Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

cartuchos bala

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 172

MensagemAssunto: cartuchos bala   Dom Mar 29, 2009 4:24 pm

Pessoal ¨
tenho uma duvida sobre os cartuchos bala!

Até que distancia estes cartuchos são eficazes, ou seja numa batida ao javali com estas balas atè que distancia temos a certeza que o tiro mata o bicho? 50m,100mEtc

Outra duvida è estes cartuchos nao traz nenhum risco para a arma .como por exemplo riscar o cano etc:

Exponham as vossas esperiencias Ok
Um abraço
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 49

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Dom Mar 29, 2009 8:19 pm

Boas companheiro!!!!!!!!!!!!!!!!

A distancia a que uma bala de caçadeira é letal varia muito de bala para bala porque nem todas tem a mesma presisão para mim as melhores são as da marca silvestre (bala flecha) porque são as mais presisas que á no mercado e isso é muito importante na maioria dos casos quando atiramos a um javali a uma distancia concideravel o que acontesse é que a bala estravia porque 100 metros para qualquer bala não é nada.

Um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Dom Mar 29, 2009 8:23 pm

E não te preocupes que as armas não sofrem nada.!!!!!!!!!lol! lol!
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 909

MensagemAssunto: cartuchos bala   Dom Mar 29, 2009 8:50 pm

Que são as mais precisas dizem os espingardeiros!!As mais caras são quase de certeza.Já as alvejei e vi os tiros baterem por baixo .Umas de chumbo de que não me lembro agora a marca á mesma distância eram mais certeiras.
fiasgardone
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 172

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Dom Mar 29, 2009 8:55 pm

Amigo J.Soares!

Bem isto são perguntas de um pessoa como eu, que em experiencia falha muito.
bem estava com serto receio que a bala riscar-se o cano etc,mas jà que nao faz nada tudo bem.

Eu tenho visto alguma marca de balas umas mais caras outras mais baratas,mas pensei que em caso de distancia que fosse o mesmo!
Entao achas que 100m para qualquer bala é eficaz?
Bem eu faço estas perguntas porque no futuro quero nem que seja uma vez fazer uma batida ao javali e tiver a sorte de um bater a minha porta eu ter a certeza do que estou a fazer, porque por vezes as pessoas atiram a distancia loucas e isso nao adianta nada ,por vezes o animal fica ferido, e vai morrer dias depois, isso quero evitar!!
É claro que ningem é perfeito !

Como para mim o futuro nunca se sabe o que nos traz , entao olho aberto!

nao te admires com esto que eu pergunto eu sei que sao perguntas basicas ,mas para eu ficar com mais informaçao

Amigo ciclone se a precisao nao for assim tao significante nao tem muito problema porque os porcos sao grandes!

Agora se for muito jà è outro assunto!

Um abraço
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Dom Mar 29, 2009 9:00 pm

amigo ciclone por serem as mais presisas não quer diser que não falhem mas temos que ter em conta o diametro da bala e a forma aerodinamica que mais nenhuma tem é a minha opinião a mim numca me deixaram ficar mal.

Comprimemtos!!!!!!!!!!!!!!!1
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Dom Mar 29, 2009 9:13 pm

As balas de uma caçadeira tem um alcance de 1500 metros aprox. a 100 metros a energia da bala ainda é letal claro esta se o tiro for bem situado porque mesmo de carabina se o tiro for trseiro (de barriga) o javali segue e acabara por morrer e numca sera cobrado eu falo por esperiencia propria que so este ano ja vou com 6 javalis mortos e o ano passado acabei o ano com 9 e um foi morto a mais de 150 metros por isso não te preocupes por vezes a sorte vale mais do que tudo.

um abraço!!!!!!!!!!!!!!!1
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Dom Mar 29, 2009 9:21 pm

E aimda te digo mais eu tambem caço com arco e flecha se uma flecha que é disparada a mais ou menos 320 metros por segundo mata e isso posso te garamtir o que fara uma bala a 600 metros por segundo pensa nisso.
Pangolim
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 19

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Ter Mar 31, 2009 7:10 am

Slug com alcance de 1500m? Até gostava de ver...
Para informação as usadas pela polícia tem um alcance de +- 100yards (90 m).
Não nos podemos esquecer que a maior parte destas "balas" são usadas em caçadeiras normais de caça, com canos de alma lisa (sem estrias portanto) o que reduz substancialmente a sua trajectória e eficácia. Sem a rotação imposta pelas estrias, o projéctil é propelado a todo o esforço, gastando muita energia no início da tragectória e como é pesado a sua queda é consideravel. Rondando a sua eficácia os 75yards (70m)
Por outro lado, existem no mercado as sabot slug, são parecidos com os primeiros mas teem que ser usados em canos de alma estriadas, essas sim com uma melhor prestação. O projectil sai com rotação e é composto por dois elementos, uma camisa externa composta por um material sintético (que vai receber a rotação das estrias do cano) e um interno que é o projéctil em si. À saida do cano o projéctil fica descamisado e segue a sua trajectória. Aí sim a sua performance poderá chegar aos 300m, mas nunca mais que isso.

Já agora atenção ao uso dos choques, em meu entender estes devem ser retirados para não provocar estragos nos canos
Um abraço
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 339

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Ter Mar 31, 2009 3:21 pm

Acho que se quis aqui dizer, que o alcance era de 150mts e não 1500mts...
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Ter Mar 31, 2009 3:38 pm

Pangolim escreveu:
Slug com alcance de 1500m? Até gostava de ver...
Para informação as usadas pela polícia tem um alcance de +- 100yards (90 m).
Não nos podemos esquecer que a maior parte destas "balas" são usadas em caçadeiras normais de caça, com canos de alma lisa (sem estrias portanto) o que reduz substancialmente a sua trajectória e eficácia. Sem a rotação imposta pelas estrias, o projéctil é propelado a todo o esforço, gastando muita energia no início da tragectória e como é pesado a sua queda é consideravel. Rondando a sua eficácia os 75yards (70m)
Por outro lado, existem no mercado as sabot slug, são parecidos com os primeiros mas teem que ser usados em canos de alma estriadas, essas sim com uma melhor prestação. O projectil sai com rotação e é composto por dois elementos, uma camisa externa composta por um material sintético (que vai receber a rotação das estrias do cano) e um interno que é o projéctil em si. À saida do cano o projéctil fica descamisado e segue a sua trajectória. Aí sim a sua performance poderá chegar aos 300m, mas nunca mais que isso.

Já agora atenção ao uso dos choques, em meu entender estes devem ser retirados para não provocar estragos nos canos
Um abraço

Tambem há balas com "camisa" de protecção ao cano como exemplo as Sauvestre que até podem ser disparadas com choques Full.

Os choques da arma pra usar balas convem ser o cilindrico mas nunca se deve tirar o choque(se este for interno) porque ficará a rosca à mostra e pode danificar-se.

O amigo Pangolin, quando fala em retirar o choque, deve estar a referir-se às armas de ponteiras externas. Certo?
Pangolim
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Ter Mar 31, 2009 7:13 pm

Amigo podengos&coelhos,
O sistema que eu conheço com camisa é a sabot que só pode ser disparada por armas com os canos estriados, atenção à sua utilização em canos lisos porque os estragos podem ser muitos, com risco para a própria vida.
Pelo conhecimento que tenho deve-se retirar o estrangulamento do cano (se o rosca for externa) ou utilizar o mais aberto possível (se a rosca for interna), se for de choques ajustáveis deve-se abrir ao máximo.
Um abraço
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Ter Mar 31, 2009 8:53 pm

amigo pangolim 400 metros alcanços o meu arco com ama flecha de 340 grains, a 150 metros ja matei eu um javali com as balas de que fala o Rui
que são as que uso sempre as sauvestre que caso não saiba tem esse envolcro que protege os canos e outra coisa voce falou nas armas de policia que eram as que tinham maior alcance mas esta redondamente enganado porque na caça são utilizados calibres soperiores aos do exercito.
Pangolim
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Qui Abr 02, 2009 7:44 am

Citação :
400 metros alcanços o meu arco com ama flecha de 340 grains
Não duvido que o faça, basta ter um bom arco com sistema de roldanas elípticas (ou similar) e aumentar a curvatura de disparo, mas isso é o atirar por atirar...
Para informação na época medieval o chamado arco inglês tinha um alcance de +- 200m, enquanto que a besta europeia aumentava o alcance para cerca dos 250m. Mas estamos a falar de uma situação de guerra em o que contava era a quantidade de arqueiros ou besteiros a disparar...
Agora fazer um tiro responsável, tendo em atenção uma visibilidade nítida do alvo e respeitando todas as normas de segurança é uma situação completamente diferente.
Se reparar no tiro com arco de competição, as distancias são de 90, 70, 50 e 30 (homens) e 70, 60, 50 e 30 (senhoras).
Em acto de caça, que eu saiba, não à ninguém que pratique essas distâncias de que fala, ficando os disparos em torno dos 50m. Até porque vão contra os princípios da própria caça com arco e/ou besta seja esta feita em espera ou em aproximação. O segredo (adrenalina) é estar o mais próximo da peça possível sem ser detectado e deferir o tiro o mais eficaz possível de forma a cobrar o animal, evitando a sua fuga ferido e posterior pisteio. Outra das razões que leva a que estes tiros tenham que ser deferidos a distâncias curtas é o chamado paradoxo do arqueiro que faz com que se tenha que fazer correcções de trajectória para contrariar a flexão da flecha.

Citação :
uso sempre as sauvestre que caso não saiba tem esse envolcro
As tais "balas" flecha da Sauvestre de que fala são (como eu já tinha referido) sabote [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e não as normais "balas" de chumbo conhecidas por slug [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] que mais não é do que um cartucho normal de caça onde os bagos de chumbo foram substituidos por um único elemento criando assim o chamado cartucho bala.
Já agora veja a performance da munição a 55m, com a arma apoiada e com mira [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] (como é que será a 150m!?!?!)
O máximo de velocidade que esta "bala" dá são 500m/s (não 600) e isto á boca de cano e se reparar bem (mesmo as sabote) têm uma perda de velocidade e uma queda de trajectória muito considerável [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] veja que aos 91,44m já tem uma queda de 19,5cm em relação ao ponto alvo e uma perda de velocidade de 113 m/s em relação à velocidade de saída do cano.
Por analogia, aos 150m a queda em relação ao ponto alvo será superior aos 30 cm.
Agora imaginem aos 1500m... a não ser que façam como com o arco:lol!:

Quanto às munições usadas pelas forças militares ou paramilitares tenho-lhe a dizer que é realmente um facto, estas têm cargas superiores ás suas congéneres (mesmo calibre) civis de caça e isto devido à Convenção de Genebra que assim o impõem, proibindo que munições de caça tenham progécteis idênticos aos usados militarmente e tenham também cargas superiores.
Se reparar bem muitos dos calibres de caça actualmente utilizados são iguais ou baseados em calibres militares que ainda são utilizados ou que o foram no passado, apenas mudaram de nome (alguns) por imposição da referida Convenção após a IIªGG. É disso exemplo o 5,56x45mm NATO - .223 REM; 7x57mm MAUSER - .275 RIGBY; 7.62x51mm NATO (munição da G3) - .308W. Os .45-70W; .270W; .30-06Springfield; .300WM; .338Lapua Magnum; .50BMG são ainda actualmento usados como calibres militares. De uma forma geral todos os calibres podem ser utilizados militarmente o contrário nem sempre é verdade.
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Qui Abr 02, 2009 7:53 pm

Amigo Pangolim eu quando disse que uma bala de caçadeira alcançava 1500 metros não me estava a referir a que o tiro era letal a essa distancia porque dando lhe o desconto como no caso do arco a bala atinge essa distancia agora não me queira dizer a mim que a 150 metros que não mata porque desculpe que lhe diga sou testemunha disso agora fica na consciencia de cada um acreditar ou não porque a realidade é muito diferente do que as provas que fazem para testar as munições.

Abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 393

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Sab Maio 02, 2009 10:40 am

eu acoselho cartucho bala sauvestre tenho me dado bem com eles
resultado vejam secçao fotos de caça(claro com um bocado de sorte a mistura):lol:
teixeira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Sab Jun 06, 2009 2:24 pm

Olá a todos, sou novo nisto da caça e gostaria de saber se os cartuchos bala sauvetre podem ser dispados de armas com alma lisa ou só podem ser disparados de armas estriadas?? Esta munição é considerada sabot??
Eu tenho uma Benneli Supernova Tactical (alma lisa), haverá algum problema em disparar esta munição?
Obrigado
Tero Lero
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 112

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Sab Jun 06, 2009 3:18 pm

teixeira escreveu:
Olá a todos, sou novo nisto da caça e gostaria de saber se os cartuchos bala sauvetre podem ser dispados de armas com alma lisa ou só podem ser disparados de armas estriadas?? Esta munição é considerada sabot??
Eu tenho uma Benneli Supernova Tactical (alma lisa), haverá algum problema em disparar esta munição?
Obrigado

Não tem problema nenhum!
http://tempodoavesso.blogspot.com/
FARM
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 42

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Qua Jun 10, 2009 11:05 pm

Pangolim escreveu:
As tais "balas" flecha da Sauvestre de que fala são (como eu já tinha referido) sabote [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e não as normais "balas" de chumbo conhecidas por slug [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] que mais não é do que um cartucho normal de caça onde os bagos de chumbo foram substituidos por um único elemento criando assim o chamado cartucho bala.

Caro amigo Pangolim,
Pelas informações que tenho obtido no que tenho lido, também eu fiquei
com a opinião de que as sabote, não podem ser usadas em armas de cano
liso. No entanto também li isto no site da Sauvestre:
"La cartouche, pour fusils à
canons chokés ou non, lisses ou rayés, comprend
la douille amorcée et chargée ainsi que la balle
fèche complète."
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Ao ler isto, fiquei com a ideia de que embora as Sauvestre, se possam considerar sabot, por terem o aspecto destas, e por me ter sido dito pelo armeiro onde comprei as munições Sauvestre, que estas são dos melhores cartuchos bala para caçadeira. Comprei e é o que tenho usado na minha arma de cano liso, que não tem choques, e nunca tive problemas.
De qualquer maneira há sempre o receio de ser uma sabot a ser usada num cano liso.
Agradecia que me informasse, ou quem tenha conhecimento para tal me esclarecesse, esta duvida?
Já agora uma relação das características da Sauvestre

http://desdeaprehistoria.blogspot.com/
Monteiro 28
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 440

MensagemAssunto: balas   Seg Dez 07, 2009 8:30 pm

Amigo Jorge Soares eu tb caço com balas sauvestre para a caçadeira e ñ atiro a mais de 100m com elas porque a mais de cem metros ja ñ consegue fazer um tiro certeiro . Se com a carabina a partir dos 200, 300m para atirar com precisão ja temos que ter um bom apoio . Atenção que isto é a minha opnião e experiencia ñ o querendo desmentir...
vitorlopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 91

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Qui Dez 10, 2009 10:35 pm

Bem eu quando atirava , e as vezes ainda atiro , utilizo balas gualandi ,xumbo puro , baratinhas , para a beretta 303 e 304 com 3***.é do melhor.eu nao sou expert na materia , mas sei que de arma para arma , as balas variam muito , eu acredito no amigo que diz ter morto um javali a 150mtr, temos é que lhe dar .axo que deviam esprimentar 2 ou 3 marcas de balas e tirar as conclusoes, agora se for pelas ideias dos armeiros cada um vende as melhores balas do mundo.
abraço vitor
JOTTA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 69

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Sex Jan 29, 2010 11:08 pm

Um javali é do tamanho de uma lista telefonica, quando vai a fujir claro, faz um alvo com uma lista tefef e depois avalia o estrago a diversas distancias...

conta-nos a experiencia...

Não há nada como ver com os nossos proprios olhos.
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Sab Jan 30, 2010 10:12 am

Amigo Jorge soares Nao se enganou na velocidade do seu arco em vez de m/s nao queria dizer ft/s???

Segundo a tiros eficaz ja ouve uma situacao de um projectile matar uma pessoa a mais de uma milha de distancia isto foi porque lhe bateu na cabeca e nao levava velocidade nem enrgia para poder matar um animal de lado mas de caida+ Peso e por sorte MA bateu na nuca de uma senhora acentada numa cadeira de relachar no seu propio jardin.
Por isso eficacia para uma definacao e para outra sao coisas muito difirentes.
Sobre calibres quanto mais pequeno o calibre menos arco tem a tragetoria da bala e na amioria mais velocidade tem.
eu tenho uma calibre 20 canos estraidos e ja amtei viados a mais de 100 metros sem problema mas tinha espormentado a arma em campo de tiro e praticado para ter a certeza que batia onde e como queria e sabia bem a possibilidades da arma e de mim propio
DanielFilipe
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 16

MensagemAssunto: Sr. jorge soares   Qua Jun 30, 2010 12:07 am

O que voçe disse sobre as balas de caçadeira nao me convenceram la muito eu ja ouvi muitos caçadores falarem que a bala o maximo que vai e 150m 200m.
um tiro certeiro e um tiro dos 20 aus 70 metros agora mais e dificil de acertar com um a caçadeira.
Comprimentos
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487

MensagemAssunto: Balas   Qui Dez 16, 2010 5:39 pm

Tem de se dar um desconto SEMPRE para cima pois a bala é pesada e embate sempre mais a baixo. 25 a 40 cm(s)
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Sex Jun 17, 2011 10:06 pm

Caro amigo,eu concordo com o amigo Jorge Soares
as melhores balas sao as silvestres....eu tambem caço com uma semi automática para tudo...e quando vou aos javalis é o "tapa-roscas" meter balas silvestres e esperar!!Para mim sao as melhores o problema e que sao um pouco caras...mas quando sao precisas não se olha o preço!

Cumpr.
Hugo pinto
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Qua Jun 22, 2011 11:16 pm

Boas amigos ponho aqui algumas fotos de alguns dos muitos que ja tive a sorte de ter caçado é so para dizer que a mim experiencia no mundo das esperas não me falta e que quando eu digo que uma bala tem muito mais alcance do que muitos pensam é porque ja tive provas disso mas cada um tem as suas ideias so não ademito que venham para aqui alguns amigos (sem ofender mimguem) que mão tem a minima ideia do que é uma bala virem a desmentir sem numca terem dado um tiro para terem a certeza disso porque se pensarem um bocadinho se um cartucho do tordo sem ir mais longe por vezes deita tordos a 60 ou 70 metros como é possivel uma bala so ser letal a 20 metros isso não cabe na cabeça de ninguem.
Simão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Qui Jun 23, 2011 12:05 pm

Antes de tudo ha que diferenciar se é caçadeira com cano slug ou cano liso, pois sao duas realidades totalmente diferentes. Se for cano estriado matar um javali a 150 nao é nada do outro mundo. Agora cano liso nao estou bem a ver, pois pa se fazer um tiro acima dos 50 metros ja e dificil, nao quer dizer que as balas nao matam um pouco acima dos 50 metros, que matam e bem, principalmente as sauvestre, mas a dificuldade esta em conseguir fazer um tiro certeiro devido ao aparelho de pontaria que temos na caçadeira.E uma bala de caçadeira de cano liso a 150 m ja descai e bastante.
Rafael Ribeiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 3

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Sab Jun 25, 2011 4:46 pm

Boas,

Já atirei aos porcos de espera á noite, de um palanque ai 40 metros do cevador. a questão para o sucesso é so uma, alvejar num alvo as distancia a que pretendemos caçar com o tipo de bala que pretendemos utilizar, várias vezes para conhecermos a bala. por exemplo, a sauvestre, a 40 metros dá ai 4 dedos (ou seja para ai 8/9cm) para baixo. Temos de ver que estamos a falar de projecteis com 300 e muitos grains se fizermos a conversão, ou seja, são pesadotes. Facilmente podemos comparar por exemplo com um calibre 30.06 cuja munição da normalmente 180 grains ou por ai. Daí que uma bala de caçadeira bem colocada tem o derrube que tem.

Neste caso falamos num tiro estático, e sinceramente, não aconselho distâncias mais largas que esta. Agora se falarmos de caça de montaria, por exemplo, em que é um tiro dado em movimento e que de certa forma é um calhar, aí nao tenho medo nenhum de distancias mais largas, até porque ao vermos o resultado do primeiro tiro temos uma resposta instintiva de correcção.

Quanto aos efeitos das balas a esta distância, em novembro do ano passado penso eu, um colega meu SECOU uma porca de 90 quilos a uma distância de 90/100 metros. e posso dizer que o tiro nao foi particularmente bem colocado. Isto so a titulo de exemplo.
feijo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 24

MensagemAssunto: boas a todos podem me dar uma ideia para eu ver a fita da arma    Dom Jun 26, 2011 4:32 pm

caros camaradas eu faço esperas com uma benelli crio utilizo balas sauvester para mim faz um bom tiro, mas quanto entra noite ou a lua tenho alguma dificuldade em ver a fita da arma não sei o que fazer ate já espermentei os verilaites da pesca mas ai fico encandeado
agradecia quem me dece algumas ideias,
comprimentos a todos obrigado 123
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: cartuchos bala   Hoje à(s) 3:24 pm

cartuchos bala
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Maior :: Montarias e Esperas-
Ir para: