Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Hora de calor ou nao?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 135

MensagemAssunto: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 6:46 pm

Venho aqui expor uma duvida, sempre me disseram que se deve treinar os caes á hora do calor. Porque assim é mais dificil para eles,e sendo assim na caça de manha á ,mais facil para caçarem.

Eu nesta altura so tenho um setter e normalmente só o treino a hora de calor, porque assim ele é obrigado a trabalhar mais, porque é mais deficil de trabalhar com o nariz.

E sendo assim gostava de saber a vossa opiniao em relaçao a este assunto.

Abraços para todos.
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 486

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 8:41 pm

boas

treinar um cão é para que ele descubra caça, a persiga ou faça paragem.
para o incentivar à caça não para o passeio

na hora do calor a caça está resguardada e os cão não apanham rasto

minha opinião

abraço........... corre
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 8:58 pm

Eu penso que com os cachorros devemos andar pelo tempo fresco, para os ajudar.

Mas com os adultos, na minha opiniao o tempo quente so os ajuda a melhorar, pois tem de se esforçar melhor.

Mas gostava de ouvir mais opinioes
Sarriugarte
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 105

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 9:22 pm

partilho da opinião do amigo Lobo cal. 12

o objectivo é treinar, portanto que o cão aprenda, e é como uma criança na escola, não aprende primeiro a fazer contas e só depois os números....aprende primeiro os números para depois aprender a fazer contas.

o cão tem de aprender o que se pretende dele (achar a caça) e depois aumentar o grau de dificuldade

Cumpts
Vixen
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 35

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 10:55 pm

Olá a todos.

Acho que não faz sentido nenhum treina-los à hora do calor.
Principalmente no Verão, no Inverno tanto faz.
A caça é extremamente desgastante e desidrata os animais. Animais com nariz seco não sentem tanto o cheiro, pelo que só se está a fazer sofrer o animal sem grande beneficio.
Quanto ao torná.-lo melhor caçador, os cães tornam-se bons caçadores quando gostam de caçar. Se ele tiver bom faro, tem, quer o dia esteja bom ou não. Mas a grande diferença entre um bom cão e um mau é o seu gosto pela caça, não propriamente o faro. Hoje em dia, as raças estão altamente especializadas, não acredito que seja as qualidades físicas que fazem as diferença. Por isso, mais importante que o clima, é importante que o cão se divirta a caçar... assim como o caçador! :)

:caçador :
http://vixenaturista.blogspot.pt/
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 316

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 11:12 pm

num cao ja caçado, gosto de fazer alguns treinos a hora do calor, isto porque obriga o cao a trabalhar mais na procura pelo facto de não haver tanto rasto, se so os treinarmos com tempo fresco estamos a habitualos somente a procurarem por fora e so vao as silvados pela certa. em cachorros sem duvida trabalha-los com tempo fresco.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 11:15 pm

Eu estava-me a referir ao que o amigo master disse, com os cachrros e claro que faz sentido sair com eles logo de manha ou ao final do dia. Mas com um cão caçado acho que sair com eles quando ha muito rasto não é bom para eles.

E quando me estava a referir a hora do calor não queria dizer em pleno verao com 40 graus mas sim quando o rasto ja desapareceu e obriga os caes a trabalhar o triplo para achar a peça de caça
Vixen
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 35

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 11:18 pm

joaop escreveu:
Eu estava-me a referir ao que o amigo master disse, com os cachrros e claro que faz sentido sair com eles logo de manha ou ao final do dia. Mas com um cão caçado acho que sair com eles quando ha muito rasto não é bom para eles.

E quando me estava a referir a hora do calor não queria dizer em pleno verao com 40 graus mas sim quando o rasto ja desapareceu e obriga os caes a trabalhar o triplo para achar a peça de caça

Ok, assim então faz sentido. :)
http://vixenaturista.blogspot.pt/
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 11:23 pm

Desculpem por me ter explicado mal.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 11:35 pm

boas.
Na minha opinião, quando se trata de cães jovens, penso que as primeiras horas do dia são as mais indicadas. Mas a partir do momento em que o cão mostra boas aptidões e grande paixão pela caça, acho que é essencial, fazer alguns treinos em horas mais quentes, desde que não se entre no exagero.
Não nos podemos esquecer, que o nariz também se treina, e que nossa época de caça começa em meses bastante quentes. Refiro-me aos meses de setembro até meados de Novembro. E acho que um cão que não esteja habituado a caçar com temperaturas um pouco mais elevadas, rapidamente se esgotará quer física quer psicologicamente nesses dias. Nos dias de maior calor as emanações são mais ténues, e só um cão bem preparado conseguirá obter bons resultados. Obviamente que estes treinos não devem ter durações elevadas, podendo ser prolongados, conforme a resistência que o cão vai adquirindo. Muito importante nestes dias, quer seja treino ou caça real, é ir dando pequenas doses de agua ao cão regularmente. O esforço é muito e não devemos lembrar-nos de lhes dar agua quando nós próprios sentimos sede. O homem aguenta muito melhor a falta de agua do que os cães, já para não falar, que comparado com o cão o homem pouco esforço faz.
Mas é a minha opinião formalizada através de livros vídeos e revistas da área e mesmo alguma experiência própria, embora que pouca, já que a idade a mais ainda não permitiu.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Ter Abr 10, 2012 11:42 pm

Concordo plenamente tiago, eu treino normalmente o meu setter nas horas de calor para ele se ir preparando para a sua 1ª época de caça, e de certeza que os primeiros dias vao ser muito quentes por isso estou já a começar a preparaçao.

Em relação a agua é mesmo fundamental, não sei se é normal nos setters sofrerem muito com o calor, mas o meu sofre e tenho de estar constantemente a refrescalo com pequenas quantidades de agua se não ele nao consegue manter o ritmo,porque fica com imensa sede e tenho de lhe dar agua para ele voltar a carga.
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 151

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qua Abr 11, 2012 10:59 am

Boa tarde,

Errado, não se deve treinar os cães nas horas de calor inicialmente, os cães de caça são como atletas. Primeiro temos que dar kilometros aos cães e uma boa preparação fisica e isso só se consegue dar nas horas de menos calor, para o animal treinar bem a caixa e coração. Depois dos cães estarem com uma preparação fisica boa é q se quizerem habituar os cães a temperaturas mais altas o podem fazer.

Treinar os cães sempre com calor vai fazer com que eles se habituem ás temparaturas mas nunca vai aumentar o tempo que conseguem correr e caçar.

Abraço;

MRoxo.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1396

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qua Abr 11, 2012 11:11 am

A hora de calor não é a mais indicada para se treinar os cães no caso de o continuar a fazer leve muita água e vá dando com alguma ferquencia essa raça desidrata-se com alguma facilidade.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qua Abr 11, 2012 12:36 pm

as horas de treino de um cão estão directamente relacionados com o seu grau de apreendizagem, quanto mais o cão souber e fizer mais dificil terá de ser a hora, um cachorro procurar uma hora com rastos para este não se "burrificar" para o que anda a fazer, um cão caçado leva-lo pela hora do calor para faze-lo puxar pelas suas aptidões.

sem esquecer a agua como o amigo Antonio referiu e muito bem, um cão tem de ser tratado como um atleta e não como uma maquina é um ser vivo

joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qua Abr 11, 2012 12:55 pm

No caso do meu cão eu normalmente faço passeios longos com ele e corridas para lhe aumentar a resistencia, e numca faço treinos muito longos.

E é claro que lhe dou água frequentemente, principalmente devido á sua pouca resistencia ao calor.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qua Abr 11, 2012 2:23 pm

joaop escreveu:
No caso do meu cão eu normalmente faço passeios longos com ele e corridas para lhe aumentar a resistencia, e numca faço treinos muito longos.

E é claro que lhe dou água frequentemente, principalmente devido á sua pouca resistencia ao calor.

Se lhe fornecer esse treino com tempo fresco o cão vai desenvolver tanto os musculos como todos os requesitos nesseçários para o exercicio da caça, se for nesseçário caçar com temperaturas superiores vai ver que está apto.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qua Abr 11, 2012 2:53 pm

Eu normalmente faço o treino de preparaçao fisica de manha ou ao final do dia.

O treino de caça é que opto por fazer a meio do dia.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qua Abr 11, 2012 3:36 pm

joaop escreveu:
Eu normalmente faço o treino de preparaçao fisica de manha ou ao final do dia.

O treino de caça é que opto por fazer a meio do dia.

Na minha opnião será talvez a pior hora para o fazer mas é só uma opnião.
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 315

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qua Abr 11, 2012 11:03 pm

Boas noites malta

Na minha opinião é : que em cachorro deve-mos procurar fazer o treino mais com a emanação fresca logo de manha ou entao mais ao fim do dia que é qando esta menos calor, e como estamos a iniciar um cachorro devemos começar do 0 e depois começar a aumentar o seu nivel.. mas como diz o amigo MARCO "as horas de treino de um cão estão directamente relacionados com o seu grau de apreendizagem" em cachorro.. Depois quanto mais o cão souber e fizer procuramos aumentar o seu nivel de dificuldade passando por outros treinos ainda para se poder puxar mais por ele, qando mais ele souber ai mais dificil terá de ser a hora, um cachorro vai fazendo sendo bem ensinado e puxado vai trabalhande e nada de deixar ganhar vicioos, e qando tiver no ponto sim deve-mos trabalhar com ele mais na ora de calor para puxar pelo seu "verdadeiro" nariz, ai a emanação ja nao é tao fresca com a hora do calor.. um cão caçado leva-lo pela hora do calor para faze-lo puxar pelas suas aptidões é o melhor isto seja memo pela hora de calor porque ja se trata de um cão mais caçado e com outras caracteristicas!! Claro trazer sempre agua nessa hora de calor!!

Muitas da palavras são do Marco, salientei mais uma ver acrescentando algumas coisas.. Mas praticamente esta explicado.. Cada um tem as suas razoes e os seus modos de treino!!

Boa sorte para a epoca que se avizinha e força nesses treinos!!

Cumprimentos
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qui Abr 12, 2012 3:04 pm

Nos dias quentes de (Maio para a frente), se quero puxar mais pelos cães, prefiro andar num sitio com poucos coelhos pela fresca, do que num sitio com muitos coelhos com muito calor.
Contudo, por vezes lá me estico mais nas horas de calor, para tentar ter os cães minimamente preparados a enfrentarem o calor que se faz sentir nas primeiras caçadas da geral (Outubro)
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Filipex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 133

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qui Abr 12, 2012 7:12 pm

Vitor21 escreveu:
Nos dias quentes de (Maio para a frente), se quero puxar mais pelos cães, prefiro andar num sitio com poucos coelhos pela fresca, do que num sitio com muitos coelhos com muito calor.
Contudo, por vezes lá me estico mais nas horas de calor, para tentar ter os cães minimamente preparados a enfrentarem o calor que se faz sentir nas primeiras caçadas da geral (Outubro)
Tiraste-me as palavras da boca!!!
parabéns!!!
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qui Abr 12, 2012 7:37 pm

Quero agradecer a todos por virem aqui falar sobre as vossas opinioes e metodos.
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qui Abr 12, 2012 7:49 pm

nao e por acaso que os meus treinos sao sempre a tarde ---ou a tardinha -----raramente vou de manha muito cedo ----mesmo no verao treinos sempre a partir das 8 h ----nunca antes -----de manha bem cedo so pra cachorros ---mesmo esses nao gosto muito -----caes caçados comigo nunca treinam de manha ----e na altura da caça nota-se bem a diferença em relaçao a outros grupos ---tenho sempre caes pra todo o dia --visto que na minha z c a se caça quintas e domingos todo o dia ---isso tem tudo a ver com o metodo do treino ----e mais treinar a tarde apura a aptidao dos caes ----mesmo dos m,ais velhos ---na minha opiniai treinar ao amanhecer so estraga os caes ----mas nem toda a gente tem vagar pra treinar as horas que quer ----eu por acaso tenho neste momento --
Abílio Vidal
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 869

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qui Abr 12, 2012 8:01 pm

Isto de treinar cães tem muito que se lhe diga.

Primeiro é preciso ensina-los a caminhar e só depois a correr Agreement

O que quero dizer com isto é que à medida que o cão vai evoluindo, vai-se aumentando o grau de dificuldade, para que eles possam assimilar todo o método de treino.

Treinar cães com muito calor,do tipo treinos em Agosto quando o sol está a pique, além de ser bárbaro, é desumano par qualquer ser vivo. ******

As palavras voam, a escrita fica !!!
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Qui Abr 12, 2012 8:49 pm

concordo com o abilio treinar a tarde em pleno verao nao sou de acordo ---nao ha nessecidade de sujeitar os caes a essas altas temperatura ---ate acho que mesmo com agua rebenta-se com os caes ---falo em treinos a tarde ate junho ---depois a tardinha ou a partir das 8 no verao --ate as 10 h
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 634

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Sex Abr 13, 2012 8:25 pm

Muito bom o tópico.. palmas
Vou só acrescentar um pormenor que me parece importante.. Agreement
Não me agradam os treinos nas horas de muito calor.. principalmente a cachorros e a cães iniciados ...
Para se tirar dos cães bom rendimento na caça, temos de os treinar muito e bem, alimentar convenientemente ao esforço a despender, garantir que estejam de boa saúde e que se sintam bem e tenham prazer a caçar... sujeitá-los a esforços ou a condições extremas numa fase de aprendizagem pode originar a que a caça seja para eles um frete... affraid e não um prazer...

Abraço
http://www.facebook.com/PodengosCastilho
antoniodurao
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 63

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   Sex Abr 13, 2012 10:35 pm

Em minha opinião para se treinar á tarde:

convém ser em locais em que exista caça de maneira o cão ter motivação para buscar.

O cão já deve estar pelo menos iniciado.

se queremos um cão que seja bom levantador de caça covém fazer treinos á tarde, porque já não existem tantos rastos.

se queremos um bom cão pisteiro, não o devemos treinar à tarde, sendo as melhores horas de manhã cedo, á tardinha e mesmo á noite, pois a caça já anda pelo monte os rastos são mais longos e frescos-

Nos cães de parar podemos treiná-los á tarde. Convém que exista alguma brisa e treinar sempre na direcção contrária da brisa.

o treino á tarde ou a qualquer hora deve acabar com a motivação do cão em alta-

Treino a altas temperaturas nunca.

Nunca esquecer de se fazer acompanhar de água, ou escolher locais perto de lagos, rios, etc.

Cumprimentos

António Durão
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Hora de calor ou nao?   

Hora de calor ou nao?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: