Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Opiniões sobre introdução de coelhos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 909

MensagemAssunto: opiniões sobre introdução de coelhos   Qua Abr 15, 2009 9:13 am

Pois é companheiros! aqui existem mais raposas do que coelhos,porque nesta zona do parque natural da arrábida não deixam fazer batidas á mais de 10 anos.alimentam-se de tudo lixo,uvas e figos,algumas galinhas de vez em quando,e até vêm comer á mão em certas zonas da serra.tenho visto filmagens em telemoveis,de pessoas diferentes,em sitios diferentes a alimentar as raposas,e muita gente vai de proposito beber café á serra e levam o desperdicio do talho para dar ás raposas.
Já quase não existem perdizes selvagens nesta zona,as que existem ,criam mas não conseguem levar a ninhada avante.Os predadores são demasiados.
Já leram a revista ''caça e cães de caça'' deste mês,um artigo chamado''BIODIVERSIDADE''.que refere algumas das situações dos predadores.
Como se não bastasse,na zona do cabo espichel,que é partilhada por três municipais,e onde se tem feito repovoamentos de coelho e perdiz,È o local escolhido para a solta de águias de diversas espécies falcões peregrinos,peneireiros,até uns brancos que só vía no alentejo já cá os temos,gralhas,etc..Na outra zona onde têm vindo a acabar com a caça,não soltam bichos nenhuns,porque como é obvio não têm alimento.
É dificil tentar começar algo nestas condições,Já viram, coelhos,vacinas ,Não seriam os responsáveis pelo parque,que deveriam fazer algo para que certas espécies não se extinguissem
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qua Abr 15, 2009 9:49 am

Amigo ciclone falou numa coisa que ultimamente me tenho vindo a aperceber na minha zona e gostava de saber se na vossa tambem acontece (apesar de fugir um pouco ao topico).
Na minha zona Figueira da foz (sul) e Soure tem sido "largadas" varias aves de rapina, saca-rabos e cobras o que faz com que a população de perdizes,coelhos tenham diminuido drasticamente :twisted: nas vossas zonas tambem tem acontecido isso?
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: opiniões sobre introdução de coelhos   Qua Abr 15, 2009 10:08 am

Claro que tudo isso afecta.Os defensores de toda essa bicharada deviam era de participar em repovoamentos de caça e ajudar as especies que vão ser vitimas da alimentação diária desses predadores que eles defendem.
Já ouvi falar que vão trazer uns linces para portugal para os soltar na serra da malcata,se não estou errado.Mas se não criarem primeiro condições para que haja abundancia de coelhos (adeus linces).
Aqui só vão largar a bicheza onde sabem que existe caça PAGA por nós Sócios das ZCM ou ZCA,será que não haverá forma de obrigar estes defensores da natureza a contribuirem com repovoamentos de caça vacinada,para alimentação das espécies que eles soltam.
Se fosse possivel obriga-los a isso seria bom para os caçadores tambem.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qua Abr 15, 2009 10:14 am

exactamente eles proprios se querem manter uma cadeia de alimentação natural não podem largar só predadores :evil: :evil: quem paga isto somos nós que pagamos as cotas nas ZCA e as cotas dos clubes que gerem as ZCM para largarem caça para os predadores que eles largaram
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 354

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qua Abr 15, 2009 11:07 am

Marcodatsun escreveu:
Amigo ciclone falou numa coisa que ultimamente me tenho vindo a aperceber na minha zona e gostava de saber se na vossa tambem acontece (apesar de fugir um pouco ao topico).
Na minha zona Figueira da foz (sul) e Soure tem sido "largadas" varias aves de rapina, saca-rabos e cobras o que faz com que a população de perdizes,coelhos tenham diminuido drasticamente :twisted: nas vossas zonas tambem tem acontecido isso?

Por aquilo que me vou apercebendo parece que se trata de um mal geral, ou seja, em praticamente em todas as zonas isso acontece. Procedem à "largada" dos ditos predadores sem que as entidades gestoras das zonas de caça tenham conhecimento, e depois lá vai a redução das populações existentes.
Atenção que eu não tenho nada contra estes predadores, só acho é que onde são largados provocam quase sempre o desequilibrio das populações existentes. Se os largassem e colocassem também fontes de alimentação, e claro em locais com concordância das entidades gestoras da zona, penso que era bom para todos, agora nestes termos, não me parece a melhor opção!!!
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: opiniões sobre introdução de coelhos   Qua Abr 15, 2009 2:30 pm

Isso mesmo amigo epirikito,tambem não tenho nada contra estas espécies,já encontrei rapinas feridas,gastei dinheiro no veterinário para a salvar um Buteo (Águia de asa redonda)e depois como não a podia ter por ser proibido,entreguei-a ao Parque N.A.que depois a largou aqui na zona.Já encontrei outras feridas e contactei-os para as virem buscar e tratar.O grande problema é que todas estas aves apresentam vestigios de chumbo,o que alem de manchar a imagem do caçador,não facilita futuros acordos com os VERDES.
Mas não acho correto o que eles estão a fazer.
Será que não existe nenhuma entidade onde possa-mos expôr este problema que ao fim ao cabo ,acaba por ser de nível geral por todo o País.
Criem condições para que haja alimentação para estas aves e animais,depois larguem-nas.Agora esperarem que os caçadores tentem repôr uma população cinegetica numa determinada área ,e aproveitarem-se da sítuação a custo Zero (para eles)para soltar os bichinhos.
Nós todos é que temos de pagar a alimentação deles.
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 354

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qua Abr 15, 2009 3:03 pm

Ciclone escreveu:
Criem condições para que haja alimentação para estas aves e animais,depois larguem-nas.Agora esperarem que os caçadores tentem repôr uma população cinegetica numa determinada área ,e aproveitarem-se da sítuação a custo Zero (para eles)para soltar os bichinhos.
Nós todos é que temos de pagar a alimentação deles.

O grande problema está aqui!!!!!! E depois admiram-se da revolta dos caçadores...os VERDES só vêm o lado deles...esquecem-se que quem paga somos nós (caçadores)!!!!!
Agora essa de haver uma entidade para expormos as situações era bem...mas qual?
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: opiniões sobre introdução de coelhos   Qua Abr 15, 2009 4:04 pm

Sei lá!!! por ex:expormos a sítuação ao Jacinto Amaro da FENCAÇA.Quem sabe se puxaria alguns cordelinhos.
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qua Abr 15, 2009 5:42 pm

Está bem está. Se puxarmos esse assunto, dizem logo que não há soltas nenhumas de predadores, é apenas a expansão natural deles, que todas as soltas estão registadas, etc.
Mas por aqui no Centro, pelo menos os saca-rabos é por demais evidente:evil: . E são muito piores que raposas e aves de rapina juntos, vos garanto.

Saudações
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: opiniões sobre introdução de coelhos   Qua Abr 15, 2009 7:53 pm

A realidade é que praticam essas largadas,dentro das zonas de caça,sem dar conhecimento a ninguém da direcção das mesmas.E a desculpa é sempre a mesma,(foram devolver á liberdade uma ave ferida por caçadores).
O ICN faz o que quer,e chega mais facilmente,junto do primeiro ministro que muitas associações de caçadores juntas.
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 329

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qui Abr 16, 2009 1:52 pm

Ciclone escreveu:
Sei lá!!! por ex:expormos a sítuação ao Jacinto Amaro da FENCAÇA.Quem sabe se puxaria alguns cordelinhos.

Amigo, esse só pensa nele ..., se não formos nós a fazer algo, estão está tudo perdido.
Devemos preservar a biodiversidade o mais possível, mas não pode ser à conta dos caçadores, mas nós caçadores também não podemos dar o flanco e andar por aí a disparar a tudo o que mexe, esses não merecem o nome de caçadores mas sim de matadores (assassinos).
Esses rapazes que se intitulam de Verdes deviam ir pregar para a terra do Alberto João, pois não sabem que para soltar predadores primeiro tem que se consolidar a base da cadeia alimentar (coelhos, lebres, perdizes, etc...) e esse trabalho eles não querem ter.
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: opiniões sobre introdução de coelhos   Qui Abr 16, 2009 2:33 pm

Pois é amigo Gabriel,assim é tudo mais facil,nós repovoamos com caça e eles repovoam com predadores, para existir um equilibrio natural do qual não sobra nada para nós caçadores.
Apenas falei no Jacinto como exemplo,mas para se conseguir alguma coisa teria de existir mais união entre os caçadores,teria de haver muita gente a pensar da mesma forma em relação á caça e criarem uma associação com peso que pudesse ser ouvida pelo governo quando precisasse.
Agora desta maneira,nunca seremos ouvidos,e teremos que acatar as leis e tudo o mais que nasce na cabeça e passa para o papel de pessoas que de natureza nada percebem,mas que tambem não querem ouvir quem percebe.

PS:grande ausência!!!Pensei que tinha ficado sentado a pensar nos 400Euros que o outro lhe pediu.:no: :no: :no:
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qui Abr 16, 2009 2:38 pm

exactamente amigo Gabriel tal como referi num post antes é preciso equilibrar a cadeia alimentar, os animais que eles largam estão no topo da cadeia, esses senhores verdes se levantam-se o rabo da cadeira da secretaria e tivessem o minimo conhecimento da natureza iriam ver que estão a interferir gravemente no equilibrio natural :evil:
Nuno
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 124

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qui Abr 16, 2009 2:58 pm

Bem como não tenho vindo ca perdi alguns temas de discução que vou tentar falar agora. Em relação a criação de coelhos deste ano foi fraca apesar de se verem alguns nada como no ano passado, e a mixomatose ainda nem lhes deu,quando der la se vai tudo :x . Reparei que mais atras neste topico falaram que a mixomatose não é assim tão má pois da para ter um certo controlo, podiam-me explicar melhor?
Em relação a solta de predadores nunca reparei que o fizessem la na zona por onde caço até pelo contrario tem se visto é uma grande quebra de predadores pelo menos nas aves de rapina. Em relação a juntarmo-nos para nos fazermos ouvir acho que é uma coisa muito complicada pois ha muito aquele pensamento que alguem fará alguma coisa por isso porque fazer eu, dou-vos um exemplo há uns meses teve marcada uma manifestação em lisboa por causa da nova lei das armas etc.. resultado 0. :x
Nuno
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qui Abr 16, 2009 3:09 pm

Em relação ha mixomatose ja se ter dado nas lebres tambem li em relação a isso mas o que li é que ainda faltevam umas confirmações para se dizer que é mesmo mixomatose
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qui Abr 16, 2009 3:12 pm

amigo Nuno isso de nos juntarmos e fazermo-nos ouvir concordo contigo, no que toca á mixomatose eu por acaso falei nisso mas referi que na minha opinião é menos falata que a hemorragica não por ser facil ou dificil de controlar cheers até porque penso que ambas são dificeis de controlar
Nuno
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qui Abr 16, 2009 3:23 pm

Ah ok amigo Marco , pois é que onde caço só ha mixomatose e matanos muitos coelhos mesmo e normalmente aparece em maio junho e depois em outobro, eu ja pensei se sera o periodo de maior actividade das carraças e pulgas??????
Marcodatsun
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qui Abr 16, 2009 3:47 pm

talvez tambem contribua amigo não sei, sei é que o mosquito tem um papel fundamental na propogação desta doença abraço por isso no verão com o calor seja pior
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qui Abr 16, 2009 3:57 pm

Boas.
A mixomatose não é tão devastadora nem misteriosa como a outra.
A mixomatose sabe-se como apareceu, sabe-se que o responsável foi julgado em 1954, sabe-se o que o levou a fazer aquela experiência, sabe-se que os parasitas (essencialmente mosquitos) são os principais transmissores do vírus. E na minha opinião, salvo surtos muito fortes e onde haja mesmo muito coelho, já não mata metade do que matava há 20 anos. Ganharam alguma imunidade e os que apanham uma vez e escapam em princípio estão safos.
Agora, a outra... quem sabe o quê? Ataca em qualquer altura do ano, não se sabem causas, não se investiga, está tudo abafado... a única coisa que se sabe é que coincidiu com o início do ordenamento , no fim dos anos 80, princípio de 90.
Até há quem defenda que está relacionada com repovoamentos de coelhos espanhóis feitos por essa altura e que eram moda em quase todas as reservas. Eu não sei, mas não é desprovido de lógica, para todos os que viveram essa altura.
O que sei é que ela onde passa a sério, dizima uma zona, com índices de 99% de mortandade.
Mas zonas há onde ela pouco ou nada passa. Está envolta em mistério há 20 anos esta hemorrágica dos coelhos...

Saudações:cheers:
Nuno
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Qui Abr 16, 2009 4:06 pm

Então ainda bem que ainda não temos ainda lá essa senão mais valia fechar a reserva :x
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 636

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Sex Jun 05, 2009 8:20 pm

EU ACHO QUE A INTRODUCAO DE COELHOS NAO VAI ALTERAR NADA ,TEMOS QUE SER NOS CACADORES QUE TEMOS QUE TER UMA MENTALIDADE DIFERENTE SOBRE O CASO . AS ASSOCIATIVAS JUNTAMENTE CO OS CACADORES ASSOCIDOS DEVEM TER REUNIOES .
REUNIOES ESSAS QUE SE UMA PARTE DA ASSOCIATIVA TIVER POUCA REPRODUCAO,DEVE CON OS ASSOCIADOS DESCUTIR ,O PROBLEMA.
PROIBINDO A CACA NAQUELA AREA SE OS CACADORES TIVEREM ESSA MENTALIDADE ,SABENDO QUE DAQUI A 1 OU 2 ANOS VAO TER LA CACA.E TAMBEM REDUSIR O NUMERO DE CACA A ABATER.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Sex Jun 05, 2009 10:31 pm

Amigo Oliveira, existe associaçoes que nao fazem uma sequer reuniao/ano.
Dinheiro, gestoes da fauna,..., so sabemos que abre no dia x e fecha no dia y.
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Sab Jun 06, 2009 8:08 am

amigo bruno mas se todos os associados tiverem uma palavra as assoceativas ,tem que faser o que e discutido dentro das reunioes.
mas normalmente os cacadores que se preocupam com esse probema de faser reunioes e olhar pela fauna ,sao muito poucos.
a maioria nao se entresa mas querem continuar a ter caca para cacar mas nao dao a mao a palmatoria . e claro se isso acontece as associativas ,nunca iram faser nada.
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Sab Jun 06, 2009 8:08 am

j.Oliveira escreveu:
amigo bruno mas se todos os associados tiverem uma palavra as assoceativas ,tem que faser o que e discutido dentro das reunioes.
mas normalmente os cacadores que se preocupam com esse probema de faser reunioes e olhar pela fauna ,sao muito poucos.
a maioria nao se entresa mas querem continuar a ter caca para cacar mas nao dao a mao a palmatoria . e claro se isso acontece as associativas ,nunca iram faser nada.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Sab Jun 06, 2009 10:05 am

Amigo Oliveira, eu acho que ja disse isto.
Aqui a minha beira existe uma municipal que convoca todos os socios para poder discutir sobre tudo e quem quiser participar esta a vontade.Eu que nao sou socio, pois ainda nao tenho carta de caçador, vou as reunioes e estou avontade de dar o meu bitaite e ate mesmo de ajudar.Nao tem grande caça, mas sabemos tudo o que foi feito, sabemos o dinheiro que tem, o numero de socios,...

Enquanto que numa associativa principalmente, nao faz sequer uma reuniao para poder debater os problemas que a mesma tem, os gastos,...ate parece que andam a roubar alguma coisa, e se calhar ate estao.

É pena, se olhar-mos para a finalidade de uma associativa.
Cump. Bruno Ferraz.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre introdução de coelhos   Hoje à(s) 11:53 pm

Opiniões sobre introdução de coelhos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: