico.
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Sex Dez 30, 2011 8:50 pm

Eu sei tudo? - eu não cada um tem a sua opinião

se não concorda peço desculpa
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Dom Jan 01, 2012 11:57 pm

Amigo RMBC ensine_me a mim ou partilho comigo, gosto de aprender coisas novas e o amigo deve ter mais exprienci qe eu!!

cumprimentos
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3307

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Seg Jan 02, 2012 11:58 am

Tomás, ainda és muito novo, inexperiente e cheio de sangue na guelra e por isso vou deixar-te um conselho: quando pensamos que sabemos tudo e somos o dono do mundo há sempre alguém que nos surpreende e nos demonstra o quanto somos pequenos desconhecedores dos meandros do nosso conhecimento.
Aproveita este fórum e os "ensinamentos" dos mais velhos porque um dia poderão ser-te muito úteis.
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Seg Jan 02, 2012 12:02 pm

Amigo aceito tudo simplesmente não concordo, e confesso sou muito teimoso, casmurro.......

Obrigado e sim para aprender nunca é tarde, porque o meu avo tem 82 anos e estame sempre a ensinar coisas sobre caça
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   Seg Jan 02, 2012 12:47 pm

filipe escreveu:
Amigo RMBC ensine_me a mim ou partilho comigo, gosto de aprender coisas novas e o amigo deve ter mais exprienci qe eu!!

cumprimentos

Amigo, respondi-lhe por MP.
Abraço.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Para os apaixonados do POINTER!   

Para os apaixonados do POINTER!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: